Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

sábado, 2 de maio de 2009

Em Viseu ainda ha muito para descobrir.

Escavações numa casa do centro histórico de Viseu revelaram os alicerces de um prédio romano que guarda vestígios, em bom estado de conservação, de pavimento ladrilhado a losangos em espinha. Um caso único no país.


Após 15 dias a remexer o subsolo do edifício, localizado na rua da Prebenda, os três arqueólogos da Arqueohoje envolvidos na prospecção, obrigatória sempre que há intervenções de fundo em estruturas imóveis do centro histórico, ficaram impressionados com o resultado do ser trabalho.


"No início foi difícil perceber. Mas agora tudo começa a fazer sentido. Temos os alicerces de um prédio romano cujos compartimentos apresentam um pavimento ladrilhado, com ladrilhos em losango, dispostos em espinha, com algumas partes preservadas. Noutras, onde isso não acontece, a própria base de assentamento deixa perceber perfeitamente o negativo do pavimento original", explica a arqueóloga Carla Santos.


O imóvel em causa, que em tempos recuados terá servido de habitação, está a ser recuperado pela Sociedade de Reabilitação Urbana (SRU) da Câmara Municipal de Viseu. A recuperação mantém a estrutura e as fachadas originais, incidindo a intervenção sobre o restauro e remodelação dos interiores.


O compartimento onde foi encontrado o pavimento em losangos poderia ser usado como "uma sala importante da casa", admite Carla Santos, que sublinha o facto de as restantes divisões apresentarem um chão em opus (espécie de composto de argilas e material cerâmico reaproveitado juntamente com argamassa).


A importância do achado, único no país e do qual apenas há referências conhecidas em Itália, é justificada por Carla Santos pela forma como os pedaços encontrados estão contextualizados.


"Temos referência de losangos idênticos, existentes em Conimbriga, mas descontextualizados e não associados a um pavimento. Por isso dizemos que preservado desta forma, este pavimento é único. Pelo menos não há notícia de nada publicado".


O vice-presidente da autarquia, Américo Nunes, disse que o achado vai ser musealizado na que poderá vir a ser designada por "Casa dos Losangos". O imóvel, propriedade municipal, irá servir de habitação e acolherá, numa das suas alas, a futura Escola de Restauração, projecto desensolvido em parceria com a associação nacional do sector.


Sem comentários: