Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

sábado, 28 de novembro de 2009

Problemas na central de Lisboa...


O INEM não conseguiu atender este quinta-feira à primeira 30 por cento das chamadas de emergência médica da Grande Lisboa. Em oito horas, 477 pessoas ligaram para o 112 e foram atendidas, mas 210 não conseguiram.


Quando liga o 112, a sua chamada vai parar a uma central de polícia. Se estiver a assistir a um enfarte ou a um acidente grave é de imediato encaminhado para o INEM, mas aí pode ter problemas. Esta quinta-feira foi mais um dia de caos no centro de orientação de doentes urgentes de Lisboa. Centenas de pessoas ficaram por atender, pelo menos à primeira tentativa.


O problema da falta de capacidade de resposta da central de Lisboa no INEM, denunciando há um ano , não está ainda resolvido. Na altura, o presidente do INEM justificou este fenómeno com o desespero das pessoas.


Os dados desta quinta-feira confirmam o fenómeno.


As chamadas perdidas estavam, em média, há um minuto e 42 segundos a apitar na central. Um tempo insuportável para quem se encontra muitas vezes em pânico. E mesmo as chamadas atendidas demoraram mais de um minuto e meio, em média, à espera em linha.


Os indicadores de qualidade do sistema informático provam que o sistema não funciona como devia. As chamadas atendidas em poucos segundos, como devia ser sempre, são poucas dezenas (9 por cento). A maioria (91 por cento) ultrapassa os 15 segundos considerados limite para uma resposta de qualidade.



Secretário-geral do Gabinete do Sistema de Segurança Interna está a ser operado...


O secretário-geral do Gabinete do Sistema de Segurança Interna, Mário Mendes, e o subintendente Paulo Lucas, secretário-adjunto, são dois dos envolvidos num acidente com duas viaturas do Estado, que fez um total de quatro feridos, esta tarde, às 16h32, em Lisboa, no final da Avenida da Liberdade junto aos Restauradores.


Veja aqui um vídeo amador com os momentos após o acidente


Segundo as primeiras informações, Mário Mendes chegou ao hospital com vida, no entanto, estaria em «estado crítico» devido a um traumatismo craniano. Mais tarde fonte hospitalar precisou que Mário Mendes está fora de perigo. O homem forte da segurança interna em Portugal está «estável» mas está a ser submetido a uma operação no rosto, devido a um traumatismo crânio-facial.


Fonte oficial do Centro Hospitalar disse que não há indicação de «nada de muito grave no resto do corpo». Prevê-se que a cirurgia demore «alguma horas».


A fonte oficial do hospital adiantou que «o intendente Paulo Lucas está a realizar exames complementares» e «encontra-se estável, com um prognóstico favorável». «Tem várias fracturas», afirmou, sem especificar as partes do corpo.


O terceiro ocupante do carro acidentado, Joaquim Silva Fernandes, tem também «fracturas na face» mas não necessita de ser operado. José Luís Ventura, o quarto passageiro da viatura em que seguia o juiz-conselheiro, também «está ainda a realizar exames complementares». As quatro vítimas do acidente vão ficar internadas «durante a noite», adiantou.


As quatro vítimas do acidente vão ficar internadas «durante a noite».


Ministro visitou-os no hospital


O ministro da Administração Interna, Rui Pereira, esteve no hospital São José, em Lisboa, para onde foram transferidos os sinistrados, e já visitou os quatro homens.


Uma das testemunhas do acidente que adiantou que o veículo em que seguia Mário Mendes não terá parado num semáforo e colidiu lateralmente com outro carro a «grande velocidade». Uma outra versão do acidente, também de testemunhas, e segundo uma fonte policial adiantou, o veículo de Jaime Gama embateu no traseira do veículo de Mário Mendes que se despistou e embateu no semáforo. Os vários testemunhos no local são unânimes em afirmar que os veículos circulavam em excesso de velocidade.


Fonte do INEM adiantou que dos quatro feridos, pelo menos dois necessitaram de ser desencarcerados. As quatro vítimas, os dois membros do gabinete, o motorista da GNR e um membro do Corpo de Segurança Pessoal da PSP, foram transportados para o hospital São José, em Lisboa, onde chegaram e conscientes.


O INEM adianta ainda que no acidente estive envolvida uma viatura do Corpo Pessoal de Segurança da PSP, sendo que, ao que o segundo carro envolvido no acidente era viatura oficial do Presidente da Assembleia da República, mas Jaime Gama não seguia no veículo. Apenas o seu motorista que saiu ileso da colisão, conforme adianta o comunicado da PSP, enviado às redacções pelas 19 horas.


O mesmo documento esclarece que as vítimas têm «ferimentos ligeiros» e que até ao momento não é possível apurar as causas do acidente. Também o hospital enviou um comunicado onde adianta que «os acidentados encontram-se em observação na Urgência, estando a efectuar exames complementares para avaliar a gravidade dos quadros clínicos».




sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Valores que estão a aumentar nas cidades...


Os portugueses consomem em média mais de 100 litros de água por dia, revela um estudo da Aquapor. Em Portugal, cada consumidor gasta em média 109 litros de água por dia, mas o consumo está a crescer nas cidades.


Em média um habitante consome 137 litros, mas se tiver em conta as perdas de água, a lavagem das ruas ou a rega de espaços verdes este número aumenta para 230 litros.


De acordo com as estatísticas da Empresa Portuguesa das Águas Livres (EPAL), cada lisboeta usa 155 litros por dia. Os portugueses não se apercebem dos seus gastos já que um litro de água custa menos de 1 cêntimo.


40 por cento da população gasta menos de 5 mil litros por mês. Acima dos 26 mil litros estão os consumidores que têm vivendas com jardim ou piscina ou os grandes agregados familiares.


Por outro lado, perto de 17 por cento dos contadores apresentaram consumo zero. Tratam-se de casas de emigrantes, segundas habitações, garagens ou erros nos contadores.


O estudo fala em 32 por cento de água desperdiçada em Portugal, já o Eurostat revela que Portugal é o sexto país da Europa onde mais água corre nas torneiras.

«Alpinistas-sociais» entram em jantar oficial de Obama em honra do primeiro-ministro indiano, em visita aos EUA...


Entraram sem ser convidados e foram recebidos com todos os sorrisos na Casa Branca. Um casal norte-americano rompeu as medidas de segurança da casa mais vigiada do Mundo e conseguiu entrar no jantar que o Presidente norte-americano ofereceu ao primeiro-ministro indiano, Manmohan Singh, na terça-feira à noite, noticia a «Associated France Press».


Michaele and Tareq Salahi foram dois dos 300 convidados para o jantar oficial. A diferença é que este casal nem sequer estava na lista de convidados. As fotos da «proeza» foram parar às páginas pessoais do casal na rede social Facebook. Nas imagens pode ver-se Michaele and Tareq Salahi com o muito sorridente vice-presidente dos EUA, Joe Biden, bem como com o chefe do pessoal da Casa Branca, Rahm Emanuel, e ainda com três marines.


Entre os 300 convidados estavam altas figuras do Estado bem como celebridades de Hollywood. Ironia das ironias desta quebra de segurança é que entre os convidados estavam o secretário da Segurança Interna, Janet Napolitano, e o secretário da Defesa, Robert Gates.


No jantar marcaram ainda presença o realizador de cinema Steven Spielber, o mayor de Nova Iorque, Michael Bloomberg, a escritora Jhumpa Lahiri e o guru espiritual Deepak Chopra.


Nem a segurança, nem qualquer dos convidados se apercebeu dos «intrusos».


Os Serviços Secretos, a quem compete a segurança da casa Branca, estão a investigar o que aconteceu naquela noite, para tentar perceber o que correu mal, disse o porta-voz Edwin Donovan à «Associated France Press» (AFP).


Para já sabe-se que um dos postos de controlo por onde passam os convidados não cumpriu os «procedimentos adequados» para averiguar se o casal constava ou não da lista de convidados, disse Donovan à AFP. Ainda assim, o porta-voz dos Serviços Secretos garante que o casal passou pelos magnetómetros e outros níveis de segurança, tal como fazem todos os convidados.


De acordo com o «Whashington Post», os Salahi são alpinistas-sociais do Norte do Estado da Virgínia e querem entrar no reality show «The Real Housewives of Washington» («As Verdadeiras Donas-de-Casa de Washington» - em português).



Cantora e Jeffrey Sachs apresentam em Lisboa a aliança regional...


A cantora Shakira vai participar na XIX Cimeira Ibero-Americana, que decorre entre os dias 29 de Novembro e 1 de Dezembro, no Estoril.


Segundo nota de imprensa, a cantora colombiana e Shakira e Jeffrey Sachs, Economista do Earth Institute da Universidade de Columbia, «vão participar em reuniões bilaterais com alguns Chefes de Estado e de Governo da América Latina para promover a urgência de se conseguir uma cobertura universal da educação, saúde e nutrição das crianças da América Latina entre os 0 e os 6 anos».


Shakira é fundadora e activista da Fundação ALAS (Fundación América Latina en Acción Solidaria) irá apresentar aos Chefes de Estado a Aliança Regional pelo Desenvolvimento Infantil Precoce (DIT).


A ALAS também irá assinar um acordo com a Organização de Estados Ibero-americanos (OEI) para promover a componente da Primeira Infância do Programa «Metas Educativas 2021: a Educação que queremos para a Geração dos Bicentenários», que tem como objectivo a cobertura universal da educação em 2021.



Casamento foi celebrado em Tóquio. Veja o vídeo...

os noivos


Ele é humano. Ela é virtual. Mas isso não os impediu de se casarem. «Sal9000», um jovem japonês viciado em videojogos estava apaixonado por Nene Anegasaki, uma personagem do jogo e conseguiu mesmo levar o casamento adiante numa cerimónia pública em Tóquio, informou o site «Inquisitr».


Nene Anegasaki é uma personagem de «Love plus», um simulador de namoro da Nintendo DS.



Considerada a primeira cerimónia de casamento pública entre um humano e uma personagem de um videojogo, o evento teve tudo o que um casamento tem direito: depoimento dos padrinhos, DJ, um vídeo com momentos especiais dos noivos e até mesmo um padre.


E não podia faltar o vídeo da festa:


quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Homem terá sido sequestrado por assaltantes e apareceu em Chaves...


A Polícia Judiciária está a investigar o alegado sequestro e agressão de um homem de 39 anos, que foi encontrado esta tarde pelos bombeiros de Vidago, concelho de Chaves, amarrado, vendado e com ferimentos muito graves, disse fonte daquela corporação.


José Pinto foi um dos bombeiros de Vidago que encontrou a alegada vítima, um homem residente na zona de Gondomar, a cerca de 150 metros de um carro em chamas.


O alerta foi dado perto das 14:00 por um casal de idosos que chamou a atenção dos bombeiros para um «fumo negro» na serra, perto de Oura, estranho visto estar um dia de chuva intensa.


José Pinto e um colega dos bombeiros de Vidago chegaram perto do local ao mesmo tempo que uma patrulha de trânsito da GNR e, segundo relatou à Lusa, ouviram alguém a gritar perto do sítio onde se encontrava o carro branco em chamas.


«Encontramos o senhor amarrado, vendado, seminu, e espancado, apresentando diversos ferimentos principalmente na zona da cabeça, estando também já em hipotermia», referiu.


José Pinto diz que cortou as fitas que prendiam a vítima e a colocou dentro de um carro para a aquecer, enquanto aguardaram pela chegada da ambulância, GNR e PJ, antes de seguirem para o hospital de Chaves.


Segundo o bombeiro, o homem contou que terá sido raptado por três indivíduos encapuzados depois de pagar as portagens de Valença, no Alto Minho, cerca das 03:00, tendo sido colocado na mala de um carro.


José Pinto referiu que a vítima estava «desorientada» e «sem saber que horas eram ou onde estava». A investigação do caso está entregue à PJ do Porto, que já esteve no local a recolher indícios.


Sequestrado em Espanha


Segundo fonte da polícia espanhola, o sequestro terá acontecido em Mos, na Província de Pontevedra, pelas 04:30 locais (03:30 portuguesas). A vítima, de 39 anos e residente na zona de Gondomar, seguia no seu automóvel e foi interceptado por outra viatura, que se colocou à sua frente.


Nesta viatura, seguiam quatro indivíduos armados, havendo mesmo registo de «alguns disparos».


A vítima foi amarrada, vendada e metida na mala de uma das viaturas, vindo a ser encontrado esta tarde pelos bombeiros de Vidago, a cerca de 150 metros de um carro em chamas.


A investigação do caso está entregue à Polícia Judiciária do Porto, que já esteve no local a recolher indícios.

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

No entanto, empresa afirma que não vai retirar a imagem...


Uma foto ofensiva de Michelle Obama é o primeiro resultado que surge no Google Images se efectuar uma pesquisa com o nome da primeira-dama norte americana. A imagem está a levantar polémica, mas a Google divulgou esta terça-feira um pedido de desculpas.


Numa mensagem que aparece na área reservada a anúncios patrocinados, a Google lamenta que o motor de busca mostre conteúdos ofensivos, mas acrescenta que não retirará nenhum deles.


«Às vezes, as buscas do Google podem produzir resultados perturbadores, inclusive quando os pedidos são inofensivos», diz a empresa ao assegurar que não apoia os pontos de vista expressados por esses conteúdos.


A imagem ofensiva da primeira-dama causa polémica desde a semana passada, quando a Google alegou que a página que a abrigava era uma fonte de vírus para os usuários e decidiu retirar o link correspondente aos resultados de busca.


Porém, a imagem não demorou a reaparecer hospedada num novo servidor, e se tornou o primeiro resultado que aparece na busca por imagens de Michelle Obama, algo que a companhia afirma não poder controlar.


«A posição de um site na classificação de resultados do Google depende fundamentalmente de algoritmos de busca, que usam milhares de factores para calcular a relevância de uma página em relação a uma demanda particular», explica o comunicado.


A Google explica também que a sua maior prioridade é a «integridade dos resultados de busca», e por isso descarta «eliminar páginas dos resultados simplesmente porque o conteúdo seja impopular ou porque receba queixas».

Aconteceu na Croácia...

Bola


Aconteceu na Croácia, no fim-de-semana o cartão amarelo mais insólito do fim-de-semana europeu. Ivan Banovic é guarda-redes do Medjimurje Cakovec. Para além disso, é um amante de animais. O que não tem problema nenhum, pelo contrário, embora o árbitro da partida com o Sibenik não seja dado a causas tão nobres. O guardião retirou de campo um gato e o juiz mostrou-lhe amarelo!


O felino entrou em campo, mas estava assustado, de acordo com relatos locais. Banovic tomou-o nos braços, colocou-o fora do relvado (veja o vídeo no final da página). Porém, o árbitro não gostou do facto de o guarda-redes ter deixado o campo sem autorização e mostrou-lhe o cartão amarelo.


Pior ainda, Banovic sofreu um golo no minuto 90 e perdeu o encontro para o Sibenik.


terça-feira, 24 de novembro de 2009

Reclamadas obras urgentes no actual IP3..


A Assembleia Municipal de Viseu aprovou, ontem, segunda-feira, uma moção em que é pedida ao titular das Obras Públicas "uma intervenção urgente no IP3". Tudo para que se aguarde em segurança a auto-estrada para Coimbra.


O documento que mereceu o apoio explícito de todos os partidos com assento no órgão deliberativo (PSD, PS, CDS-PP e BE) foi apresentado por Manuel Teodósio, da bancada social-democrata.


"O actual IP3, com grandes necessidades de conservação e de manutenção, está a degradar--se diariamente a um ritmo muito elevado, com grandes perigos para quem lá circula", lê-se no documento.


A moção destaca o papel das acessibilidades "no desenvolvimento das regiões" e a importância da auto-estrada Viseu/Coimbra para o concelho e distrito de Viseu. Mas não deixa de avisar que, "por mais rápido que venha a concretizar-se a sua construção, ela demorará sempre vários anos".


O documento apela a uma "intervenção urgente de manutenção e conservação no actual IP3, rápida no tempo e eficiente na forma, no sentido de se inverter a perigosidade da mesma, contribuindo para o aumento da segurança rodoviária".


O PSD afirma que o projecto de uma ligação a Coimbra por auto--estrada se assemelha ao "enredo de uma trágico-novela". Tudo porque, lembra, "quando o PS ganhou as eleições em 2005, já lá vão 5 anos, apressou-se a anular o projecto deixado pelo PSD".


O presidente da Autarquia, Fernando Ruas, também lamenta os "atrasos sobre atrasos" e exige maior celeridade em todo o processo.



Operação demorou cerca de uma hora...


Os sete cavalos de raça pura lusitana que estavam a bordo do cargueiro S. Gabriel, encalhado desde sábado na costa sul de S. Miguel, Açores, foram retirados esta segunda-feira «com sucesso», revelou o capitão do Porto de Ponta Delgada.


«A operação demorou cerca de uma hora e foi realizada com recurso a uma draga que encostou ao navio», afirmou o comandante Castro Garcia, em declarações à Lusa.


A retirada dos sete animais, entre os quais um vice-campeão nacional, ficou concluída cerca das 16h50 (17h50 em Lisboa), tendo decorrido sem problemas. Os animais estão agora a ser transportados para o Porto de Ponta Delgada.


A bordo do cargueiro estavam sete cavalos de raça pura lusitana, dos quais dois pertencem ao Centro Equestre do Capelo, da empresa municipal Hortaludus, um, o «Talisman», de nove anos, que seguia para Lisboa para participar na Taça de Portugal de Dressage, e um outro, a «Valina», de sete anos, uma égua que foi vendida para Inglaterra.


Além destes, estavam a bordo um cavalo pertencente ao cavaleiro tauromáquico João Carlos Pamplona e quatro do Centro Equestre «O Ilhéu», em Angra do Heroísmo, Terceira, entre os quais um vice-campeão nacional.


Relativamente à operação de descarga das 360 toneladas de fuelóleo que se encontram nos tanques do S. Gabriel, o comandante Castro Garcia disse que a intervenção apenas será realizada quando melhorarem as condições do mar no local, pelo que não deverá ser efectuada esta segunda-feira.


No cargueiro permanecem sete dos seus 14 tripulantes.


Prince Michael, Prince Michael II e Paris dedicaram-se à leitura...


Prince Michael, Prince Michael II e Paris foram à biblioteca no último fim-de-semana.


Os três filhos de Michael Jackson dedicaram-se aos livros e à leitura acompanhados dos primos Jafaar e Jermajesty, filhos de Jermaine Jackson, irmão do cantor.


As crianças dirigiram-se à biblioteca local rodeados pelas amas e seguranças.


Os três irmãos aproveitaram, ainda, para requisitar alguns livros. Das escolhas literárias de cada um pouco se sabe.


Prince I e Paris foram fotografados com looks despojados. Apenas o mais pequeno dos três irmãos, Prince II, optou por uma camisa.


As três crianças esforçam-se, assim, para regressar ao quotidiano após a morte abrupta de Michael Jackson. O tribunal decretou que os filhos do cantor ficassem à guarda da avó materna, Katherine Jackson.


Veja, abaixo, as imagens das crianças à saída da biblioteca:


Veja mais noticias no site da Lux link externo

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Ladrões levaram crucifixos, molduras de prata e estatuetas...


Mais de 20 jazigos foram arrombados no cemitério da freguesia da Carvoeira, em Torres Vedras, para roubar objectos que estavam no interior. Entre outras coisas, os ladrões levaram crucifixos, molduras de prata e estatuetas.


Os habitantes ficaram chocados quando se depararam com o cenário: portas arrombadas, fachadas partidas e, claro, muitos objectos valiosos roubados.


Até agora não se sabe quem foram os autores do crime, mas este não é o primeiro assalto do género na região. Vários outros cemitérios foram assaltados nas últimas semanas, o que leva as autoridades a suspeitar de uma onda de vandalismo. A PJ está a investigar o caso.



domingo, 22 de novembro de 2009

Investigadora dá conselhos. 25 pessoas recorreram este mês ao Centro de Informação Anti-Venenos..


A investigadora em botânica e micologia, Celeste Santos e Silva, acredita que as intoxicações por cogumelos venenosos são motivadas por crendices e desconhecimento das espécies que são colhidas.


«Deixem de acreditar nas crendices da colher de prata, do dente de alho ou da cebola, que escurecem se o cogumelo for venenoso», aconselha a especialista, em declarações à Lusa.


«As pessoas que o fazem tiveram sorte estes anos todos», afiançou a docente do Departamento de Biologia da Universidade de Évora, classificando esta situação como «dramática».


A responsável exemplificou com outro caso: «Há pessoas que acreditam que se há lesmas ou larvas que comem os cogumelos eles também são bons para nós, o que não é verdade».


Esta semana morreram duas pessoas, um homem de Leiria e uma mulher de Pombal, em unidades hospitalares de Coimbra devido à ingestão de cogumelos venenosos.


Celeste Santos e Silva salientou que, «à primeira vista, é impossível distinguir os cogumelos que são comestíveis dos que são tóxicos».


«Não é pela cor, nem pela forma, nem pelo cheiro. Têm um conjunto de características que se conjugam para cada espécie de cogumelo», advertiu a investigadora, acrescentando que «para conhecer é preciso formação que não é apenas dos livros».


Entretanto, 25 pessoas recorreram este mês ao Centro de Informação Antivenenos (CIAV) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) devido a envenenamento por cogumelos.


Os dados do INEM indicam que até às 15:20 de dia 19 solicitaram a ajuda do CIAV 25 pessoas, num total de 34 consultas dadas este ano por aquele centro.


As restantes solicitações ocorreram nos meses de Março e Junho (duas em cada mês), Agosto (1) e Outubro (quatro).


Segundo o INEM, dos atendimentos efectuados em Novembro, sete reportam-se a doentes residentes no distrito de Leiria e quatro com morada em Braga. Já três são de Coimbra e outros três do Porto.


O CIAV é um centro médico de informação toxicológica que presta esclarecimentos sobre o diagnóstico, quadro clínico, toxicidade, terapêutica e prognóstico da exposição a tóxicos, e de intoxicações agudas ou crónicas.


O Centro de Informação Antivenenos aconselha as pessoas a contactarem este serviço (número de telefone 808250143) ou a dirigirem-se a uma unidade de saúde se após a ingestão de cogumelos surgirem sintomas, nomeadamente vómitos e diarreia.


O CIAV informa que, no caso de ingestão de cogumelos mais tóxicos, a situação leva à insuficiência hepática ou à falência do fígado.


No caso de se tratar de cogumelos menos tóxicos, a situação pode desencadear uma gastroenterite.


Moradores da freguesia de São Simão de Litém, concelho de Pombal, onde residia a mulher de 38 anos que morreu devido à ingestão de cogumelos venenosos, revelaram-se hoje surpreendidos com a situação.


«Nunca houve nenhum acidente com cogumelos», disse à Agência Lusa Daniel Gameiro, que desde criança se habituou a comer os cogumelos que o avô colhia e que hoje também apanha iguais na localidade de Vila Galega.