Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

terça-feira, 28 de abril de 2009

Portugal ainda não tem casos declarados...


A todo o momento cresce o número de infectados pela gripe suína, numa variante transmitida entre humanos. Governos e OMS estão a tentar impedir a propagação da doença, que já viajou para a Europa. Portugal não tem casos declarados.


A Organização Mundial de Saúde (OMS) já admite claramente que a gripe suína com origem no México pode transformar-se na temível pandemia que os virologistas têm previsto como inevitável, mais tarde ou mais cedo. Tal não ocorreu com a gripe aviária, mas a rápida expansão do contágio pelo vírus A-H1N1 pode fazer subir o nível de alerta mundial (de 3 para 4), exigindo medidas de prevenção e combate mais radicais.


Ontem, havia a confirmação de 40 casos nos EUA, mas em Nova Iorque as autoridades sanitárias da cidade já admitiam que houvesse 45 casos entre 100 estudantes com sintomas e que tinham regressado do México. Neste país, 149 casos fatais já eram oficialmente atribuíveis à gripe suína. Ainda no continente americano, o Canadá admitia seis casos supeitos.


Se o presidente Obama apelava à calma, garantindo a disponibilidade de 11 milhões de doses de medicamentos anti-virais, outros responsáveis dos EUA aconselhavam os viajantes a desistir de deslocações ao México. A nível mundial, de resto, a aviação e o turismo já começam a ressentir-se. E o petróleo desce de preço, enquanto as acções das empresas fabricantes de antivirais subiram na bolsa.


A viagem rápida do vírus tem notoriamente sido feita a partir do México e Espanha já tem um caso confirmado desta gripe num jovem regressado de lá. Muitos outros casos suspeitos estão a ser acompanhados no país vizinho, em diversas regiões autonómicas, com particular relevo para a zona da Catalunha.


O Reino Unido também já confirmou um caso e conta mais 17 suspeitos, todos regressados do México. A observação de prováveis contaminados está a ser feita também em França, na Bélgica e Itália.


"Portugal dispõe dos meios" necessários, garantiu ontem a ministra da Saúde. O sistema de vigilância garantido pela Direcção-Geral da Saúde inclui o contacto com os viajantes em regresso do México, esclarecendo-os sobre os sintomas a ter em conta. Portugal conta com uma reserva de anti-virais(Tamiflu), adquirida para fazer frente à gripe aviária. Os médicos estão alertados para a capacidade de o Instituto Ricardo Jorge fazer as análises necessárias. Os ministros da saúde da UE vão reunir-se depois de amanhã para afinar estratégias contra o vírus.


Sem comentários: