As autoridades portuguesas revelaram que estão em análise dois casos de doentes para despistar uma série de vírus, incluindo o da gripe, mas reiteraram que até ao momento não há qualquer suspeita de gripe suína no país.
Após uma audição na Comissão Parlamentar de Saúde, o director-geral da Saúde, Francisco George, afirmou estarem em curso testes laboratoriais a dois doentes em Portugal para despiste de uma série de vírus, incluindo o da gripe, encontrando-se entre estas duas situações a de uma criança internada no Porto.
O responsável garantiu que "não são casos suspeitos" de gripe suína e que "não existe em Portugal qualquer caso confirmado" até ao momento.
Aos deputados, o director-geral da Saúde afirmou ainda que, a surgir um caso de gripe suína em Portugal, será sempre um caso importado e não resultante de uma cadeia de transmissão em Portugal.
Entretanto, no Porto, o primeiro-ministro, José Sócrates, disse aos portugueses para estarem "seguros" e "confiantes" em relação ao Serviço Nacional de Saúde (SNS), sublinhando que os serviços estão preparados para responder a qualquer emergência no caso da gripe suína.
José Sócrates e a ministra da Saúde, Ana Jorge, escusaram-se a falar sobre o menino internado no Hospital de S.João (Porto).
O director clínico do hospital, António Oliveira e Silva, afirmou que "só a meio ou final da tarde" de hoje estarão prontos os resultados dos exames, que permitirão confirmar o diagnóstico do menino, filho de emigrantes nos EUA e que se encontra em Portugal de férias desde 21 de Abril.
Mas o médico considerou "muito pouco provável" que o menino tenha o vírus H1N1, uma vez que há "factos clínicos e alguns exames laboratoriais" que apontam para outro diagnóstico.
Também Francisco George afirmou que "no plano clínico já foi diagnosticada (a esta criança) outra entidade clínica". No caso em estudo a natureza é, provavelmente, bacteriana, disse o director-geral da Saúde.
A criança deu entrada terça-feira à noite no S. João com doença respiratória aguda e com febre alta, sintomas que, aliados ao facto de ter vindo dos EUA, levou a que o Plano de Contingência fosse activado.
A nível internacional, confirmou-se hoje a primeira morte por causa da gripe suína fora do México. Trata-se de uma crianças de 23 meses que morreu nos Estados Unidos
A Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou no sábado para o "potencial pandémico" do novo vírus da gripe suína, que teve origem na estirpe animal do vírus H1N1, tendo surgido no México.
O vírus - raro segundo as autoridades sanitárias - transmite-se de pessoa para pessoa, tendo sido descoberta uma fonte de transmissão aviária, duas suínas e uma humana.
US_reports_first-swine_flu_death
Sem comentários:
Enviar um comentário