Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

sábado, 3 de outubro de 2009

Comerciante antecipou-se aos bombeiros...


Horia Cretan tornou-se o novo herói de Nova Iorque, nos EUA, depois de salvar uma criança de quatro anos de um incêndio.


O comerciante do Bronx ouviu gritos vindos de um quarto andar, subiu as escadas de emergência, arrancou as cortinas para se proteger das chamas e resgatou o rapaz antes dos bombeiros chegarem.


A criança estava inconsciente e foi de imediato transportada para o hospital, onde está a recuperar.

Chicago foi a primeira a ser eliminada, Tóquio ficou de fora na segunda ronda....


Os Jogos Olímpicos de 2016 vão realizar-se no Rio de Janeiro. Para surpresa de muitos, Chicago foi a primeira cidade eliminada na corrida à organização da prova. Tóquio foi a cidade seguinte a ser excluída, na segunda ronda da votação. Permaneceram na luta Madrid e Rio de Janeiro.


Veja as fotos da festa brasileira link externo


Veja o vídeo do anúncio e da festa brasileira link externo


A cidade norte-americana era apontada, por muitos, como uma das favoritas, mais ainda pelo empenho pessoal de Barack Obama, mas também pela lógica de rotatividade do Comité Olímpico Internacional, que apontava para a escolha de uma cidade não europeia ou asiática. No entanto, foi a que recebeu menos votos logo na primeira ronda.


Saiba aqui tudo sobre o processo link externo


Por fim, a luta ficou entre a capital espanhola e a «cidade maravilhosa». Ganhou o Rio de Janeiro, o que significa que, pela primeira vez, os Jogos Olímpicos terão lugar na América do Sul.


Os brasileiros recebem, assim, num espaço de dois anos, duas das maiores competições desportivas: o Campeonato do Mundo de futebol, em 2014 e as Olimpíadas, em 2016.


Esse facto, porém, não é novo: a Cidade do México recebeu os JO em 1968 e o país acolheu o Mundial em 70; Munique foi sede das Olimpíadas seguintes, em 1972, e dois anos depois foi uma das cidades que recebeu o Campeonato do Mundo.


Por fim, os Estado Unidos viveram situação semelhante em 1994 e 96. Naquele primeiro ano, o país recebeu o Mundial, e depois recebeu os Jogos Olímpicos, embora a cidade escolhida, Atlanta, não tivesse feito parte das que acolheram o Campeonato do Mundo de futebol.

Costas Karamanlis estava a realizar um comício...


O primeiro-ministro grego estava a realizar o seu principal comício de campanha, esta sexta-feira, em Atenas, quando uma pequena bomba explodiu, segundo as agências internacionais.


Segundo o porta-voz da polícia, Panayiotis Stathis, a explosão causou apenas pequenos estragos materiais.


O engenho estava num caixote do lixo, a uma centena de metros do pódio onde se encontrava o governante.


O mandato de Costas Karamanlis vai ser «avaliado» nas eleições do próximo domingo.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Presidente escusou-se a revelar pormenores sobre a audiência com Sócrates...


O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, escusou-se a revelar pormenores sobre a audiência com o secretário-geral do PS, José Sócrates, respondendo apenas que, para ele, também foi uma boa conversa.


Questionado pelos jornalistas sobre o encontro que teve esta tarde com José Sócrates, o chefe de Estado começou por dizer apenas que não iria «acrescentar nada».


«Foi uma boa conversa para si também?», insistiu um jornalista referindo-se às declarações de José Sócrates no final da audiência. Cavaco Silva respondeu apenas: «Foi».


As declarações do Presidente da República foram proferidas durante a inauguração da exposição «1 Século - 10 Lápis - 100 Desenhos - Viarco Express», no âmbito das comemorações do quinto aniversário do Museu da Presidência da República.


O Chefe de Estado e o secretário-geral socialista estiveram esta tarde reunidos no Palácio de Belém durante cerca de 45 minutos.


O encontro entre Cavaco Silva e José Sócrates aconteceu quatro dias depois das eleições legislativas de domingo, que o PS venceu com maioria relativa, e dois dias depois de o Presidente da República ter feito uma declaração acusando «destacadas personalidades do partido do Governo» de «manipulação» para o encostar ao PSD e «desviar as atenções».


Na sexta-feira, o Presidente da República vai receber em audiência os líderes do PSD, Manuela Ferreira Leite, do CDS-PP, Paulo Portas, do BE, Francisco Louçã, e do PCP, Jerónimo de Sousa.


Há centenas de feridos e os números não param de subir...


Pelo menos 1.100 pessoas morreram devido aos sismos que abalaram a Indonésia nos últimos dias, segundo o responsável pela ONU no local, John Holmes, citado pela CNN.


Centenas de pessoas estão feridas. «Eu temo que estes números continuarão a subir à medida que as informações nos forem chegando. Acredita-se que centenas de pessoas ainda estão debaixo dos escombros», afirmou.


Os trabalhos das equipas de resgate estão a ser dificultados pela chuva intensa que se faz sentir em vários pontos do país.


O primeiro abalo, de magnitude 7.6 na escala de Richter, sentiu-se esta quarta-feira e causou uma enorme destruição sobretudo na cidade de Padang. Desmoronaram-se edifícios, pontes e muitas pessoas ficaram soterradas. As autoridades ainda estão a avaliar a extensão dos prejuízos humanos e materiais, causados por este abalo, uma missão dificultada pelo facto das comunicações terem sido seriamente afectadas.


Um segundo sismo, de magnitude 6.8, abalou esta quinta-feira a ilha de Samatra, numa altura em que as autoridades ainda continuavam à procura de sobreviventes do primeiro abalo.



Primeiro-ministro avisa que a vitória do «não» abrirá um período de incerteza no país, mas também na União Europeia...


A Irlanda prepara-se para votar o Tratado de Lisboa em referendo nesta sexta-feira. Depois do não (53,4%) na primeira consulta há um ano e meio, foi feito um esforço para tentar ultrapassar a situação e permitir o avanço da revisão constitucional da União Europeia.


As últimas sondagens, divulgadas no fim-de-semana passado, dão vantagem ao «sim», com 55 por cento a 68 por cento de intenções de voto, sobre o «não», que regista 17 por cento a 27 por cento das intenções de voto.


O primeiro-ministro Brian Cowen dramatiza a situação e diz que se os irlandeses votarem «não» ao Tratado de Lisboa lançarão uma «grande incerteza» sobre o futuro da União Europeia. Ainda assim, afirmou-se confiante que a maioria dos irlandeses irá optar pelo «sim»


«Enfrentamos uma escolha clara esta sexta-feira. Seguimos em frente juntamente com a Europa ou teremos de percorrer uma estrada que nem sequer vem no mapa», disse Cowen numa acção de campanha, aproveitando para colocar de parte qualquer hipótese de realizar um terceiro referendo caso este falhe.


Na opinião do primeiro-ministro irlandês, se nos resultados de sábado o «não» aparecer em primeiro lugar isso poderá produzir «um período de grande incerteza na Europa e a própria Europa poderá questionar-se sobre qual o rumo a seguir».


Portugal torce pelo «sim»


O secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros português mostrou-se, entretanto, confiante numa vitória do «sim», considerando que uma segunda rejeição seria «desastrosa» para a União Europeia.


«Uma segunda rejeição por parte da população irlandesa seria desastrosa para a União Europeia. Mas, em democracia há que estar aberto a todas as possibilidades, no entanto os indicadores são muito positivos e penso que os irlandeses terão reflectido mais profundamente sobre as consequências do que seria um voto negativo e que isso levará a uma vitória do sim», disse João Gomes Cravinho à agência Lusa.


Pais do Dinis descobriram conta falsa...

Os pais de um bebé que abriram uma conta bancária para angariar fundos para ajudar o filho a combater uma doença rara foram alvo de uma burla.


O Dinis sofre de leuco-encefalopatia, calcificações e quistos cerebrais. Quando nasceu, há 19 meses, os pais abriram uma conta no BPN a pedir ajuda para suportar todos os tratamentos que a doença exige.


Esta quarta-feira, a mãe descobriu na Internet uma conta falsa em nome do filho, aberta no BES, e já apresentou queixa na PJ.



quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Jogo na Guatemala acaba da pior forma possível...


A Guatemala não é um país de brandos costumes. As imagens retiradas do jogo entre a Universidade de San Carlos e o Herédia podem confirmá-lo. Terminado o encontro, um grupo de encapuzados invadiu o relvado e agrediu sem clemência a equipa de arbitragem.


O motivo para tamanha barbaridade? Os energúmenos consideraram errada uma decisão do árbitro auxiliar, que a poucos minutos do final assinalou uma grande penalidade contra a equipa da casa.


Os meliantes saltaram das bancadas, perseguiram o trio de arbitragem munidos de paus e barras de ferro, e foram felizes da vida para casa, depois de acertaram em cheio no tal assistente.


Dez pontos numa perna do árbitro foi o saldo final desta selvajaria. E a polícia, onde andava?


Veja o video:


Pirataria informática já atingiu até o governo dos EUA...


A intercepção de comunicações telefónicas e a pirataria informática já atingiram vários governos e figuras públicas nos últimos anos.


No Verão deste anos, alguns dos sistemas informáticos mais seguros do mundo, pertencentes à Casa Branca, ao Pentágono e a outras entidades vitais dos EUA foram alvo de um ataque informático em grande escala.


Na mesma altura, a Coreia do Sul foi alvo de uma acção semelhante, o que lançou a suspeita sobre a Coreia do Norte.


Em 2007, a Estónia viu as suas redes informáticas quase inoperacionais devido a um ataque informático atribuído a piratas ao serviço de Moscovo. No ano seguinte, passou-se algo semelhante com a Geórgia.


Os casos de «escutas» a figuras públicas também não são assim tão raros e o grande escândalo revelou que o príncipe de Gales tinha então uma amante que agora é assumida, Camilla Parker-Bowles.

Cerca de 600 mil sofrem deste problema...

Cerca de um em cada seis portugueses sofre de infertilidade, sendo que agora há um novo site que os pode ajudar.


Na página www.fertilidadeumaviagem.com são dadas várias respostas ao problema da infertilidade, ajudando os casais que querem ter filhos.


Com uma linguagem acessível, é possível conhecer, por exemplo, as opções terapêuticas, os exames e o dia.

Sociedade de Pneumologia Portuguesa esclarece mitos...


A maioria dos portugueses não se vacina anualmente contra a gripe sazonal e, numa altura em que essa ajuda é fundamental para travar o vírus H1N1, a Sociedade de Pneumologia Portuguesa esclarece alguns mitos

.

Gripe A: vacina chega «progressivamente» a partir de dia 12


Os médicos alertam que mais de 70 por cento da população portuguesa ainda não está vacinada contra a gripe sazonal e que 41 por cento das pessoas com mais de 65 anos, que constituem um grupo de risco, nunca foram vacinadas para esse efeito.


Assim, há que lembrar que a gripe sazonal também mata e que a vacinação deve ser feita todos os anos, porque a estirpe da doença muda constantemente.


Mesmo as pessoas que raramente adoecem devem ser vacinadas. É importante esclarecer também que a gripe sazonal é contagiosa e transmite-se com facilidade.

