Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

sábado, 29 de maio de 2010

Primeira pagina - 29 - 05 - 2010

As Maravilhas de Portugal no Mundo - Centro histórico de Malaca, Malásia



RTP

Allan Sharif confessou ter burlado entidades financeiras estrangeiras


O luso-americano Allan Sharif confessou no Tribunal de Mangualde, ter burlado instituições financeiras nos Estados Unidos da América (EUA), Canada e vários países da Europa, através do uso fraudulento do sistema de transferências monetárias das empresas Western Union e Moneygram.
O principal arguido do processo que também coloca no banco dos réus o seu tio, além de quatro filhos, o genro e um funcionário deste último, explicou ao pormenor a forma como realizava as burlas, fazendo-se passar por empregado da empresa responsável pelo apoio técnico dados à Western Union e Moneygram, negando o recurso a ameaças.

"...eu mostro-lhe
como se faz"
"Era tão fácil que não era preciso nada disso", assegurou ao colectivo de juízes. "Ponha-me um computador à frente e eu mostro-lhe como se faz", acrescentou Allan Sharif, garantindo que apenas necessitava de acesso à Internet e de um telefone.
O réu admitiu que tudo começou com a chegada de um "velho conhecido" a Portugal: Timothy Von Kaay. O arguido explicou que já se conheciam desde 2000, altura em que terão realizado esquemas idênticos nos EUA e que o levaram a fugir para Portugal em 2003. Dessa actividade económica tinham resultado mais de três milhões de euros depositados em contas off-shore no Paquistão.
Quando Timothy Von Kaay chegou a Portugal em 2007, o objectivo seria o de utilizar esse dinheiro na compra de terrenos e empresas nas zonas de Mangualde e Fornos de Algodres, mas a conta tinha sido bloqueada, pelo que decidiram regressar aos esquemas de burla financeira.
Allan Sharif adiantou que tudo só foi possível graças à presença de Timothy Von Kaay, por este ter em sua posse software específico para iludir o sistema informático das empresas de transferências monetárias, além disso, revelou que o cúmplice contava com um homem da sua confiança no interior da Western Union, um cunhado que já tinha sido útil noutras alturas, e que ajudava quando havia problemas nas transferências devido aos fusos horários.
Quanto a movimentações de verbas dos EUA para países da Europa que não Portugal, o réu disse que a partir de uma certa altura as transferências para o nosso país estavam bloqueadas, pelo que era preciso reencaminhá-las para outros destinos, entre os quais Espanha.

Tio e primos não
sabiam de nada
Quanto ao envolvimento dos restantes arguidos nos crimes - realizaram a maioria dos levantamentos - Allan Sharif explicou que nenhum deles sabia que a origem do dinheiro era criminosa.
"O meu tio estava convencido de que o dinheiro era proveniente da venda de uma quinta em Rio Torto. Ele chegou a assinar um contrato de promessa de compra e venda com o Timothy Von Kaay e explicámos que o pagamento era feito em pequenas tranches para que o negócio não fosse detectado pelas Finanças dos EUA, permitindo assim fugir aos impostos", garantiu.

Dinheiro servia para
alimentar vício do jogo
Allan Sharif, que testemunhou com os restantes arguidos fora da sala de audiências, explicou ao colectivo de juízes que o dinheiro servia para alimentar o vício do jogo nos casinos do país e para iniciar uma parceria empresarial com Timothy Von Kaay.
O arguido vai continuar a ser ouvido na próxima sessão do julgamento, marcada para o dia 4 de Junho, às 9h30, já que ontem não foram esclarecidas todas as dúvidas existentes. Nessa data, e se não houver necessidade de ouvir novamente algumas das testemunhas que já passaram pelo tribunal, também deverão ser feitas as alegações finais.

DV

Muitas mulheres que acham "normal apanhar do marido"

Muitas mulheres que acham "normal apanhar do marido"

Há muitas mulheres que continuam a achar "normal apanhar dos maridos", como se encara como normal crianças apanhar dos pais, afirma Teresa Magalhães, responsável da Delegação Norte do Instituto Nacional de Medicina Legal.

"É incrível dizer isto, mas pode parecer quase inacreditável aos ouvidos de alguns, mas é um facto que no nosso país, no século XXI, existem mulheres jovens, até aqui na zona litoral, nas grande cidades, que estão convencidas de que é normal e que têm de se submeter a esse tipo de comportamento", declarou. Para esta professora da Universidade do Porto "foi assim que viram os pais fazer às mães, os vizinhos a fazer às vizinhas, e acham que é assim que se tratam as mulheres", que "é assim a vida", a "cruz do casamento".

Teresa Magalhães falava a propósito do lançamento, na quinta- -feira, de "Violência e Abuso - Respostas simples para questões complexas", uma obra para ajudar as pessoas a identificar o que é abuso e vítimas e, assim, contribuir para a sinalização de casos.

"Na obra diz que se debruça mais sobre o abuso intrafamiliar, por ser aquele que mais preocupa em Portugal, por ser muito prevalente e, por acontecer dentro de casa, ter pouca visibilidade.

"Não só porque não é visível objectivamente, porque é dentro das quatro paredes, mas porque as próprias vítimas tendem a ocultá-lo. Quem está em causa não é um vulgar agressor ou um desconhecido que na rua nos aborda para nos roubar, nos agride e de que não temos dificuldade em fazer uma denúncia", referiu.

O agressor - acentua - "é alguém que nos é muito querido e relativamente ao qual vamos tentar o mais possível protegê-lo e proteger-nos para conseguir de alguma forma manter o relacionamento. Além do vínculo de afectos existem muitas vezes dependências até económicas, de mulheres, de idosos, em relação ao marido, aos seus cuidadores, e nas crianças também". A responsável diz que as vítimas ficam tão fragilizadas que são incapazes de denunciar.

DN

PJ criou equipa especial para encontrar jovem desaparecida


A Polícia Judiciária do Porto criou uma equipa especial para investigar o desaparecimento de Carina Ferreira. A jovem de Lamego está desaparecida desde o dia 1 de Maio e há 26 dias que familiares e amigos anseiam por saber do seu paradeiro.
De acordo com as autoridades, a equipa vai dedicar-se exclusivamente a esta investigação e é constituída por oito inspectores e um inspector-chefe. A decisão foi tomada para facilitar o trabalho dos agentes nas várias linhas de investigação que estão a seguir neste caso. Carina Ferreira desapareceu sem deixar rasto no início deste mês. Apesar da PJ não adiantar cenários para este "estranho" desaparecimento, tem vindo a seguir várias pistas, entre elas buscas no Rio Douro que não deram qualquer resultado.
Desde o seu desaparecimento, os amigos e familiares não voltaram a ter notícias da jovem. Os seus dois telemóveis estão desligados e a conta bancária não registou qualquer movimento.
A jovem, de 21 anos, saiu de Lamego por volta das 20h00 do dia 1 com destino à Régua, cidade onde trabalha no Clube de Caça e Pesca local e onde estava a ajudar a organizar uma festa para a noite do desaparecimento. Nunca chegou ao seu destino.
À volta do seu desaparecimento gerou-se uma onda de solidariedade, nomeadamente através das redes sociais. Ao apelo dos familiares e amigos, juntaram-se milhares de pessoas que querem ver Catarina Ferreira "regressar a casa".

Amnistia denuncia casos de tortura em Portugal

Polícias implicados foram absolvidos ou ainda não foram a julgamento

A lentidão das investigações sobre denúncias de torturas cometidas por polícias em Portugal, no ano passado, e as "evidências de impunidade" são motivo de censura da Amnistia Internacional no relatório sobre a situação dos Direitos Humanos no Mundo.

Na abordagem da situação portuguesa relativamente à tortura e outros maus tratos, a Amnistia Internacional (AI) refere os casos de Leonor Cipriano (mãe de Joana, uma menina desaparecida no Algarve em 2004) e de Virgolino Borges (funcionário da CP suspeito de roubo).

No relatório "O estado dos Direitos Humanos no Mundo" , lê-se que, em 2009, prosseguiram as investigações criminais sobre estas denúncias contra agentes policiais e recorda-se que o Tribunal Penal de Faro pronunciou a sentença do caso de Leonor Cipriano, reconhecendo que havia sido torturada sob custódia policial, em 2004.

"No entanto, absolveu os três polícias, alegando ser impossível identificar exactamente quem havia sido o responsável", enquanto um quarto agente foi condenado por falso testemunho e outro por falsificação de documentos", sublinham os autores do relatório, indicando que, no final do ano, estava pendente o recurso de Leonor Cipriano.

À espera desde 2000

Outro caso denunciado pela Amnistia é o de Virgolino Borges, que acusa três inspectores da Polícia Judiciária de tortura, em 2000. Até ao fim do ano passado, a audiência dos polícias ainda não tinha sido marcada. A AI refere que o caso estava prestes a ser julgado, em Novembro de 2008, mas foi adiado "até à realização de exames médicos adicionais requisitados pela defesa".

Virgolino Borges disse ter sido torturado enquanto estava sob custódia, por polícias que o "esmurraram e bateram nas solas dos seus pés com um bastão de madeira". "A investigação foi encerrada em 2005 pela Procuradoria-Geral da República, que alegou que as lesões poderiam ter sido autoinfligidas", refere a AI, acrescentando que o queixoso recorreu da decisão nos tribunais, tendo o Tribunal da Relação ordenado em 2005 que o caso fosse a julgamento.

Voos da CIA

A organização faz ainda um resumo dos passos relativos à investigação da suposta cumplicidade das autoridades portuguesas na "transferência ilegal" de presos para a Baía de Guantánamo, encerrada há um ano por falta de provas, recordando que dois ex-detidos naquela prisão fixaram residência em Portugal.

O regresso destes homens à Síria "não foi possível devido ao risco de sofrerem torturas e outras graves violações dos Direitos Humanos", acrescenta a Amnistia, referindo que o Governo português, com base em questões humanitárias, concedeu residência aos dois e confirmou que "nenhum tipo de acusação seria feita contra eles".

No relatório da Amnistia Internacional, constam também os casos de violência doméstica contra mulheres e raparigas registados em 2009 pela Associação Portuguesa de Apoio à Vítima: 15 904 queixas, das quais 16 de homicídio.

Relatório da Amnistia

Factos e Números

JN

Chinesa de 60 anos dá à luz gémeas

Nunca é tarde para ter esperança. Esse foi o pensamento de uma chinesa de 60 anos, que deu à luz duas gémeas, depois de ter engravidado por inseminação artificial.

A imprensa chinesa explica que foi um parto prematuro, feito por cesariana num hospital de Hefei, capital da província de Anhui, na parte leste da China.

As duas gémeas, de 34 semanas, foram colocadas numa incubadora e encontram-se numa situação estável.

Aos 60 anos esta chinesa tornou-se numa das mulheres mais velhas a dar à luz no país. As razões para engravidar numa idade tão avançada prendem-se com a morte prematura da única filha num acidente, com apenas 28 anos de idade.

«As miúdas deram-me a mim e ao meu marido a coragem para continua a viver. Apesar de velhos, acreditamos que podemos criá-las», explicou a mãe.

TVi24

Mãe dá à luz, pai recebe multa

Uma mãe deu à luz no banco de trás do carro e o pai recebeu uma multa de estacionamento. O evento surreal deu-se em Nova Iorque.

De acordo com o Daily News, Johanna Melo entrou em trabalho de parto mas Orlando Caceres, o marido, não conseguiu chegar a tempo ao hospital. O parto foi realizado por paramédicos no banco de trás do carro do casal. De seguida, a família foi levada numa ambulância e a viatura ficou no local. Quando Orlando regressou ao local tinha uma multa de 35 dólares no pára-brisas.

O novo pai vai então reclamar a multa e vai apresentar a filha, Miah, como álibi. «Penso que temos um caso forte», disse.

TVi24

Menino de dois anos fuma 40 cigarros por dia

Um menino de dois anos, de Sekayu, na Indonésia, fuma cerca de 40 cigarros por dia, o que equivale a dois maços de tabaco, segundo a própria família, citada pelo G1.

Aldi Rizal começou o vício aos 18 meses, quando o seu pai lhe deu a provar um cigarro.

«Quando ele fica sem fumar, fica zangado, grita e bate com a cabeça na parede», contou a mãe, Diana, de 26 anos.

As autoridades locais chegaram a prometer dar um carro à família se a criança parasse de fumar, mas o pai continua a achar que é normal Aldi ter este vício. «Ele parece-me muito saudável», afirmou.

TVi24

Português inventa «FlickrShow» e ganha 100 mil euros (vídeo)

Aos 26 anos, Pedro Melo Campos triunfou na final europeia do concurso App Star da Vodafone com a aplicação FlickrShow, depois de ter vencido a edição portuguesa, o que lhe permite acumular um prémio de 100 mil euros.

A aplicação «permite a pesquisa e o visionamento de imagens do Flickr, através do telemóvel, com recurso a critérios de busca como palavras chave, nome de utilizador, cores predominantes e localização, detectada através do módulo de GPS do telemóvel», esclarece a Vodafone, numa nota de imprensa.

Em declarações à agência Lusa, Pedro Melo Campos, engenheiro informático no Porto, contou que tudo começou quando alinhou num concurso anterior da operadora para promover uma nova plataforma de aplicações e alguns novos telemóveis - não venceu, mas estava no caminho certo.

«Apesar de não ter ganhado esse concurso, conheci algumas pessoas ligadas à criação de aplicações para telemóveis e, sendo freelancer, comecei a fazer trabalhos com elas e a desenvolver algumas aplicações para vários modelos, incluindo para a nova plataforma da Vodafone, o que me deu alguma experiência», recordou.

«Entretanto, abriu este concurso e eu fiz uma aplicação e submeti», revelou, explicando que, nessa primeira fase do concurso, «um júri nacional definido pela Vodafone escolheu a aplicação vencedora».

A segunda fase foi a nível europeu, tendo participado aplicações de oito países em que a Vodafone está instalada - Alemanha, Grécia, Irlanda, Itália, Holanda, Espanha, Portugal e Reino Unido - e onde o novo serviço vai estar disponível.

Na final europeia, o vencedor foi escolhido pelo público online, tendo o FlickrShow sido o mais votado até sexta-feira, o que valeu a Pedro Campos um prémio de 75 mil euros, montante a somar aos 25 mil euros obtidos na fase nacional.

TVi24


Bebé sobrevive a queda na linha do comboio

Um bebé sobreviveu de forma quase milagrosa, após cair a uma linha férrea, na estação de Melbourne, na Austrália.

As imagens foram captadas pela câmara de segurança da estação. A avó da criança distraiu-se por instantes e o carrinho caiu à linha.

O maquinista fez uma travagem de emergência e a rapidez da acção salvou a vida do bebé de apenas 15 meses.

Os médicos referiram que a criança se salvou «por um triz», apenas com alguns cortes na cara e queimaduras na cabeça.

Este é o segundo caso em menos de um ano, dado que em Outubro um bebé de seis meses escapou com vida a uma morte quase certa, também em Melbourne.

TVi24

Modelo colombiana detida por tráfico

Angie Sanclemente Valência, de 30 anos, foi detida na Argentina acusada de tráfico de droga. Na sua página do Facebook diz-se "inocente" e "triste".

foto AFP
Modelo colombiana  detida por tráfico
Angie num trabalho como modelo

A modelo colombiana foi detida ontem à tarde, quarta-feira, num hotel do bairro de Palermo, em Buenos Aires, acusada de pretender a uma rede de tráfico de droga.

Angie Sanclemente Valência era alvo de um mandado de captura internacional, emitido pela Interpol em Março, na sequência da descoberta de uma rede de tráfico de cocaína, a 13 de Dezembro.

Proveniente do México, Angie chegou à Argentina a 7 de Dezembro e ficou hospedada em hotéis de luxo com um outro modelo argentino que tinha conhecido em Cancun.

A 6 de Fevereiro, este modelo foi preso na cidade argentina de Mar del Plata, 400 quilómetros de Buenos Aires, e encontra-se detido na prisão de Villa Devoto, em Buenos Aires.

Outros dois suspeitos detidos nesta investigação, liderada pelo juiz Marcelo Aguinsky, revelaram que foi Angie quem os recrutou para a rede.

O advogado da modelo, o ex-juiz Guillermo Tiscornia, indicou que a sua cliente não se entregava às autoridades por receio de ser violada ou abusada na prisão e pediu uma isenção da pena de prisão, que foi negada.

Na sua página da rede social Facebook, a modelo colombiana diz ser “inocente” e confessa que está “triste e magoada” pela forma como foi envolvida neste caso.

Nascida em Barranquilla, Angie foi eleita, aos 21 anos, Rainha Nacional do Café na Colômbia, mas depois teve de renunciar ao título porque já tinha sido casada, o que não era permitido pelas regras do concurso de beleza.

JN

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Primeira pagina - 28 - 05 - 2010

As Maravilhas de Portugal no Mundo - Fortaleza de Ormuz, Irão



RTP

Mourinho e Materazzi: um adeus emocionado no Bernabéu

José Mourinho e Marco Materazzi não evitaram uma despedida emotiva, ainda em pleno Estádio Bernabéu, logo após a conquista da Liga dos Campeões por parte do Inter.

O ainda técnico «nerazzurri» já se dirigia para fora do estádio, quando pediu ao motorista para voltar a parar e dirigiu-se ao internacional italiano para um último abraço. Os dois não evitaram as lágrimas.

Mourinho está muito perto de ser oficializado como treinador do Real Madrid.

TVi24


Paleotermómetro 'tira febre' a dinossauros

Paleotermómetro 'tira febre' a dinossauros

Nova técnica avalia temperatura de animais extintos a partir de fósseis.

Uma nova técnica desenvolvida por investigadores norte- -americanos poderá permitir em breve saber se os dinossauros eram animais de sangue frio, como os répteis, ou se pelo contrário tinham sangue quente, como as aves. O artigo foi publicado na Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS).

Os autores deste paleotermómetro pretendem também perceber, através de medições, se as aves já tinham sangue quente antes de terem penas. Para isso vão estudar fósseis.

A técnica desenvolvida pelos investigadores consiste em analisar as concentrações de dois isótopos raros, de carbono 13 e de oxigénio 18, que têm tendência a aglomerar-se em função da temperatura, como explicou Robert Eagle, do Caltech, na Califórnia, e principal autor da investigação, ao jornalista Jean--Louis Santini da AFP.

"A temperaturas muito elevadas, estes dois isótopos aglomeram-se muito menos, mas fazem-no frequentemente a temperaturas mais baixas", adiantou aquele investigador.

Nos seres vivos, a taxa de aglomeração destes dois isótopos pode ser medida na bioapatite, o mineral a partir do qual se formam os ossos, os dentes e a casca dos ovos.

"Quando este mineral se produz a partir do sangue para formar ossos ou dentes, a sua composição isotópica fica marcada e pode ser preservada durante milhões de anos", explicou Robert Eagle, sublinhando que o laboratório do investigador John Eiler, no Caltech, "estabeleceu a relação precisa entre a taxa de aglomeração daqueles dois isótopos e a temperatura".

"Estas medições em laboratório podem ser convertidas em temperatura do corpo", adiantou o investigador, notando que a precisão do método tem uma margem de erro de um grau.

"Não se trata de colocar um termómetro em criaturas do passado, mas é quase a mesma coisa", afirmou, por seu turno, John Eiler, co-autor da investigação.

Os cientistas testaram com sucesso o seu paleotermómetro em seres vivos e também em mamutes, determinando que estes animais já extintos tinham uma temperatura corporal entre os 37 e os 38 graus.

A equipa está agora a trabalhar com cascas de ovo fossilizadas e dentes de dinossauro para tentar responder à questão em aberto sobre se aqueles vertebrados extintos há 65 milhões de anos tinham sangue quente ou frio.

DN

Espécie rara de Madagáscar considerada extinta

Uma espécie de ave muito rara, que não era avistada há mais de 25 anos, foi declarada extinta. De acordo com o grupo de conservação da Natureza BirdLife International, o mergulhão do Alaotra, apenas encontrado em algumas zonas da ilha africana de Madagáscar, desapareceu devido à introdução de peixes carnívoros no seu habitat.

foto BirdLife International/AP
Espécie rara de  Madagáscar considerada extinta
O mergulhão do Alaotra foi avistado pela última vez em 1985

O mergulhão do Alaotra, uma ave de tamanho médio com asas pequenas, era incapaz de percorrer longas distâncias, adoptando, assim, um estilo de vida mais sedentário em lagos e pequenas lagoas.

Apesar do longo período de tempo decorrido sem avistar um exemplar da espécie, os investigadores estavam reticentes em anunciar a extinção do mergulhão do Alaotra, devido ao habitat remoto e dificil de investigar em que este vivia.

"Não queriamos declará-lo extinto e dar-se o caso de se avistar um desses pássaros passados dois anos", explicou Martin Fowlie, porta-voz da BirdLife International. No entanto, após uma busca intensiva feita em 2009, a falta de sinais de existência da ave não deixou margem para dúvidas.

O grupo ambientalista culpa a introdução de peixes carnívoros no lago Alaotra, onde viviam as aves, e o excesso de redes piscatórias pela extinção do mergulhão.

"Não há mais esperança para esta espécie", declarou Leon Bennun, director da BirdLife International. "É mais um exemplo de como a acção humana pode ter consequências imprevistas".

A BirdLife International tem alertado, nos últimos tempos, para o perigo que correm actualmente as aves que vivem nas chamadas zonas húmidas, devido à poluição e erosão de que os seus habitats são alvo.

JN

Já viu saltar à corda com um vestido de noiva? Então veja

Um norte-americano está a tentar descobrir 101 formas diferentes para usar o vestido de noiva que a ex-mulher deixou em casa decidiu ir-se embora.

Depois dela não ter levado nas malas a roupa que vestiu no casamento, Kervin Cotter ainda a questionou o que fazer com ela. A resposta foi sugestiva: «O que quiseres».

O habitante de Tucson, no Arizona, decidiu então puxar pela imaginação e num blogue a que chamou «My Ex-Wife Wedding Dress» link externo tem descrito a sua saga.

Até agora já conseguiu descobrir 21 utilidades alternativas do vestido. Desde lavar pratos a escoar esparguete, da limpeza de chuteiras a saltar à corda. Faltam-lhe 80.

TVi24


Maradona perplexo com trivela de Di María: «Nunca vi igual» (vídeo)

A trivela de Di María na goleada da Argentina sobre o Canada deixou Diego Maradona perplexo. «El Pibe» disse que nunca viu um golo assim e que jamais teria feito o mesmo que o atacante do Benfica.

«Nunca vi algo assim. De trivela, ao segundo poste. Não é lógico. Se eu estivesse lá, teria atirado ao primeiro. Quem poderia esperar que ele mandasse a bola para lá?», argumentou o seleccionador da albiceleste, após a vitória desta segunda-feira no particular de preparação para o Mundial.

Maradona insistiu, ainda, que na sua carreira de jogador nunca fez nem viu nada parecido. Igual ao golo do Di María, eu nunca vi. Trivela ao segundo poste é de mais. Juro que nunca vi.»

TVi24


Ourivesaria assaltada por três indivíduos encapuzados e armados


Os comerciantes e moradores da Rua Mouzinho Albuquerque, no centro da cidade de Santa Comba Dão, assistiram na terca-feira a um assalto à mão armada a uma ourivesaria, "digno dos melhores filmes de Hollywood", como explicou ao Diário de Viseu uma testemunha.
Passavam poucos minutos das 10h00, quando algumas pessoas repararam numa carrinha cinzenta Audi A4, estacionada ao cimo daquela via de sentido único.
"Com os vidros fumados, não dava perceber se estava alguém dentro da viatura", confirmou ao nosso Jornal uma lojista que àquela hora estava a abrir os dois estabelecimentos que tem mesmo em frente à ourivesaria assaltada.
Ao que tudo indica, os ocupantes do automóvel estariam apenas à espera do melhor momento para levar a cabo o crime. Por volta das 10h15, o carro colocou-se em movimento, parando alguns metros mais abaixo na rua, mesmo em frente à ourivesaria.
Do interior saltaram três homens encapuzados que entraram no estabelecimento comercial. Segundo algumas testemunhas, tudo aconteceu "em fracções de segundos".
No entanto, de acordo com informações do Gabinete de Relações Públicas da Guarda Nacional Republicana, terão passado 10 minutos entre o momento em que os assaltantes entraram na ourivesaria e voltaram a sair, fugindo a alta velocidade em direcção ao IP3.

Dez minutos de terror
Durante esses 10 minutos, os proprietários da ourivesaria, os únicos que estariam no interior, terão vivido momentos de terror, tendo sido manietados e ameaçados com armas de fogo e uma faca. Esta última terá sido encostada ao pescoço da mulher do proprietário para que ele revelasse o paradeiro da chave para o cofre, que estava nas suas calças. Cheios de pressa, os ladrões rasgaram o bolso esquerdo das calças ao dono da ourivesaria para chegar à chave do cofre e ao ouro que ali se encontrava guardado.
Carregados com relógios e peças de joalharia cujo valor ainda não foi quantificado, mas que poderá ser superior a 100 mil euros, os assaltantes saíram a correr da loja e entraram na carrinha cinzenta, onde eram aguardados por um quarto elemento. De seguida, arrancaram em direcção ao IP3 e não voltaram a ser vistos.
A Guarda Nacional Republicana montou uma operação de "caça ao homem", para interceptar a viatura e os quatro criminosos, mas até à hora de fecho da nossa edição, as autoridades ainda não tinham encontrado os ladrões.

PJ investiga
O assalto à ourivesaria está a ser investigado pela Polícia Judiciária de Coimbra.
Os inspectores chegaram por volta das 11h15 e iniciaram de imediato a audição de todas as testemunhas, além de terem procedido à recolha de vestígios com vista à identificação dos criminosos.´Durante cerca de hora e meia, os proprietários da ourivesaria prestaram os seus depoimentos às autoridades. A meio, a mulher do dono do estabelecimento saiu visivelmente transtornada da loja e com lágrimas nos olhos, para ir à casa de banho de uma lojista vizinha. No final, o proprietário não se mostrou disponível para prestar declarações aos jornalistas.

Tentativa de assalto
em Carregal do Sal
Trata-se do segundo assalto a uma ourivesaria que a PJ de Coimbra está a investigar, depois de anteontem à noite três indivíduos terem tentado entrar num estabelecimento localizado no centro da vila de Carregal do Sal.
De acordo com informações apuradas pelo nosso Jornal, a loja já se encontrava encerrada quando os ladrões apareceram e forçaram a entrada, no entanto, colocaram-se em fuga quando o alarme disparou e começaram a aparecer pessoas nas janelas.
Segundo as autoridades, ainda não foi estabelecida uma ligação directa com o assalto de Santa Comba Dão, apesar de ter ocorrido num concelho vizinho e ter sido levado a cabo por igual número de criminosos.

DV

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Primeira pagina - 27 - 05 - 2010

As Maravilhas de Portugal no Mundo - Fortaleza da Sáfi, Marrocos



RTP

Sébastien Loeb visitou fábrica da PSA


Campeão do mundo de ralis nos últimos seis anos, Sébastien Loeb proporcionou momentos marcantes aos funcionários da fábrica da PSA Peugeot Citroën, em Mangualde, assim como a cerca de meia centena de ilustres convidados, entre os quais o presidente da Câmara Municipal, João Azevedo, e o governador civil de Viseu, Miguel Ginestal. Numa visita às instalações, que decorreu à porta fechada, o piloto francês e o companheiro de equipa, Daniel Sordo, protagonizaram um momento espectacular ao volante do Citroën C4. Dois funcionários da unidade fabril, assim como o director-geral da mesma, Juan Codina, tiveram o privilégio de se sentaram no lugar do navegador e sentir as emoções das arrojadas manobras dos pilotos.
A presença do hexacampeão do Mundo em Mangualde surgiu na sequência do Rally de Portugal, que vai para a estrada já esta quinta-feira.
Loeb detém o recorde de 11 vitórias em ralis mundiais, em 2008, sendo ainda o piloto que possui o maior número de vitórias (54) na história do World Rally Championship (WRC). É também bicampeão da ‘Corrida dos Campeões’.

DV

Sem sofrer nem encantar

Sem sofrer nem encantar

Pelo segundo dia consecutivo, o seleccionador Carlos Queiroz ouviu assobios do público serrano.

Pelo segundo dia consecutivo a selecção nacional portuguesa de futebol saiu do Complexo Desportivo da Covilhã debaixo de muitos assobios.

Na véspera foi pelo facto de o seleccionador Carlos Queiroz ter mostrado apenas 40 minutos de treino, ontem pela pobre exibição e resultado diante do seleccionado Cabo Verde, uma equipa com pouca ou nenhuma expressão no contexto futebolístico africano.

A única ilação que se pode tirar desta partida é que a selecção nacional soma o sexto jogo consecutivo sem sofrer golos (desde o empate a 5 de Setembro de 2009, 1-1, na Dinamarca, em jogo a contar para a fase de qualificação para o Mundial), situação que Carlos Queiroz tem particularmente destacado nos últimos tempos junto da comunicação social.

Com um onze a premiar aqueles que mais cedo se juntaram na Covilhã, Queiroz, apesar do resultado, e da má exibição, pôde tirar algumas notas positivas. Fisicamente a equipa não parece cansada e os que ainda têm a provar por merecer um lugar entre os titulares ontem fizeram de tudo para encantar o seleccionador, como o agora lateral-esquerdo Fábio Coentrão, Pedro Mendes, que disputará um lugar na equipa com Pepe, se este recuperar, ou Nani, que travará um despique mais aceso com Simão Sabrosa por um dos corredores do ataque - o outro está destinado a Cristiano Ronaldo.

É preciso dizer que Portugal tomou sempre conta da partida, dominando em todos os sectores, mesmo a jogar com dez unidades depois da lesão de Tiago, a 20 minutos do fim. Faltou, isso sim, um pouco mais de cabeça, pois foram várias as ocasiões de golo falhadas, algumas das quais após boas intervenções de Fock, o guardião cabo-verdiano.

Mas pior que o resultado e a exibição foi mesmo a lesão de Tiago, que o pode afastar do Campeonato do Mundo, que começa já no dia 11.

João Moutinho, do Sporting, será a opção lógica para o substituir, caso se confirme a sua ausência. O médio leonino, relembre-se, foi o nome mais notado na lista de 24 atletas que Carlos Queiroz convocou. Ainda assim, está numa lista de seis futebolistas a que o seleccionador pode recorrer.

DN


Extinção de herbívoros causou arrefecimento

Extinção de herbívoros causou arrefecimento

Há 12 500 anos, a chegada do 'Homo sapiens' ao Novo Mundo levou à extinção de grandes herbívoros, como os mastodontes ou os mamutes, diminuindo as emissões de metano.

Há 13 400 anos o continente americano era um paraíso para mais de uma centena de espécies de herbívoros gigantes, que produziam metano às toneladas com as sua megadigestões. Mas, com a chegada dos primeiros Homo sapiens ao Novo Mundo por essa altura, isso mudou. A caça intensiva que a espécie humana fez a esta megafauna contribuiu para o seu desaparecimento. E a quebra na produção de metano que isso implicou ter-se-á repercutido também numa alteração climática abrupta (de arrefecimento súbito do planeta) que então ocorreu (durou um milénio) e ficou conhecida por Younger Dryas.

Esta é, pelo menos, a tese de um grupo de investigadores coordenados por Felissa Smith, da universidade norte-americana do Novo México, publicada na última edição da Nature Geoscience. De acordo com os investigadores, a influência dos seres humanos no clima terá assim começado bem antes do recente capítulo da revolução industrial, com as suas emissões de gases com efeito de estufa devido à queima dos combustíveis fósseis.

Antes da chegada do homem ao Novo Mundo, aquele era um reino de herbívoros gigantes, com mamutes e mastodontes, preguiças gigantes e camelídeos, que pouco depois se extinguiram. Segundo os cálculos da equipa de Felissa Smith, baseados em extrapolações a partir das emissões dos ruminantes de hoje, toda aquela megafauna emitia anualmente mais de dez milhões de toneladas de metano para a atmosfera, só por fazer a digestão - o metano é, como se sabe, um gás com efeito de estufa.

Mas então, há 12 700 anos, três coisas aconteceram: as concentrações atmosféricas de metano decresceram abruptamente, o planeta sofreu o tal período de mil anos de arrefecimento, denominado Younger Dryas (a temperatura média caiu sete graus centígrados) e mais de 114 espécies de herbívoros gigantes desapareceram.

Esta extinção em massa "teve efeitos profundos nas emissões e na concentração atmosférica de metano", explicou a coordenadora da investigação, notando que isso "pode ter desencadeado a súbita alteração do clima". A investigadora sublinha: "Pensamos que a perda desta megafauna poderia explicar entre 12,5 a cem por cento da redução do metano que se observa naquela altura."

A medição da concentração de metano na atmosfera foi realizada a partir de amostras de gelo das calotes polares, que permitem viajar até esses tempos recuados, já que guardam intocada essa memória química do passado. Há 12 500 anos ocorreu uma queda abrupta da concentração de metano na atmosfera de 180 ppbv (partes por milhar de milhão por volume), desencadeando o arrefecimento então verificado.

DN

Risco da dívida portuguesa tem a quarta maior subida do Mundo

O risco da dívida portuguesa é o quarto que mais sobe no Mundo na manhã de terça-feira, colocando Portugal na sexta posição da tabela mundial dos países com maior risco de incumprimento, de acordo com os dados da agência de informação financeira Bloomberg.

Os "Credit Default Swaps" (CDS) associados aos títulos de dívida portugueses a cinco anos subiam 32,9% relativamente ao fecho de segundafeira, situando-se nos 362,44 pontos base.

Os "Credit Default Swaps" são títulos que protegem o investidor de eventuais riscos da dívida soberana.

A Grécia lidera a lista dos países cujo risco de incumprimento mais sobe hoje, seguida da Venezuela e Espanha.

Assim, para segurar dívida pública portuguesa com maturidade a cinco anos no valor de 10 milhões de euros, os investidores teriam de pagar um seguro anual a rondar os 362 mil euros.

O risco da dívida portuguesa agravou-se hoje, terça-feira, com os investidores a desconfiarem da capacidade da Europa, e sobretudo dos países do Sul, para saírem da crise financeira, depois de a decisão do Banco de Espanha ter assumido o controlo da caixa de aforro espanhola CajaSur, com graves problemas financeiros.

Quanto aos juros da dívida soberana a cinco anos, situam-se hoje nos 3,63%.

O prémio pedido pelos investidores para comprarem dívida portuguesa em vez da dívida alemã está em 220,0 pontos base, demonstrando ainda a existência de preocupação dos investidores com a economia portuguesa, mas menor do que a já verificada quando a diferença entre a dívida portuguesa e alemã chegou aos 400 pontos base.

A 7 de Maio os juros alcançaram o máximo histórico, ao subirem 6,053%.

Para este ano, o Governo prevê que a dívida pública atinja 86% do Produto Interno Bruto (PIB). De acordo com o Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC), esta será de 89,4% em 2011, subindo para os 90,7% no ano seguinte e recuando para os 89,8% do PIB em 2013, o primeiro ano em que a dívida de Portugal ao exterior diminui o seu valor.

JN

Desmantelada rede de prostituição em Viseu

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) deteve três mulheres por permanência ilegal no país e constituiu outras duas arguidas por crimes de auxílio à imigração ilegal e lenocínio para a prática de prostituição, em Viseu, noticia a Lusa.

A operação para desmantelar esta «organização criminosa de cariz transnacional» foi desencadeada na quinta-feira e o grupo «dedicava-se de forma reiterada à exploração sexual de mulheres em apartamentos na cidade», divulgou o serviço numa nota de imprensa, citada pela Lusa.

De acordo com o SEF, «foram executados três mandados judiciais para realização de buscas a domicílios de suspeitos», bem como diligências para recolha de prova de «angariação de mulheres em situação ilegal, em Portugal e no estrangeiro».

Foram constituídas como arguidas uma cidadã nacional e uma cidadã estrangeira, além da recolha de prova documental, destacando-se também vários «comprovativos de transferências, depósitos bancários, numerário e demais documentação relacionada com os ilícitos sob investigação».

TVi24

Chinês de 4 anos faz furor a imitar Michael Jackson (vídeo)

m pequeno chinês de apenas quatro anos está a fazer furor em todo o mundo, com as suas imitações de Michael Jackson. O pequeno Wang Yiming, conhecido como Xiao Bao, já apareceu mesmo no programa da Ellen DeGeneres, um dos talkshows com maior audiência nos Estados Unidos.

De acordo com a BBC, o rapaz tinha apenas dois anos quando se começou a apresentar nas ruas de Pequim. Mais recentemente, fez um extraordinário sucesso ao apresentar-se na Expo Xangai.

A mãe conta que o menino sempre se revelou um dançarino nato. «Quando ele era mais pequeno, bastava pormos música para ele começar a dançar. Mas nunca pensámos que tivesse um sentido de musicalidade tão apurado», disse Bian Aiqing, citada pelo «Telegraph».

A família diz que gasta todos os meses qualquer coisa como 2200 euros por mês em roupas e treino para o pequeno Xiao Bao.

TVi24




GNR não tem fotos nem dados do carro de Carina

GNR não tem fotos nem dados do carro de Carina

Forças policiais da região sem elementos que ajudem nas buscas. PJ investiga desentendimento anterior a desaparecimento.

O paradeiro de Carina Ferreira, a jovem de Lamego que desapareceu sem deixar rasto quando se deslocava para a Régua, continua desconhecido. Apesar da atenção que o caso tem tido, nem a fotografia nem a matrícula do carro que conduzia foram distribuídas pelos postos da GNR na região. A investigação da PJ procura localizar o indivíduo que, segundo diz a família e os amigos, terá tido um desentendimento com Carina Ferreira no clube onde trabalhava.

Vários postos da GNR no interior duriense não dispõem da fotografia de Carina Ferreira. Tão- -pouco conhecem os dados da viatura que conduzia quando desapareceu, no dia 1. "Conheço o caso dos jornais, mas não tenho dados oficiais", disse o comandante de um posto da GNR num concelho limítrofe de Lamego. Em toda a linha do rio Douro, e noutros postos da GNR dos distritos de Viseu e Vila Real, a situação é idêntica. Fonte policial explicou ao DN: "Esses dados ficam apenas no processo-base, elaborado pela esquadra da PSP onde foi feita a queixa, e são enviados unicamente à PJ." Já a PJ "faz a difusão pela PSP, GNR, SEF, se entender que não possa vir a prejudicar as investigações, que depois dão conhecimento aos seus departamentos".

