VISEU CAPITAL DA BEIRA NO CORAÇÃO DE PORTUGAL CIDADE DE GRÃO VASCO COM A SUA CATEDRAL IMPONENTE NO ALTO DO MONTE
Radio Viseu Cidade Viriato
sábado, 15 de maio de 2010
Maitê Proença: "Tenho medo que me atirem pedras"
Nem o convite de Miguel Sousa Tavares para participar no seu programa faz que a actriz brasileira se sinta mais confortável
Vários meses após a divulgação no YouTube de um vídeo retirado do programa Saia Justa em que Maitê Proença, entre outros actos, cospe numa fonte portuguesa, a poeira parece ainda não ter assentado. Na festa de apresentação de Passione, em que a actriz brasileira dá vida a Stela Gouveia, a ex-namorada de Miguel Sousa Tavares não conseguiu escapar às perguntas dos jornalistas portuguesas e tentou explicar pela primeira vez, cara a cara, o que tinha acontecido. "Quando eu voltei para o Brasil, eu disse ao director da Saia Justa que tinha feito umas filmagens em Portugal muito boas, mas já nem me lembrava o que estava ali. Então ele fez uma selecção e, dentro daquela selecção, ele pegou só nas minhas brincadeiras", começou por justificar a actriz, sem esconder o incómodo que o assunto lhe provoca. "Aquilo era um vídeo caseiro, não era nada profissional. A ideia não era aquilo ir para o ar. Eu só vi quando já estava no ar e aí... o que é que ia fazer?", argumentou.
Maitê Proença nega que tenha "gozado" ou satirizado o povo português e reitera que adora o seu país irmão. "Eu acho que houve um mal-entendido porque vocês entenderam tudo de uma forma pesada e não foi feito com aquele intuito. Eu achei que podia brincar pelo menos com a minha equipa", sublinhou a actriz, que aponta o dedo a quem colocou o vídeo no YouTube, na sua opinião, já com o propósito de arranjar uma polémica. "Aquilo foi parar ao YouTube com um título 'Maitê cospe Portugal', o que induziu as pessoas a pensarem uma coisa que nunca esteve dentro de mim", sustentou.
Uma das pessoas que falaram com a actriz sobre o sucedido e a alertaram de que em Portugal havia uma onda de contestação àquele vídeo foi Miguel Sousa Tavares. Ainda assim, a brasileira não acreditou que a situação fosse tão grave.
"O Miguel disse: 'Aqui a coisa está grande, você devia tomar certas precauções.' Mas ainda assim eu não imaginei que pudesse ter tomado esse vulto. Mas não adianta estar a falar de uma coisa que já aconteceu", explicou Maitê Proença.
E para quando um regresso ao nosso país? A actriz assegura que não será tão cedo. "O Miguel sugeriu que eu fosse, ele tem um programa novo, mas eu tenho medo que me atirem pedras. Então eu acho que vou esperar um pouco", concluiu.
DN
Família morre em casa engolida por cratera de lama
Um casal canadiano estava a assistir a um jogo de hóquei com as duas filhas quando, subitamente e sem aviso prévio, o chão cedeu e a casa desmoronou-se, sendo engolida pela terra. De acordo com o «The New York Times», o telhado verde foi a única coisa visível no dia seguinte, na cratera de lama em Quebec, a nordeste de Montreal.
A azarada família foi encontrada empilhada no sofá e o cão, que estava amarrado a uma árvore, foi o único sobrevivente da tragédia.
Na quarta-feira, dois dias depois do incidente, as autoridades autorizaram o regresso de vários habitantes às casas próximas do local. No entanto, a ameaça de derrocada continuava bem presente na mente das pessoas.
Um professor de geologia explicou que a área está assente numa espécie de barro, que era originalmente o leito de um antigo mar, sendo por isso um terreno frágil e instável.
O deslizamento de terras ocorreu de uma forma tão rápida e silenciosa que os vizinhos demoraram a perceber por que tinham sido a água e a electricidade cortadas.
TVi24
A espécie humana pode desaparecer em três séculos
Os netos dos nossos netos podem já não poder viver no planeta Terra.
Um estudo das universidades de New South Wales, na Austrália, e de Purdue, nos Estados Unidos, acende todos os sinais vermelhos que obriguem a tomar medidas sérias e rápidas agora, antes que seja tarde de mais. E porquê? O aquecimento global pode deixar até metade do planeta inabitável nos próximos três séculos.
«Descobrimos que um aquecimento médio de 7ºC levaria algumas regiões a ultrapassar o limite do termômetro húmido, ou seja, o equivalente à sensação do vento sobre a pele molhada. E um aquecimento médio de 12ºC deixaria metade da população mundial num ambiente inabitável», sintetisa o professor Peter Huber, da universidade de Purdue, à BBC.
Visto um pouco mais à lupa, quer dizer que um aquecimento médio de 12ºC equivale a aumentos de até 35ºC no termômetro húmido nas regiões mais quentes do planeta. Ora,nos dias de hoje, segundo o estudo, as temperaturas mais altas nesta medida nunca ultrapassam os 30ºC. A partir de 35ºC no termômetro húmido, o corpo humano só suportaria algumas horas antes de entrar em hipertermia , isto é, sobre-aquecimento.
Embora seja improvável que isso aconteça ainda neste século, é possível que já no próximo, várias regiões estejam sob calor insuportável para humanos e outros mamíferos.
Alarmista chamar-lhe-ão os mais cépticos. O professor compara os resultados do estudo a uma roleta russa: «Às vezes o risco é alto de mais, mesmo se existe apenas uma pequena hipótese de perder». A verdade é que já há mortes provocadas pelo calor em certas regiões.
O alerta fica dado no estudo que vem publicado na última edição da revista especializada «Proceedings of the National Academy of Sciences» .TVi24
Papa pode vencer Brit Awards - ouça a música
Um álbum com a voz do Papa figura entre os candidatos aos prémios musicais Brits, cujos vencedores serão conhecidos na noite desta quinta-feira, durante a gala que irá decorrer no Royal Albert Hall, em Londres.
Na categoria de Melhor Álbum do Ano concorre «Alma Mater», que junta as reflexões marianas do Papa Bento XVI com os cantos gregorianos e as composições clássicas.
Interpretado pela Academia Filarmónica de Roma, o álbum foi composto por um católico, o italiano Stefano Mainetti, um agnóstico, o britânico Simon Boxwell, e um muçulmano, o marroquino Nour Eddine, uma colaboração que traduz a intenção dos criadores em estabelecer um ponto de encontro das diversas opções religiosas.
A gala contará com actuações em directo de alguns dos candidatos, como a soprano romena Angela Gheorghiu, o barítono galês Bryn Terfel, o tenor mexicano Rolando Villazón e a soprano neozelandesa Kiri Te Kanawa, que se mantém em actividade apesar dos seus 66 anos de idade e que receberá um prémio pela carreira.
Gheorghiu, que está a gravar um álbum de árias populares intitulado «Angela», está nomeada para a categoria de Melhor Artista do Ano, juntamente com outra famosa soprano, a russa Anna Netrebko, além da directora de orquestra e violinista norte-americana Marin Allsop.
Na categoria de Melhor Artista Masculino do Ano estão o maestro e pianista britânico Antonio Pappano, o barítono galês Bryn Terfel e o maestro russo Vasily Petrenko.
Para a categoria de Melhor Compositor, os nomeados são Howard Goodall, que arrecadou o prémio no ano passado, o pianista e compositor italiano Ludovico Einaudi e o compositor, pianista e maestro britânico Thomas Adès.
TVi24
Mulher viciada em casamentos
Pode alguém ser viciado em casamentos? Rosemaris Chanie para que é. Esta inglesa de 50 anos de idade já casou oito vezes e já se separou outras tantas, escreve o site de informação britânico «The Sun».
Rosemaris Chanie acredita no príncipe encantado e, por isso mesmo, admite subir ao altar pela nova vez. Na entrevista ao «The Sun», Rosemaris afirma que, ao contrário do que muitos possam pensar, «acredita no casamento. Só não encontrei meu príncipe encantado. Mas sei que ele anda por aí».
A dada altura, confessa mesmo que é «viciada em casamentos. Gosto da ideia de estar segura e viver com um homem para o resto da vida. O momento mais importante da minha vida é quando atravesso o corredor da igreja, até ao altar».
TVi24
Golo de 'profeta' dá vitória a Portugal
A selecção nacional venceu na quarta-feira, no Fontelo, a congénere de Cabo Verde, por 1-0, e está a um empate, na próxima ronda, de ganhar o Torneio Internacional de Viseu. Num jogo com períodos de extremo equilíbrio, os jogadores de Oceano Cruz acabaram por ter a sorte do jogo ao marcarem, por Josué, no último minuto de compensação.
Oceano Cruz fez algumas alterações no 'onze' português, nomeadamente com as entradas do guarda-redes Cristiano, os defesas Leandro Pimenta e Tiago Mesquita, o médio André Martins e o avançado Wilson, relativamente ao encontro que ditou o triunfo luso diante da Roménia (4-0).
Já Lúcio Antunes, colocou em campo uma selecção bastante compacta no seu sector mais recuado mas atrevida na hora de atacar, sobretudo no segundo tempo. Destaque para a presença do academista Freddy, no eixo da defesa africana.
O primeiro lance de perigo até ocorreu junto à baliza portuguesa mas foi a 'turma' de Oceano quem dominou os primeiros minutos.
Aos 2 minutos, Pedro Mendes 'desentendeu-se' com o guardião Cristiano e quase fazia auto-golo. Tudo não passou de um susto e, do outro lado do campo, pouco depois, David Simão obrigou Elber Delgado à defesa da tarde, ao cobrar um livre a mais de 30 metros ao ângulo superior esquerdo, em que o guarda-redes responde com uma intervenção do 'outro Mundo'.
Aos 14', na melhor jogada de Portugal da primeira parte, Rui Fonte isolou-se nas costas da defesa e ao tentar ultrapassar Elber é derrubado por este num choque inevitável. Grande penalidade forçada que o próprio Rui Fonte desperdiçou, com mais uma grande defesa do guarda-redes cabo-verdiano.
Até ao intervalo, nota para uma excelente oportunidade de golo para Cabo Verde. À primeira tentativa, José Andrade falhou o chapéu sobre Cristiano e à segunda, Edson Baessa atirou com estrondo ao poste esquerdo da baliza portuguesa.
O início da segunda parte mostrou que a palestra de Lúcio Antunes deu maior resultado que a de Oceano. Cabo Verde teve as melhores situações nos primeiros minutos e só não marcou porque Cristiano brilhou.
Aos 48 minutos, Edivândio Reis sai disparado para a baliza, completamente solto, mas na altura de rematar, o guarda-redes português afasta com uma 'palmada'.
A resposta dos locais deu-se por Rui Fonte, que cabeceou à barra, enquanto Cabo Verde chegou mesmo a marcar aos 55 minutos. José Andrade cabeceia para golo mas o lance é anulado por pretensa falta na disputa anterior. Dúvidas que deixaram o banco africano à beira de um ataque de nervos.
No minuto 63', por se tratar de uma espécie de 'amigável', Freddy não viu, como devia, o cartão vermelho por entrada desastrada a pés juntos e aos 83' o mesmo jogador esteve perto de facturar, com um desvio subtil ao segundo poste.
O golo da vitória portuguesa surgiria apenas aos 93 minutos. Josué decidiu disparar à entrada da área e já com Elber lançado para um lado, a bola desvia num defesa e trai o guardião. Muito comemorado, o 'tento' português mereceu, porém, reacção muito particular de Oceano. O seleccionador praticamente nem se mexeu e ficou encostado ao banco de suplentes, talvez reflexo da apática exibição lusa.Cabo Verde não merecia este desfecho mas Portugal foi mais feliz depois do encontro mais equilibrado de sempre entre as duas selecções de sub-20
DV
sexta-feira, 14 de maio de 2010
Povos pré-romanos em Portugal-Tamaganos
Wikipedia
Crianças na Assembleia Municipal para discutir inclusão social
A promoção da inclusão foi o tema escolhido para a edição deste ano da Assembleia Municipal Infantil, que reuniu no Solar dos Peixotos, com vista à apresentação de várias propostas que visam combater a exclusão social.
Cinco anos depois de ter sido criada a iniciativa, a organização - a Assembleia Municipal de Viseu (AMV), a Câmara de Viseu e a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens, além da Federação Regional das Associações de Pais de Viseu - conseguiu "o pleno", como explicou no início da sessão de ontem o presidente da AMV, Almeida Henriques, isto é, todos os agrupamentos escolares do concelho estiveram representados.
A Comissão Europeia designou 2010 como o "Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social" e por essa razão, os mais de 120 jovens 'deputados' deram a conhecer projectos que visam promover a inclusão.
Pedro Ribeiro, da Escola do Viso, por exemplo, propôs a realização de encontros periódicos entre crianças e idosos numa tentativa de partilha de saberes entre duas gerações.
Uma ideia muito parecida tiveram os alunos da Nuclisol Jean Piaget depois de terem visitado um lar de terceira idade na localidade de Bigas, na freguesia de Lordosa, propondo fins-de-semana familiares.
Os colegas de Vil de Soito chamaram a atenção do vice-presidente da Câmara Municipal de Viseu, Américo Nunes, que representou a autarquia na Assembleia, para o facto de, por vezes, o alargamento do horários dos autocarros já combater a exclusão, nomeadamente daqueles que não têm outros meios de transporte à sua disposição.
Objectivos
A Assembleia Municipal Infantil tem como objectivos fomentar a interacção escola-comunidade, reconhecer o direito fundamental das pessoas em situação de pobreza e exclusão social a viver com dignidade e a participar activamente na sociedade, favorecer a compreensão do mundo que nos rodeia, aprender a participar num debate, promover actividades voluntárias e em projectos colectivos.
DV
Gastou quase 94 mil euros em disputa por terreno de 35 centímetros
Uma disputa entre vizinhos por uma faixa de terra, com nada mais nada menos que 35 centímetros, na cidade inglesa de Claygate Surrey, já levou os antigos amigos a gastar a módica quantia de quase 94 mil euros, avança o «Daily Mail».
Os vizinhos desentenderam-se em 2005, quando Simon Armes decidiu construir um muro na entrada da garagem partilhada por ambos, não deixando espaço suficiente para que Jon Huntley pudesse manobrar.
Indignado, Huntley exigiu ao vizinho uma área de 35 centímetros para poder manobrar, mas Armes recusou o pedido.
O caso foi mesmo parar à barrar do tribunal e, passados cinco anos, o juíz decidiu, esta quarta-feira, permitir a construção do muro, obrigando Huntley a assumir os custos do tribunal, uma quantia de quase 94 mil euros.
O facto de Armes morar na habitação há mais tempo fez com que o juíz considerasse correcta a decisão judicial anterior, e desse razão a Armes.
TVi24
Maradona abre coração: «Há seis anos que não tomo drogas»
Diego Maradona, seleccionador da Argentina, abriu o coração no decorrer de uma entrevista a Susana Giménez, popular jornalista de um programa de televisão argentino, falando abertamente sobre o seu maior «tabu»: as drogas.
«Dentro de uma semana vão cumprir-se seis anos desde a última vez que tomei drogas...graças às minhas filhas [Dalma e Giannina]. Hoje dou valor a tudo o que tenho», começou por contar o antigo jogador numa entrevista em que chegou a emocionar-se.
«Quando saí da clínica a Dalma contou-me que quando estava em coma a Giannina agarrou-me pela camisola e pediu-me que vivesse por ela, que não importava quem tivesse sido¿que precisava de mim como pai», destacou um Maradona a suster as lágrimas. Diego contou que esse foi um ponto de inflexão na sua vida. Depois disso abandonou definitivamente as drogas, reabilitou-se como pessoa e chegou a seleccionador da Argentina. «Cheguei até aqui», acrescentou orgulhoso.
TVi24
Casaram vestidos de Shrek e Fiona
Viv e Tracey Williams são apaixonados por cinema e queriam que o dia do seu casamento fosse diferente de todos os outros. Por isso, escolheram um filme que ambos adorassem e vestiram-se a rigor no dia da cerimónia. Casaram vestidos de Shrek e Fiona, avança o o jornal britânico «The Sun».
De acordo com a mesma notícia, a decisão de um dia «especial e diferente» foi tomada no dia em que Viv pediu Tracey em casamento. «Todos diziam que eu era a princesa Fiona e o Viv o meu Shrek», recorda a noiva ao «The Sun».
Já Viv tem outra versão: «Os dois somos loucos pelo Shrek e assistimos aos seus filmes muitas vezes juntos. Por isso, já sabíamos o que queríamos para o casamento».
Os pais da noiva também entraram na brincadeira e foram vestidos de Lorde Farquaad e Fada Madrinha, outras personagens do filme de animação. Este foi certamente um casamento único.
TVi24
Alcatifa pisada pelo Papa vai virar arte sacra
Os estudantes da Universidade Católica Portuguesa tiveram a iniciativa de transformar em arte sacra a alcatifa que o Papa vai pisar na chegada ao nosso país.
A alcatifa do aeroporto Figo Maduro, em Lisboa, vai ser cortada em quadrados e transformada num registo de arte denominado Pé de Fé, numa iniciativa que visa apoiar projectos de inclusão social, avança a Lusa.
Os Pé de Fé vão ser distribuídos por todo o país, em paróquias, movimentos católicos e lojas religiosas, com o intuito de recolher donativos que vão ser investidos em projectos de empreendedorismo e inclusão social.
A ideia de desenvolver esta acção surgiu através de um casal de artesãos de registos de arte sacra, com o objectivo de angariar donativos que apoiassem posteriormente projectos sociais, tendo a visita de Bento XVI a Portugal incentivado o projecto.
TVi24
Cães têm uma missa só para eles
Os cães vão passar a ter o direito de assistir à missa, numa igreja em Danvers, no Massachusetts. E não é uma missa qualquer, mas a «Celebração da pata do animal de estimação», um evento mensal, dedicado aos cachorros.
A ideia surgiu devido aos inúmeros fiéis que iam rezar pelos animais de estimação. Assim, a reverenda Thea Keith-Lucas vai abençoar cães e donos no templo, onde todos são aceites, desde que se comportem devidamente.
«A nossa esperança é fazer com que as pessoas se encontrem com o poder superior e a relação de humanos e animais faz parte disso», disse a reverenda ao jornal «The Salem News», citado pela Globo.
De acordo com a reverenda, os cães vão poder «falar» durante a celebração, ou seja, podem latir à vontade, num verdadeiro «ladrar sacro».
TVi24
Demissão de elementos da Direcção para serem convocadas eleições
O presidente da Assembleia-
-geral da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Viseu apelou a que o presidente da Direcção se demita do cargo em nome da "estabilidade" da instituição. Belarmino Alves defendeu, em conferência de imprensa, a realização de eleições para os corpos sociais, lembrando que basta haver o pedido de demissão de elementos da Direcção para que esta deixe de ter quorum. Uma situação que o presidente da Assembleia-geral acredita que irá acontecer em breve.
Na conferência de imprensa de ontem, além de Belarmino Alves, estiveram mais três elementos da Direcção, assim como o comandante e adjunto do comando da corporação. Apesar de se tratar de uma comunicação aos jornalistas, na referida conferência estiveram presentes vários bombeiros.
Belarmino Alves admitiu que a própria Direcção está dividida, uma ruptura que aconteceu com o pedido de demissão de um dos elementos - Botelho Pinto. "Há algum tempo que existe um conflito entre a Direcção e o corpo activo por causa do comando, mas a partir de determinada altura as coisas começaram a degradar-se e acho que cada um tem de assumir as suas responsabilidades", frisou. Lamentou o facto de ele próprio não conseguir falar com o presidente da direcção - Paulo Correia - que na última sexta-feira acabou por não comparecer a uma reunião onde Belarmino Alves esperava que fosse encontrada uma solução.
São duas as situações que têm vindo a provocar a "ruptura" na instituição. Inicialmente a "discórdia" por causa dos nomes apresentados para o comando operacional. No entanto, a direcção acabou por aprovar a proposta que indica a passagem a comandante do actual adjunto - Luís Duarte - enquanto que o nome de Joaquim Coelho foi apontado para segundo comandante.
O segundo problema, agora, reside no facto dos bombeiros e alguns elementos da Direcção quererem o regresso de Botelho Pinto à Direcção. Este seria o assunto em cima da mesa na reunião à qual o presidente Paulo Correia não compareceu.
"Não quero que a instituição ande nas bocas do Mundo, nem que seja criado um impasse", realçou Belarmino Alves, sustentando que "as pessoas que estão a emperrar o processo têm de sair".
O presidente da Assembleia-
-geral admitiu que tinha esperanças que as discórdias fossem ultrapassadas, mas que "tal não aconteceu".
Na sua opinião, "o presidente da Direcção tem mérito na obra que avançou - construção do novo quartel" -, mas reconheceu que "não consegue ter uma equipa a funcionar em coesão". "Penso que teria todas as condições para continuar o trabalho, mas quando já não há soluções à vista…", concluiu.
DV
quinta-feira, 13 de maio de 2010
Povos pré-romanos em Portugal-Seurbos
Inauguração de estrada regional concretiza sonho com 150 anos
Os responsáveis das câmaras municipais de Carregal do Sal e Tondela concretizaram ontem uma reivindicação com mais de um século e meio. Mais de 150 anos depoisde as populações dos dois concelhos se terem manifestado pela primeira vez a favor de uma ligação entre os municípios a estrada foi finalmente inaugurada
O secretário de Estado Adjunto, das Obras Públicas e das Comunicações, Paulo Campos, deslocou-se, na passada sexta-feira, ao concelho de Carregal do Sal, para inaugurar oficialmente a Estrada Regional n.º 230 (ER230), que liga aquele município ao de Tondela, passando por Santa Comba Dão.
A via, que custou quase 10 milhões de euros e tem 11 quilómetros de extensão, era uma ambição antiga, com mais de 150 anos, de ambas as autarquias e, embora já tenha sido aberta ao trânsito em finais de Novembro do ano passado, só agora teve direito a uma cerimónia oficial com o descerramento de placas em ambos os concelhos.
O presidente da autarquia carregalense, Atílio dos Santos Nunes, lembrou o grande esforço feito pelos autarcas para que a estrada se tornasse finalmente uma realidade, revelando que foram muitos os telefonemas feitos para o secretário de Estado até finalmente haver trabalhos no terreno. O que foi confirmado pelo governante que admitiu não ter atendido todas as chamadas devido ao seu elevado número.
O autarca mostrou-se emocionado e lembrou que em causa não estava apenas uma estrada, mas sim a ligação entre dois povos, o que também justificou o lançamento de um livro sobre as estórias à volta desta estrada, da autoria de Hermínio Cunha Marques.
Paulo Campos aproveitou a apresnetação da obra para lançar o desafio de os autarcas enviarem o livro àqueles que estão contra os investimentos e as obras públicas, nomeadamente, os partidos da oposição.
Auto-estrada para Coimbra e IC12
Questionado pelos jornalistas sobre a concessão das Auto-estradas do Centro, que inclui a ligação entre Viseu e Coimbra e ainda o prolongamento do IC12, desde Canas de Senhorim até Mangualde, o secretário de Estado lembrou aquilo que já tinha sido dito pelo ministro das Obras Públicas, nomeadamente, de que a reavaliação do processo não coloca em causa a auto-estrada para Coimbra.
"A decisão é prosseguir com a concessão, no entanto, avaliando os diferentes itinerários previstos e com uma determinação que a de que a ligação Viseu - Coimbra é para construir", adiantou. Quanto à necessidade de eventualmente lançar um novo concurso, Paulo Campos explicou que o Governo está perante uma "matéria complexa" que terá de ser estudada.
Sobre a calendarização da obra, referiu que tudo depende da avaliação jurídica do concurso já realizado, isto é, se não for preciso um novo concurso, o processo deverá conhecer avanços ainda este ano, caso contrário sofrerá atrasos.
Sobre o IC12, o governante disse que se trata de um itinerário considerado "fundamental, não apenas para a região como para o país", por atravessar um conjunto de municípios onde funciona um elevado número de empresas, o que significa que existe um elevado tráfego de pesados que aquela via iria "aliviar". "A nossa ambição é construir o IC12, mas tal como as restantes vias da concessão está a ser reavaliado e vamos fazer os esforços necessários para que seja uma realidade. Mas não podemos dar a garantia em absoluto, porque se trata de um trabalho ainda em curso", concluiu.
"Manobra de diversão"
Ainda sobre o IC12, as comissões políticas do PSD de Mangualde, Nelas e Santa Comba Dão reagiram, em comunicado, à conferência de imprensa das concelhias do PS sobre o IC12, na qual foi exigido ao PSD uma tomada de posição sobre o assunto, considerando-a "uma ridícula manobra de diversão".
No documento, as comissões políticas lembram que "a opção da criação da grande concessão das Auto-Estradas do Centro e do concurso público "por atacado" é da exclusiva responsabilidade do Governo socialista e de José Sócrates, que em 2005, revogou a decisão da construção do troço de 22 kms do IC12 em perfil de auto-estrada sem cobrança de portagens, tomada pelo Governo PSD/PP".
Carlos Marta não gostou do desafio
lançado pelo secretário de Estado
Quem não gostou do desafio lançado pelo secretário de Estado, de mandar o livro sobre a ER230 aos líderes da oposição que estão contra os investimentos do Governo, foi o presidente da Câmara de Tondela.
"Não gostei particularmente da intervenção, achei que foi fora do tempo e, mais do que isso, o desafio que faço ao secretário de Estado é levar o livro que aqui foi apresentado ao dr. Vítor Constâncio, seguramente que irá ser um bom contributo para que mude mais uma vez de opinião", referiu Carlos Marta, criticando a falta de uma política por parte do Governo para a região.
"Tudo aquilo que andam a prometer a seis anos está por concretizar. Mais uma vez veio falar nas obras públicas. A Auto-estrada Viseu-Coimbra foi lançada há cinco anos em três sessões públicas e era bom que essas concessões tivessem sido lançadas, porque assim não teríamos agora os problemas que temos em mão, nomeadamente, um problema financeiro grave, a derrapagem das contas públicas e a dificuldade em arranjar crédito para realizar estes investimentos", sublinhou.
"O desafio lançado deveria ser devolvido ao secretário de Estado e aos restantes membros do Governo", concluiu.
Números
11 - A ER230 tem um comprimento de 11 quilómetros
9,6 - O investimento foi de 9,6 milhões de euros
60 - A nova ligação permite aos condutores reduzirem em cerca de 60 por cento o tempo de percurso entre Carregal do Sal e Tondela
2009 - A ER230 abriu à circulação rodoviária em Novembro de 2009, mas só meio ano depois foi oficialmente inaugurada
3 - A ER230 atravessa três concelhos, nomeadamente, Carregal do Sal, Santa Comba Dão e Tondela
DV
Regeneração urbana de Viseu é "um bom exemplo" a seguir noutras cidades do país
Secretário de Estadoconsiderou um "exemplo a seguir" a regeneração urbana de que está a ser alvo a cidade de Viseu
A regeneração urbana de Viseu foi apontada como "um exemplo a seguir" pelo secretário de Estado Adjunto da Indústria e do Desenvolvimento. Fernando Medina disse que a intervenção que está a ser feita resulta "quase numa cidade nova". Declarações proferidas na sua passagem por Viseu onde lhe foi dado a conhecer o projecto de regeneração urbana que resulta de um estudo efectuado pela Parque Expo.
"Levo daqui o que é um bom modelo que pode funcionar noutras cidades do país", disse Fernando Medina durante a recepção feita no salão nobre da Câmara de Viseu.
O secretário de Estado classificou a intervenção como "um óptimo exemplo do caminho a fazer" agora que o Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) vai entrar numa segunda fase.
Apresentado o plano há dois anos, a regeneração urbana de Viseu engloba um conjunto de operações de requalificação e reabilitação do núcleo urbano da cidade que fazem parte do Programa Mais Centro e que engloba um investimento de 114 milhões de euros, dos quais 76 milhões serão da responsabilidade de privados.
Os projectos do município assentam na requalificação e reabilitação do espaço público, nas suas vertentes, essencialmente, arquitectónicas, ambientais e sociais.
Uma área da cidade de Viseu com cerca de 26 hectares em redor do núcleo constituído pela Sé, Igreja da Misericórdia e Museu Grão Vasco está a ser intervencionada, uma empreitada que deveria ficar concluída em 2017 mas que, o vice-presidente da autarquia e responsável pela Sociedade de Reabilitação Urbana (SRU) estima que o prazo venha a ser alargado.
Segundo Américo Nunes, este projecto resulta "numa injecção de recursos no centro histórico que envolve entidades públicas", nomeadamente a Câmara, mas que conta ainda com vários parceiros, como por exemplo, a associação comercial, a fábrica da Igreja do Coração de Jesus, o centro social, a Associação Nacional dos Reformados, Aposentados e Pensionistas ou a ARESPE (Associação de Restauração e Similares de Portugal) e os proprietários dos imóveis.
Algumas das intervenções previstas já estão concluídas, como é o caso do Rossio e da Casa da Dança, e outras em andamento, como por exemplo, as requalificações de ruas.
Para o presidente da autarquia, Fernando Ruas, este é um projecto "ambicioso" mas que está a ser feito "como nas vias de um só sentido em que é proibido fazer inversão de marcha". "Neste momento temos uma panóplia de realizações que nos deixam descansados", frisou.
"É nossa ambição tornar o centro histórico mais atractivo", sustentou o autarca, lembrando que esta regeneração urbana, a par com outras iniciativas, estão a cumprir com "esta tarefa herculeana". Viseu quer "ser o modelo das cidades do século XXI", concluiu.
DV
Vende-se cinza do vulcão da Islândia. Pergunte-nos como
Cerca de 2,5 mil milhões de euros. Este é o valor estimado dos prejuízos provocados pelo fecho do espaço aéreo durante uma semana, mais ou manos, por culpa da nuvem de cinzas do vulcão islandês. Número gordo em tempo de vacas magras.
Numa altura que as empresas voltam a jogar as mãos à cabeça com o regresso da nuvem de cinzas, outros há que esfregam as mãos de contentes. O vulcão trouxe uma oportunidade de negócio para um site islandês de vendas online.
E nem precisou de procurar o negócio, ele é que veio ter com a empresa. «Recebemos um pedido de entrega de cinzas vulcânicas do Eyjafjallajoekull», conta um dos responsáveis do site Mammy.is , a um jornal norueguês.
«Por que não vender cinzas?» foi a ideia que iluminou as mentes daquela empresa e, agora «entregamos cinzas para a Austrália, Estados Unidos, Alemanha, Finlândia e Noruega». 160 gramas custam pouco mais de 83 euros.
TVi24
Preso por tatuar um «A» na nádega de um bebé
Um jovem americano foi condenado a três anos de prisão, na quarta-feira, por ter feito uma tatuagem numa bebé.
Lee Michael Deitrick, de 20 anos, tatuou a letra «A» no rabo de uma menina, que foi deixada pela mãe na casa jovem, no estado de Kentucky, durante algumas horas, revela o jornal local «Canton Repository».
O advogado do réu, Eugene O¿Byrne, destacou que o cliente não fez a tatuagem por maldade e que o adolescente chegou mesmo a cuidar da criança, cujo nome começa com a letra «A», várias vezes.
TVi24
Vereador preso por tentar ter sexo com um políciaO vereador da cidade de Taunton, Daniel Barbour, foi preso depois de tentar ter sexo com um policia à
O vereador da cidade de Taunton, Daniel Barbour, foi preso depois de tentar ter sexo com um policia à paisana num parque em Brockton, no Estado americano de Massachusetts, avança a «Globo».
A Polícia de Brockton colocou um agente à civil no parque, depois de receber inúmeras denúncias de actos sexuais no parque DW Fields.
De acordo com as autoridades, o vereador Daniel Barbour estacionou o carro ao lado do veículo do policia à paisana e, em seguida, olhou para ele e abanou a cabeça. Quando o agente saiu do carro e entrou num caminho mais isolado, o vereador aproximou-se e o assediou sexualmente a autoridade.
O agente em questão prendeu Barbour, que foi presente a tribunal, quinta-feira.
O advogado do vereador ainda tentou impedir que este fosse presente ao juíz, mas o magistrado responsável pelo caso negou o pedido.
O político tem nova audiência marcada para o dia 20 de Maio.
TVi24
Brasil: jogador morre em campo no Campeonato Carioca
Mais uma morte em campo, desta vez no Brasil. Mais precisamente na segunda divisão do Campeonato Carioca. A vítima foi Frederico da Costa Pinheiro, Fred, que tinha apenas 26 anos. O jogador do Mesquita faleceu durante o jogo contra o Cabofriense, em Cabo Frio.
Ao minuto 33 do jogo, segundo relatos de alguns dos presentes, Fred ganhou uma bola aérea e caiu inanimado no relvado. A ambulância chegou poucos minutos depois, transportou o atleta para o hospital mais próximo, mas já nada havia a fazer.
Fred estava há dois meses no Mesquita, depois de ter jogado no Resende, no Bangu e no América.TVi24
quarta-feira, 12 de maio de 2010
Povos pré-romanos em Portugal-Quaquernos
Wikipedia
Jovem desaparecida poderá ter viajado para a Tunísia
Comentário num 'site' refere que Carina terá sido vista no aeroporto de Lisboa acompanhada por um jovem militar.
Carina Ferreira, de 21 anos, a jovem de Lamego dada como desaparecida há uma semana, "poderá ter-se ausentado do país, com um amigo, rumo à Tunísia". A indicação foi largada num dos muitos sites das redes sociais onde a rapariga tem sido procurada.
As autoridades policiais, que desde o desaparecimento têm mantido "um prudente silêncio", lembram que Carina "é uma mulher autónoma, independente e livre de ir para onde quiser". À PJ também não passa despercebido o relacionamento entre muitas jovens de Lamego e os soldados do Centro de Tropas Especiais.
Um comentário na Net refere "uma rapariga, vista no aeroporto de Lisboa, prestes a embarcar para a Tunísia, acompanhada de um jovem com passaporte militar".
Fonte da PJ refere que o caso de Carina "não consta da lista das pessoas desaparecidas. Em face do alarme social, estamos a seguir essa pista para averiguar".
Adiantou que, "em Lamego, muitas jovens mantêm relacionamentos com militares das Operações Especiais. Normalmente, são mulheres adultas, que, por vezes, desaparecem, no pleno gozo dos seus direitos de cidadania, embaladas por promessas de militares".
A maioria acaba por aparecer. "Embora o desaparecimento súbito cause alarme social, grande parte das vezes não há qualquer indício de crime", esclareceu.
Carina desapareceu dia 1, após ter saído de casa, em Lamego, pelas 22.00, para uma festa no Clube de Caça e Pesca do Alto Douro, onde trabalhava, mas não chegou lá. Conduzia um Peugeot 106 que continua desaparecido e não houve levantamentos da sua conta bancária. Nesse trajecto não foram detectados sinais de "crime ou acidente. Vamos esperar alguns dias. Depois a investigação poderá tomar outro rumo", refere a PJ.
DN
Ruas de Fátima desinfectadas e aromatizadas para receber Papa
As ruas da cidade de Fátima foram desinfectadas e aromatizadas esta madrugada, no âmbito dos trabalhos de preparação da visita do papa Bento XVI, disse à Lusa Nazareno do Carmo, vereador da Câmara Municipal de Ourém.
«Trata-se de um trabalho de limpeza e desinfecção das ruas que inclui a sua odorização», explicou o responsável, adiantando que a tarefa foi efectuada com uma viatura da SUMA, empresa responsável pela recolha de resíduos sólidos no concelho.
O vereador, responsável pelo pelouro Fátima, salientou que «as ruas ficam com cheirinho», neste caso com aroma a limão, embora o odor não fosse esta manhã percetível nas ruas junto ao santuário.
«As ruas ficam mais agradáveis», acrescentou, explicando que esta medida integra o conjunto de trabalhos de preparação da cidade de Fátima para a recepção ao papa Bento XVI que a Câmara Municipal de Ourém está a desenvolver.
O papa visita Portugal de 11 a 14 de maio, com passagens por Lisboa, Fátima e Porto.
Bióloga portuguesa morta com violência no Brasil
Uma bióloga portuguesa, Margarida Maria Matos Bartolomeu, de 49 anos, foi encontrada morta com sinais de extrema violência numa cidade a 150 quilómetros do Rio de Janeiro na sexta-feira. Segundo as autoridades tratou-se de latrocínio - roubo seguido de morte - pois o carro e a moto da vítima desapareceram. No entanto não está descartada a hipótese de vingança ligada às suas actividades de ambientalista.
A vítima tinha sinais de estrangulamento e sinais de que recebera pancadas na cabeça, o que caracteriza um crime com sinais de extrema violência. Margarida Bartolomeu criou em Arraial do Cabo, uma cidade costeira a 150 quilómetros do Rio de Janeiro, uma fazenda marinha de mariscos. Reconhecida pela sociedade como uma personalidade de influência na sociedade local, comandava a Organização Não Governamental Imar e desenvolvia projectos de estudos do mar na região, além de participar activamente de acções em defesa da ecologia.
Como a ambientalista criticava a invasão de áreas preservadas, especula-se que o crime poderia ter sido motivado por vingança de um invasor, mas isso não explicaria o roubo. Margarida Bartolomeu morava sozinha e a polícia acredita que estaria morta há dois dias, desde quarta-feira, quando foi encontrada.
DN
Portugueses desenham X-23 para a Marvel
Nos próximos dias vai chegar às lojas especializadas portuguesas mais uma edição da Marvel com assinatura portuguesa.
Trata-se de "X-23", uma história completa em 36 páginas, escrita por Marjorie Liu, cujo desenho a lápis foi feito por Filipe Andrade e Nuno Plati Alves, que foi também responsável pela arte final e a cor das pranchas em que participou.
A passagem a tinta das restantes esteve a cargo de Jay Jensen e Sandu Florea, tendo este último ainda há pouco tempo desenhado a saga "Batman: R.I.P.", na qual o Homem-Morcego perdeu a vida.
Ao JN, Filipe Andrade, desenhador de "BRK" (ASA), revelou que foi convidado para a ilustrar durante o Festival de BD de Angoulême, em Janeiro último, devido ao atraso da autora inicialmente escolhida mas também face à boa aceitação que teve o seu primeiro trabalho para a Marvel, uma BD do Homem de Ferro, ainda inédita.
Com prazos muito apertados - teve que desenhar 24 pranchas em 20 dias, com layouts e estudos incluídos - Andrade teve ainda que suprir o desconhecimento que tinha da personagem principal, X-23, aliás Laura Kinney, uma clone de Wolverine, que possui garras retrácteis nas mãos e também nos pés, que apareceu pela primeira vez na série animada "X-Men Evolution", tendo depois passado para os quadradinhos onde é actualmente um dos membros da X-Force.
Esta história, conta a sua partida da ilha de Utopia, refúgio dos X-Men, na baía de S. Francisco, e o seu regresso provisório às ruas sombrias e degradas de Nova Iorque, um ambiente com o qual o desenhador se afirma à vontade, numa tentativa de encontrar o seu próprio caminho e começar a lutar por si própria, depois de uma vida em que sempre se sentiu usada por aqueles que a rodeavam.
Com uma segunda BD do Homem de Ferro já terminada, Filipe Andrade está agora a trabalhar numa mini-série de quatro ou cinco números, com uma personagem chamada Nomad.
JN
Morto com três tiros por ter cães a ladrar
Corpo da vítima coberto, ainda na rua, junto à carrinha |
Um homem, de 48 anos, foi morto, no Sabado, com três tiros, pelas costas, em Caneças, Loures, na sequência de uma antiga disputa associada ao barulho provocado pelos seus cães. O alegado agressor fugiu, mas está já identificado pelas autoridades.
O caso ocorreu cerca das 19.30 horas de Sabado, na Rua Marquês de Pombal, no Bairro Pinhal Verde, em Caneças, onde a vítima, Fernando Carreira, morador na Amadora, tinha um terreno onde guardava cães que usava na caça. "Vínhamos aqui sempre para tratar dos animais", contou, ao JN, Abílio Castro, amigo de Fernando Carreira.
Os problemas entre os dois amigos e o alegado agressor, A. S., já se verificavam, no entanto, há muito tempo. O primeiro tinha sido há cerca de cinco anos, quando Fernando abriu um furo no terreno, recordou um primo, José Carreiras, de 44 anos. "Até houve um processo judicial", apontou.
O agressor, que vivia numa moradia em frente ao terreno de Fernando, insistiu que o furo tinha enchido a água do poço com barro e, desde então, os problemas foram-se avolumando. "Ele várias vezes disse que um dia havia de o matar, a ele e a mais", contou Ana Paula, vizinha do agressor, pessoa que não é bem vista dentro do bairro. "Era bom dia e boa tarde e chegava", adiantou um vizinho.
A família de Fernando Carreira, a mulher e os dois filhos, no entanto, nunca teve conhecimento das ameaças de morte de que ele era alvo. "O meu pai nunca se referiu a nada", adiantou Filipe Carreira, de 23 anos, filho de Fernando.
Na verdade, as ameaças duravam há tanto tempo que ninguém acreditava que A.S. as concretizasse, nem mesmo Abílio Castro, que tantas vezes ouvira as palavras do agressor. Ontem não foi assim.
Fernando e Abílio já estavam nos carros para regressar a casa, quando A.S. terá saído da moradia no seu carro, um Honda Civic, para seguir os dois amigos. Menos de cem metros à frente, saiu do carro e começou a discutir. "Trazia um bastão", contou Abílio, e foi direito ao Fernando, mas este reagiu e acabou por esmurrar o agressor, depois de lhe tirar o bastão.
O agressor deu então uma volta por um carro, onde estava um casal de jovens, e voltou-se de novo para Fernando, já empunhando uma pistola. "Se queres matar, mata-me", disse Fernando, virando-se de costas. O agressor abateu-o com três tiros.
JN
China: homem esfaqueia oito pessoas
Um homem esfaqueou oito pessoas no sudeste da China, entre as quais a sua mãe, mulher e filha, informou no domingo a polícia e os meios de comunicação, escreve a Lusa.
O motivo do ataque, ocorrido no sábado à noite, ainda não é claro e a agência oficial Xinhua indica que o homem também assassinou quatro vizinhos e um trabalhador migrante na província de Jiangxi.
Segundo a agência, o suspeito Zhou Yezhong foi detido duas horas depois das mortesTVi24
3,5 milhões de televisores tornam-se 'peças de museu'
Abril de 2012 vai ser um ano de transformação para a nossa forma de ver televisão. Os aparelhos que funcionam com tubos de raios catódicos vão tornar-se obsoletos e os LCD passam a dominar o mercado, uma vez que só eles são capazes de suportar a televisão digital terrestre. As autoridades de reciclagem já se mostram preparadas para tratar de forma ecológica os aparelhos.
O dia 26 de Abril de 2012 será histórico para os resíduos em Portugal. Porquê? É neste dia que, segundo a Anacom, irá estar concluído o processo final de migração do sinal de televisão analógica para o digital. Más notícias para os cerca de 3,5 milhões de televisores CRT (tubo de raios catódicos) que existem no nosso país, pois apenas irão servir para serem reciclados e os seus materiais reutilizados.
"A televisão digital terrestre será uma realidade no futuro em Portugal, o que irá provocar uma substituição maciça de receptores de televisão. A Amb3E, com a sua rede de recepção, logística e unidades de tratamento e valorização existentes, está preparada para a alteração na data em que ela ocorrer", disse ao DN Fernando Lamy da Fontoura, director-geral da Amb3E - Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos.
O processo tem decorrido normalmente em Portugal. Com o advento dos LCD, as pessoas começaram a livrar-se dos obsoletos televisores de tubo de raios catódicos, como explicou Rui Cabral, director executivo da ANREEE - Associação Nacional para o Registo de Equipamentos: "A grande maioria dos equipamentos de televisão recebidos pelas entidades gestoras e posteriormente pelos recicladores são equipamentos de tecnologia CRT, demonstrando que, de facto, tem vindo a assistir-se no mercado à substituição deste tipo de televisores pelas tecnologias mais recentes capazes de responder melhor às exigências da passagem do sinal analógico para o sinal digital."
Mas descansem aqueles que receiam o aumento do lixo, pois a Amb3e já tem planeado o destino dos televisores: "Coexistem actualmente no mercado, e estão em funcionamento, aparelhos de tecnologias, materiais e soluções construtivas diversas. Os metais e uma percentagem significativa de plásticos serão valorizados pela reciclagem."
O grande problema são os tais tubos catódicos que contêm "algumas substâncias químicas nocivas ao ambiente e à saúde pública", como o fósforo, alumínio, paládio ou platina. Por isso há uma preocupação com a sua correcta separação e eliminação, "com o encaminhamento para aterro ou para valorização energética, conforme as respectivas características". Já os materiais recicláveis serão encaminhados de novo para a indústria. Como o nosso país não tem capacidade para absorver esses materiais, a maioria é exportada.
DN
terça-feira, 11 de maio de 2010
Povos pré-romanos em Portugal-Pésures
Os pésures ou pesuros (em latim, PAESVRI) era um povo ibérico pré-romano dependente dos Lusitanos. Os pesuros viviam entre os Rios Douro e Vouga, principalmente, na ribeira do rio Vouga (conhecido como rio Vágia na altura) no centro norte de Portugal.
Os pésures foram os responsáveis pela fundação da cidade de Talábriga, cidade que os autores antigos situam na região do Vouga, atual cidade de Aveiro. Apesar de ser investigada desde o século XVI, a localização certa de Talábriga é incerta, muitos autores modernos dizem que se situa na zona de Branca ou Albergaria-a-Nova.
Segundo F. Russel Cortez também os pésures, que viviam no "curso médio do Vouga, desde Lafões até ao Douro" falavam uma língua mediterrânica. A posição geográfica dos pésures concorda Tovar, embora Alarcão os desloque para paragens mais nortenhas. Cortez classifica estes "povo pré-celta pertencente ao substrato mediterrânico da Idade do Bronze".
Wikipedia
Harrods vendido por 1,7 mil milhões de euros
Os armazéns Harrods, em Londres, são uma das lojas mais conhecidas do Mundo |
O multimilionário Mohammed Al Fayed vendeu no sábado, os famosos armazéns Harrods, em Londres, por 1,7 mil milhões de euros a uma empresa do Qatar, adianta a “BBC”.
O acordo de negócio terá sido assinado na madrugada de sabado e foi anunciado nas próximas horas, revela a televisão pública britânica.
O multimilionário é também o dono do clube de futebol inglês Fulham, que disputará na quarta feira a final da Liga da Europa, em Hamburgo, contra o Atlético de Madrid.
Al Fayed é uma personalidade que tem gerado grande controversia no Reino Unido, e pesar de viver durante décadas no país, nega-se a ter passaporte britânico.
Nos últimos dez anos, o multimilionário empreeendeu uma campanha para demonstrar que o seu filho, Dodi al Fayed, e a sua noiva, a princesa Diana de Gales, foram vítimas de uma conspiração quando faleceram no Verão de 1997, em Paris.
Os armazéns Harrods foram comprados por Al Fayed, em 1985, por cerca de 713 milhões de euros.
JN
Pílula foi criada há 50 anos mas jovens aderem menos do que as suas mães
| Depois do 'boom' inicial nos anos 60/70, começaram a surgir vozes contra, nomeadamente morais. "Mas também foram postas em evidência as raríssimas complicações da utilização da pílula, o que levou a que as mulheres deixassem de aderir da forma como as suas mães fizeram há 40 ou 50 anos", comentou o diretor de serviço de obstetrícia do Hospital Santa Maria, em Lisboa.SIC |
Novo dicionário esclarece dúvidas de quem fala e escreve em português
O "Dicionário de Dúvidas, Dificuldades e Subtilezas da Língua Portuguesa" pretende proporcionar "maior clareza na distinção da fronteira entre o erro e as formas legítimas e admissíveis" da expressão oral e verbal, de acordo com a introdução assinada pelas três especialistas.
As 1400 entradas do livro estão organizadas por ordem alfabética e respeitam a expressões, substantivos e verbos, entre outros.
A obra, com cerca de 360 páginas, tem como referência o Vocabulário Ortográfico de Língua Portuguesa (VOLP) de Malaca Casteleiro, da Porto Editora e publica, como elemento complementar, em apêndice, o Anexo II do Acordo Ortográfico.
Esta é a segunda obra do género publicada desde março último, depois de a Planeta Editora ter dado à estampa "Assim é que é falar".
Lusa
(Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico)
SIC
Director escolar acusado de bater em aluno
Alunos da Secundária de Vila Nova de Paiva acusam o director de bater no aluno que há uma semana manda fechar, por castigo, numa arrecadação. O responsável não comenta. A família diz que não sabia. Mas reconhece que o rapaz de 15 anos é problemático.
Três alunos do Curso de Educação e Formação (CEF) em Informática da Escola Secundária de Vila Nova de Paiva, colegas do rapaz, de 15 anos, que desde há uma semana tem vindo a ser fechado por castigo numa "espécie de arrecadação", garantiram, ontem, aos jornalistas, que viram o director bater no amigo.
"Ele não fez nada de mal. Apenas se limitou a perguntar ao director por que razão o manda fechar na arrecadação. Em resposta, levou duas bofetadas", garantiu um dos alunos, corroborado por mais dois companheiros, que assistiram à agressão.
Interpelado, ontem, pelo JN, à saída da escola, o director, Luís Taveira, limitou-se a dizer que não prestava declarações.
Companheiros condenam
No final das aulas, alguns dos alunos que frequentam o primeiro de dois anos do CEF em Informática (8.º ano), condenaram o castigo aplicado ao colega desde finais da última semana. Altura em que a directora de turma terá colocado no livro de ponto uma folha onde os professores avaliam o comportamento do aluno.
"Quando acham que ele se porta mal, é levado da sala, no rés-do--chão, e fechado à chave numa arrecadação, com dois ou três postigos, do andar superior. Uma funcionária fica junto à porta", relata indignado outro companheiro.
Os colegas garantem que o jovem fica todo o tempo lectivo sem fazer nada. "Bate com a cabeça nas paredes e, revoltado, já tentou abrir a porta com um arame."
Os companheiros reconhecem que o colega não gosta da escola e quer ir para a Suíça onde viveu até aos 7 a 8 anos. "Mas não é mal educado. E nem sequer causa transtorno nas aulas, porque somos todos iguais", diz outra rapariga. Que acusa ainda outro elemento do conselho directivo, neste caso uma mulher, de fazer ameaças. "Sempre que fala connosco, é para dizer que nos dá "duas galhetas" e nos cola à parede". O padrasto do rapaz disse, ao JN, que não sabia de nada. "Ele nunca nos contou. Mas fui ontem à escola e disseram-me que o põem numa sala, ao lado, para que a turma possa funcionar", diz o homem. Que admite que o enteado é bom miúdo, mas "um pouco revoltado e rebelde". Diferente da irmã, que frequenta o 12º ano da escola sem problemas.
JN
Cientistas condenam quem nega aquecimento global
Mais de 250 cientistas de todo o mundo, membros da Academia Nacional de Ciência dos EUA, defenderam esta quinta-feira que as alterações climáticas estão a ser provocadas pelo ser humano e qualificaram de dogmáticos aqueles que negam um problema «potencialmente catastrófico», noticia a Lusa.
Numa declaração divulgada na revista «Science», sob o título «A alteração climática e a integridade da Ciência», os cientistas garantem existir «provas objectivas e consistentes de que os seres humanos estão a alterar o clima de uma forma que ameaça as sociedades».
Os 255 também condenaram o que consideram ser ataques políticos contra os cientistas, que lançaram avisos sobre as consequências do aquecimento global e das alterações climáticas.
Muitos desses ataques, garantem, têm por base «interesses especiais ou o dogma e não um esforço honesto para proporcionar uma teoria alternativa que satisfaça a prova do que se vê em redor».
Os cientistas referiam-se à perseguição dos eventuais comunistas na década de 1950 nos Estados Unidos ao pedirem que terminem as ameaças de processos judiciais contra «colegas baseados em presunções e culpabilidade de associação».
A declaração conclui que a sociedade tem agora duas opções: «Omite-se a ciência, esconde-se a cabeça na areia e espera-se ter sorte; ou actua-se em termos do interesse público para reduzir a ameaça da alteração climática de maneira rápida e substancial».
TVi24
Homem multado por usar mini-saia
Um cidadão britânico de 60 anos de idade, Peter Trigger foi multado por vestir mini-saia, em público, em horas «proibidas» por lei. Vai ter de pagar 100 libras e arcar com as custas do processo que decorreu em tribunal, escreve o «The Sun».
A Justiça considerou que Trigger violou uma ordem de comportamento anti-social, que proibe uso de minissaia em determinados horários do dia (das 8h30 às 10h e das 14h45 às 16h).
Além de ter sido apanhado a passear por vizinhos em trajes «impróprios», Trigger «curvou-se» diante destes.
O incidente aconteceu em Dezembro último e a sentença foi agora tornada pública.
TVi24
Jovem desaparecida não mexeu na conta bancária
Carina Ferreira, 21 anos, tinha um relacionamento com um militar que já foi ouvido pela PJ e nada saberá sobre o seu paradeiro
Carina Ferreira, a jovem de Lamego que está desaparecida há uma semana, tinha um relacionamento com um militar das Operações Especiais. O jovem já terá sido ouvido pela polícia enquanto a conta bancária de Carina não apresenta movimentos. Os amigos e a família apostam tudo na divulgação do caso nas redes sociais enquanto a PJ assume que "é prematuro relacionar o desaparecimento com um eventual crime".
Uma fonte policial, ouvida pelo DN, assumiu que "é prematuro tirar conclusões quanto a um eventual crime porque haveria mais pormenores e indícios". O responsável garantiu que "o caso está a ser investigado" e assegurou que "a conta da jovem não apresenta movimentos desde o seu desaparecimento".
A jovem, de 21 anos, desapareceu no passado sábado à noite quando fazia o percurso habitual entre Lamego, onde mora, e o local de trabalho, em Peso da Régua. Desde que concluiu o curso que a jovem trabalhava no Clube de Caça e Pesca, na Régua.
Desde então que amigos e familiares não sabem nada de Carina Ferreira. Esta semana criaram vários sítios nas redes sociais para tentar "encontrar a Carina". A jovem saiu de casa para o trabalho, na Régua, e "nunca mais foi vista", contou a mãe. "Já percorremos as duas estradas, para a Régua, várias vezes e não encontrámos qualquer indício", disse Isabel Ferreira. Desde sábado que a filha "está incontactável. É um desespero".
De acordo com a mãe, a filha "apenas levou os documentos, por que ia de carro. Tem os cartões da conta com ela mas já actualizamos a caderneta e não gastou um único tostão". Segundo a mãe, a filha "tem muitos amigos e por vezes ia passar o fim-de-semana fora. Ela não era rapariga de fazer isto nem tinha necessidade. Tinha liberdade para fazer o que queria".
Ao que o DN apurou a jovem "mantinha um relacionamento com um militar das Operações Especiais", disse fonte conhecedora do processo. Este "amigo mais próximo" já foi ouvido pelas autoridades, mas no momento do de-saparecimento não estava em Lamego. O relacionamento "seguiu--se a um outro, também com um militar das Operações Especiais, que terminou entretanto".
Pedro Pimentel, um dos amigos que tem usado as redes sociais na demanda da jovem, garantiu que se tratava "de uma relação de amigos, não seriam namorados. Estavam a conhecer-se e a ver no que dava". A procura da jovem "não tem dado resultados. A polícia não diz nada pelo que a nossa esperança está nas redes sociais", assumiu José Eduardo, um dos autores da página no Facebook que ontem mudou o título para "ajudem a encontrar a Carina". Um dos muitos comentários nas redes sociais dá conta que a jovem teria tido "um desentendimento com um dos frequentadores do Clube de Caça e Pesca, onde trabalhava". Porém, nem a PSP, que registou a queixa do desaparecimento pelos pais, nem a PJ corroboraram este facto.
Para a mãe, que "não quer pensar o pior", apenas há uma certeza: "Alguma coisa aconteceu." Isabel Ferreira mostra-se "pouco crente no desaparecimento voluntário" da filha. Certo é que os pais estão a "passar por um tormento e uma angústia muito grandes".
DN
segunda-feira, 10 de maio de 2010
Incêndio deflagrou em laboratório de química
Um incêndio deflagrou às 10:28 de terca no laboratório de química do Colégio Pina Manique da Casa Pia de Lisboa, na rua dos Jerónimos, disse à Lusa o comandante do regimento sapadores de Lisboa.
"O incêndio é grande. As informações que temos é que a cobertura do edifício está toda tomada", adiantou à Lusa outra fonte dos Sapadores Bombeiros, acrescentando que foram enviadas para o local 10 viaturas e cerca de 32 elementos.
Entretanto, o assessor da Casa Pia de Lisboa, João Louro, informou que "o colégio já foi evacuado" e que os "bombeiros estão a tentar controlar a situação".
Fonte dos Sapadores, por sua vez, afirmou não existir ainda informações sobre a existência de feridos.
Devido ao facto do sinistro estar a decorrer num laboratório de química, pertença do Colégio Pina Manique e localizado em plena zona dos Jerónimos, em Belém, foi também enviado para o local do sinistro uma viatura de controlo ambiental.
De acordo com o comandante dos Sapadores Bombeiros, Joaquim Leitão, a origem do fogo esteve num curto circuito no ginásio do centro de educação e desenvolvimento Pina Manique da Casa Pia de Lisboa, que destruiu completamente as instalações, junto ao laboratório de química, onde, inicialmente, se supunha ter tido início o fogo.
Fonte do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) disse à Lusa que duas alunas tiveram de ser assistidas no local, pelos Sapadores Bombeiros, devido à inalação de fumos, mas sem necessidade de serem transportadas a uma unidade hospitalar.
Assim que foi dado o alerta foram retiradas cerca de mil pessoas das instalações e em 15 minutos o edifício ficou vazio, disse à Lusa a presidente do conselho diretivo da Casa Pia de Lisboa, Maria Joaquina Madeira.
"Assim que nos apercebemos do incêndio demos ordem imediata para que toda a gente saísse do edifício", referiu.
"Felizmente que estávamos no intervalo. Não houve feridos nem outros danos, exceto as instalações desportivas", disse.
Vários estudantes ouvidos pela Lusa contaram que ao verem as chamas e o fumo fugiram para a rua.
O regimento de Sapadores Bombeiros, a Protecção Civil e a PSP chegaram de imediato para combater as chamas, isolar o perímetro e coordenar as pessoas que saíam do interior das instalações.
No local vê-se ainda uma densa e forte nuvem de fumo, com um cheiro intenso a borracha queimada.
A circulação rodoviária continua isolada desde o Mosteiro dos Jerónimos até ao campo do Belenenses
DN
Povos pré-romanos em Portugal-Nemetatos
Wikipedia
Assalto a ourivesaria rende 100 mil euros
Uma ourivesaria localizada na Rua Direita, em pleno Centro Histórico de Viseu, foi na Quinta-Feira assaltada. Os ladrões levaram inúmeras peças de ouro - fios, brincos, anéis e pulseiras, entre outras - que se encontravam guardadas num cofre situado nas traseiras do estabelecimento comercial, onde também funcionava uma pequena oficina.
Os assaltantes entraram pelo 1.º andar do prédio, que se encontra abandonado, fazendo um buraco no chão em madeira para o rés-do-chão, onde funciona a loja. De seguida, terão usado uma rebarbadora para arrombar um cofre de grandes dimensões com mais de um metro de altura, onde os proprietários da ourivesaria tinham guardada a maioria das peças de ouro, que, de dia, se encontra em exposição nas montras.
Não satisfeitos com a elevada quantidade de ouro encontrada, levaram também alguns tabuleiros de apresentação com brincos e outras peças de menor valor, arrombando para tal as montras.
Embora tenham entrado no prédio devoluto através das traseiras, a saída foi feita pela porta da frente que dá para a Rua Direita, arrombando para tal o canhão da porta principal do edifício, onde já só funciona a ourivesaria, depois de os outros inquilinos terem saído ao longo dos últimos anos.
O prejuízo foi de cerca de 100 mil euros.
À terceira tentativa
foi de vez
O proprietário da ourivesaria explicou ao Diário de Viseu que o estabelecimento já tinha sido alvo de tentativa de assalto por duas vezes. "Da primeira vez tentaram arrombar a parede através da entrada ao lado, mas depararam-se com um bloco enorme de granito e desistiram. Da segunda vez, também tentaram aceder à loja através do apartamento do 1.º andar, mas fugiram antes de conseguirem abrir o buraco no soalho", contou.
À terceira foi de vez, com os ladrões a escolherem um local exactamente por cima do cofre, o que mostra que sabiam perfeitamente o que estavam a fazer e que poderá ter havido algum trabalho prévio para estudar o alvo.
Ligação a outros assaltos
A PSP está a investigar a possibilidade de este assalto estar ligado a outros casos ocorridos em Viseu, nomeadamente a um assalto registado na mesma madrugada na loja Euroescudo na Avenida Capitão Silva Pereira, de onde os ladrões levaram ferramentas e máquinas no valor de três mil euros, além de algum dinheiro.
As autoridades também não colocam de parte a hipótese de o assalto à ourivesaria estar ligado a uma tentativa de assalto registada há cerca de dois meses na Avenida Alberto Sampaio, tendo em conta que, tal como o nosso Jornal noticiou na altura, nesse caso também fizeram um buraco para entrar na ourivesaria. Na altura, os ladrões foram capturados pela PSP, mas poderá haver mais elementos do mesmo grupo ainda à solta.
DV
Egípcios querem proibir "As mil e uma noites"
Um grupo de egípcios modernos quer proibir o livro "As mil e uma noites" por entender que atenta contra a decência e instiga ao pecado, o que causou espanto a intelectuais e defensores da liberdade de expressão.
"Surpreenderam-me as frases ofensivas que o livro contém", disse Ayman Abdul Hakim, porta-voz do grupo de advogados que apresentaram uma queixa ao procurador-geral do Egito em que pedem a proibição total da célebre compilação de contos árabes reeditada recentemente no país.
Estas histórias, entrelaçadas pelas mil e uma noites que Sherezade passa com o sultão Sharayar, são as últimas vítimas da lei de "hisba", um antigo regulamento islâmico que permite a qualquer pessoa acusar outra se considerar que os seus atos podem ser perniciosos para a sociedade.
Neste caso, os acusados são os responsáveis pela reedição de "As mil e uma noites" (Alfe Leila wa Leila, em árabe), cuja primeira publicação moderna ocorreu no Cairo em 1835.
"Isto é muito perigoso para a liberdade de expressão no Egito e pode espalhar o medo entre escritores e editores", considera o diretor da Rede Árabe para a Informação sobre os Direitos Humanos, Gamal Eid.
O livro, segundo Gamal Eid, já foi confiscado pelas autoridades egípcias na década de 1980 mas um tribunal decidiu finalmente permitir a sua publicação. "Quem pretenda proibir este livro é um doente e um estúpido", acrescenta.
Para a professora de Literatura e Civilização Árabe da Universidade Americana do Cairo Monan Mijail, a possibilidade de censurar "uma obra-prima da literatura islâmica e árabe" evidencia o "retrocesso" de uma sociedade que "alimenta o fanatismo".
"Sinto muito ao dizê-lo, mas o Egito atravessa uma crise no que respeita à liberdade de expressão e a razão é que o Governo não defende a cultura e não protege os intelectuais e jornalistas", acrescenta Gamal Eid.
Num país com quase 17 milhões de analfabetos, Mijail aponta que "milhões de egípcios leram a obra de alguma forma, quer através de histórias infantis quer de radionovelas".
"O Governo poderia modificar a lei e impor uma multa a quem aviva estas questões e promove retrocessos na liberdade de expressão", sublinha, por seu lado, Gamal Eid.
A história começa quando Sherezade, filha do vizir, urde um plano para evitar que o sultão Sharayar mate uma das suas mulheres em cada noite.
Uma das mulheres do sultão fora-lhe infiel e ele considera que todas o serão, pelo que decide matá-las.
Para acabar com esta sangrenta decisão, Sherezade oferece-se como esposa do sultão e consegue seduzi-lo contando-lhe um conto cada noite, que é interrompido de manhã com a promessa de continuar na noite seguinte.
Mil e uma noites depois, o sultão indulta-a e vive feliz com ela.
DN
Movimento extremista ameaça Presidente de morte
A PJ e o SIS estão a investigar ameaças explícitas de morte ao Presidente da República, Cavaco Silva, levadas a cabo por movimentos extremistas.
Segundo avança o Correio da Manhã, elementos do grupo Rede Libertária estão a incentivar à violência contra altas figuras do Estado, sendo o Presidente da República o alvo mais visado.
Os incentivos à violência estão a ser difundidos pela Internet, tendo já a PJ efectuado buscas,em Setembro, a uma casa na região de Lisboa. Na operação policial, com mandato de busca e apreensão à casa do suspeito, foi apreendida literatura de cariz extremista e material informático que está agora entregue à Polícia Judiciária.