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Ondas mortíferas causadas por um sismo de magnitude 8.0...


As autoridades das ilhas Samoa temem que o tsunami provocado um sismo de magnitude 8.0 possa ter causado mais de uma centena de mortos. Para já, o número de vítimas mortais contabilizadas supera as 80.


De acordo com um responsável do Serviço Nacional de Saúde da Samoa Ocidental, em declarações à BBC, há registo de, pelo menos, 65 mortos e 157 feridos.


Já na Samoa Americana contabilizam-se 24 mortos e meia centena de pessoas feridas, segundo as autoridades locais.


A Nova Zelândia também já expressou preocupação sobre um eventual desastre em Tonga, que terá sido varrida por uma onda de 4 metros, na costa norte.


As duas Samoas e Tonga têm uma população total de 400 mil pessoas. Milhares terão ficado desalojadas depois do tsunami.


O presidente dos EUA, Barack Obama, já declarou o estado de desastre na Samoa Americana e ordenou às autoridades federais norte-americanos o envio de auxílio para a zona.

Local do crime Quartel dos Bombeiros ...


Um homem de 50 anos, solteiro, agricultor, foi detido ao final da tarde de quinta-feira por suspeita do crime de abuso sexual de uma criança. A vítima é um rapaz de 11 anos.


A situação de abuso verificou-se no mês de Agosto, em Nelas e, segundo apurámos de fonte da Directoria do Centro da Polícia Judiciária (PJ), entidade responsável pela investigação, não há qualquer relação de proximidade especial entre vítima e abusador, muito embora se conhecessem e frequentassem os mesmos locais. O homem, analfabeto, terá convencido o menor a acompanhá-lo e deslocou-se para um local ermo, junto ao Quartel dos Bombeiros de Nelas, onde terá consumado as práticas sexuais.


Apesar do local escolhido pelo indivíduo ser bastante escondido, não foi suficiente para se distanciar de olhares de terceiros, de tal forma que o abusador quase foi apanhado em flagrante. Uma situação aparentemente complexa que o abusador "resolveu", apresentando um conjunto de justificações para o facto de se encontrar ali com o menino, e que acabaram por convencer as testemunhas da "inocência" do momento, não dando grande importância ao caso. "Olhar" diferente teve a mãe da criança que, depois de tomar conta da situação, de imediato participou o caso junto do posto da GNR de Nelas, que encaminhou a investigação para a PJ. Esta polícia acabaria, segundo apurámos, por "desmontar" a "estória" que o sujeito "arquitectou" em sua defesa, e concluiu, através da reunião de um conjunto de elementos de prova, da sua culpabilidade.


A situação de abuso verificada em Agosto passado terá sido "meramente pontual", de acordo com fonte ligada à investigação, muito embora as averiguações levem os inspectores da PJ à convicção que não teria sido a primeira abordagem praticada pelo homem. Com efeito, apesar de socialmente, o agricultor não ser um indivíduo "apontado" e não existir qualquer suspeita relativamente ao seu modo de vida, tudo indica que aquela não foi a primeira ou única abordagem à vítima e será mesmo muito provável que uma outra criança tenha sido "aliciada" de forma idêntica, muito embora sem quaisquer efeitos, uma vez que esta, assustada, terá fugido.
O suspeito foi detido na segunda-feira ao final da tarde e presente ontem à tarde para primeiro interrogatório, no Tribunal de Nelas. Depois de ouvido pelo juiz, o homem foi colocado em liberdade, mas está obrigado a apresentar-se todas as semanas no posto policial da sua área de residência. Para além disso, o homem está proibido de frequentar locais onde habitualmente haja crianças, o mesmo acontecendo relativamente ao Quartel dos Bombeiros (local do crime), estando ainda proibido de frequentar a Igreja.


Viseu vai ter praia....


O parque urbano localizado junto à radial de Santiago, em Viseu, vai ter uma praia fluvial. O projecto, anunciado esta semana pela autarquia, será viabilizado a partir da construção no rio Pavia da barragem/açude do Catavejo.


Em menos de um mês, o espaço construído a pensar na mudança da feira semanal de Viseu, mudou a vocação que lhe estava destinada. Depois de ter anunciado que o parque será exclusivamente aproveitado para actividades de lazer, a Câmara Municipal de Viseu (CMV) vem agora acrescentar-lhe um novo projecto: a construção de uma praia fluvial.


O presidente da autarquia, Fernando Ruas, explicou que a Praia Fluvial de Santiago, como ficará conhecida, aproveitará as águas da barragem/açude a construir a montante do rio Pavia, na zona do Catavejo, na freguesia de Mundão. Um equipamento destinado a controlar as cheias do inverno e a garantir, durante os 365 dias do ano, um caudal regular e permanente de água no Pavia.


O anúncio da mudança de planos relativamente ao parque urbano da radial de Santiago apanhou muita gente de surpresa. O próprio presidente da autarquia o reconheceu na altura. Agora, ao prometer a construção da praia, Ruas justifica a decisão. "As pessoas vão perceber porque decidimos não transferir a feira semanal para aquele espaço. Já tínhamos também este projecto em carteira", explicou.


A decisão da autarquia em mudar a vocação do parque urbano, concebido para receber a feira semanal das terças, gerou controvérsia. Miguel Ginestal, do Partido Socialista, condenou a opção que, em seu entender, pôs em causa o planeamento feito para o local. Lamentou, ainda, que os feirantes continuem a trabalhar sem condições no recinto que ocupam há vários anos, do outro lado do rio.


Fernando Ruas afirmou ter auscultado os feirantes antes de tomar a decisão de manter a feira das terças no mesmo local. Anunciou,ainda, que serão ali feitas algumas obras e construídas mais uma ou duas casas de banho.


A decisão foi ainda fundamentada, segundo Ruas, com as opiniões favoráveis das pessoas que passaram a frequentar o parque urbano da radial de Santiago. Um espaço amplo, com piso próprio para caminhadas e corridas, serviço de bar e esplanada e equipamentos para actividades físicas.


Embora a feira semanal ocupe o recinto onde se realiza apenas durante a manhã e parte da tarde das terças-feiras, deixando livres os restantes dias da semana, a Câmara considerou que a qualidade do parque urbano "merecia" um aproveitamento exclusivamente lúdico. O que está a acontecer.

Presidente da República fala em tentativa de encostá-lo ao PSD...


O Presidente da República acabou com o tabu e falou sobre o caso das escutas. Cavaco Silva lançou um forte ataque ao Partido Socialista, explicou que não tomou posição pública antes para condicionar o acto eleitoral e confirmou as dúvidas sobre a falta de segurança no Palácio de Belém.


PS reage: PR «confirmou» que escutas são «invenção»


Abrindo uma excepção, disse, pretendeu explicar aos portugueses as suas dúvidas, deixando uma garantia: o Presidente não se deixa pressionar.


A declaração de Cavaco Silva (primeira parte)


A declaração de Cavaco Silva (segunda parte)


Na sua perspectiva, durante o Verão, foi feito «uma espécie de ultimato», quando «destacadas personalidades do partido do Governo» pediram para que Cavaco Silva explicasse o envolvimento de elementos da sua Casa Civil na elaboração do programa do PSD.


Saiba quem pressionou Cavaco Silva


«Pretendia-se, quanto a mim, alcançar dois objectivos, com aquelas declarações: primeiro, puxar o Presidente para a luta político-partidária, encostando-o ao PSD, apesar de todos saberem que eu, pela minha maneira de ser, sou particularmente rigoroso na isenção em relação a todas as forças partidárias; segundo, desviar as atenções do debate eleitoral das questões que realmente preocupavam os cidadãos», disse, voltando a lembrar mais à frente os dois objectivos: « colar o Presidente ao PSD e desviar as atenções».


De resto, Cavaco Silva considera que o e-mail divulgado pelo «Diário de Notícias» segue esta lógica e assegura que não se preocupou nada quando soube que Rui Paulo Figueiredo, um assessor de José Sócrates, tinha acompanhado a sua visita à Madeira.


Reacções: falhas na segurança da Presidência são «graves»


O Presidente também esclareceu que «ninguém está autorizado a falar em nome do Presidente da República, a não ser os seus chefes da Casa Civil e Militar», pelo que, para não deixar dúvidas, optou por afastar o seu assessor de imprensa, Fernando Lima.


Vulnerabilidade


Preocupado com questões de segurança, Cavaco Silva reuniu com entidades na área da segurança para perceber se os computadores do Palácio de Belém estão em segurança. «Fiquei a saber que existem vulnerabilidades e pedi que se estudasse a forma de as reduzir», conta.


Ciente das suas responsabilidades, o Presidente deixa a certeza que defenderá sempre os «superiores interesses do país». «O Presidente da República não cede a pressões, nem se deixa condicionar seja por quem for», vinca.

terça-feira, 29 de setembro de 2009

«Venceremos»...


Muammar Khadafi foi recebido como um herói na Venezuela. Hugo Chávez atribuiu ao líder líbio a mais alta condecoração do país e ambos afirmaram uma visão comum socialista e anti-imperialista, assinando uma declaração pedindo uma cimeira internacional para elaborar uma nova definição de terrorismo.


Khadafi está há quarenta anos no poder, mas esta foi a primeira visita à América Latina. Não podia ter-lhe corrido melhor, com um caloroso anfitrião como Hugo Chávez.


«Estamos a mudar a história enfrentando o imperialismo, a burguesia, o atraso, o colonialismo que há 500 anos afecta o nosso povo», disse o líder venezuelano, enquanto Kadhafi respondia: «Estamos nas mesma trincheiras, temos o mesmo destino, o mesmo rumo, contra um inimigo comum. Venceremos».


Um inimigo que pode ser facilmente identificado como os Estados Unidos ou ocidente em geral, apesar da suavização da postura do regime de Khadafi nos últimos anos.


Os líderes venezuelano e líbio assinaram uma declaração onde exortam à realização duma cimeira para uma nova definição de «terrorismo». No texto, ambos rejeitam as tentativas para ligar a luta legítima do povo por liberdade e auto-determinação ao terrorismo.


Hugo Chávez agraciou Khadafi com a «ordem do libertador», a mais alta condecoração venezuelana, e ofereceu-lhe uma réplica da espada de Simon Bolívar.

suspeito reside com a família...



Os incêndios deflagraram durante a noite de sábado, uns a seguir aos outros, separados por escassos minutos e com intervalos entre si de pouco mais de duas/três centenas de metros.
As chamas foram, de acordo com fonte ligada à investigação - da responsabilidade da Directoria do Centro da PJ - ateadas por ignição directa, com recurso a fósforos, “num quadro de vingança e de atracção pelo fogo”, uma vez que, adianta ainda, o guardador de gado gostava de assistir “à azáfama de bombeiros e populares nas operações de combate às chamas”.


Solteiro, o suspeito reside com a família e, apesar de ter ateado os quatro focos de incêndio ‘a coberto da noite’, foi avistado por populares, facto que o terá impedido de assistir ao ‘espectáculo’ que pretendia, ou seja, ver a floresta a arder e o esforço desencadeado para debelar as chamas. Com efeito, ao aperceber-se que se tinha denunciado, uma vez que a sua presença foi detectada no local do crime, fugiu para casa da família, onde se refugiou. Todavia, os habitantes locais deram conta das suas suspeitas aos militares da GNR, que, por seu lado, comunicaram o caso à Polícia Judiciária de Coimbra, colaborando nas operações que conduziram à sua detenção, que aconteceu na tarde de domingo, na zona da sua residência. O pastor já tem, segundo apurámos, antecedentes policiais e criminais pelo mesmo tipo de crimes, nomeadamente no ano passado e, mais distanciado no tempo, nos finais da década de 90 e também em 2000. Inclusivamente, terá sido condenado, há relativamente pouco tempo, pelo tribunal por um crime de incêndio. Aliás, de acordo com fonte ligada à investigação, o facto de ter ateado quatro focos de incêndio consecutivos, indicia que se «trata de alguém com um elevado grau de perigosidade». Dado ao qual se soma o momento escolhido, ou seja, durante a noite, numa hora avançada – depois das 23h00 - em que não seria simples a detecção das chamas e o subsequente alerta para o combate, bem como o histórico do suspeito nesta matéria.


O pastor de Canas de Santa Maria, o 11.º detido, este ano, pela Directoria do Centro da PJ pelo crime de incêndio florestal, foi ontem presente no Tribunal de Tondela, para primeiro interrogatório e encontra-se, por ordem do juiz, em prisão domiciliária a aguardar o desenvolvimento do processo.


Desta vez, nem Michelle Obama escapou às piadas do primeiro-ministro italiano...


A imprensa italiana criticou, esta segunda-feira, o primeiro-ministro Silvio Berlusconi por este ter voltado a chamar, no dia anterior, o presidente dos EUA, Barack Obama, de «bronzeado».


Já no ano passado Berlusconi tinha lançado a polémica no ao qualificar Obama com o mesmo adjectivo. Num discurso na noite deste domingo, Berlusconi disse: «Quero trazer saudações de um homem, qual é o nome dele? Só um minuto, é alguém bronzeado: Barack Obama».


«Vocês não vão acreditar, mas eles foram juntos à praia apanhar uma cor, porque até sa ua mulher é bronzeada».


Berlusconi voltou da cimeira do G20, em Pittsburgh, onde encontrou os Obama. Os jornais italianos não deixaram de salientae que a primeira-dama dos EUA, Michelle Obama, apenas apertou a mão de Berlusconi, enquanto beijou os outros líderes.

Coimbra: vítimas trabalhavam num depósito de fabrico de vinho...


Três pessoas morreram esta tarde, perto de Coimbra, vítimas de intoxicação com produtos químicos usados na produção do vinho. O acidente ocorreu numa propriedade privada em Rio de Galinhas, freguesia de Almalaguês, concelho de Coimbra.


Segundo fonte dos Bombeiros Sapadores de Coimbra as três vítimas - marido e mulher com 74 e 72 anos, respectivamente e um homem de 64 - terão sucumbido a uma intoxicação com os gases resultantes da fermentação das uvas.


«Já tinham retirado o vinho e iam retirar o vinhaço, que fica no fundo e depois de destilado é aproveitado para bagaço», sublinhou a fonte. Acrescentou que duas das vítimas mortais se encontravam no interior do tanque, com cerca de 1,5 metros de profundidade, e a terceira vítima «ainda se debruçou para os puxar mas também lá ficou», declarou.


Segundo relatou uma vizinha das vítimas , o alerta foi dado às 15 horas por uma irmã dos falecidos. «Uma 4ª pessoa ainda tentou salva-los, mas também começou a ter sintomas de intoxicação», adiantou a mesma fonte.


Ainda segundo o o que apurou no local, as vítimas não tinham qualquer protecção para efectuar este tipo de trabalho.

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Ja se pode Funicular ...


Viseu tem desde o passado fim de semana em funcionamento um funicular que liga a zona da Feira de S. Mateus ao centro histórico, considerado fundamental pela autarquia para revitalizar esta zona da cidade.


Previsto há mais de sete anos, este meio mecânico não poluente insere-se nas obras do programa Polis e representa um investimento total de 5,3 milhões de euros.


Américo Nunes, da comissão liquidatária da Viseu Polis, afirmou que o funicular, de utilização gratuita, será "uma mais valia para o centro histórico", nomeadamente para os comerciantes que aí têm os seus negócios.


Muitos deles já tiveram a possibilidade de entrar numa das suas duas carruagens e percorrer os 390 metros que separam a estação da Sé da estação de Viriato, numa via de carris única com cruzamento a meio do traçado.


Cada carruagem tem capacidade para 50 pessoas, podendo o funicular transportar 542 por hora, em cada sentido.


Segundo Américo Nunes, o funicular funcionará entre as 8.30 e as 19.30 horas. Ao início da manhã, hora de almoço e final da tarde circulará de 15 em 15 minutos e, "nas horas mortas", de meia em meia hora. "Mas se houver um número de pessoas que justifique, ele anda na mesma", garantiu, dando como exemplo o caso das excursões.


Os passageiros do funicular poderão deixar as viaturas no recinto da Feira de S. Mateus, onde há lugar para mais de 400 ligeiros e sete autocarros.


Américo Nunes lembrou que o funicular foi financiado em 70 por cento pelos fundos comunitários e que à Câmara só couberam 12 por cento do custo global da obra. "A ideia de fazermos investimentos com rigor e preocupação com a sustentabilidade futura também aqui teve expressão", garantiu, acrescentando que, por outro lado, a Viseu Polis - que representou um investimento global de 50 milhões de euros - não deverá ter prejuízo.


O presidente da autarquia, Fernando Ruas, deu resposta às críticas de falta de segurança no traçado do funicular, referindo-se a um acidente ocorrido na semana passada com um homem que teve de levar 21 pontos numa perna.


Fernando Ruas contou que, através do sistema de videovigilância, visualizou o acidente, concluindo que "a culpa foi do acidentado", que caminhou no meio dos carris.

Entre os animais e plantas «novas» estão um sapo com dentes e um lagarto-leopardo ...


A organização ambientalistas World Wildlife Fund (WWF) revelou esta semana ter descoberto, durante o ano passado, no sudeste asiático 163 novas espécies, avança a agência EFE.


Entre as novas descobertas está, por exemplo, o «Cat Ba leopard gecko», encontrado no Vietnam: um lagarto com manchas semelhantes às de um leopardo ou um sapo com dentes, que come pássaros (o «Khorat big-mouthed frog»).


Foram então descobertas: 100 plantas, 28 peixes, 18 répteis, 14 anfíbios, dois mamíferos e um pássaro. Estas descobertas juntam-se agora às mil catalogadas entre 1997 e 2007.

Colisão por volta das seis da manhã na Ria. Vítimas não tinham coletes vestidos...


Três pessoas morreram este domingo e quatro sofreram ferimentos ligeiros na sequência da colisão entre dois barcos táxi na Ria de Aveiro, adiantou a fonte do CDOS de Aveiro.


As vítimas mortais são dois pescadores amadores, de 40 e 60 anos, e um menino de oito anos, filho do proprietário da empresa, referiu o 2º comandante dos bombeiros Aveiros Novos, João Naia, acrescentando que a criança viajava na companhia do funcionário.


O acidente ocorreu cerca das seis da manhã, numa altura em que se registava um intenso nevoeiro. «Um barco vinha do Norte e o outro do Sul. Um não transportava passageiros e embateu no outro que levava dez pessoas, o condutor, o menino de oito anos e oito pescadores amadores». Este último «acabou por virar e, infelizmente, três pessoas ficaram lá de baixo», precisou a mesma fonte.


O acidente deu-se entre o forte da barra e o canal de São Jacinto, «precisamente no molhe do Carralhão».


Apesar de as embarcações terem os coletes debaixo dos bancos, a verdade é que nenhuma das vítimas o envergava, esclarece ainda o 2º comandante.


Os barcos táxi pertencem a uma empresa que se dedica a transportar os pescadores de São Jacinto para os molhes, nos pequenos paredões e que levam dez pessoas de cada vez.


Os quatro feridos foram transportados para o hospital de Aveiro, sendo que dois já tiveram alta. Todos apresentavam pequenas escoriações.


De acordo com o comandante da Capitania do Porto de Aveiro, Coelho Gil, citado pela Lusa, a falta de visibilidade não foi a única causa para a colisão, exemplificando com a eventual «falta de sinalização das embarcações».


Segundo o mesmo responsável foi aberto um inquérito para apurar as causas dos acidente.

Viseu continua laranja...

PSD ganhou, mas surpresa eleitoral foi o CDS/PP


O PSD ganhou no distrito de Viseu, contrariando a tendência nacional. Pelo Círculo Eleitoral de Viseu foram eleitos nove deputados, quatro do PSD, quatro do PS e um do CDS/PP. A distribuição dos lugares na Assembleia da República manteve-se igual.


Ontem, os sociais-democratas conseguiram mais de seis mil votos que os socialistas. Mas a surpresa da noite foi o CDS/PP, partido que registou a maior subida de sempre.


A mudança de cabeça-de-lista, de Miguel Anacoreta Correia (não residente no distrito) para Hélder Amaral, que já o tinha substituído no Parlamento, parece ter sido favorável ao partido, que obteve mais de cinco mil votos do que em 2005.


O Bloco de Esquerda também aumentou, enquanto que a subida da CDU foi ligeira.
Comparativamente a 2005, quer o PSD, quer o PS desceram na votação, embora a abstenção também tenha sido maior nas Eleições de ontem. Em 2005 os socialistas tinham conseguido vencer com uma pequena margem, mas os eleitores do distrito deram agora a vitória aos sociais-democratas. O CDS/PP subiu de 8,64 por cento para 13,41 por cento de votantes. O BE aumentou de 3,33 para 6,49 e a CDU de 2,24 para 2,86 por cento.
Num distrito com 24 concelhos, o PSD obteve a vitória em 19.


Resende e Mortágua mantiveram a votação no PS, assim como S. João da Pesqueira, Mangualde e S. Pedro do Sul que já em 2005 tinham dado a vitória aos socialistas. Relativamente a 2005, o Partido “perdeu” seis municípios.


No distrito de Viseu a abstenção foi de 43,62, num total de 381.883 inscritos.


Sócrates celebra triunfo, mas precisa de Paulo Portas para maioria absoluta...


O PS venceu as eleições legislativas deste domingo. «Uma extraordinária vitória eleitoral», declarou José Sócrates no discurso de triunfo, mas que revela um castigo aos socialistas por parte do povo português. Sócrates perdeu a confortável maioria absoluta que lhe permitiu governar sozinho nos últimos quatro anos. A partir desta segunda-feira o PS vai ter que mudar. E muda conforme o povo determinou, ou seja, com entendimentos, provavelmente, com a nova terceira força política do país: o CDS-PP, o segundo vencedor da noite.


Paulo Portas foi o último a discursar na noite eleitoral. A honra é normalmente guardada para o vencedor da noite, mas José Sócrates antecipou-se e discursou antes do líder do CDS-PP. Paulo Portas falou em último e tem motivos para isso. O CDS-PP chega finalmente aos dois dígitos e de última força política passa para terceira. Mas não é tudo.



