Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

quarta-feira, 29 de abril de 2009

A gripe suina ja chegou a Portugal?....

São de Chaves e tinham chegado dos Estados Unidos há uma semana. Febres altas levantaram as suspeitas. Doentes foram transportados pelo INEM para o Hospital de S. João, no Porto.


Uma criança de 4 anos, e o pai, de 32, que haviam dado entrada no Hospital Distrital de Chaves com suspeita de gripe suína, foram transferidos, esta terça-feira ao final da noite, pelo INEM para o Hospital de S. João, no Porto.


Pai e filho, naturais de Vilela do Tâmega, uma freguesia próximo de Chaves, tinham regressado dos Estados Unidos no pretérito dia 21, país onde estão emigrados.


Apresentando sintomas gripais, manifestados, especialmente, por febres altas, foram levados, pouco antes das 20 horas, ao Centro de Saúdede Chaves para serem vistos por um médico. Daí, foram enviados para a Urgência Pediátrica do hospital flaviense, onde esteve algumas horas em observação.


Seguindo os procedimentos previstos para situações deste tipo, a equipa médica de serviço decidiu, por uma medida de precaução e de acordo com as normas de segurança a seguir, transferi-los para o Hospital de S. João, no Porto (que juntamente com o Curry Cabral e D. Estefânia, em Lisboa, e Hospitais da Universidade, em Coimbra , estão em alerta para responder a casos semelhantes). Para essa missão, foi accionado o CODU (Centro de Orientação de Doentes Urgentesen) que, por sua vez, requisitou uma viatura do INEM (Instituto Nacional de Emergência Médica).


Segundo o Gabinete de Comunicação e Imagem do INEM confirmou que o transporte para o Porto “decorreu sem qualquer sobressalto, tendo unicamente sido administrado ao doente antipiréticos”. Entretanto, o Hospital de S. João accionou os procedimentos a aplicar pelo pessoal médico e auxiliar nestas situações .


Tal como está previsto, uma equipa de desinfecção foi chamada a intervir no Hospital de Chaves. As autoridades nacionais foram notificadas.


Sem comentários: