A Serra do Caramulo
A Serra do Caramulo
A Serra do Caramulo
A Serra do Caramulo está situada no concelho de Tondela, distrito de Viseu. É uma zona de montanha de origem granitica e xistosa. As urses e a carqueja predominam a sua flora. A serra é povoada por aldeias com casas e espigueiros em granito típicos desta região. Tendo sido esta zona povoada por romanos, ainda se podem encontrar alguns vestígios dessa época, como os trilhos de pedra.
Pode apreciar os campos verdes e a beleza das árvores junto à água cristalina dos ribeiros que a atravessa por todos os lados e desfrutar da deslumbrante paisagem enquanto respira um ar realmente puro e saudável. Pode subir ao Caramulinho, o ponto mais alto da Serra com 1075 metros, onde se avista o mar em dias sem nebulosidade.
O ar puro e a vila do Caramulo
O ar puro da Serra do Caramulo
A vila do Caramulo e os antigos sanatórios
A vila do Caramulo é a porta de entrada da Serra do Caramulo. Esta vila teve durante muito tempo vários sanatórios para os doentes com tuberculose, que vinham de todo o país à procura do ar fresco e saudável proporcionado pela serra.
A Quinta de Bispos, agora um bonito Hotel Rural na encosta da Serra, era o principal fornecedor de fruta e legumes dos sanatórios.
Actualmente estes sanatórios caíram em decadência, muitos já não existem, alguns encontram-se mesmo em ruínas, enquanto outros vão sendo reconstruidos.
Uma das referências desta vila é o Museu do Carmulo, que é constítuido pelo Museu do Automóvel e o Museu de Arte.
O Museu do Caramulo
O Museu do Caramulo
O Museu do Caramulo
O Museu do Caramulo foi fundado nos anos cinquenta pelos irmãos Abel e João Lacerda, dispõe de uma vasta coleção de obras de arte e automóveis, desde então é um dos símbolos turisticos desta histórica vila Beirã
A Colecção de Automóveis
A colecção de Automóveis, Motociclos e Velocípedes do Museu do Caramulo foi iniciada por João de Lacerda, em 1955, ao adquirir um Ford T de 1925. Desde então, a colecção foi aumentando, e é composta por automóveis antigos, únicos no mundo. Em destaque um Mercedes-Benz à prova de bala encomendado em 1938 pelo Dr. António de Oliveira Salazar, mas que nunca chegou a ser utilizado.
A Colecção de Arte
A colecção de Arte do Museu do Caramulo foi constituída por ofertas de coleccionadores e artistas contemporâneos de renome, como Vieira da Silva, Jean Lurçat, Salvador Dali e Pablo Picasso. As salas do museu enchem-se de peças de pintura, escultura, mobiliário, ourivesaria, marfim, vidros, esmaltes, têxteis e cerâmica.
A Colecção de Brinquedos
Em Março de 2004, no Museu do Caramulo abriu ao público, uma exposição de brinquedos antigos e miniaturas de colecção.Esta nova exposição, com carácter permanente, conta com mais de 3000 peças e cobre quase um século da história do brinquedo e do coleccionismo, mostrando a evolução do brinquedo e das miniaturas através das suas várias fases e materiais.
Horário
O Museu do Caramulo está aberto todo o ano, excepto na véspera de Natal e dia de Natal de manhã, dia 1 de Janeiro de manhã, Domingo de Páscoa de manhã e Segunda-feira de Páscoa.
Horário de Verão: das 10.00 às 13.00 e das 14.00 às 18.00.
Horário de Inverno: das 10.00 às 13.00 e das 14.00 às 17.00.
Mais informação: www.museu-caramulo.net
O Barro Negro de Molelos
A loiça preta de Molelos
A típica loiça preta de Molelos obtém-se através de um processo de cozedura redutora que permite obter loiça de barro de cor negra.
Tradicionalmente a loiça era cozida em "Soenga", processo de cozer cerâmica numa cova, pouco profunda, cavada no solo. A cozedura de tipo redutor, através da obstrução completa do “forno” em fim de cozedura, origina uma loiça completamente negra e parcialmente impermeabilizada.
Uso culinário e de decoração
Ao longo dos tempos a loiça preta foi usada exclusivamente para efeitos culinários, tendo praticamente desaparecido na década de 70, devido à concorrência das loiças em alumínio. No entanto a loiça preta renasceu pela mão de jovens oleiros, que trabalham com métodos mecânicos, para melhor rendimento e perfeição de acabamento.
Agora além das tradicionais peças de uso culinário, são criadas também belas peças de decoração.
