Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

quinta-feira, 30 de abril de 2009

Dom Ilidio Leandro nao se....

Dom Ilídio Leandro não se opõe ao casamento dos padres e reitera aceitação ao uso do preservativo.


O Bispo de Viseu, Ilídio Leandro, voltou a a agitar a Igreja católica. Em menos de um mês, mostrou aceitação ao divórcio, ao uso do preservativo e, agora, ao casamento dos padres. “Era capaz de aceitar” o sacerdócio dos sacerdotes, admitiu.


“Neste momento, a Igreja Católica Apostólica Romana diz que o sacerdotes não casam. É uma lei da Igreja, temporal, pode alterar-se. Quando a Igreja, de uma forma madura, achar que é altura de alterar, concordo plenamente”, disse Dom Ilídio Leandro, em entrevista ao “24 Horas”.


O Bispo de Viseu foi mais evasivo quanto às uniões de facto, mas admitiu que tem “de respeitar as pessoas que têm do casamento uma ideia negativa” ao fazer o “mea-culpa” da Igreja. “Respeito os que, se calhar por a Igreja não cuidar tanto do casamento, optem por uma união de facto”, disse Dom Ilídio Leandro.


Confrontado, uma vez mais, com a opção do preservativo para evitar doença sexualmente transmissíveis, como a SIDA, o Bispo de Coimbra considera que “não é uma opção por um mal menor, mas sim por um valor maior” o uso de protecção no acto sexual. “Se é para se defender o valor da vida, quando do outro lado está a morte, eu privilegio o preservativo”, disse Dom Ilídio Leandro.


Na entrevista, o Bispo, de 58 anos, mostrou-se, ainda, favorável ao uso de contraceptivos. “A Igreja defende a paternidade responsável e para isso o casal deve sentir quando é que deve procriar”, disse Dom Ilídio Leandro. “Os casais que reconhecem que, para a vivência do seu amor, os métodos naturais não são suficientes, devem utilizar os anticonceptivos artificiais que não sejam contra a vida nem contra a saúde”, acrescentou.


Sem comentários: