Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

sábado, 19 de dezembro de 2009

Fotos de Luanda no antes de 1976....


largo do kinaxixe, contruido pelos portugueses
marginal a parte mais famosa de angola
entrada para ilha de luanda


Fotos enviadas por: Eduardo Primo
Localidade - Luanda , Angola

LONDRES - 3 dias de neve - dia 16, 17, 18 de Dezembro...



Para a semana esta previsto mais neve em Londres.
Sera que ira ser um Natal com branco?
Desde 1976 que ja não neva em Londres no Natal.

EUROPA - Mau tempo está a atingir a Europa....

Da Rússia à Inglaterra, a queda de neve está a criar grandes problemas na circulação.




SANTO TIRSO - Ourives morto a tiro por 5 homens....

Um ourives foi morto a tiro por 5 homens numa ourivesaria em Vila das Aves, Santo Tirso. Os assaltantes ainda foram surpreendidos pela GNR, mas conseguiram escapar. O caso está agora entregue à Polícia Judiciária.




BRASIL - 3 Franceses retidos...

Três franceses provocaram, há cerca de duas semanas, uma grande confusão num avião da Tam, em São Paulo, no Brasil. O aparelho estava de saída do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, quando começaram os tumultos, alegadamente após três horas e meia à espera de levantar voo.


O consul-geral de França em São Paulo, Sylvain Itte, admite, em declarações ao portal «G1», que «houve discussão» provocada pela revolta pela demora em levantar voo. A Polícia Federal foi chamada e um dos homens algemado e detido de imediato, por alegadamente ter resistido à voz de detenção. Os outros dois suspeitos, indicados pela tripulação como sendo também causadores da confusão foram detidos já na segunda-feira, no hotel onde foram entretanto hospedados. Foram todos libertados após alguns dias de prisão e pagamento de fiança, mas ficaram com os passaportes retidos e aguardam agora decisão judicial para poderem regressar ao país de origem.

Se a decisão não for tomada ainda esta sexta-feira, os três arriscam a passar o ano no Brasil, já que o país entra em férias judiciais que só terminam no dia 07 de Janeiro.

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

LONDRES - Neve em 18 de Dezembro 2009

VISEU - Viseu ameaça sair à rua para exigir universidade...


A Câmara de Viseu vai pedir uma assembleia extraordinária para tomar posição sobre a recusa do Governo em criar a Universidade Pública. Fernando Ruas admite reeditar os protestos de finais da década de 90, se essa for a vontade do povo.


O ministro da Ciência e do Ensino Superior, Mariano Gago, informou, anteontem, o presidente da Câmara Municipal de Viseu (CMV), de viva voz, que ainda não é nesta legislatura que a região terá a Universidade Pública. Uma decisão que inviabiliza, por seu turno, a também antiga aspiração da Faculdade de Medicina.


Fernando Ruas sublinha a "deferência" com que foi tratado por Mariano Gago, louva até a sua "frontalidade", mas avisa que os passos seguintes serão ditados pela vontade dos cidadãos.


A exemplo do que aconteceu em finais da década de 90, quando Viseu perdeu a Faculdade de Medicina (com um estudo elaborado pelo ex-ministro da saúde Correia de Campos) para a Covilhã, alegadamente por influência do então ministro José Sócrates, Ruas admite liderar novo protesto.


"Criar um movimento, fazer manifestações, estou disposto a tudo. A Assembleia Municipal, representante da população, ditará o caminho", declara o autarca.


Premonitória da que viria a ser a decisão negativa da tutela, foi a carta que os deputados do PSD, eleitos por Viseu, enviaram no início da semana ao ministro Mariano Gago.


Naquele documento, os deputados social-democratas não escondem a sua "revolta" contra o ministro, "um dos mais antigos membros do Governo", acusado de fazer tábua rasa das ambições de Viseu em ter a Universidade Pública e a Faculdade de Medicina.


Sem porem em causa a legitimidade de Aveiro - a "cidade-irmã" contemplada com um curso de Medicina -, os parlamentares acusam o Governo de ignorar as excelentes condições de Viseu no domínio da saúde. Designadamente "a existência de um hospital central, a Universidade Católica com um excelente curso de Medicina Dentária e uma Escola Superior de Súde com vontade de crescer", lembram.


Almeida Henriques, coordenador dos deputados do PSD, lembra que a candidatura de Aveiro foi espôntanea. Não foi sujeita a regras concursais. E que o envolvimento no seu projecto dos hospitais de Viseu e de Tondela "prova que o Partido Socialista sabia o que se estava a passar e não saiu em defesa da sua região".


Acácio Pinto, deputado socialista, rejeita a acusação. E contrapõe três razões que fazem recair as responsabilidades sobre o PSD. "O curso de Medicina de Aveiro está assente em parcerias e sinergias com a Universidade do Porto. Em 2002, Viseu também tinha uma parceria com a Universidade de Aveiro para a criação do Instituto Universitário, em fase de promulgação pelo Presidente da República, que não foi para a frente porque o PSD não quis. E não podemos deixar de relevar a importância de termos dois hospitais da região a fazer formação no projecto de Aveiro".


Carlos Vieira e Castro, do Bloco de Esquerda, acusa Fernando Ruas e o PSD de terem inviabilizado o instituto universitário. E garante que não vai para a rua protestar, "para esse peditório já dei".


"Qual foi o projecto de universidade que o presidente da Câmara de Viseu propôs a Mariano Gago? A conversa que teve com o ministro foi pessoal, foi em audiência, foi em nome do concelho de Viseu ou do distrito? A recusa do ministro foi pessoal ou em nome do Governo? Afinal, estamos a falar de quê?". ironiza Hélder Amaral, deputado do CDS/PP, que tenciona interpelar o Governo sobre esta matéria.


As associações comercial e industrial exigem, no futuro, "mais união e determinação".

FRANCA - Especialistas ainda não sabem o que provocou a queda do avião...



Seis meses depois da queda no atlântico do avião da Air France, que fazia a ligação entre o Rio de Janeiro e Paris com 228 pessoas abordo, as causas do desastre continuam desconhecidas.


Esta quinta-feira, o organismo francês responsável pela investigação de acidentes aéreos divulgou um novo relatório que conclui isso mesmo: «causa desconhecida». As autoridades revelaram entretanto que, no próximo ano, voltarão a ser procuradas, no mar, as caixas negras e mais destroços do aparelho.


Como as caixas negras do avião nunca foram recuperadas, os investigadores têm de trabalhar com muito pouco. A informação mais importante apurada, até ao momento, é aquela mencionada pelo director do gabinete de investigação: «Os dados emitidos durante cerca de três minutos pelo sistema automático de envio de mensagens, que mostram que os pequenos tubos da fuselagem que fazem o controlo da velocidade, estavam a registar valores contraditórios.


Apesar de ser inconclusivo, o novo relatório das autoridades francesas faz algumas recomendações para o futuro. Como, por exemplo, equipar as caixas negras com dispositivos de localização que permaneçam activos durante 90 dias, e não apenas 30 como acontece agora.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

LONDRES - Neve em 17 de Dezembro 2009

EUA - The Black Eyed Peas apioam Portugal...

«Sinto que Portugal vai vencer o Mundial», diz Will.i.am na mensagem gravada pela banda norte-americana.




Os norte-americanos The Black Eyed Peas gravaram um vídeo em que demonstram o apoio à Selecção Nacional e desejam boa sorte para o Mundial de Futebol a realizar em 2010 na África do Sul.


Durante a preparação para os últimos jogos da qualificação, o seleccionador Carlos Queiroz revelou que a equipa escolheu «I Gotta Feeling» como banda sonora nos momentos que antecediam cada jogo.


No tema, os Black Eyed Peas cantam «I gotta feeling that tonight's gonna be a good night», ou seja: «Sinto que esta noite vai ser uma boa noite».


«Estamos muito contentes por saber que a nossa música vos inspirou e queremos mostrar o nosso apoio», diz Fergie no vídeo, antes de Will.i.am afirmar: «Eu sinto que Portugal vai vencer o Mundial».


Vê aqui o vídeo:

link externo

An appeal from Wikipedia founder, Jimmy Wales...

"Imagine a world in which every single person on the planet has free access to the sum of all human knowledge."
— Jimmy Wales, Founder of Wikipedia


Today, I am asking you to make a donation to support Wikipedia.

I started Wikipedia in 2001, and over the past eight years, I've been amazed and humbled to see hundreds of thousands of volunteers join with me to build the largest encyclopedia in human history.

Wikipedia isn't a commercial website. It's a community creation, entirely written and funded by people like you. More than 340 million people use Wikipedia every month - almost a third of the Internet-connected world. You are part of our community.

I believe in us. I believe that Wikipedia keeps getting better. That's the whole idea. One person writes something, somebody improves it a little, and it keeps getting better, over time. If you find it useful today, imagine how much we can achieve together in 5, 10, 20 years.

Wikipedia is about the power of people like us to do extraordinary things. People like us write Wikipedia, one word at a time. People like us fund it. It's proof of our collective potential to change the world.

We need to protect the space where this important work happens. We need to protect Wikipedia. We want to keep it free of charge and free of advertising. We want to keep it open – you can use the information in Wikipedia any way you want. We want to keep it growing – spreading knowledge everywhere, and inviting participation from everyone.

The Wikimedia Foundation is the non-profit organization I created in 2003 to operate, grow, nurture, and protect Wikipedia. For ten million US dollars a year and with a staff of fewer than 35 people, it runs the fifth most-read website in the entire world. I'm asking for your help so we can continue our work.

Imagine a world in which every single person on the planet has free access to the sum of all human knowledge. That’s where we’re headed. And with your help, we will get there.

Thank you for using Wikipedia. You're part of this story: please make a donation today.

Jimmy Wales

Founder, Wikipedia

FARO - Tecto falso cai no forum Algarve...


















EUROPA - Todo continente a tremer de frio, vrrrrrrrrrrrrr...

















O frio e a neve não foram, esta quarta-feira, exclusivos de Portugal. A Europa esteve a tiritar de frio. Um manto branco cobre vastas regiões da Europa de Leste, com as consequentes perturbações nos transportes.


A neve e o gelo provocaram muitos acidentes na Roménia. A capital, Bucareste, teve um dia de engarrafamentos sem fim, com o trânsito transformado num caos.


O mau tempo e a neve causam distúrbios também no transporte ferroviário, com algumas ligações suspensas e grandes atrasos. Pelo menos quatro comboios ficaram bloqueados na linha entre Bucareste e Constanta, principal porto romeno.


Também na Sérvia, um forte nevão de terça para quarta-feira fez Belgrado acordar pintada de branco. O frio e a neve levaram ao encerramento de muitas escolas nas zonas rurais. Os sérvios preparam-se para um fim-de-semana de enregelar, com o termómetro a descer aos dez graus abaixo de zero.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

LONDRES - Neve em 16 de Dezembro 2009




Se nevou na sua terra, por favor
envie-nos videos ou fotos para:
armindotavares@aol.com
ou
armindotavares@talktalk.net

PORTUGAL - Portugueses a espera da neve...












A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) vai colocar quarta-feira em alerta amarelo 10 distritos do Norte e Centro do país devido ao frio, chuva e queda de neve, que poderá ser intensa em alguns locais, noticia a Lusa.


Segundo a ANPC, o alerta amarelo, segundo de uma escala de quatro, vai ser accionado às 00:00 de quarta-feira nos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Aveiro, Viseu, Guarda, Castelo Branco e Coimbra, prolongando-se por 24 horas.


A Protecção Civil coloca em alerta azul, o mais baixo de uma escala de quatro, os restantes distritos de Portugal continental.


Os alertas têm como objectivo aumentar a prontidão dos dispositivos de resposta operacional e informar a população sobre medidas de prevenção e precaução, de acordo com a Protecção Civil.


O Instituto de Meteorologia (IM) prevê para os próximos dias a continuação do tempo frio e a ocorrência de chuva nas regiões do sul a partir do final do dia de hoje, precipitação que vai progredir para Norte e que poderá ser temporariamente forte.


Poderá nevar acima dos 400 metros


Segundo o IM, face às baixas temperaturas previstas poderá nevar acima dos 400 metros de altitude. Na região Sul, poderá cair neve nas Serras de Monchique e São Mamede durante a próxima madrugada.


Em comunicado, a Protecção Civil volta a recomendar que seja dada «especial atenção» à condução de veículos, nomeadamente nas vias propensas à formação de gelo, uma vez que aumenta o perigo de acidentes rodoviários, e aconselha velocidades reduzidas.


A ANPC sugere também, em áreas afectadas por gelo ou neve nas estradas, o transporte na viatura e colocação nos pneus de correntes de neve sempre que as condições de circulação o justificarem.


Os automobilistas devem seguir as indicações da ANPC e «não ignorarem eventuais cortes de estradas ou indicações de vias alternativas».


A Protecção Civil aconselha igualmente o uso de várias camadas de roupa, que não devem ser muito justas, a não realização de actividades físicas intensas e contacto imediato com o 112 (número de emergência) sempre que surgirem sinais de hipotermia.


A quem viajar para áreas onde é habitual a queda de neve ou formação de gelo nas estradas, a ANPC recomenda que se levem «alimentos, água, roupa quente e de cores vivas, depósito de combustível cheio e lanterna».


A Protecção Civil chama ainda a atenção para os cuidados a ter com os aquecimentos em casa, para evitar incêndios ou intoxicações, nomeadamente com as lareiras, em locais fechados e sem renovação de ar, e com os aquecedores.

ACORES - Temporal, veja fotos...





















FILIPINAS - Vulcão ameaça milhares de filipinos...



O vulcão Mayon ameaça milhares de pessoas nas Filipinas. A montanha já começou a expelir lava e cinzas e pode entrar em erupção a qualquer momento. Cerca de 20 mil pessoas já deixaram as suas casas, nas encostas do vulcão, e as autoridades preparam um plano de evacuação de 50 mil pessoas que moram num raio de seis quilómetros.


De acordo com as agências noticiosas nacionais, o Exército já enviou 16 camiões para transferir os desalojados. As autoridades decretaram ainda um recolher obrigatório de 24 horas, para evitar que as pessoas regressem às casas e se aproximem das zonas de perigo.


De acordo com o Instituto de Estudos Vulcânicos e Sísmicos das Filipinas, o vulcão tem expelido lava e cinzas há duas semanas e a erupção pode ser iminente.


A actividade do vulcão Mayon é frequente. Em 2006, 30 mil pessoas foram retiradas de casa e mil morreram por causa da erupção do vulcão.

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

GRECIA - Karagounis «bombardeado» com cenouras...


Ver objectos a cair junto de um jogador que se prepara para marcar um canto já é normal, infelizmente. Mas quando um jogador é «bombardeado» com cenouras, a cena ganha contornos pouco habituais. Mas foi isto mesmo que aconteceu a Karagounis, antigo jogador do Benfica, agora no Panathinaikos.


Veja as imagens de Karagounis a ser «bombardeado» com cenouras:


segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

PORTUGAL - A maior pista de gelo...
















A Protecção Civil alerta para a formação de gelo nas estradas de quase todo o país, sobretudo na madrugada de quarta-feira, recomendando cuidado na condução e o transporte de correntes de neve na viatura.

O Instituto de Meteorologia (IM) prevê para as próximas madrugadas uma progressiva descida da temperatura mínima, que pode continuar a atingir valores abaixo dos zero graus.

Segundo o IM, as temperaturas baixas vão registar-se sobretudo na madrugada de quarta-feira, quando poderá ocorrer também precipitação, o que cria condições para a formação de gelo nas estradas em quase todo o país.

Face às previsões meteorológicas, a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) recomenda que seja dada especial atenção à condução de veículos, nomeadamente nas vias propensas à formação de gelo, uma vez que aumenta o perigo de acidentes rodoviários, e aconselha velocidades reduzidas.

«Não ignorar cortes de estradas»

A ANPC sugere também, em áreas afectadas por gelo ou neve nas estradas, o transporte na viatura e colocação nos pneus de correntes de neve sempre que as condições de circulação assim o justifiquem.

Os automobilistas devem seguir as indicações da ANPC e «não ignorarem eventuais cortes de estradas ou indicações de vias alternativas».

A Protecção Civil aconselha igualmente o uso de várias camadas de roupa, que não devem ser muito justas, a não realização de actividades físicas intensas e contacto imediato com o 112 (número de emergência) sempre que surgirem sinais de hipotermia.

Se viajar para áreas onde é habitual a queda de neve ou formação de gelo nas estradas, a ANPC recomenda que deve fazer-se «munir de alimentos, água, roupa quente e de cores vivas, depósito de combustível cheio e lanterna».

A Protecção Civil chama ainda a atenção para os cuidados a ter com os aquecimentos em casa, para evitar incêndios ou intoxicações, nomeadamente com as lareiras em locais fechados e sem renovação de ar e com os aquecedores.

PORTUGAL - Vaga de frio vai continuar até quarta-feira...


O Instituto de Meteorologia colocou em aviso amarelo, esta segunda-feira, a maioria dos distritos do país, à excepção de Viana do Castelo, Aveiro e Coimbra, devido à «persistência de valores baixos de temperatura mínima».


De acordo com informação disponível no site do IM, as temperaturas mínimas previstas para esta segunda-feira variam entre os -4 graus centígrados na cidade de Bragança e os 5º em Lisboa, Faro e Sagres.


Na sexta-feira, a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) alertou para a descida da temperatura e recomendou a adopção de algumas medidas de prevenção e autoprotecção devido ao frio, como os cuidados com o aquecimento do lar.


Para os próximos dias, o IM prevê céu pouco nublado ou limpo e uma descida progressiva da temperatura, em especial durante a noite.


Fonte do IM disse à Lusa que estão previstos «dias muito frios» na segunda e terça-feira em todo o país, com temperaturas negativas em algumas localidades do Norte e Centro.


Face a estas previsões, a Protecção Civil recomenda que seja dada especial atenção à condução de veículos, nomeadamente nas vias propensas à formação de gelo, uma vez que aumenta o perigo de acidentes rodoviários, pelo que se aconselha velocidades baixas.


A ANPC aconselha também o uso de várias camadas de roupa, que não devem ser muito justas, a não realização de actividades físicas intensas e contacto imediato do 112 aos sinais de hipotermia.


A Protecção Civil chama a atenção para os cuidados a ter com o aquecimento do lar, para evitar incêndios ou intoxicações, nomeadamente com as lareiras em locais fechados e sem renovação de ar e com os aquecedores, devido aos acidentes domésticos.



domingo, 13 de dezembro de 2009

Italia - Beslusconi agredido em Milão...

O primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, foi agredido esta tarde em Milão no final de um discurso. Segundo a agência «Reuters», que cita fonte policial, o primeiro-ministro foi levado para o hospital a sangrar dos lábios.


O primeiro-ministro italiano já fez um TAC e deverá ficar em observações durante 24 horas.


O incidente ocorreu no final de um longo discurso com centenas de apoiantes. Berlusconi foi atacado enquanto dava autógrafos em pé já perto do seu carro. D


urante o discurso, um grupo de cerca de dez pessoas insultou o primeiro ministro, chamando-o «palhaço» e pediam que renunciasse.


Logo após a agressão, o staff meteu Berlusconi no carro e levou-o para o hospital.


Portugal - Mar comeu 13 centímetros a Portugal...

Nas próximas décadas podemos ficar com menos dois metros de costa.


















Só no último século, o mar comeu 13 centímetros de costa em Portugal e, nas próximas décadas, o avanço pode chegar aos dois metros. Esta é uma das consequências do aquecimento global que pode ter efeitos devastantes, como o desaparecimento das cidades de Aveiro, Lisboa e Faro. Aliás, basta uma subida de um metro para várias regiões costeiras ficarem inundadas.


É preciso olhar para o problema do nível da água com muita atenção. Se a temperatura média do planeta continuar a subir, os grandes reservatórios de água descongelam e provocam a subida do nível médio do mar. Só em Portugal, nos últimos 80 anos, a temperatura média aumentou 1, 2 graus em Portugal.


O mar que sempre deu sustento à vida terrestre pode invadir muitas áreas ribeirinhas e mudar o cenário actual. Quem faz do mar a fonte de rendimento repara apenas em ligeiras alterações.

Portugal - Vaga de frio chega esta madrugada...