Os populares reúnem condições para efectuarem uma aliança com o partido vencedor das eleições. As coligações que deram tanto que falar durante a campanha eleitoral começam agora a desenhar-se. Descartada a hipótese de um «bloco central», ou seja um governo PS/PSD, o CDS-PP é o único partido que reúne deputados suficientes para assegurar uma coligação e uma estabilidade governativa.


Saiba aqui tudo sobre a noite eleitoral

Juntos, PS e CDS-PP têm 117 deputados, mais um do que o mínimo necessário para governar com maioria absoluta. Bloco de Esquerda e CDU não reúnem deputados suficientes para governar ao lado do PS. Mas números são números e ideologias são ideologias. Portas pode assegurar a estabilidade governativa, mas Sócrates deverá preferir ficar sozinho e governar com acordos pontuais.


PSD, Bloco e CDU: quem perdeu mais?


Depois dos vencedores, há sempre os derrotados. Entre os restantes partidos com assento paramentar não é fácil perceber quem foi para casa mais zangado. Mas vamos por partes.


O PSD teve esta noite um resultado que não sendo pior do que Santana Lopes conseguiu em 2005, (28,72) fica longe das expectativas criadas na primeira semana de campanha eleitoral. Ferreira Leite falhou, assumiu a derrota, mas não saí. Vem aí as autárquicas e o PSD segura a líder mais 15 dias, pelo menos, até ao próximo conselho nacional, anunciado esta noite pela líder.


O Bloco de Esquerda foi vencedor antes de tempo. O partido cresce, é certo, mas perde a batalha dos dois dígitos e o terceiro lugar que lhe foi atribuído nas sondagens durante a campanha eleitoral. Louçã salienta que tirou a maioria absoluta ao PS, mas o amargo de boca é evidente.


Também a CDU, na voz de Jerónimo de Sousa, reclama a retirada da maioria absoluta aos socialistas. Os comunistas sofrem uma aparente derrota, uma vez que passaram de terceira força política para quinta, mas a verdade é que a coligação da esquerda elegeu mais um deputado do que na última legislatura e conseguiu mais votos.

domingo, 27 de setembro de 2009

Legislativas 09

Estádio do Restelo recebeu derradeiro concerto da tournée. Mega-produção celebrou 30 anos de canções que atravessam gerações...


Os Xutos & Pontapés prometeram e cumpriram: a digressão «30 Anos À Nossa Maneira» fechou «em grande» no Restelo. O Estádio do Belenenses esteve bem composto de público e os vários milhares de fãs foram brindados com uma mega-produção e um concerto com três horas de duração.


Foi já com noite cerrada, e depois do aquecimento d'Os Pontos Negros e dos Tara Perdida, que os Xutos subiram ao gigantesco palco com 50 metros de largura. O riff sujo da guitarra de Zé Pedro anunciou «Quem é Quem» e a viagem pelas três décadas de música da banda começou mesmo num dos mais recentes êxitos, retirado do último disco.


Nas bancadas e no relvado, a festa fez-se em tons negros (das t-shirts) e alaranjados (do variado merchandising da Optimus). Novos e velhos, pais e filhos, avós e netos - todos eles celebraram e cantaram temas que atravessam gerações, desde «Não Sou o Único» até «Remar Remar», passando por «Homem do Leme» ou «Minha Casinha».


Vídeo:

link externo


Tim e Zé Pedro foram os habituais porta-voz na hora de falar com os fãs, apresentando «a primeira canção de amor dos Xutos», «Conta-me Histórias», ou dedicando «Ai Se Ele Cai» a todos os que assistiram a um concerto da banda pela primeira vez.


Sempre discreto, mas com electricidade nos dedos, João Cabeleira foi o mestre da guitarra eléctrica que maravilhou os adeptos dos solos e os fãs de riffs inconfundíveis como o de «Remar Remar», tocado descontraidamente com um cigarro aceso no canto da boca.


Gui é, há décadas, um elemento imprescindível na banda - «Esta Cidade» e «Contentores» não seriam os mesmos sem a marca do seu saxofone. Kalú, eterno «puto» por detrás da bateria, cantarolou o «Atirei o pau ao gato» em «Dia de S. Receber» e chegou-se à frente para dar voz a «Sem Eira Nem Beira».


«Sem Eira Nem Beira» como recado para votar


Na noite de véspera de eleições, a canção, que tanta polémica gerou em volta do «senhor engenheiro» a quem Kalú se dirige, acabou por ser cantada em massa pelo público, tal qual um verdadeiro clássico dos Xutos.


Zé Pedro pegou na deixa e incitou todos a votarem este domingo: «Não deixem que os outros decidam por vocês».


Pacman (Da Weasel), Manuel Paulo (ex-Ala dos Namorados), Pedro Gonçalves (Dead Combo) e Camané juntaram-se à festa feita em palco e deram força a temas como «O Sangue da Cidade» ou «O Homem do Leme».


«Só mais uma»


Desta vez, «Minha Casinha» não fechou o concerto, mas foi passagem obrigatória no alinhamento de 33 canções. A pedidos de «só mais uma», os Xutos regressaram pela segunda vez ao palco com um «Para Ti, Maria» que mostrou que ainda havia energia para saltar e dançar como se não houvesse amanhã.


No final, e já com as despedidas feitas com fogo-de-artifício, sinal menos para os «fãs» que apuparam Kalú quando este vestiu uma camisola do FC Porto. Afinal, e infelizmente, o futebol ainda fala mais alto do que a música, mesmo quando falamos da maior banda de rock em Portugal.


