Despidas em português
00h30m
95% de conteúdos de produção nacional; retorno do investimento dentro de um ano.
Rute Penedo é a primeira playmate nacional |
Parece promissor o lançamento nacional da Playboy, revista masculina líder de mercado mundial. Mónica Sofia faz capa; Pedro Paixão e Nuno Markl escrevem.
"Queremos assumir definitivamente o relacionamento com a mulher, abrir novos horizontes e seguir sempre o bom estilo da vida". É desta forma que a administração da Frestacom-Lisbon Media Publishing, empresa de consultoria responsável pelo lançamento da Playboy em Portugal, define a filosofia da revista. O público-alvo deverá decalcar-se da sua congénere brasileira: 84% de homens; 16% de mulheres - curiosamente, é na classe C que há mais leitores, 33% (classe B, 33%; classe A, 17%).
Mónica Sofia é a primeira "capa" nacional |
Numa altura em que o grupo Playboy Enterprises regista uma brutal queda de lucros, encerra os escritórios de Nova Iorque e despede 100 pessoas (ver outro texto), a revista portuguesa vê o horizonte com esperança: "O retorno do nosso investimento deverá dar-se durante o curso de 2010. Não, não temos medo da crise; os bons produtos têm sempre mercado", disse fonte da revista ao JN.
O primeiro número, que hoje chega às bancas, terá uma tiragem de 100 mil exemplares, devendo baixar para 80 mil nos meses seguintes. A modelo Mónica Sofia, casada com o também modelo Rubim, foi a celebridade escolhida para o número inaugural, não se confirmando assim os rumores que recaiam sobre a actriz Sandra Cóias ao a apresentadora de televisão Liliana Campos. "Apesar de se despir integralmente, a nudez da Mónica Sofia é protegida por um estilo de produção elegante", esclarece Cátia Cruz, do departamento de comunicação da Playboy. "Aquilo que publicamos não é pornografia, é erotismo - e de qualidade". A modelo terá recebido 30 mil euros de cachê para fazer capa.
Com um preço de venda ao público de 3,95 euros, a revista terá quatro eixos: Capa, Grande Entrevista (o futebolista Costinha é o primeiro), Playmate (espaço para uma desconhecida; Rute Penedo foi a escolhida para o poster desdobrável) e Vinte Questões (o rapper Pacman).
A equipa de produção editorial da Playboy portuguesa é constituída por 23 elementos. O humorista Nuno Markl, o escritor Pedro Paixão e o ilustrador Nuno Saraiva são colaboradores permanentes.