Localização
Molelos é uma aldeia situada próximo do sopé da Serra do Caramulo. Passe-se esta aldeia logo quando sai do IP3 em direcção à Serra do Caramulo.
Mais informação no site: Bem-vindo a Molelos
A Reserva Botânica de Cambarinho
O florescimento dos Loendros na
Reserva Botânica de Cambarinho, Serra do Caramulo
A Reserva Botânica de Cambarinho
Na Reserva Botânica de Cambarinho situa-se a maior concentração de loendros (Rhododendron Ponticum) de Europa, que cobre de roxo 24 hectares. Torna-se palco de um exuberante espectáculo de cor, com os loendros floridos, uma das raras espécies de crescimento espontâneo sobreviventes da flora do período geológico do Terciário.
Embora sejam arbustos venenosos, vale a pena visitar entre Maio e Junho, altura do seu florescimento. Predominam áreas de mato, permanecendo no entanto zonas de pinhal, manchas de carvalhal, áreas agrícolas e lameiros.
A Reserva Botânica de Cambarinho fica situada na povoação de Cambarinho, freguesia de Campia, concelho de Vouzela, distrito de Viseu na vertente norte da Serra do Caramulo.
Esta reserva foi criada em 1971 e está sob a tutela do Instituto da Conservação da Natureza.
Percursos Pedestres na Serra do Caramulo
A paisagem da Serra do Caramulo é um monumento à natureza e o ar puro que ali se respira convida à exploração de todos os recantos, por mais escondidos que sejam. É um lugar cheio de surpresas, de vistas magníficas e de desafios estimulantes.
O Caramulo é quase um lugar secreto, mas encantador, de contrastes e mistura de imagens entre cumes e vales, onde o ar são combina com a paisagem deslumbrante.
A descrição destes passeios está ao dispor dos nossos clientes.
Serra do Caramulo | |
---|---|
Altitude | 1.075 m |
Localização | Portugal |
A Serra do Caramulo é uma elevação de Portugal Continental, com 1076.57 metros de altitude. Situa-se na região de transição da Beira Alta para a Beira Litoral, entre os concelhos de Vouzela, Tondela, Oliveira de Frades, Mortagua (no distrito de Viseu) e Anadia e Agueda (no distrito de Aveiro). É conhecida pela pureza das suas águas, que brotam de uma nascente na povoação do Guardao, redesignada de Caramulo quando foi elevada a vila em 1988.
A Serra do Caramulo é uma zona de montanha de origem granitica e xistosa. As urses e a carqueja predominam a sua flora. A serra é povoada por aldeias com casas e espigueiros em granito típicos desta região. Tendo sido esta zona povoada por romanos, ainda se podem encontrar alguns vestígios dessa época, como os trilhos de pedra.
Pode-se apreciar os campos verdes e a beleza das árvores junto à água cristalina dos ribeiros que a atravessa por todos os lados e desfrutar da deslumbrante paisagem enquanto respira um ar realmente puro e saudável. Pode-se subir ao Caramulinho, o ponto mais alto da Serra com 1076.57 metros, onde se avista o mar e a Serra da Estrela em dias sem nebulosidade.
Um outro ponto de interesse é o Cabeço da Neve, daqui pode avistar em dias sem nebulosidade a Serra da Estrela.
A paisagem da Serra do Caramulo é um monumento à natureza e o ar puro que ali se respira convida à exploração de todos os recantos, por mais escondidos que sejam. É um lugar cheio de surpresas, de vistas magníficas e de desafios estimulantes.
Para desfrutar de toda esta beleza natural pode realizar alguns percursos pedestres, dos quais: o percurso do Caramulinho ("Caleiros") com uma distância de 8,2 km e um tempo médio de 4 horas, no qual se pode desfrutar da bela paisagem, aldeias típicas e parque eólico.
O Caramulo é quase um lugar secreto, mas encantador, de contrastes e mistura de imagens entre cumes e vales, onde o ar são combina com a paisagem deslumbrante.
Turismo
O Caramulo, vila que recebeu o nome da serra, é um local aprazível e ponto de maior desenvolvimento turistico do Concelho de Tondela. O Hotel do Caramulo, empreendimento turístico de 4*, fica situado frente aos musueus do Caramulo (Arte e Automóvel) e proporciona uma vista deslumbrante sobre o Vale de Besteiros, até à Serra da Estrela.
Rios
Rios que nascem na Serra do Caramulo
- Rio Alcofra
- Rio Agadão
- Rio Águeda
- Rio Alfusqueiro
- Rio Criz
- Rio Dinha
- Rio Mau
- Rio do Barreiro
- Rio de Castelões
- Rio de Múceres
- Rio de Campo de Besteiros