Conforme explica o Correio da Manhã, o suspeito,denunciado como autor de uma mensagem no blogue do grupo Rede Libertária, foi levado para as instalações da PJ e constituído arguido pelos crimes de difamação e incitação à violência contra o Presidente da República.
O Grupo Rede Libertária, constituído por anarquistas conotados com a extrema-esquerda e que conta nas suas fileiras com cadastrados por crimes diversos, é vigiado pela PJ pelo menos desde 2007, ano em que 150 jovens ligados ao grupo se manifestaram no Chiado, em Lisboa, para travar os festejos do 25 de Abril. Na altura, vários polícias foram agredidos com garrafas, paus e barras de ferro e onze elementos do grupo foram levados a julgamento, relembra ainda o CM.
Ainda segundo o Correio da Manhã, o grupo terá apoios no exterior, tendo sido detectada a presença de elementos estrangeiros em Portugal em apoio aos extremistas portugueses.
DN
Homem moderno tem genes Neandertal
A sequenciação do genoma do homem de Neandertal revelou cruzamentos com os humanos modernos e mostra traços genéticos únicos da evolução humana, anunciou esta quinta-feira uma equipa de cientistas norte-americana, noticia a Lusa.
De um a quatro por cento do genoma humano é proveniente daquele antepassado, o «primo» mais próximo dos actuais homens, que surgiu há cerca de 400 mil anos e se extinguiu há 30 mil, revelam os investigadores da Califórnia, cujo trabalho será publicado na revista «Science» na sexta-feira.
«Podemos agora dizer com toda a probabilidade que houve uma transferência de genes entre o homem de Neandertal e os seres humanos», afirmou Richard Green, professor de engenharia biomolecular e autor do trabalho iniciado há quatro anos.
TVi24
Extraterrestres podem ter roubado segredos de Estado russos
O governador de Kalmikia, na Rússia, garante que foi raptado por extraterrestres. Durante um programa televisivo, Kirsan Ilyumzhinov contou que foi levado por uma nave espacial que veio à Terra para recolher amostras, informa a BBC.
O governador assegura ter várias testemunhas, de tal forma que um membro do Parlamento pediu ao presidente Dmitri Medvedev que se fizessem investigações sobre o ocorrido.
A preocupação de Andre Lebedev não é com a saúde, mesmo com a mental, do governador, mas prende-se essencialmente com o facto de Ilyumzhinov poder ter divulgado segredos de Estado aos extraterrestres.
«Assumindo que não tenha sido uma piada de mau gosto, foi um evento histórico e deve ser reportado ao Kremlin», considerou, numa carta ao presidente russo.
Lebedev quer saber também se existe algum tipo de regras oficiais sobre como devem proceder os membros do Governo se forem contactados por aliens, especialmente se tiverem acesso a informação secreta.
TVi24
Mulher diz que engravidou a ver filme porno 3D
Uma mulher norte-americana afirmou ter engravidado de um actor de um filme porno enquanto assistia o filme no cinema. O caso insólito e difícil de acreditar parece, no entanto, não ter deixado dMulher diz que engravidou a ver filme porno 3 Dúvidas ao marido, segundo informa o jornal brasileiro «Sensasionalista».
A criança de raça africana e pele escura contrata com a pele branca do casal e terá sido o motivo de alerta para o soldado Erick Jhonson que estava há um ano de serviço no Iraque. Ao chegar a casa confrontou a mulher com Jennifer Stweart, de 38 anos. Foi então que veio a explicação.
Jennifer afirmou que foi a um cinema porno com as amigas em Nova Iorque. «Um mês depois de ver o filme comecei a sentir enjoos e o resultado está aí», disse, acrescentado que a criança é parecida com o actor do filme.
O marido parece ter concluído que a explicação era verdadeira. «Não vejo porque desconfiar dela. Os filmes em 3 D são muito reais. Com a tecnologia de hoje tudo é possível», disse Erick, que registou a criança.
Jenifer disse ainda indignada: «Vou processar o cinema e os produtores. Ainda bem que meu marido acreditou em mim. Meu casamento podia estar em risco. Mas ele sabe que eu sou fiel», disse.
TVi24
Amigos procuram jovem desaparecida pelo Facebook Carina Ferreira, 21 anos, desapareceu no sábado à noite
Carina Ferreira, 21 anos, desapareceu sábado à noite quando viajava para a Régua num Peugeot 106 vermelho de matrícula 77-23-LP.
Carina Ferreira desapareceu no sábado, quando fazia o percurso de automóvel entre Lamego e Régua, sem deixar rasto. O caso está a ser investigado pela PSP e PJ, mas entretanto os amigos lançaram uma página no Facebook para localizar a colega através das redes sociais. A família, pais e irmã, esteve ontem incontactável.
Carina Ferreira, de 21 anos, concluiu o curso de Turismo na Universidade de Coimbra e estava a trabalhar no Clube de Caça e Pesca da Régua "desde o ano passado", contou o tesoureiro do clube. Francisco Soares adiantou que a jovem "colaborava no ginásio, mas ia e vinha todos os dias para Lamego. Desde sábado que não sabemos nada dela", concluiu.
O desaparecimento "foi participado" na PSP de Lamego "logo no sábado, mas desde então que não a conseguimos localizar", assegurou fonte policial.
Os amigos lançaram entretanto uma página no Facebook, em http://www.facebook.com/home.php?#!/group.php?gid=120072504677707&ref=ts, onde contam que no sábado a jovem "trabalhou no clube, foi a casa, cerca das 22.00, onde tomou banho e nunca mais foi vista". Depois desta surgiram outras páginas, noutras redes sociais, onde constam vários comentários dos amigos e colegas da jovem. José Eduardo, que administra um dos sites, adiantou que a jovem "vestia leggings e blusa preta com um blaser da mesma cor. Usava ainda uma trança no cabelo" e "desapareceu pouco depois de ter saído para a Régua para trabalhar".
Bruno Oliveira esclareceu que o carro da jovem "não apareceu desde sábado". De acordo com várias fontes policiais a viatura, um Peugeot 106 vermelho de matrícula 77-23-LP, "não esteve envolvida em nenhum acidente nem tem multas registadas".
Na página, Rita Vaz alertou para a "necessidade de fazer buscas no rio Douro", mas os bombeiros da Régua e Lamego, que garantem a segurança das escarpadas estradas ribeirinhas, não têm conhecimento de nenhum acidente ou desaparecimento. "Ouvi falar do desaparecimento, mas não tivemos qualquer ordem de buscas", assegurou Nuno Carvalho, comandante dos Bombeiros de Lamego, que partilha a opinião com António Fonseca, dos Bombeiros da Régua.
No Facebook, onde a página tem como título "Carina a tua força é a nossa esperança", os amigos juntam forças e alertam que a "Carina Ferreira desapareceu desde sábado à noite e até hoje nada sabemos sobre ela, vamos todos juntar as nossas forças e tentar encontrar a Carina".
Os pais, Ernesto e Isabel Ferreira, confessaram ao jornal Douro Hoje que estavam muito preocupados e deixaram o apelo: "Por favor, Carina, diz onde estás e se estás bem." O DN tentou ontem contactar a irmã Daniela, sem sucesso. Não está confirmado que o desaparecimento não tenha sido voluntário.
DN
domingo, 9 de maio de 2010
Povos pré-romanos em Portugal-Narbasos
Londres: candidato de extrema-direita confronta-se com jovens
Um episódio insólito marcou as vésperas da campanha das eleições no Reino Unido, quando um candidato a deputado do BNP (o Partido Nacional Britânico), de extrema-direita, se envolveu em confrontos com jovens de ascendência asiática, em Barking, na zona leste de Londres.
Depois de Bob Bailey ter trocado algumas palavras azedas com três rapazes, quer se aproximaram, a tensão subiu. Um dos jovens cuspiu-lhe na cara. O candidato reagiu de imediato, a murro e a pontapé.
Gerou-se a confusão, com os outros dois rapazes e outros elementos da comitiva do BNP a trocarem agressões, que acabaram por terminar pouco depois, com os dois grupos a afastarem-se um do outro. Só que o momento foi captado pelas câmaras da BBC.
O jornal «Guardian» salienta que este não foi o único incidente conturbado desta quarta-feira a envolver o BNP.
Na mesma zona, o líder do partido, Nick Griffin, foi também mal recebido. «Foram dois rapazes brancos, e eles apanharam um par de tomates e atiraram-nos ao senhor Griffin», disse um lojista, que testemunhou o incidente.
TVi24
Morreu em campo e levou amarelo por simulação
Um jogador croata morreu de ataque cardíaco, durante um jogo da quinta divisão do país, e levou um cartão amarelo por simular falta quando já estava morto no chão.
Aos 35 minutos do jogo entre os rivais Mladost FC e do Hrvatski Sokola, Goran Tunjic, de 32 anos, sofreu uma entrada de um jogador da equipa adversária e caiu ao chão. O árbitro, que tinha avisado os jogadores de que não seria tolerante com simulações, correu para o jogador prostrado e exibiu um cartão amarelo, sem se aperceber da gravidade da situação, revela o jornal inglês “Daily Mail”.
À medida que os outros jogadores se aproximaram do colega, é que se aperceberam de algo não estaria bem. A equipa médica foi chamada e o jogador foi dado como morto à chegada ao hospital. No entanto, os médicos afirmam, com elevado grau de certeza, que Tunjic morreu ainda no relvado.
JN
|