Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

quinta-feira, 30 de abril de 2009

Viseenses preparam - se .....

Os viseenses vão junto das farmácias procurar esclarecimentos sobre a gripe suína. Apesar de não ter havido um aumento significativo na venda do "Tamiflu", há quem, por uma questão de precaução, compre as máscaras de protecção


A procura de máscaras de protecção nas farmácias aumentou ligeiramente em Viseu. De acordo com informações recolhidas junto destes estabelecimentos, notou-se que os viseenses estão preocupados com a gripe suína e, como forma de prevenção, optaram por comprar as máscaras que podem ajudar a proteger do vírus.
Já relativamente ao medicamento "Tamiflu", normalmente receitado para qualquer tipo de gripe, a procura não foi tão elevada por parte dos utentes. "Tivemos apenas um caso isolado que disse levar o medicamento, por uma questão de precaução", contou um dos técnicos farmacêuticos.
"Houve um aumento, mas nada de especial", admitiu Maria Neves, explicando que as pessoas que levam as máscaras de protecção, às vezes é mais por "uma questão de moda".
"Temos reparado, isso sim, é que as pessoas pedem mais esclarecimentos sobre a gripe suína e quais as precauções que devem tomar", salientou, por seu lado, o técnico Paulo Andrade.


Portugal sem casos
confirmados


Entretanto, após uma audição na Comissão Parlamentar de Saúde, o director-geral da Saúde, Francisco George, afirmou estarem em curso testes laboratoriais a dois doentes em Portugal para despiste de uma série de vírus, incluindo o da gripe, encontrando-se entre estas duas situações a de uma criança internada no Porto.
O responsável garantiu que "não são casos suspeitos" de gripe suína e que "não existe em Portugal qualquer caso confirmado" .
Aos deputados, o director-geral da Saúde afirmou ainda que, a surgir um caso de gripe suína em Portugal, será sempre um caso importado e não resultante de uma cadeia de transmissão em Portugal.


Bombeiros de Viseu
em alerta


Os Bombeiros Municipais de Viseu receberam ontem do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) quatro kits de protecção individual, destinados aos socorristas das duas ambulâncias do INEM estacionadas na corporação. Se forem chamados a um caso de suspeita de gripe suína, os bombeiros proteger-se-ão com o material enviado, do qual fazem parte luvas e máscaras.


Primeira vítima mortal
nos Estados Unidos


Uma criança mexicana de 23 meses morreu nos Estados Unidos, anunciaram ontem as autoridades sanitárias norte-americanas, assinalando que se trata do primeiro caso mortal neste país, onde foram confirmados 91 casos da doença em 10 estados norte-americanos. O presidente Barack Obama afirmou que a situação é grave e que requer "o máximo de precauções".


Mais casos na Europa


A Áustria tornou-se o décimo país atingido pela epidemia com um caso da doença. A Alemanha confirmou três e a Grã-Bretanha anunciou três novos casos, num total de cinco. A Espanha tem 10 casos confirmados de gripe suína, um dos quais numa pessoa que não esteve no México. No Canadá existem 13 casos, na Nova Zelândia três, em Israel dois e na Costa Rica dois.
No continente africano, estão em análise dois casos suspeitos na África do Sul.


Viagens para o México


A OMS não recomendou até agora qualquer restrição nas deslocações mas a França já pediu à União Europeia para suspender os voos para o México, uma proposta que deve ser discutida hoje em Bruxelas.
Os operadores de viagens britânicos, franceses e canadianos suspenderam as partidas para o México.

Sem comentários: