O primeiro-ministro José Sócrates garantiu que Portugal "está preparado" para responder a uma "emergência" relacionada com a Gripe A (H1N1) e que os portugueses "podem confiar" no Serviço Nacional de Saúde.
"Ninguém no mundo o desejará, mas nós estamos preparados para responder a qualquer emergência" e "temos todas as condições para poder reagir em caso de isso ser necessário", disse o Chefe de Governo, quando questionado pelos jornalistas sobre se Portugal está preparado para responder a uma eventual pandemia de Gripe A (H1N1).
José Sócrates elogiou o SNS por ter reagido com "prontidão" à actual situação, "construindo rapidamente todos os procedimentos e uma organização que permita reagir imediatamente".
"Neste momento, isso dá tranquilidade e confiança aos nossos concidadãos. Não temos nenhum caso confirmado de gripe A e estou convencido que os nossos concidadãos podem confiar no SNS", "como um instrumento que está preparado para responder a qualquer emergência", assegurou José Sócrates.
O primeiro-ministro, acompanhado pelo ministro da Agricultura, Jaime Silva, falava aos jornalistas durante uma visita à 26ª Ovibeja, o maior certame agro-pecuário do Sul do País a decorrer até domingo no Parque de Feiras e Exposições de Beja.
Jaime Silva disse que tem notado "alguma preocupação" dos agricultores em relação à Gripe A (H1N1), mas frisou que é necessário "clarificar que estamos perante uma Gripe A, que se transmite de humano para humano"
"A carne suína recomenda-se", disse Jaime, que fez questão de "dizer aos portugueses" que "não há qualquer problema de continuarem a consumir a nossa carne de porco".
Sem comentários:
Enviar um comentário