Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

sexta-feira, 4 de março de 2011

Primeira Pagina


Vitinho faz 25 anos

O Vitinho foi criado há 25 anos e, durante dez, esteve no horário nobre da televisão portuguesa a dar as boas noites aos mais novos. A Google Portugal assinalou o aniversário desta personagem, que tem mais de 41 mil fãs no Facebook. Recorde o vídeo.







"Está na hora, da caminha, vamos lá dormir...." começava assim a canção que, animada pelo Vitinho, esteve no horário nobre da televisão portuguesa durante dez anos.

O Vitinho foi uma personagem criada há 25 anos para a empresa de alimentação infantil Milupa e que ficou na memória de muitos portugueses, principalmente miúdos que actualmente são graúdos. E continua presente, com mais de 41 mil fãs no Facebook e uma referência na página portuguesa do motor de busca Google.

A canção teve, ao longo dos anos, diferentes intérpretes: Dulce Neves (1986), Isabel Campelo (1989), Eugénia Melo e Castro & LSO (1991) e Paulo de Carvalho (1992).

JN

Diabetes gestacional apresenta risco para as mães


A diabetes gestacional, que afecta as grávidas, representa um risco para a saúde futura das mães, a ponto de as mulheres que tiveram a doença poderem desenvolver posteriormente a diabetes tipo 2, revelam novos dados.
Para chegarem a esta conclusão, os autores de um estudo publicado na revista norte-americana American Journal of Obstetrics and Gynecology analisaram os registos de açúcar no sangue de 900 mil grávidas. Segundo a investigação, citada pelas agências internacionais, um terço das mulheres que têm diabetes na gravidez não vai ao médico para se submeter a um novo teste de glicemia nos seis meses que se seguem ao parto.

O exame é o primeiro passo que as recém mamãs que tiveram diabetes gestacional devem tomar para prevenir o desenvolvimento da diabetes tipo 2, não insulino-dependente, além de levarem uma vida sã e de praticarem exercício físico regular.
De acordo com os resultados do estudo, entre dois e dez por cento das grávidas sofreram de diabetes pela primeira vez durante a gestação e, apesar de, na maioria dos casos, a doença desaparecer depois do parto, metade das mulheres que padeceram dela desenvolveu meses depois a diabetes tipo 2.

Os centros para o controlo e prevenção de doenças dos Estados Unidos recomendam que as mulheres que tiveram diabetes gestacional se submetam a um novo exame ao fim de seis a doze meses após o parto e o repitam anualmente ou de três em três anos, já que a capacidade de o seu corpo para processar o açúcar no sangue se alterou.

DN

Sistema para acabar com neve e gelo nas estradas


Sistema para acabar com neve e gelo nas estradas
Um cientista americano criou um fluído que seria colocado em canos por baixo das estradas e permitiria derreter a neve.

Rajib Mallick, professor de engenharia da Universidade de Worcester, nos Estados Unidos, concebeu um projecto para acabar de vez com gelo e neve nas estradas. Trata-se de um sistema de canos com um fluído aquecido que serviria como fonte de calor para derreter a neve.

Os canos seriam colocados em baixo do pavimento, sendo que o fluído seria resistente ao congelamento.

De acordo com as contas feitas pelo cientista, este sistema custaria aproximadamente 10 mil euros por cada 50 metros de cano. De acordo com Rajib Mallick, o investimento seria recuperado em seis meses.

DN

Polícias argentinos apanhados a fazer amor... no carro-patrulha

Dois agentes da polícia da província argentina de Mendonza foram apanhados a fazer amor no local de trabalho, ou seja, dentro do carro-patrulha. A imprensa local, citada pelo portal brasileiro «G1», diz que os dois estavam no horário de serviço.

Surpreenda-se agora como foram descobertos: um operador do serviço de emergência sintonizou a frequência do rádio do carro-patrulha e achou que o casal estaria em perigo. Por isso mesmo, mandou... reforços.

Só quando começou a ouvir gemidos acompanhados de frases eróticas é que percebeu que não havia qualquer perigo. 

Os dois agentes foram punidos e transferidos para outras dependências da polícia da província de Mendoza.



TVi 24

Descoberta a galáxia mais antiga do universo

A Galáxia mais longínqua e antiga que alguma vez se possa ter pensado que existisse foi descoberta pelo Telescópio Espacial Hubble, da Agência espacial norte-americana (NASA).

A luz emitida pela Galáxia foi visionada através de infravermelhos do Hubble. O estudo divulgado na quarta-feira pela revista «Nature» refere que o conjunto de estrelas recentemente descobertas é cem vezes menor do que a Via Láctea.

Os mentores do projecto, astrónomos da Universidade da Califórnia, ainda falam da descoberta com algumas reticências já que o resultado é o limite das capacidades atingidas do Hubble. Antes do resultado ser divulgado, os astrónomos passaram alguns meses a realizar testes para que se confirmasse a existência da Galáxia que se terá formado quando o Universo tinha 480 milhões de anos.

Para que o estudo seja levado ao pormenor os astrónomos necessitam de um novo telescópio espacial, o James Webb, que será lançado a 2014.

Charles Bolden, administrador da NASA, frisa que a descoberta do Hubble será uma peça fundamental no conhecimento do Universo visto que os primeiros 500 mil anos ainda são uma incógnita.



TVi 24

Próxima geração de portugueses vai morrer mais cedo


A próxima geração de portugueses vai ter uma esperança de vida inferior à da actual geração, revelou  o investigador Manuel Coelho e Silva, professor da Universidade de Coimbra, na apresentação de um estudo em Angra do Heroísmo, Açores.

«Actualmente, a longevidade situa-se entre os 78 e os 80 anos, mas vamos assistir ao longo das próximas décadas a uma regressão da longevidade da população portuguesa devido aos jovens com peso a mais, sedentarismo elevado e inaptidão cardiorespiratória», disse, citado pela agência Lusa.

Esta conclusão resulta de um estudo sobre «Tendência secular de crescimento e bem-estar físico e psicológico na população jovem escolar da Região Autónoma dos Açores», realizado pela Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra.

Manuel Coelho e Silva salientou que este estudo é um caso único no país e dos poucos a nível europeu, frisando em nos trabalhos realizados em 1988, 1998 e 2008 foram analisados quais cinco mil jovens das ilhas açorianas.

O trabalho apresentado, relativo a 2008, abrangeu 1.700 crianças e permitiu concluir que «31 por cento tem sobrecarga ponderal (obesidade) e, entre estes, dois em cada três jovens associa o sedentarismo e a inaptidão cardiorespiratória», revelou Manuel Coelho e Silva.

TVi 24

Gays mexicanos têm cervejas exclusivas

«Salamadra» e «Purple Hand» são as marcas de cervejas orgânica compostas apenas com malte e mel que foram colocadas no mercado com o intuito de serem dedicadas à comunidade homossexual e foram lançadas pela empresa mexicana «Minerva».

Como uma primeira experiência apenas foram colocadas à venda no mercado doméstico 500 embalagens, que já se encontram esgotadas. A procura é já bastante grande por parte de diversos países como Equador, Chile, Argentina, Estados Unidos, Japão e Colômbia.

Dario Rodriguez Wyler, director criativo em declarações ao portal brasileiro «G1» diz que a empresa foi criada exclusivamente para se dedicar aos homossexuais e não aos heterossexuais, contudo está a ter uma grande aceitação por todos. Numa primeira fase a cerveja gay será apenas instituída no mercado doméstico.

Estima-se que a tanto gays como lésbicas movimentem, só na cidade do México, aproximadamente oito mil milhões de dólares, seis mil milhões de euros.



TVi 24