Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

segunda-feira, 27 de abril de 2009

A gripe suina ja chegpu a Europa


Numa altura em que Obama afirmou que o surto de gripe suína no país é preocupante, há registos de casos suspeitos na Suíça, República Checa e Peru.


Obama, que falava na reunião anual da Academia de Ciências norte-americana, afirmou que o governo federal está a "acompanhar de perto" os casos de gripe suína, o número de pessoas afectadas e a extensão da ameaça, acrescentando que a informação à população sobre as medidas decididas será regularmente actualizada.


"Estamos a acompanhar atentamente o aparecimento de casos de gripe suína nos Estados Unidos. Trata-se naturalmente de motivo de preocupação, que justifica a elevação do nível de alerta, mas não há razão para alarme", disse.


O Presidente norte-americano afirmou, por outro lado, que esta ameaça sanitária evidencia a necessidade de os Estados Unidos investirem na investigação médica e científica.


"Acredito que não está na nossa natureza, na natureza americana, seguir em vez de liderar. E está na altura de voltarmos a liderar. Estou aqui para estabelecer um objectivo: vamos dedicar mais de três por cento do Produto Interno Bruto à investigação e desenvolvimento", disse.


A Organização Mundial de Saúde anunciou que há nesta altura 40 casos confirmados de gripe suína nos Estados Unidos, nenhum deles fatal, e afirmou estar "muito preocupada" com a propagação da doença. Segundo a OMS, nenhum dos casos identificados nos Estados Unidos foi fatal.


Um porta-voz da organização, Paul Garwood, indicou que a OMS pode decidir nas próximas horas elevar o nível de alerta pandémico dado o número crescente de casos confirmados no México e noutros países.


A Espanha anunciou entretanto o primeiro caso confirmado de gripe suína fora da América do Norte.


Foi no México que se registaram os primeiros casos da doença. Segundo dados avançados pelas autoridades sanitárias da Cidade do México, registaram-se já mais de cem mortes provavelmente devidas à gripe suína.


1 comentário:

Ministério da Saúde disse...

O Ministério da Saúde conta com uma página exclusiva (http://portal.saude.gov.br/portal/saude/profissional/area.cfm?id_area=1534) na qual você encontrará respostas para todas as suas dúvidas a respeito da gripe suína. Além disso, você pode buscar mais informações no Disk Saúde 0800 61 1997. O Brasil está preparado para enfrentar os casos suspeitos e manterá a população bem informada!


Assessoria de Comunicação.

Ministério da Saúde