Fontes da PJ confirmaram que a fotografia de Carina foi distribuída a todas as forças de segurança, mas justificam as cautelas na distribuição generalizada com o facto de se poder estar perante "um desaparecimento voluntário. Uma hipótese que, apesar da investigação em curso, não pode ser ignorada e que obsta a que a fotografia seja colocada, para já, na lista das pessoas desaparecidas".

Segundo esta fonte, "a hipótese de a jovem ter tido um desentendimento no dia do desaparecimento também está a ser averiguada". Familiares e amigos contaram que, antes de desaparecer, Carina Ferreira terá dado uma bofetada num indivíduo que a interpelou, quando saía de um café. A hipótese "está a ser considerada como uma pista e estamos a tentar localizar o indivíduo, de origem não branca e com quem terá tido esse desentendimento".

A dificuldade em localizar o indivíduo deve-se à existência, na zona do Douro Sul, de "alguns acampamentos de imigrantes e indivíduos de etnia cigana que por vezes cometem pequenos crimes e que por isso se protegem uns aos outros". Esta fonte insistiu na necessidade de "encontrar o veículo Peugeot, a única pista capaz de dar indícios concretos sobre o sucedido", concluiu.

DN

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Primeira pagina - 26 - 05 - 2010

As Maravilhas de Portugal no Mundo - Fortaleza de Jesus de Mombaça, Quénia



RTP

Morreu o cantor Beto

O cantor Beto morreu no domingo de madrugada após sofrer uma paragem respiratória súbita, num hotel das Caldas da Rainha. O artista tinha 43 anos de idade.

Beto tinha mais de 30 anos de carreira e marcou a música ligeira portuguesa e a sua voz está associada a algumas novelas da TVI, como «Nunca Digas Adeus» ou «Tudo por Amor».

Beto nasceu em Peniche, em 1967, e deu os primeiros passos no mundo da música com o grupo Tanimaria, criado em 1992. O primeiro trabalho a solo aconteceu só em 2003. «Olhar em frente» veio consagrar o artista já bem conhecido junto do grande público, graças a diversos trabalhos com outros cantores, como Rita Guerra, com quem gravou o álbum «Desencontros».

A paixão pela música foi uma constante na vida de Beto, que só a morte foi capaz de roubar. Beto morreu aos 43 anos. Terá sido vítima de um acidente vascular cerebral.

Beto

TVi24

Contratações na função pública e cheques bebé suspensos

Serão poupados mais de mil milhões de libras (1,15 mil milhões de euros) em consultoria e viagens e perto de dois mil milhões de libras (2,3 mil milhões de euros) em informática, material e imobiliário.

O governo espera ainda economizar 700 milhões de libras (810 milhões de euros) na limitação de contratações e eliminação de institutos e organizações públicas e mais meio milhão de libras (579 milhões de euros) em despesas secundárias.

O Ministério da Administração Local britânico terá o orçamento reduzido em 780 milhões de libras (903 milhões de euros) e o Ministério da Economia em 836 milhões de libras (968 milhões de euros).

Os Ministérios dos Transportes, Educação, Trabalho e Pensões e o próprio Ministério das Finanças serão também afectados com cortes entre 451 milhões de libras (522 milhões de euros) e 683 milhões de libras (790 milhões de euros).

Ao todo, afirmou o ministro das Finanças, George Osborne, serão poupados 6,5 mil milhões de libras (7,5 mil milhões de euros) em "despesas inúteis" no sector público mas meio milhão de libras (579 milhões de euros) será "reciclado" e usado noutras áreas.

Numa referência ao facto de o governo de coligação entre conservadores e democratas liberais estar em funções há menos de duas semanas, Osborne congratulou-se por ter feito a "mais rápida e abrangente revisão de despesas na história recente".

Uma das promessas do partido Conservador durante a campanha foi apresentar um orçamento rectificativo no espaço de 50 dias após as eleições, o que será feito oficialmente a 22 de Junho, e implementar cortes no orçamento no valor de seis mil milhões de libros (sete mil milhões de euros).

Reconhecendo que haverá consequências por causa destas medidas, o ministro das Finanças, George Osborne, garantiu que estas foram ponderadas.

"Já tinha garantido que as despesas feitas em Saúde, Defesa e Cooperação serão reinvestidas nos próprios serviços" (...) "hoje estou em condições de proteger também escolas, financiamento aos infantários e despesas na educação entre os 16-19 [anos]", vincou.

Osborne justificou a urgência em implementar estas "medidas difíceis" com a necessidade de "aumentar confiança na economia e proteger empregos".

O governo não confirmou a previsão de 300 mil postos de trabalho eliminados nos próximos anos, adiantada pela imprensa durante o fim de semana, mas afirmou que os empregos serão sobretudo afectados pelos congelamentos nas contratações.

"Estes são apenas os primeiros passos no sentido de criar melhores serviços públicos, uma economia mais forte e uma sociedade mais justa", reivindicou Osborne, em conferência de imprensa.

Advertiu também para decisões duras nos próximos anos.

"Herdámos uma economia em desordem mas nós vamos conseguir sair dela mais fortes", prometeu.

O défice orçamental britânico, revisto recentemente em baixa, atingiu no ano fiscal 2009/2010 um recorde de 145,4 mil milhões de libras (167 mil milhões de euros), o que corresponde a 10,37 por cento do Produto Interno Bruto (PIB).

DN

Ourivesarias instalam campaínhas durante horário de funcionamento


Ourivesarias viseenses tentam escapar aos assaltos e, para tal, instalam novos sistemas de segurança. O mais recorrente parece ser o de manter as portas fechados durante o período de funcionamento

De acordo com dados do Ministério da Administração Interna, 2009 registou, a nível nacional, uma redução de 1,6% na criminalidade geral. Mas o relatório anual de Segurança Interna diz também que o distrito de Viseu fugiu a essa tendência, tendo sido registados mais 1.280 casos do que em 2008. Com a cidade de Viseu a revelar-se cada vez mais perigosa, alguns estabelecimentos comerciais tornam-se mais susceptíveis aos assaltos, tendo em conta o valor dos produtos que vendem. Perante esta situação, os comerciantes começaram a tomar medidas para garantir a sua segurança e protecção.
O caso mais paradigmático é o das ourivesarias. Nalgumas já foram instalados novos sistemas de segurança. O mais frequente consiste na instalação de campainhas, permanecendo as portas fechadas durante o período de abertura ao público.
O cliente toca à campainha que, posteriormente, é aberta pelos funcionários. A maioria dos assaltos a ourivesarias ocorre durante a semana, entre as 9h00 e as 20h00, precisamente o período de funcionamento dos estabelecimentos. Assim, este sistema de segurança visa, sobretudo, a protecção diurna.

Proteger e ser protegido
As ourivesarias Aparício e Terci Gold são dois exemplos de adesão a este sistema, com os estabelecimentos a permanecerem de 'porta fechada'. De acordo com Emílio Aparício, da Ourivesaria Aparício, "este sistema é, de certa forma, mais seguro para o cliente, pois está a ser atendido e dificilmente corre o risco de entrar alguém e o assaltar", explica.
Sobre o critério que utiliza para decidir quem entra no estabelecimento, esclarece que, apesar de ser hábito deixar entrar toda a gente que toca à campainha, continua a existir vantagem, uma vez que "isto é uma avenida, é muito fácil passar um carro, parar aqui à frente, saírem de lá quatro indivíduos encapuçados, entrarem e assaltarem. Este sistema é um entrave a este género de ataque", continua. Este método, apesar de visar a protecção do cliente, serve também para os proprietários se sentirem mais seguros, não permitindo a entrada a pessoas que aparentem más intenções.
A Ourivesaria Terci Gold, de acordo com o assessor da gerência, António Araújo, foi a primeira a implementar o sistema, há cerca de ano e meio. A medida surgiu após uma tentativa de assalto. "Entrou um grupo de rapazes e o seu modo de agir e o aspecto deixaram-nos alerta. Na loja encontravam-se as funcionárias, um vendedor e dois clientes. Os indivíduos deram a volta à loja e acabaram por sair. Nós fornecemos as imagens à polícia e mais tarde soubemos que já eram procurados pela polícia", refere.

Mais regalias
e melhor ambiente

Esta solução não só oferece mais segurança aos funcionários e clientes como permite outras vantagens. "Este sistema de porta fechada permite-nos também ligar o ar condicionado, dando um bom ambiente ao estabelecimento. Além disso, também oferece ao cliente um atendimento personalizado, uma vez que logo que entra, encontra ao seu dispor uma pessoa que deu pela sua chegada e está pronta para o atender", esclarece o assessor. Face à onda de assaltos a ourivesarias, e mesmo com o sistema da campainha, há sempre aspectos a ter em conta - e que, automaticamente, deixam os funcionários em estado de alerta. "Se parar uma carrinha de grandes dimensões aqui à porta da ourivesaria é lógico que ficamos logo em estado de alerta vermelho, pois tapa a visibilidade à loja e pode ser indício de assalto" diz António Araújo. Frisa também que apesar de não usar critérios relativamente às pessoas a quem abre a porta, se suscitarem algum comportamento estranho e duvidoso, uma das funcionárias procede ao atendimento enquanto a outra se mantém perto do alarme. Para qualquer eventualidade.

DV

Buscas a Carina foram suspensas


As autoridades suspenderam "por tempo indeterminado" as buscas que mergulhadores de Lamego, Viseu e da Marinha estavam a realizar em diversos rios da região com o objectivo de encontrar vestígios de Carina Ferreira, jovem que está desaparecida desde o início deste mês

Três semanas depois de ter desaparecido Carina Ferreira, jovem de Lamego que saiu de casa no dia 1 de Maio e nunca chegou ao seu destino (o Clube de Caça e Pesca do Alto Douro no Peso da Régua), as autoridades continuam sem pistas sobre o seu paradeiro.
As buscas realizadas nos últimos dias em vários rios da região, nomeadamente no Balsemão (junto da Barragem de Varosa) e no Douro (na zona da Barragem de Bagaúste), não trouxeram novidades, apenas um falso alarme depois de ter sido encontrado um carro parecido com o de Carina próximo de Armamar, pelo que as buscas foram suspensas "por tempo indeterminado".
A Polícia Judiciária terá optado agora por uma nova abordagem ao caso, ouvindo novamente familiares e amigos, de modo a perceber se aconteceu algo fora do normal, antes de a jovem desaparecer sem deixar rasto.
Além disso, estará a tentar encontrar um computador portátil, propriedade do Clube de Caça e Pesca do Alto Douro e que tinha sido entregue à jovem que trabalhava naquele espaço para usar no serviço e que estava sempre com ela, por poder conter contactos feitos através da Internet.

DV

O polémico cartaz do Hitler cor-de-rosa

DR

O antigo ditador alemão Adolf Hitler é a cara de uma nova linha de roupa para jovens, cujos cartazes estão espalhados em todas as ruas de Palermo, na região italiana da Sicília.

Nas imagens, o líder nazi está vestido com um uniforme cor-de-rosa. Em vez da cruz suástica, ostenta um coração e o slogan «Muda de estilo. Não sigas o teu líder», noticia o jornal britânico «Telegraph».

A população italiana considera a publicidade ofensiva e já pediu que os cartazes fossem retirados.

«A utilização da imagem de uma pessoa responsável pelos piores episódios do último século é ofensivo para os princípios constitucionais do nosso país e para a sensibilidade dos cidadãos», considerou uma vereadora do Partido Democrático, Rosario Filoramo.

A agência responsável pela ideia disse que as críticas eram um exagero. «Ridicularizámos Hitler de uma maneira que incita os jovens a criarem o seu próprio estilo e a não serem influenciados pelas massas», explicou Daniele Manno.

Os próximos planos da agência passam por novos cartazes, desta vez com imagens de Mao Tse Tung.

TVi24

Casas empilhadas tornam-se hotel

Um hotel com uma arquitectura muito original tornou-se ponto de atracção turística na cidade holandesa de Zaandam, avança o jornal «Globo».

A construção não passa despercebida a quem vagueia no centro da cidade e muitos vão de propósito para observar o edifício do designer Wilfried van Winden, que imita 70 casas tradicionais empilhadas na vertical umas sobre as outras.

O Inntel Hotel de 11 andares acaba de abrir as portas e oferece aos interessados 160 quartos temáticos bastante coloridos.


Inntel Hotel

TVi24

Agressões marcaram jogo entre o Benfica e o Panathinaikos

O Benfica empatou a zero com os gregos do Panathinaikos, num particular realizado no estádio do BMO Field, em Toronto, que marcou o adeus dos "encarnados" à temporada 2009/2010.

O encontro que opôs encarnados portugueses e os helénicos iniciou-se às 15:15 locais (20:15 em Lisboa), mas o marcador não funcionou nos 90 minutos.

A formação comandada por Jorge Jesus jogou toda a segunda parte em inferioridade numérica, devido à expulsão do brasileiro David Luiz quase em "cima" do intervalo.

Presenciado por cerca de oito mil pessoas, na sua grande maioria portugueses e apoiantes do Benfica - que enchiam o estádio em cerca de 30 por cento -, o jogo acabaria por ser marcado por uma série agressões entre os jogadores e uma arbitragem unanimemente considerada como fraca.

Questionado pelos jornalistas no final do jogo, Jorge Jesus apontou ter sido "um jogo de final de época", em que aproveitou "para dar liberdade aos jogadores".

"Não era um jogo para pontos, mas ninguém gosta de perder", explicitou o treinador, acrescentando que "o importante era não perder para dar a festa aos portugueses".

Por seu, o "capitão" Nuno Gomes reconheceu ter existido "má arbitragem", considerando que as cenas lamentáveis ocorridas "são incidentes que acontecem no calor do jogo".

O "onze" foi composto por Moreira, na baliza, uma defesa com Luís Filipe, Sidnei, Fábio Faria e David Luiz, um meio-campo com Airton, Ruben Amorim, Filipe Menezes e César Peixoto e os avançados Éder Luís e Kardec.

Pelo Panathinaikos, comandado pelo adjunto Krysto Warzycha, alinharam Karnezis, Sarriegi, Runakiva, Melissis, Kante, Leto, Bjarsmyr, Dimoutsos, Marinos, o moçambicano Simão Mate Júnior e o brasileiro Cleyton.

JN


terça-feira, 25 de maio de 2010

Primeira pagina - 25 - 05 - 2010

As Maravilhas de Portugal no Mundo - Mosteiro de São Bento, Brasil



RTP

Explosão em fábrica de pirotecnia faz dois mortos

Uma explosão numa fábrica de pirotecnia, em Viseu, no sábado, causou a morte de duas pessoas: o proprietário e mais um empregado.

Segundo os Bombeiros Municipais de Viseu, o acidente ocorreu pelas 9.20 horas, na fábrica "Fogos de artifício António Silva".

O proprietário, de 57 anos, foi projectado a 20 metros de distância do paiol e teve morte imediata. O empregado, de 53 anos, acabaria por morrer na ambulância, devido à gravidade dos ferimentos.

Dois filhos do proprietário, que faleceu, estavam relativamento próximos da fábrica, numa propriedade onde estão os cães de guarda. Estavam a alimentar os animais quando ouviram as ambulâncias.

O alerta foi dado para o posto dos Bombeiros Municipais, através de um telefonema.

Esta não é a primeira vez que há vítimas na Fábrica "António Silva". Há quatro anos, num anterior acidente morreu um filho do proprietário, uma das vítimas da explosão de hoje.

Na ocasião, o empresário que hoje faleceu responsabilizou o telemóvel que o filho havia utilizado instantes antes. Uma suspeita que veio a ser confirmada pelo presidente da Associação Portuguesa para a Promoção e Desenvolvimento da Engenharia Electrotécnica, Carlos Lemos Antunes.

A família, que reside em Pascoal, Viseu, não queria acreditar que a desgraça lhes voltou a bater à porta.

A empresa fica situada na freguesia de Calde, em Almargem, numa zona vedada, junto ao rio Vouga. Não há registo de feridos.

Quando ocorreu a explosão, por motivos ainda desconhecidos, não havia mais ninguém no interior do paiol.

A Brigada de Minas e Armadilhas de Viseu também já se encontra a investigar o caso.

JN

Condenado ladrão que violou rapaz

Um jovem, de 19 anos, foi condenado a 12 anos de prisão por uma vaga de roubos e pela violação de uma das vítimas, um adolescente, sob ameaça de navalha, em RioTinto (Gondomar). Terá, também, de indemnizar aquele lesado em mais de 15 mil euros.

"Dá-me o telemóvel senão mato-te!". Encostado à parede e com uma navalha apontada, o rapaz, de 13 anos, foi presa fácil para o assaltante. Surpreendido quando caminhava junto ao centro comercial Parque Nascente, ao final da tarde, foi agarrado pela camisola e levado para um local mais isolado, num caminho em terra batida.

Já na posse do telemóvel, avaliado em 40 euros, o ladrão não deixou que o adolescente seguisse destino. Reforçou as ameaças de morte e obrigou-o a determinados actos sexuais. Consumados os abusos, a vítima ainda foi agredida a murro, tendo de receber tratamento hospitalar.

O autor dos crimes acabaria por ser condenado, no Tribunal de Gondomar, a 12 anos de prisão, por um total de 12 roubos, pela violação do rapaz e por um crime de ofensas à integridade física. A pena foi confirmada, recentemente, pelo Tribunal da Relação do Porto, na sequência do recurso apresentado por um cúmplice daquele arguido - que tinha sido condenado, no mesmo processo, a seis anos de prisão, pela prática de cinco crimes de roubo.

Foi dado como provado que o principal suspeito cometeu, sozinho ou em conjunto com outros indivíduos, entre Fevereiro e Outubro de 2008, uma vaga de assaltos a estudantes nas imediações do shopping Parque Nascente e noutros pontos da freguesia de Rio Tinto. As vítimas eram obrigadas a entregar os telemóveis, as carteiras e até peças de vestuário, sendo por vezes agredidas de forma gratuita.

O arguido, detido em Outubro de 2008 na sequência de uma investigação desencadeada pela PSP, foi condenado, ainda, a indemnizar em mais de 15 mil euros o adolescente que molestou sexualmente.

JN

Homem mata a filha e a companheira à facada

Uma mulher, de 32 anos, e a filha desta, de dez anos, foram brutalmente assassinadas pelo companheiro e pai da menor, na madrugada de sabado, numa das torres cinzentas de S. Victor, Braga, na Rua Luís Soares Barbosa. As ameaças do agressor eram constantes.

Sérgio, de 35 anos, conheceu Zulmira, de 32 anos, com o nome de Paloma na actividade de acompanhante. Não gostava que Zulmira Tarmamad, moçambicana de nascimento, se prostituísse, razão de todas as desavenças do casal. As ameaças eram constantes, relatam os familiares da vítima.

Porém, ainda não estão apuradas as razões que terão levado Sérgio (operário da construção civil mas desempregado) a assassinar a filha, Índia, de dez anos. Terá sido essa a razão que levou Zulmira a abandonar o apartamento e a procurar ajuda no exterior. Acabou esfaqueada no hall do sétimo andar, junto à porta do elevador.

Terá sido uma amiga da vítima (normalmente dava-lhe boleia quando ia para "o trabalho") que, às 7 horas da manhã, deu conta do fatídico desfecho, ante o sangue que salpicava as paredes e a presença do corpo morto de Zulmira, no hall do sétimo andar, e deu o alerta às autoridades. Cerca das 9 horas, agentes da PSP contactavam o irmão da vítima, Hugo Mendonça, que reside no primeiro andar do mesmo prédio. Foi-lhe pedido que se deslocasse ao sétimo andar para identificar a vítima, sua irmã. Apenas lhe foi permitido ver o rosto, pois o corpo apresentava diversas facadas.

Depois de terem efectuado o levantamento do cadáver, os agentes da Polícia Judiciária de Braga, ajudados pelos elementos do INEM, procederam a investigações no interior do apartamento, altura em que descobriram a menina, Índia Luana Estorões, de dez anos, na sala, também morta com arma branca, segundo as autoridades. No quarto, descobriram Sérgio Estorões, também ele com ferimentos de arma branca. Segundo fonte ligada à investigação, o indivíduo ter-se-á tentado suicidar, após os actos macabros que havia praticado.

No entanto, havia quem defendesse a tese que Sérgio terá infligido os golpes a si próprio, na tentativa de arranjar um álibi, sustentado na reacção a agressão. Quem defendia esta tese apontava a superficialidade dos golpes como justificação, mas as autoridades nada avançaram sobre o assunto.

O indivíduo foi transportado para o Hospital de S. Marcos, em Braga, onde se encontra internado sob vigilância policial, livre de perigo, apresentando, segundo fonte clínica, ferimentos na região torácica, provocados por arma branca.

Torres de problemas

As denominadas "Torres Cinzentas", em S. Victor são um foco de problemas e de conflitos sociais, designadamente tráfico de droga.

Com preços acessíveis, cativam agregados de parcos recursos económicos e vidas marginais. Recentemente, uma senhora romena morreu, no elevador, apesar de os moradores terem-se apercebido dos gemidos que ela lançava. "Pensavam que estava a fazer sexo", afirmou um dos moradores.

As operações policiais são frequentes naqueles prédios, sobretudo para desmantelar redes de tráfico de droga, como aconteceu no mês passado. O local tem ficado marcado por outros factos violentos, com suicídios e o assassínio de uma prostituta, também com arma branca.

JN

Chinesas em protesto de biquíni provocam o caos no trânsito

Quatro jovens chinesas em protesto de biquíni contra a instalação de uma estação de energia na região fizeram o trânsito parar na cidade chinesa de Chengdu.

De acordo com o jornal «Modern Express», citado pelo site G1, as quatro estudantes pró-ambientalistas munidas de vassouras exigiam que a empresa fosse «varrida» da cidade para evitar o aumento da poluição.

A acção causou um grande congestionamento no trânsito. Muitos motoristas ficaram tão interessados em ver as jovens que a polícia teve mesmo de ser chamada ao local para dispersar a multidão.

TVi24

Portugal: 25 espécies em perigo

Morcego dos Açores, boga portuguesa, freira da Madeira, furo bucho, priôlo, escalo do Mira, lobo marinho, silene rothmaleri, plantago almogravensis ou narciso do Algarve são algumas das 25 espécies que a Quercus considera exigirem cuidados prioritários de conservação, escreve a Lusa.

A associação ambientalista escolheu 25 espécies, 13 de vertebrados e 12 da flora, características de algumas regiões portuguesas ou ibéricas e que estão em perigo de extinção, tendo escolhido o Dia Internacional da Biodiversidade, que se assinala no Sábado, para divulgar a lista.

O lince ibérico, alvo de um programa de recuperação de Portugal e Espanha, é a espécie listada mais conhecida devido às várias iniciativas se sensibilização para a sua conservação e reprodução em cativeiro para posteriormente libertar animais no seu habitat natural.

Paulo Lucas, da Quercus, explicou que o objectivo da iniciativa é «salientar a necessidade e a urgência de se efectuar uma conservação activa das espécies e dos seus habitats» pelas associações e entidades públicas.

Ficaram de fora alguns «grupos», como os invertebrados, musgos e líquenes, para os quais o conhecimento científico ainda é insuficiente para a elaboração de listas corretas, especificou.

A razão mais frequente para a situação de ameaça das espécies relaciona-se com os habitats, afectados pela ação humana ou por alterações naturais.

Entre as espécies apontadas pela associação estão alguns peixes como a boga portuguesa, que se encontra nas bacias hidrográficas do Tejo e Sado, o saramugo, da bacia do Guadiana, o escalo do Mira ou o boga do sudoeste, dos rios Mira e Arade.

Na lista está o priôlo, uma ave endémica da ilha de S. Miguel, «criticamente em perigo», principalmente devido à perda de habitat favorável, pois a floresta laurissilva é «fortemente pressionada» por espécies vegetais invasoras, explica a Quercus, acrescentando que está em curso um programa de preservação da espécie.

Igualmente do arquipélago açoriano é o morcego dos Açores e a estrelinha da ilha de Santa Maria, enquanto a freira da Madeira é uma ave endémica do arquipélago madeirense e é considerada «uma das espécies de aves marinhas mais ameaçadas da Europa».

O lobo marinho é uma espécie «criticamente em perigo de extinção a nível global», com um baixo efectivo populacional, que surge como residente no arquipélago da Madeira, segundo a Quercus.

Entre a flora, a marsilea quadrifolia, uma espécie semi-aquática, «encontra-se em estado crítico e pensa-se que poderá estar extinta na natureza», embora tenha sido localizada na margem do Douro, em Trás-os-Montes.

A plantago algarbiensis, corre «sério risco» devido à acção humana e a sua área de distribuição limita-se a 30 hectares na região de Tunes, Guia e Algoz.

A única população mundial conhecida do narciso do Algarve localiza-se nas margens da ribeira de Quarteira e a veronica micrantha está afectada pela redução progressiva dos carvalhais.

TVi24

Quase morreu após beijar, pela primeira vez, o namorado

Como todas as histórias de amor a norte-americana Sloane conheceu um jovem interessante e, no primeiro encontro, fizeram um jantar romântico, que terminou com um beijo quase fatal, conta a «Globo» numa reportagem.

A jovem tinha avisado o rapaz das suas limitações e na refeição não havia nenhum ingrediente a que ela fosse alérgica: nozes, castanhas, salmão, berinjela, melão, limão e tomate. No entanto, ao lanche, antes de ir ter com a amada ele comeu um saquinho de castanhas.

Logo após o primeiro beijo, a jovem começou a sentir um formigueiro na pele, cócegas e o rosto muito quente. Quando começou com falta de ar foi à casa de banho e reparou que estava cheia de manchas.

O «namorado» ajudou-a de imediato e salvou-lhe a vida. A partir daí pôs de lado as castanhas.

TVi24

Mourinho fez o triplete e tornou-se «imortal»

José Mourinho entrou no lote restrito de treinadores que ganharam tudo numa época: Liga dos Campeões, Liga doméstica e Taça do país. O português arrecadou tudo este ano, um feito que nunca tinha conseguido atingir: nem sequer no F.C. Porto.

Antes do Inter de José Mourinho, só cinco clubes tinham alcançado igual feito. O primeiro clube a consegui-lo foi o Celtic Glasgow, em 1967. Os escoceses conquistaram a Taça dos Campeões na final de Lisboa, era Jock Stein o treinador.

Nessa altura, o histórico Bill Shankly disse uma frase ao treinador do Celtic que ficou para a história: «John, agora és imortal». Ora nesse sentido, também José Mourinho se tornou imortal este sábado, na final de Madrid.

TVi24


segunda-feira, 24 de maio de 2010

Primeira pagina - 24 - 05 - 2010

As Maravilhas de Portugal no Mundo - Fortaleza de Diu, Índia



RTP

Primeira célula viva criada com genoma sintético

Cientistas norte-americanos anunciaram esta quinta-feira a criação da primeira célula viva com um genoma sintético, assim como as possíveis aplicações desta descoberta: compreensão dos mecanismos da vida e produção de vacinas ou mesmo de ingredientes alimentares.

O anúncio foi feito por Craig Venter, fundador do Instituto com o mesmo nome (Estados Unidos) e co-autor da primeira sequenciação do genoma humano em 2000, noticia a Lusa.

«Este cromossoma - o elemento portador da informação genética - foi produzido a partir de quatro frascos de substâncias químicas e um sintetizador, e tudo começou com informações informáticas», afirmou.

Para o investigador, a descoberta é um «passo importante científica e filosoficamente».

«Mudou o meu ponto de vista da definição de vida e do seu funcionamento», acrescentou o investigador.

Esta descoberta pode também ser importante para desenhar algas, que podem capturar o dióxido de carbono e produzir outros tipos de hidrocarbonos, que podem ser utilizados em refinarias.

Poderá ainda permitir a criação de novas substâncias ou ingredientes alimentares, produção de vacinas e até bactérias para limpar a água.

«É uma ferramenta muito poderosa para projectar o que queremos que exista em Biologia», resumiu.

Em 2008, Vender e a sua equipa anunciaram que tinham conseguido um genoma bacteriano cem por cento sintético. Para criar esta célula, foi feita uma cópia do genoma existente, o de uma bactéria (Mycoplasma mycoides), mas com sequências de ADN adicional.

Posteriormente, transplantaram o genoma sintético da bactéria para outra, denominado capricolum microplasma, conseguindo «activar» as células deste último.

TVi24

Toureiro sobrevive a cornada que lhe saiu pela boca

Toureiro sobrevive a  cornada que lhe saiu pela boca

O toureiro espanhol Julio Aparicio foi gravemente ferido ontem, sexta-feira, na praça de touros de Las Ventas, em Madrid, com uma cornada que entrou pelo pescoço e saiu pela boca. Veja o vídeo.

Aparicio foi já operado pela segunda vez, hoje, sábado, no hospital 12 de Octubre, na capital espanhola, depois de ter passado por uma cirurgia de urgência na enfermaria da praça de touros.

A primeira operação durou pouco mais de uma hora e foi realizada para preparar o toureiro para a segunda intervenção cirúrgica, informaram familiares do ferido à Imprensa espanhola.

Já no hospital, Aparicio foi submetido a radiografias para descartar possíveis lesões na base do crânio, com o temor de que os ferimentos pudessem ser mais graves.

Por volta das 23.30 horas locais (menos uma hora em Portugal), o toureiro entrou no bloco operatório e, segundo os médicos, calcula-se que a segunda cirurgia ainda dure de quatro a cinco horas, devido à sua complexidade, já que será preciso reconstruir muitos ossos da sua face.

Apesar da gravidade dos ferimentos, seu estado de saúde é estável, segundo o médico responsável pela primeira operação, Máximo García Padrós.

JN


Google celebra aniversário do Pac-Man com jogo na página de pesquisa

A Google aproveitou os 30 anos do Pac-Man, o célebre jogo de computador, para enfeitar a sua página e oferecer uma novidade: um jogo interactivo.

O Pac-Man vai estar online durante dois dias e os viciados neste famoso jogo vão poder chegar até ao nível 250... se ainda se lembrarem da fórmula do sucesso.

Quer jogar? Então entre na página link externo, carregue em inserir moeda e aguarde cerca de dez segundos. Até a música ainda é a mesma!

TVi24

Google lança versão do Android cinco vezes mais rápida

A Google apresentou, na quinta-feira, a nova versão do Android, uma plataforma para dispositivos móveis. O novo equipamento, o Android 2.2. ou Froyo, é cinco vezes mais rápido que o anterior e permite converter o telemóvel num ponto de acesso wireless, através da ligação 3G do aparelho que permite que outros se liguem em rede através dele.

Para além disso, o Froyo dispõem de 20 novas ferramentas úteis sobretudo para as empresas e um novo motor de Javscript com um rendimento três vezes superior ao do modelo anterior.

O Android 2.2 inclui também uma nova API para cópias de segurança e um sistema de tethering, que permite ligar o telemóvel a um computador por USB e utilizá-lo como um modem.

TVi24

Tentou abrir o carro com órgão sexual

Um jovem norte-americano foi preso, na segunda-feira, no Estado de Maryland, depois de ter sido apanhado pela polícia a tocar na maçaneta da porta de um carro com o pénis, num parque de estacionamento.

Ryan Philip Sewll, de 19 anos, foi acusado de exposição indecente e obrigado a pagar uma fiança de 21 mil euros para poder sair da prisão, revela o jornal «Frederick News Post», citado pela BBC.

O jovem vai ser presente a tribunal a 6 de Julho para uma audiência preliminar.

TVi24

Rato invade discurso de Obama na Casa Branca (vídeo)

Um rato foi a atracão principal de uma conferência de imprensa dada por Obama na Casa Branca, esta quinta-feira. O Presidente norte-americano falava sobre a reforma do sistema financeiro dos EUA na área externa quando o pequeno roedor decidiu roubar as atenções ao Presidente.

O rato apareceu frente à tribuna em que Obama ia falar antes da chegada do presidente. No entanto, depois, quando Obama já estava a falar, o rato voltou a passar, sem que o Presidente percebesse.

Mais insólito será ainda o facto desta não ser a primeira vez que o rato ou familiares seus tentam «captar» a atenção dos jornalistas na Casa Branca. Há poucos dias, também um rato atravessou o jardim também durante um discurso de Obama à imprensa.

TVi24


domingo, 23 de maio de 2010

Primeira pagina - 23 - 05 - 2010

As Maravilhas de Portugal no Mundo - Sé Catedral de Goa, Índia



RTP

Cada vez mais portugueses querem unir-se a Espanha

O número de portugueses e espanhóis partidários de uma integração política de Portugal e Espanha numa federação ibérica aumentou em relação a 2009, indica um estudo universitário luso-espanhol citado pela Lusa.

A preocupação portuguesa em relação ao terrorismo também aumentou e registou-se ainda uma melhoria da visão das relações bilaterais, segundo as conclusões do Barómetro Hispano-Luso, um estudo de opinião pública feito em Portugal e Espanha em relação a problemas e temas que afectam os dois países.

Os portugueses têm uma imagem mais positiva do país vizinho e um maior conhecimento do mesmo, revela o barómetro.

O estudo foi realizado pela Universidade de Salamanca, com o apoio do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, a partir de um inquérito telefónico realizado a amostras representativas das populações de Espanha e Portugal durante os meses de Abril e Maio de 2010.

Nesta segunda edição do Barómetro Hispano-Luso, o questionário foi estruturado em quatro partes, abrangendo cooperação e integração política, grau de interesse e conhecimento mútuo entre portugueses e espanhóis, imagem de um país no outro e problemas que afectam as relações entre ambos.

TVi24

Encontradas novas falhas geológicas no Mediterrâneo

Encontradas novas  falhas geológicas no Mediterrâneo
A expedição do CSIC foi realizada a bordo do navio Sarmiento de Gamboa

Foram encontradas novas falhas geológicas na zona do mar Mediterrâneo. A investigação de uma agência do governo espanhol foi levada a cabo durante 30 dias na zona do Mar Tirreno e atribui as novas falhas à convergência da placa téctónica entre Europa e África.

A descoberta é da autoria do Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC), uma agência estatal do governo espanhol, no âmbito da campanhã oceanográfica MEDOC realizada durante 30 dias no Mar Tirreno, perto de Itália.

Segundo os resultados da expedição, presentes no site do CSIC, a região do Mediterrâneo está submetida a um novo regime tectónico, com falhas criadas recentemente e de dimensões ainda desconhecidas.

"A região está submetida actualmente a uma mudança devido aos esforços causados pela convergência da placa tectónica entre a África e a Europa", pode ler-se no comunicado do CSIC. A perigosidade das novas falhas é, também, desconhecida.

A expedição, na qual participaram 36 investigadores e 12 especialistas técnicos, permitiu que se testasse o novo equipamento geofísico do navio Sarmiento de Gamboa. Uma das novidades da campanha é o complemento entre os dados obtidos na investigação geológico do Mar Tirreno e estudos oceonográficos independentes relativos à circulação e mistura oceânica naquela região.

JN

Amigos filmam jovem a incendiar a própria cabeça

Um jovem escocês foi filmado pelos amigos a incendiar a sua própria cabeça, avança o jornal «Telegraph».

No vídeo colocado no YouTube vê-se o rapaz de Edimburgo a pulverizar o coro cabeludo com um spray antes de se incendiar.

À medida que as chamas cobrem toda a cabeça durante vários segundos, o jovem dança animadamente, enquanto é filmado pelos amigos.

TVi24


Maradona atropela jornalista (vídeo)

Onde está Maradona quase sempre há motivo para reportagem. Quando não há, o seleccionador argentino cria. Desta vez, quando chegava à sede da Associação de Futebol da Argentina para divulgar a lista dos 23 jogadores que vão disputar o Mundial, Maradona mostrou-se incomodado com a presença dos jornalistas tendo mesmo atropelado um deles.

O incidente aconteceu a uma velocidade baixa, mas os gritos do jornalista foram audíveis: «Pare! Pare! A minha perna.» Quando o problema foi sanado, o jornalista acabou por ser transportado ao hospital, tendo sofrido ferimentos de média gravidade na perna afectada.

Quando se apercebeu do sucedido, o humor de Maradona não mudou. «Então metes o pé debaixo da roda?», atirou.

TVi24


Jornal sul-africano irrita muçulmanos com caricatura do profeta Maomé

As forças de segurança sul-africanas não precisavam de juntar mais uma dor de cabeça àquelas que devem ter por esta altura. O problema da segurança de equipas e adeptos tem sido recorrente ao longo da preparação para o campeonato do mundo e, agora, para alimentar um pouco mais o tema, um jornal publicou um cartoon com uma caricatura do profeta Maomé.

No cartoon, o profeta aparece deitado num sofá de um psiquiatra e acusa os seus seguidores de falta de humor. Ora, os muçulmanos consideram qualquer representação do fundador do islamismo ofensiva. E levam isso bem a sério.

Veja aqui o cartoon do profeta Maomé

Já vimos este filme antes. Em 2005, um jornal dinamarquês também publicou caricaturas de Maomé, que despoletou uma onda de violência. Liberdade de imprensa ou não, eis a questão. Ainda foi feita uma tentativa para impedir a publicação do jornal.

O Conselho Judicial sul-africano está preocupado. O presidente do Conselho, Ihsaan Hendricks, já disse que acha o desenho «altamente ofensivo» e considerou uma irresponsabilidade do jornal Mail & Guardian publicar a caricatura em vésperas do Mundial. A M & G (Mail & Guardian) tem que compreender que ofender a comunidade muçulmana sul-africana é ofender a comunidade muçulmana internacional», acrescentou, em declarações à Reuters.
Na verdade, não é a comunidade muçulmana da África do Sul que preocupa as autoridades, já que num país de 50 milhões de habitantes, 80 por cento são católicos. A Reuters conta que um preso da Al-Qaeda, no Iraque, já lançou o apelo à comunidade islâmica internacional sugerindo um ataque às selecções dinamarquesa e holandesa. No mínimo, uma brincadeira de mau gosto.

Portugal Diario