Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

sábado, 31 de outubro de 2009

Adilson Batista libertou todo o «stress» acumulado...

Cruzeiro em vantagem na Libertadores


Foi sofrida a vitória alcançada pelo Cruzeiro diante do Santo André (3-2), na última quarta-feira. O tento decisivo foi apontado já em período de descontos, e por isso a festa do técnico do Cruzeiro, Adilson Batista, foi mais do que exiberante.


O antigo treinador do benfiquista Ramires começou por deitar-se na relva com um dos seus jogadores, mas depois decidiu que precisava de algo mais para libertar o «stress». Vai daí decidiu aplicar um verdadeiro golpe de «karaté», a pés juntos, a um painel de publicidade.


Veja as imagens:


Rapazes chegam a valer seis mil euros para casais sem filhos...


Na china, os raptos de crianças chegam aos 60 mil por ano. Por detrás destes crimes, estão muitas vezes, casais sem filhos dispostos a pagar por um rapaz cerca de seis mil euros. Nos últimos meses, Pequim declarou guerra a este tráfico e já conseguiu resgatar cerca de duas mil crianças.


Como são raptadas ainda muito pequenas, a maioria das crianças nem sempre sabe o seu nome. Por isso, o governo chinês criou uma página na internet onde publicou fotografias de menores desaparecidos.



Wang Bangyi, habitante da província de Guizhou, envelheceu assustadoramente nos últimos dois anos: marcas deixadas pelo desgosto da perda do seu filho. Mas o pequeno Hua Guo-kang foi resgatado pelas autoridades. «Agradeço a todos do fundo do coração. Esperei por este dia desde que mo levaram».


O pequeno Hua Guo-kang, com apenas dez meses, foi levado por um vendedor ambulante. Recorde-se que na China, os rapazes são mais valorizados do que as raparigas, e chegam a pagar seis mil euros por um menino ao passo que as meninas não vão além dos 500 euros. Mas, infelizmente, o tráfico de crianças também tem como destino a prostituição e a escravatura.

Utilização intensiva de produtos à base de álcool pode ser perigosa...


O alerta para o uso intensivo de produtos desinfectantes nas mãos à base de álcool foi dado por especialistas em França e levado muito a sério. Estas loções podem destruir o equilíbrio da pele e já foram proibidas em muitas escolas francesas. Os mesmos especialistas garantem que água e sabão são suficientes para a protecção contra o H1N1.


Desde que se começou a falar da gripe A que este gesto entrou no quotidiano dos portugueses. Usar desinfectantes à base de álcool, para lavar as mãos, passou a ser um gesto comum. No entanto, o uso intensivo destas loções pode destruir o equilíbrio da pele e abrir a porta a bactérias mais resistentes.


Em França, o aviso dado pelos especialistas foi ouvido por muitas escolas que decidiram proibir o uso dos desinfectantes. Pele seca e mãos a escamar são alguns sinais de que a utilização destes produtos deve ser limitado. Mas desde que surgiu o alerta de pandemia os laboratórios admitem que já venderam vários milhões de embalagens, mas agora, perante os recentes alertas, vão investir em produtos menos agressivos. O álcool só deve ser usado em casos de maior rigor, quando por exemplo, se conhece um caso de infecção.

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

So visto 8...

Presumível assaltante e um militar ficaram feridos...


Duas pessoas ficaram feridas, uma delas com gravidade, durante um tiroteio no Largo da Feira de S. Gens, freguesia de Freixo de Cima, concelho de Amarante, disse fonte da GNR.


O ferido grave é um presumível assaltante e o ferido ligeiro é um dos militares da GNR que acorreu ao local.


Segundo a mesma fonte, a GNR foi chamada devido ao «furto de uma viatura». Quando chegaram ao local, os dois militares foram surpreendidos com tiros, tendo, na resposta, atingido o suspeito com gravidade.


O comandante dos Bombeiros Voluntários da Lixa disse que foram chamados às 15:30. O militar da GNR apresentava ferimentos de bala na omoplata esquerda e que a outra pessoa fora atingida no tórax. «Quando chegámos ao local a vítima estava muito ensanguentada, inconsciente e em paragem cardíaca», explicou José Campos. Em seguida, foram iniciadas manobras de reanimação.


As duas pessoas foram levadas para o hospital de Amarante. A que se encontra em estado mais grave deu entrada no bloco operatório. O militar acabou por ser transferido para a unidade de saúde de Penafiel, mas em estado não considerado grave.

Rapaz de dez anos tinha «provavelmente» uma cardiomiopatia...


A ministra da Saúde acaba de anunciar os resultados da autópsia do rapaz de 10 anos que faleceu esta quarta-feira vítima de gripe A, no Hospital D. Estefânia, em Lisboa.


Segundo Ana Jorge, não foi o vírus H1N1 sozinho a provocar a morte, mas sim a sua conjugação com uma doença que não tinha sido ainda detectada na criança.


H1N1: complicação fatal é rara em crianças


«A autópsia realizada esta quinta-feira revela alterações do músculo cardíaco para além de alterações cognitivas com a gripe A. Este resultado indicia a existência de uma doença cardíaca agravada pelo vírus H1N1, que esteve na origem da morte da criança», disse a governante, em conferência de imprensa.


Dando como «provável» a existência de uma «cardiomiopatia prévia», a ministra explicou: «É uma doença congénita que se traduz no aumento da espessura do músculo cardíaco e geralmente não apresenta sintomas. Com gripe A, uma pessoa com esta doença pode ter morte súbita


Ana Jorge especificou ainda que o rapaz de 10 anos, que deu entrada uma primeira vez no Hospital São Francisco Xavier logo na segunda-feira, tinha nessa altura «um quadro clínico compatível com sindroma gripal benigno».


«Perante esses sintomas, a criança foi medicada, aconselhada a ficar em casa sob vigilância», afirmou, acrescentando que só «após o agravamento do seu estado» a criança deu entrada no Hospital D. Estefânia, quarta-feira, pelas 6h00.


Gripe A: quinta morte em Portugal


«Os sintomas eram nessa altura compatíveis com uma infecção por gripe. Foi internada no serviço de infecciologia, onde acabou por falecer pelas 14h00», contou.


O ministério da Saúde aguarda ainda pelos restantes exames para concluir que foi esta doença, em conjugação com o vírus H1N1, que provocou a morte súbita da criança.


«As duas situações em conjunto foram a razão da morte súbita», concluiu.


Ana Jorge acrescentou ainda que todas as indicações do plano contra a gripe A se mantêm e aconselhou os pais e professores a retirarem «do meio das outras crianças» qualquer filho ou aluno com sintomas.

Empresário Manuel Godinho é o único detido até agora...


A operação «Face Oculta» levou a PJ a fazer 30 buscas, constituir 13 arguidos e deter o proprietário da O2, Manuel Godinho. Foi o enriquecimento desta empresa de resíduos que motivou a investigação por parte das autoridades.


Em causa, estão suspeitas dos crimes de corrupção activa e passiva, tráfico de influências, associação criminosa e participação económica em negócio.


Entre os arguidos estão nomes mediáticos como o ex-ministro e vice-presidente do BCP Armando Vara e a família Penedos, com ligações ao PS. Numa nota interna enviada aos colaboradores do BCP, Vara garantiu que é inocente e que vai aguardar as investigações das autoridades.


As suspeitas de corrupção levaram as autoridades a investigar a forma como algumas sociedades do empresário Manuel Godinho participavam e ganhavam os concursos públicos. Em causa, alegados subornos junto de quadros das empresas que lançavam esses mesmos concursos.


Sucata e lixo industrial são os principais negócios de Manuel Godinho, na zona de Aveiro e Ovar.

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

So visto 7...

Parabéns, Astérix!...


Há exactamente 50 anos, a 29 de Outubro de 1959, surgia nas bancas francesas a revista "Pilote".


Nela, fazia a sua estreia um certo Astérix, que viria a tornar-se um dos mais conhecidos heróis de banda desenhada de sempre.


foto Direitos reservados
Parabéns, Astérix!

À partida, nada o parecia indicar. O titular da série era baixo, pouco vistoso e mais astuto do que inteligente. Ao seu lado, caminhava um gigante desajeitado, sempre com um menir - um calhau! - às costas, incapaz de controlar a sua força excessiva.


Na sua aldeia, habitavam um chefe com pouca autoridade, um peixeiro com horror a peixe fresco, um bardo com voz de cana rachada, um ferreiro que usava o martelo mais para bater neste último do que para trabalhar na forja e diversos outros exemplos a não seguir. A isto há que acrescentar que todos tinham nomes acabados em "ix" e que sistematicamente andavam à pancada entre si, excepto quando se entretinham a bater nos romanos entrincheirados nos campos fortificados que rodeavam a sua aldeia.


E a tiragem do primeiro álbum - "Astérix o Gaulês" (1961) - de apenas seis mil exemplares, parecia confirmá-lo. No entanto, a sucessão de novas aventuras, o apuramento gráfico de Uderzo, um desenhador de eleição, com as suas personagens arredondadas e de nariz grande e um notável sentido de ritmo e de movimento, e o humor inteligente e irresistível de Goscinny, pouco a pouco foram conquistando leitores, fazendo com que "Astérix e Cleópatra" (1965) já tirasse 100 mil exemplares, e dois anos depois, "Astérix e os Normandos" ultrapassasse o milhão de exemplares.


As bases do sucesso foram os vários níveis de leitura presentes na obra, cativante para os mais novos pelas sucessivas tareias que os gauleses davam nos romanos, e para os mais velhos pela mordaz crítica social e de costumes, pelo divertido retrato estereotipado que Goscinny traçou de cada um dos povos dos países que Astérix visitou.


Quando Goscinny faleceu em 1977, muitos pensaram que tinha chegado o fim do pequeno guerreiro gaulês, mas após um período de reflexão, Uderzo decidiu assumir integralmente a criação de Astérix e, se a qualidade dos argumentos se ressentiu disso, o hábil gestor que ele se revelou, multiplicando os produtos de merchandising, criando um parque temático e apostando no audiovisual, onde se contam sete filmes de animação e três longas-metragens com actores como Christian Clavier, Gérard Deperdieu, Roberto Benigni, Laetitia Casta ou Mónica Bellucci, fez com que as vendas disparassem - a tiragem global de "O céu cai-lhe em cima da cabeça" (2005) foi de 8 milhões - transformando Astérix numa marca apetecida que gera mais de 12 milhões de euros anuais.


Mas isso, são outras histórias. As que interessam hoje, são aos quadradinhos: 35 álbuns, mais de 1500 pranchas, que esta data convida a (re)ler e (re)descobrir, com a garantia de boas gargalhadas, momentos bem passados e um alegre banquete final, com javali assado e sem a voz do bardo a desafinar.


Entretanto, se o ponto alto das comemorações dos 50 anos de Astérix e Obélix foi o lançamento do novo álbum, muitas outras manifestações assinalam a data, entre as quais um enorme Astérix desenhado no céu pela célebre esquadrilha da Patrouille de France.


No passado dia 22 foi levado à cena o espectáculo musical "Le Tour de Gaule Musical d'Astérix", estão patentes exposições alusivas no Museu de Cluny, em Paris (até 3 de Janeiro de 2010) e no Festival Quais des Bulles (até 15 de Novembro) e hoje os irredutíveis gauleses invadirão (pacificamente) Lutécia, que é como quem diz Paris. Em Dezembro, os correios franceses emitem um bloco com selos com Astérix.


Por cá, a Embaixada de França e as Edições ASA promovem hoje, às 19 horas , um cocktail, durante o qual Júlio Isidro apresentará o novo álbum, e o Amadora BD 2009 tem patente até 8 de Novembro uma exposição de objectos de colecção relacionados com Astérix.


Presença do guerreiro em Portugal


Estreou-se no "Foguetão"


Astérix estreou-se em Portugal a 4 de Maio de 1961, a preto e branco, no nº 1 da revista "Foguetão", dirigida por Adolfo Simões Muller que já tinha estreado Tintin entre nós. O herói gaulês passou também pelas páginas do "Cavaleiro Andante" e do "Zorro", antes de se fixar na "Tintin", em 1968. Um ano antes, a Bertrand editara o seu primeiro álbum em português.


Em mirandês Entre as 107 línguas e dialectos em que Astérix está traduzido conta-se o mirandês, com dois álbuns: "Astérix L Gaulês" e "L Galáton" (Astérix o gaulês e O Grande Fosso).


Personagens rebaptizadas


A entrada de Astérix no catálogo da ASA, em 2005, ficou marcada por uma nova tradução que apresentava como principal novidade o facto de as personagens, com excepção de Astérix, Obélix e Panoramix, terem passado a ter nomes "portugueses": Idéfix passou a Ideiafix, o chefe Abraracourcix foi rebaptizado de Matasétix, a sua mulher Bonemine como Boapinta, o bardo Assurancetourix como Cacofonix e o velho Agecanonix tornou-se Decanonix.


Portugueses em história


Em "O Domínio dos Deuses" (1971), entre os escravos dos romanos, vêem-se cinco portugueses, designados por iberos ou lusitanos, os únicos especificamente citados na série.



Confirmada oficialmente infecção com vírus H1N1...


Um rapaz de 10 anos morreu, esta quarta-feira, com gripe A, no Hospital D. Estefânia, em Lisboa, confirmou o Centro Hospitalar de Lisboa Central.


«O Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Lisboa Central, EPE (CHLC) informa que morreu hoje uma criança do sexo masculino com 10 anos de idade no Serviço de Infecciologia do Hospital D. Estefânia», refere um comunicado enviado por esta entidade posteriormente à confirmação. «Foram realizadas análises laboratoriais e identificado o vírus H1N1 nas secreções respiratórias».


Gripe A: detectados 149 focos em escolas numa semana


Na nota é ainda explicado que «a criança deu entrada no Serviço de Urgência perto das 6:00 de hoje, dia 28 de Outubro, com sintomatologia gripal» e que se aguarda agora pelo «resultado da autópsia para determinação da causa de morte».


Segundo a RTP, Adriano, de dez anos, começou a sentir-se mal no fim-de-semana e na segunda-feira pediu mesmo para sair de uma aula e regressar a casa.


O menino começou a ter febre na terça-feira, tendo ido para o Hospital São Francisco Xavier, de onde foi encaminhado para o Hospital D. Estefânia.


Adriano ficou internado e ainda foi ventilado, mas acabou por falecer esta quarta-feira. A autópsia será realizada esta quinta-feira.


Além deste rapaz de 10 anos, há um outro caso de gripe A na mesma escola que ele frequentava, a EB23 Paula Vicente, no Restelo. Depois de uma reunião do Conselho Executivo, ficou decidido que o estabelecimento não vai fechar, para já, as portas.


Esta é a primeira criança a morrer com gripe A em Portugal.

Guarda-redes do Estugarda com poucos motivos para sorrir...

Mundial, dia 26 (Alemanha-Itália)


Na Alemanha, parece que os apanha-bolas se uniram para chatear Jens Lehmann. Em dois jogos consecutivos, o guarda-redes do Estugarda foi vítima da traquinice destes jovens.


As «partidas» começaram no sábado, no reduto do Hannover. A dada altura Lehmann foi buscar uma bola junto do apanha-bolas, mas este esperou que o guarda-redes chegasse perto de si e depois atirou-lhe a bola por cima da cabeça. A brincadeira foi copiada três dias depois, no reduto do Greuther Furth, em jogo da Taça da Alemanha. Lehmann viu um remate passar por cima da barra e depois virou-se para trás à espera que o apanha-bolas lhe atirasse o esférico, mas este ficou impávido e sereno, à espera que o guarda-redes fosse buscar a bola às suas mãos.


Curiosamente, em ambos os jogos o Estugarda perdeu por 1-0, pelo que Lehmann não terá ficado nada satisfeito.


Veja as imagens:


O foguetão descolou com três horas de atraso devido ao mau tempo...


A Nasa lançou esta quarta-feira o foguetão experimental Ares I-X no Centro Espacial Kennedy, sul da Florida, avança a agência France Press.


O Ares 1-X é o protótipo do futuro Ares 1, que a Nasa aspira a que impulsione, em 2015, a cápsula Orion que, por sua vez, deve suceder à frota de vai-vem espaciais.


O foguetão de quase 100 metros de altura, e que custou 100 milhões de euros, descolou às 15:30 (11:30 locais), com três horas de atraso devido ao mau tempo. As imagens do lançamento foram transmitidas pela televisão da agência espacial americana.

Homem agrediu dois irmãos com uma arma branca no Bairro da Torre...


Duas pessoas morreram numa rixa que ocorreu esta tarde no Bairro da Torre, em Cascais.


Segundo fonte policial, o incidente ocorreu cerca das 13 horas. Um indivíduo de 31 anos agrediu dois irmãos de 51 e 54 anos com uma arma branca.


Uma das vítimas morreu degolada no local. A outra ainda foi assistida pelo INEM e transportada para o Hospital de Cascais, mas acabou por morrer.


Varandas Fernandes, director clínico do Hospital HPP de Cascais, explicou que a vítima «tinha várias feridas inciso-contusas nas regiões toráxica, abdominal e cervical. Apresentava um quadro muito crítico com hemorragia abundante e já tinha feito várias paragens cardio-respiratórias durante o percurso. Veio a falecer quando deu entrada no serviço de urgências».


O agressor, que terá problemas mentais, foi detido pela PSP e a arma do crime apreendida.


A PJ está agora a investigar o caso.

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

So visto 6 ...

«Ela já se esqueceu dos pais de acolhimento, por isso será melhor se for adoptada por uma família russa», diz a Comissão de Menores ...


As autoridades da vila de Pretchistoe, onde vive Alexandra, menina russa entregue pelo Tribunal de Guimarães à mãe biológica, continuam com a intenção de retirar a menina de casa da mãe, mas põem de lado a possibilidade do seu regresso a Portugal.


Autoridades russas ponderam retirar a criança à mãe
MNE oferece apoio no caso Alexandra


«Alexandra é cidadã da Rússia e a nossa tarefa é que ela fique no país», declarou Iúri Kudriavtsev, chefe da Comissão para Protecção de Menores do Concelho de Pervomaisk, onde se encontra a vila de Pretchistoe, à agência russa Ria-Novosti.


Kudriavtsev põe de lado a devolução de Alexandra ao casal português que a criou: «Ela já se esqueceu dos pais de acolhimento, por isso será melhor para a criança se ela for adoptada por uma família russa».


«Agora andamos à procura do pai da criança, que vive em Portugal. Recebemos informações da parte portuguesa de que ele teria escrito na embaixada (russa) a renúncia aos direitos paternais sobre a criança, mas a embaixada não confirmou essa informação», declarou Kudriavtsev, acrescentando ter informação de que o pai biológico de Sandra «não é seguro».


Kudriavtsev reconhece que as autoridades locais são incapazes de resolver sozinhas o problema e telefonaram para Moscovo a pedir a intervenção do Comissão para Direitos Humanos na Rússia.


«Telefonámos há pouco para Moscovo e foi-nos dito que está a ser organizada» uma deslocação, declarou, acrescentando que a Comissão para Direitos Humanos deverá visitar a vila em Novembro e «poderá mudar a situação criada na família Zarubina».

Social-democrata entrega capacete militar e camuflado a Augusto Santos Silva...


Nuno Morais Sarmento ofereceu um capacete militar e um camuflado ao recém-empossado ministra da Defesa, Augusto Santos Silva.


No final do programa, o social-democrata retirou debaixo da mesa os presentes para o seu adversário político, explicando que o capacete lhe pode ser útil «se a coisa se tornar violenta». Numa situação ainda mais «complicada», o governante pode ainda contar com um camuflado.


Durante o cara-a-cara, Morais Sarmento afirmou que o actual Governo «vai ter vida curta», não lhe augurando «mais do que dois anos de vida».


O social-democrata explicou que os ministros escolhidos e a ausência de reformas não auguram o cumprimento na íntegra desta legislatura.


Morais Sarmento fala em ministros técnicos, de fraco perfil político, para aplicar as decisões tomadas pelo anterior Governo sem afrontar os vários grupos profissionais.


«A lógica deste Governo é não fazer ondas, é uma lógica eleitoral», criticou.


Por seu lado, o ministro da Defesa, Augusto Santos Silva, referiu que «quem forçar a queda deste Governo será penalizado nas urnas».

Homem perseguido reagiu mal à presença dos militares...


A perseguição a um traficante de droga que andava a ser procurado pela GNR de Barcelos terminou com a morte do criminoso em plena cidade de Famalicão.


Segundo fonte do Destacamento Territorial de Barcelos, um homem foi atingido às 11:00 após perseguição. Ainda foi transportado para o Hospital local, mas acabou por falecer.


Tratava-se de um traficante de droga com mandado de captura e que estaria acompanhado por um outro homem, que foi entretanto detido. A intenção da GNR seria fazer uma busca a sua casa, optando primeiro por apanhá-lo em flagrante delito, mas quando confrontado com a presença dos militares, o homem reagiu mal e a tragédia foi inevitável.


Segundo foi possível apurar, esta diligência foi efectuada pela GNR de Barcelos porque o indivíduo tem residência em Monte Fralães, uma freguesia de Barcelos.

Um quinto edifício danificado. Chamas lavram desde as 16 horas...


Três armazéns de produtos chineses ficaram totalmente destruídos e um quarto sofreu danos, na sequência de um incêndio, que está lavrar desde as 16 horas na zona industrial de Porto Alto, em Samora Correia.


Pelas 20 horas, o incêndio estava controlado, tendo os bombeiros evitado a propagação a um quinto armazém, referiu, no local fonte dos bombeiros.



As chamas deflagraram às 15:48 num armazém. No combate às chamas estão 53 bombeiros, de 11 corporações, apoiados por 18 veículos.


Não há registo de vítimas, mas testemunhas dizem que vivem pessoas naquele edifício, embora não se saiba se estavam lá na altura do incêndio.


No local, é possível ver estendais com roupa, a indiciar que alguém reside nos armazéns.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

U2 concerto completo...

U2 em concerto na cidade alemã de Gelsenkirchener no âmbito da digressão 360 Graus (Foto: Epa/Achim Scheidermann)


O concerto dos U2 link externo no Rose Bowl de Pasadena, Los Angeles, está disponível no YouTube. Depois de ter sido transmitido em directo no domingo, o espectáculo pode agora ser visto integralmente no site de vídeos mais famoso do mundo.


Na página oficial dos U2 no YouTube link externo, os fãs têm acesso às duas horas e 21 minutos de concerto. A banda irlandesa apresentou temas do novo álbum como «Get On Your Boots» e «Magnificent», e recordou os clássicos «One», «With Or Without You» ou «Sunday Bloody Sunday».


Para além das 97 mil pessoas que esgotaram a lotação do Rose Bowl, mais de 1,3 milhões de espectadores assistiram ao espectáculo através do YouTube. A transmissão apenas estava prevista para 16 países (Portugal ficou de fora), mas, um pouco por todo o mundo, houve quem conseguisse dar a volta à situação.


Recorde-se que a «360º Tour» passará por Portugal em 2010. O Estádio de Coimbra recebe os U2 nos dias 2 e 3 de Outubro para dois concertos com lotação já esgotada.


Vê aqui o concerto completo dos U2 no Rose Bowl de Pasadena:


Espetacular - so visto 5 ...

Mando Diao estão de regresso a Portugal...


Os Mando Diao são a banda escolhida para o primeiro Optimus Secret Show em Portugal. A banda sueca editou este ano o seu quinto disco de estúdio, «Give Me Fire», e apresentou uma nova sonoridade com ritmos que fizeram dançar a plateia no último festival Super Bock Super Rock.


«Queríamos fazer uma coisa diferente. Algumas bandas estavam a fazer bons discos, mas que não davam tanto para dançar. E dançar é uma boa forma de nos sentirmos bem», explicou Björn Dixgård (voz e guitarra) ao IOL Música.


«Give Me Fire» contou com a produção dos irmãos Salazar, uma dupla de produtores suecos ligados ao hip hop. Uma colaboração que, à partida poderia parecer estranha, mas que acabou como «uma mistura perfeita», como contou o baixista Carl-Johan Fogelklou.


«Eles ouvem a música de uma forma completamente diferente. Focam-se mais nos detalhes e querem que tu dês o máximo», afirmou.


2009 tem sido um ano em grande para os Mando Diao, com concertos agendados um pouco por toda a Europa. No entanto, a banda acredita que o melhor ainda está para vir.


«No dia em que chegares ao topo, acho que deves parar. A partir daí, o único caminho será a descer. Se isso acontecer, então temos de acabar com a banda», disse Björn.


«Mas não acho que isso vá acontecer num futuro próximo. Queremos sempre fazer o disco perfeito, mas nunca ninguém o conseguiu fazer. Nem mesmo o Michael Jackson, nem os Beatles.»


O primeiro Secret Show da Optimus em Portugal acontece já no dia 30 de Outubro, no Teatro Tivoli, em Lisoa. Se quiseres ver os Mando Diao ao vivo e sem pagar vai a

www.MySpace.com/OptimusSecretShows link externo.


Vê aqui o vídeo da entrevista com os Mando Diao:


link externo


Vê aqui o vídeo da mensagem gravada pela banda:


link externo

Boticas: pároco fica ainda proibido de utilizar e comprar armas de fogo...


O Tribunal de Boticas aplicou esta segunda-feira a medida de coação de termo de identidade e residência aos três arguidos, incluindo o padre Fernando Guerra, além de inibição de uso e compra de armas de fogo.


Fernando Guerra e os outros arguidos ficaram também obrigados a apresentações periódicas à Guarda Nacional Republicana.


O padre de Covas do Barroso foi detido no domingo, por suspeita de posse ilegal de armas de fogo e chegou hoje cerca das 14 horas ao Tribunal de Boticas, Vila Real, tendo saído apenas por volta das 22:40.


Por esta hora, encontravam-se ainda nas imediações do Tribunal cerca de 20 populares que ali resistiram até à saída do padre.


Conjuntamente com o padre, foram detidos mais três homens mas só dois deles foram ouvidos no Tribunal, uma vez que o outro homem não compareceu por motivos de doença.


O padre de Covas do Barroso tinha acabado de celebrar a missa das sete de domingo quando, em plena sacristia, foi surpreendido por militares da GNR, que o detiveram por suspeita de posse ilegal de armas de fogo.


Mais de trinta militares da GNR «invadiram» domingo, bem cedo, a aldeia de Covas do Barroso para concluir uma investigação que decorria há meses.


Logo após a missa, e quando os fiéis estavam a sair da igreja, os militares entraram na sacristia, onde o sacerdote mudava de roupa.


A operação do Núcleo de Investigação Criminal de Chaves terminou com a detenção de quatro pessoas, com idades entre os 40 e os 74 anos.


No decorrer das quatro buscas domiciliárias em Covas do Barroso, os militares apreenderam 16 armas ilegais, entre pistolas, revólveres e caçadeiras, milhares de munições, engenhos pirotécnicos e pólvora seca.


As armas foram apreendidas na residência do sacerdote.


O nome de Fernando Guerra é polémico na região. O sacerdote está também envolvido no processo da Casa do Santo, que está a ser julgado no Tribunal de Boticas. A Casa do Santo serve de suporte à realização da tradicional festa de São Sebastião em Couto de Dornelas e a sua propriedade é reivindicada pela paróquia e pela junta de freguesia.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Espetacular - so visto 4 ...

Enterro de idosa teve de ser feito por familiares e agência funerária ...


“Eram 9h00 da manhã quando, depois de ter da missa de corpo presente, se verificou, no cemitério, que não havia ninguém para baixar o caixão à terra”, revelou ontem ao Diário de Viseu Luís Silva, sobrinho da idosa que ia a sepultar. Soube mais tarde, pela população, que “o coveiro estaria noutro funeral, que ocorreu mais ou menos à mesma hora”.

Perante tal situação, Luís Silva conta que os presentes que acompanhavam o féretro decidiram fazer o enterro. “Começámos a olhar uns para os outros e acabámos por baixar o caixão à cova, que já se encontrava aberta, mas onde ainda se podiam ver os restos mortais de alguém que lá tinha estado enterrado”, especifica.

Cumprida a primeira parte do trabalho, havia que executar a segunda, que era fechar a cova. “Como não fazia sentido deixar tudo aberto, pegámos em pás e enxadas e começámos a deitar terra sobre o caixão”, salientou Luís Silva.

Indignado, referiu que “as pessoas devem ser dignificadas, mesmo na morte, independentemente de serem ricas ou pobres”. E atirou: “A minha tia sofreu muito durante a sua vida, sofrimento esse que se estendeu, infelizmente, até na morte!”

No seu entender, toda “a situação se resume a uma grande falta de consideração e de respeito por quem deixou este mundo”. Luís Silva espera que “isso nunca mais volte a acontecer, porque ninguém merece tamanha desfaçatez”.

O Diário de Viseu tentou obter uma explicação do presidente da Junta de Freguesia de Santos vos, Fernando Rodrigues, mas tal revelou-se impossível até ao fecho desta edição. Todavia, o autarca afirmou, ontem, ao Diário de Notícias, que esta situação se deveu à falta de comparência do coveiro, funcionária da Junta, e que, por isso, será alvo de um processo disciplinar.



Iniciativa juntou perto de 50 crianças...


Cerca de 50 crianças de Coimbra passaram uma manhã no Museu da Ciência a descobrir os robôs.


O objectivo é motivar os mais pequenos para a Matemática e para a Física, disciplinas básicas para a construção destes engenhos.

Casal conseguiu salvar-se...


Um carro caiu, este sábado, ao rio Douro, na freguesia de Rio Mau. Os dois ocupantes conseguiram salvar-se.


O casal partiu os vidros do automóvel e pediu ajuda aos vizinhos.


Ambos se queixam de falta de segurança na rua onde moram e dizem que era fácil prever um acidente do género.

Operação da GNR no concelho de Boticas...


Quatro pessoas foram detidas, entre elas um padre, devido à suspeita da posse de armas ilegais. A operação da GNR decorreu no concelho de Boticas. De acordo com a agência Lusa, o sacerdote em causa é pároco de Covas do Barroso.


O comandante da GNR de Chaves, o capitão Filipe Soares, disse à agência noticiosa que estiveram no terreno esta manhã cerca de trinta elementos da guarda e que foram apreendidas 16 armas, milhares de munições e explosivos.


Entre as armas encontradas nas quatro buscas domiciliárias, que resultaram em quatro detenções na localidade de Covas do Barroso, estão pistolas, revólveres e caçadeiras.


A operação aconteceu no decurso de uma investigação que já se prolongava há algum tempo.

domingo, 25 de outubro de 2009

Espetacular - so visto 3 ...




Ex-ministro da Defesa apresentou livro no Porto sobre o tema...


O ex-ministro da Defesa Carlos Brito apresentou, no Porto, um livro onde considera a regionalização «uma questão de coragem». A obra é uma reflexão e uma crítica ao poder político, que não avançou com esta reforma.


Recorde-se que, há onze anos, a regionalização foi chumbada pelos portugueses em referendo, mas o PS retomou o tema no seu programa eleitoral.


Carlos Brito reuniu adeptos convictos da descentralização, como Fernando Gomes, para falarem dos benefícios da regionalização.

Seniores de Estarreja aprendem auto-defesa...


Com os números de violência contra idosos a aumentar, há quem entenda que a melhor defesa é mesmo o ataque.


Foi o que pensaram estes idosos de Estarreja que estão a aprender truques de auto-defesa.


Com estas técnicas, fica provado que até os mais velhos podem fazer frente a um assaltante.

Igreja Baptista de Penafiel organizou iniciativa pouco concorrida...


Um grupo de cristãos da Igreja Baptista manifestou-se, este sábado, em Penafiel, contra as polémicas afirmações de José Saramago.


O protesto juntou pouca gente, mas fez questão de sublinhar, no mesmo local onde o escritor falou sobre a Bíblia, que há muitos ofendidos com as palavras do Nobel.


Entretanto, um estudo da Sociedade Bíblica Portuguesa revelou que a maior parte dos portugueses já leu a Bíblia, pelo menos algumas partes, ainda que só 10 por cento tenha lido na totalidade.


Num país onde 86 por cento da população é católica, são os não praticantes, os ateus e os agnósticos que menos lêem o livro sagrado.


Dos que nunca leram, 17 por cento garante mesmo que nunca o irá fazer.