Alinhamento do concerto:


1. Quem é Quem?
2. Não Sou Jesus
3. Não Sou o Único
4. Mundo ao Contrário
5. Conta-me Histórias
6. Gritos Mudos
7. Jogo do Empurra
8. Enquanto a Noite Cai
9. Remar Remar
10. O Falcão
11. O Sangue da Cidade
12. Perfeito Vazio
13. O Que Foi Não Volta a Ser
14. Se Não Tens Abrigo
15. Pêndulo
16. Homem do Leme
17. Super Jacto
18. Amor Com Paixão
19. Esta Cidade
20. Prisão Em Si
21. Circo de Feras
22. Dá Um Mergulho
23. Chuva Dissolvente
24. À Minha Maneira
25. Contentores

Encore 1


26. Sem Eira Nem Beira
27. Submissão
28. Classe de 79
29. Ai Se Ele Cai
30. Dia de S. Receber
31. Minha Casinha

Encore 2

32. Para Sempre
33. Para Ti, Maria

Autarquia inaugurou estrada. Oposição apresentou queixa...


Em São Pedro do Sul, a oposição local apresentou queixa na Comissão Nacional de Eleições contra o PSD. Em causa está a inauguração de uma estrada no dia de reflexão, acusam.

Veja aqui a reportagem link externo


Por outro lado, o vice-presidente da câmara municipal garante que esta é uma acção da autarquia e que nada tem a ver com as eleições legislativas de amanhã.

Visita pastoral de três dias marcada por fortes medidas de segurança...


Papa Bento XVI já está em Praga, onde deu início a uma visita pastoral de três dias à República Checa.


Uma visita marcada por fortes medidas de segurança e carregada de simbolismo, numa altura em que passam 20 anos sobre o fim da ocupação soviética na Europa do Leste.


O Papa vai estar durante três dias em terras checas, no Domingo, vai-se celebrar uma missa em honra ao patrono do país, São Venceslau. A comunidade católica neste país ronda os três milhões, cerca de um terço dos habitantes.


Bento XVI tem direito a medidas de segurança mais apertadas do que recebeu Obama aquando a sua visita em Abril.

Gémeas têm uma memória prodigiosa e lembram-se de tudo. Mesmo de tudo...


Floy e Kay, duas irmãs gémeas dos EUA, são autistas e têm a síndrome de Savant. Uma combinação que lhes dá a capacidade única no mundo de não se conseguirem esquecer de nada desde que nasceram, possuindo assim, uma memória extraordinária.


O cérebro das gémeas armazena toda a informação como se de um computador se tratasse. Os cientistas afirmam que são um caso único em todo o mundo.


Basta dizerem-lhes uma data e elas sabem exactamente o dia da semana, lembrando-se ainda do tempo que fez em determinada data. As gémeas conseguem ainda, por exemplo, decorar as cores dos fatos dos apresentadores que vêm na televisão.


A Síndrome de Savant é considerada um distúrbio psíquico com o qual a pessoa possui uma grande habilidade intelectual aliada a um défice de inteligência. As habilidades destas pessoas são sempre a memória extraordinária ligadas a uma compreensão do que está sendo descrito.


Os portadores de Síndrome de Savant são um mistério que fascina e intriga a ciência. Donos de uma memória extraordinária e são capazes de decorar livros inteiros depois de uma única leitura, eles possuem ao mesmo tempo grandes défices de desenvolvimento, como uma grande dificuldade para falar e se relacionar socialmente.

Presidente da República apelou aos portugueses para que votem nas legislativas de domingo...


O Presidente da República apelou este sábado aos portugueses para que votem nas legislativas de domingo «num tempo de grandes dificuldades» e garantiu que manteve «escrupulosamente» o compromisso de igualdade e isenção face aos partidos.


Na tradicional mensagem do Chefe de Estado que antecede as eleições, Cavaco Silva sublinhou que estas legislativas «têm lugar num tempo de grandes dificuldades». «A situação do País é motivo de sérias preocupações», avisou, considerando que estes tempos impõem a todos um grande sentido de responsabilidade.


«Pela minha parte, mantive escrupulosamente e com o maior rigor o compromisso de total isenção e imparcialidade em face dos diversos partidos», garante o Presidente da República.


Cavaco Silva invocou, também, a responsabilidade que começa nos cidadãos eleitores, «que devem participar neste acto eleitoral, não devem ficar em casa».


«Mas também uma responsabilidade que se estende às diversas forças partidárias. Ao longo da campanha eleitoral, os partidos tiveram oportunidade para apresentar os seus programas e para discutir as soluções que propõem para os problemas que o País enfrenta», sublinhou.


Depois, acrescentou, «em função dos resultados eleitorais, será formado um novo Governo, o qual deverá apresentar o seu programa perante a nova Assembleia da República», num processo em que «todos têm de assumir as suas responsabilidades».


«Ao Presidente da República não compete interferir na vida político-partidária ou condicionar a livre escolha dos eleitores. Do primeiro ao último dia do meu mandato serei sempre Presidente de todos os Portugueses», assegurou, por seu lado, o Chefe de Estado.


Já os partidos, defendeu, «têm a responsabilidade de ouvir e esclarecer os cidadãos, de apresentar as suas propostas e discuti-las, pois são os partidos que têm de apresentar soluções de governo para os desafios com que Portugal se confronta», afirmou.


A mensagem do Chefe de Estado terminou com um novo apelo ao voto dos portugueses, destacando a particular importância das legislativas de domingo, dada a situação internacional e do país.


«Como Presidente da República, posso garantir-vos: o que está em jogo é demasiado importante para que nos possamos dar ao luxo de ficar em casa, deixando aos outros a responsabilidade de tomarem decisões que são de todos», apelou.