So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Primeira pagina - parte 1

Alforrecas tomam conta do mar

Alforrecas tomam conta do mar
Animais gelatinosos aproveitam-se das alterações climáticas para se reproduzirem

Se parte importante da biodiversidade mundial é ameaçada pelas alterações climáticas, outra espécie parece estar a beneficiar das mudanças na natureza: as medusas, mais conhecidas em Portugal como alforrecas. Um estudo de investigadores ingleses e irlandeses demonstra que os gelatinosos animais aquáticos da família dos cnidários reproduzem-se com o aquecimento das águas dos mares, mas também tiram proveito do desaparecimento dos peixes que são vítimas da pesca intensiva.

Os investigadores recolheram de forma sistemática amostras no mar da Irlanda desde 1970 e detectaram um aumento de material de cnidários desde essa data, com especial impacto entre 1982 e 1991. Uma das causas apontadas pela equipa é desde logo o desaparecimento de alguns dos principais predadores, a que se associa o aquecimento das águas.

Segundo o instituto de meteorologia britânico, "os mares da região Nordeste do Atlântico têm aquecido nos últimos 15 anos a um nível sem precedentes nos últimos séculos". A isto somam-se indicadores que mostram que a pesca comercial praticada durante o século passado produziu alterações no mar da Irlanda.
"À sobreexploração de arenque no final da década de 1970, por exemplo, seguiu-se um período de instabilidade no ecossistema durante os anos 80, em que o crescimento de material de cnidários atingiu níveis elevados, o que indica um surto de alforrecas", explica a equipa científica.

Mudanças que levam a temer que no futuro os oceanos sejam dominados por medusas, ou aquilo a que em Portugal se chama alforrecas. Seres que, nas palavras de Christopher Lynam, co-autor do estudo, "se conseguem reproduzir rapidamente e adaptar a condições novas".

A concretizar-se o pior cenário podemos vir a ter aquilo que os cientistas intitulam de "passeio interminável de alforrecas", situação em que as criaturas se estabelecem de tal forma "que torna quase impossível a reposição das comunidades de peixe que são pescadas".

Cenário que já foi visto parcialmente no mar do Norte ou no mar Negro, onde as colónias de peixes desceram consideravelmente e levaram a uma abundância de alforrecas. Nestes casos, foram introduzidas rapidamente medidas de limitação de pesca que permitiram a recuperação das espécies. Noutros casos, as próprias alforrecas mataram colónias de peixes, como aconteceu numa cultura de salmões no mar da Irlanda.
Mas para Christopher Lynam, ainda não há dados suficientes que confirmem este cenário, até porque "temos um grande conjunto de ligações entre causas que tem de ser feito, pelo que ainda só temos uma imagem vaga neste momento".

Mas, ainda assim, com os dados que os investigadores já analisaram, " a temperatura da água é a variável mais importante, que parece de facto estar a beneficiar as alforrecas".

DN

Polícia anti-bomba encontra «surpresa» em pacote suspeito

A polícia anti-bomba de Shapes, em Orlando, no Estado norte-americano da Califórnia, foi chamada para investigar um pacote suspeito, abandonado junto ao edifício da Segurança Social da cidade. Os peritos encontraram uma verdadeira surpresa e, como mostra o vídeo da estação de televisão Wesh.com disponibilizado no YouTube, apanharam mesmo um valente susto.

Quando abriram a caixa, saltaram de lá de dentro dois pequenos gatinhos. O perito que abriu a caixa assustou-se de tal forma que até deu um salto.

A equipa admitiu já ter encontrado muita coisa em pacotes suspeitos, como telemóveis ou brinquedos de criança, mas nunca dois bichos vivos e cheios de mobilidade. Um dos gatos, abandonou a «cena do crime» a correr. Será que tinha alguma coisa a esconder?!



TVi24

Mulher pendura criança numa varanda com uma corda

Uma mulher turca pendurou uma criança de uma varanda de um prédio de apartamentos com uma corda para que esta recuperasse uma peça de roupa que tinha caído. A situação foi filmada pelos telemóveis de pessoas que testemunharam o caso. 

Decidida a recuperar uma peça de roupa que havia caído, a mulher atou uma corda à roupa da criança e desceu-a quase dois andares num prédio de uma cidade do centro da Turquia. A criança recuperou a peça de roupa e esteve ainda alguns momentos pendurada até que a mulher começou a puxá-la para cima.



JN 

Filipinas: actor confundido com assassino real foi morto a tiro

Um actor que se fazia passar por um homem mascarado com uma arma num filme britânico foi morto a tiro nas Filipinas após ter sido confundido com um verdadeiro assassino, indicou fonte da polícia das Filipinas, citada pela agência Lusa.

O vigilante Eddie Cuizon terá tentado deter o actor filipino Kirk Abella no final de sábado, matando-o a tiro quando a sua moto se afastava do local, com um condutor também com uma máscara que lhe tapava a face.
Cuizon, de 52 anos, disse à polícia que estava a dormir quando foi alertado por um cidadão apreensivo que lhe indicou a presença de um homem armado na comunidade.

O vigilante disse à polícia que viu dois homens mascarados numa moto e aproximou-se dos dois mas eles fugiram de moto, tendo caído quando os perseguia, lesionando o seu joelho.

Eddie Cuizon diz que apenas disparou sobre o actor quando este puxou de uma arma de fogo, que afinal era de plástico, explicou o chefe da polícia de Cebu, do distrito de Parian, Alexis Relado.

Nos últimos tempos, têm-se sucedido vários assassinatos nas Filipinas, incluindo contra ativistas políticos e jornalistas, perpetrados por homens armados que se faziam transportar por motos.

Kirk Abella tinha 32 anos e estava na altura a actuar para a rodagem do filme «Going Somewhere», que estava a ser filmado pelo britânico Alan Lyddiard, diretor de cinema e teatro.

A cena em que o actor foi morto era suposto ser a última de um tiroteio, disse a polícia.

O actor acabou por falecer no hospital mais tarde, e o atirador entregou-se de imediato à polícia.

Vários vigilantes voluntários nas comunidades têm ajudado a polícia a manter a paz nas Filipinas, patrulhando as ruas e implementado recolheres obrigatórios. Estes estão normalmente armados com bastões, mas não deveriam ter na sua posse armas de fogo.

TVi24

Ficou chateado por perder o voo e disse que tinha bomba na bagagem

Um homem chateado por ter perdido o seu voo no aeroporto de Denver, nos Estados Unidos, disse que havia uma bomba na sua bagagem, que já estava a bordo do avião, acabando por ser detido.

O avião, com 54 passageiros, ainda se encontrava na pista quando a ameaça foi feita. A busca por explosivos acabou por ser em vão e o avião partiu com uma hora de atraso para Salt Lake City, de acordo com autoridades citadas pela Lusa.

O homem, de 49 anos, foi detido por colocar em perigo um meio de transporte público, encontrando-se na cadeia de Denver.

TVi24

Filme de Charlie Chaplin mostra mulher a falar ao telemóvel

Uma cena encontrada num DVD do filme «O Circo», de Charlie Chaplin, na secção de «extras», mostra uma mulher com a mão na orelha, aparentando estar a falar ao telemóvel. Ora, o aparelho é bem ais recente que o filme e que o próprio realizador.

A cena mostra público a assistir à estreia do filme, no Manns Chinese Theatre, em Hollywood. A imagem foi encontrada por George Clark, que, entrevistado pelo «Daily Mail», garante ter mostrado o vídeo a mais de cem pessoas e nenhuma lhe deu uma explicação plausível.

O vídeo postado no YouTube está a suscitar a curiosidade dos internautas, que aventam as mais diversas explicações: há até quem diga que a mulher estaria a testar avançada tecnologia, ao serviço do Governo, quando foi apanhada pela câmara. Em câmara lenta, a mulher parece mesmo mexer a boca, como se estivesse a falar.

Veja o vídeo e tire as suas conclusões



TVi24

Tigre vai ser padrinho de casamento

Um domador de tigres, Christian Walliser, vai casar com o namorado, Jan Birk, e o padrinho de casamento vai ser um tigre. Outros dois tigres vão ser as testemunhas.

A cerimónia de casamento vai ser realizada no circo, dentro de uma jaula. «Parece ser o local certo para dizermos o sim», diz Christian Walliser.

O casamento vai ocorrer a 8 de Dezembro.

De acordo com o jornal «German Herald», o domador já esteve um mês em coma por ter sido atacado por tigres durante o seu número de circo em Ausburg, Alemanha.

TVi24

Primeira pagina - parte 2

Estúdios de cinema MGM declaram falência

Os estúdios de cinema Metro Goldwyn Mayer, cuja história em Hollywood remonta aos anos 1920, declararam oficialmente a falência, revelou a publicação "The Hollywood Reporter".
Estúdios
 de cinema MGM declaram falência
Entrada dos estudios da Metro Goldwyn Mayer
A empresa, que acumula dívidas superiores a quatro mil milhões de dólares (2,8 mil milhões de euros), entregou na quarta-feira num tribunal em Nova Iorque um documento estratégico para a reestruturação dos estúdios, depois de saldado o processo de bancarrota.

Na semana passada, os credores da Metro Goldwyn Mayer (MGM), entre os quais a empresa de produção de cinema Lionsgate, decidiram aprovar um plano para perdoar a dívida em troca de uma posição accionista quando os estúdios forem reestruturados.

Criada em 1924, a MGM possui um catálogo de cinema norte-americano de mais de quatro mil filmes, entre os quais "O feiticeiro de Oz", "E tudo o vento levou", "Ben-Hur" e os mais recentes filmes de James Bond e "Hobbit", de Peter Jackson.

JN

Trabalhe uma hora por dia numa pizzaria...e ganhe 21 mil euros por mês

A rede de pizzarias Domino¿s, no Japão, está a oferecer cerca de 21 mil euros por mês num emprego em que só se trabalha uma hora por dia.

«Vamos comemorar o 25º aniversário da Domino Pizza¿s juntos», afirma o anúncio da empresa, citado pela France Press.

Os candidatos devem ter 18 anos ou mais. Não é requerida experiência.

A companhia deve revelar mais pormenores sobre o part-time na próxima semana.

TVi24

Bebé javali adoptado por vacas

Um javali foi adoptado por uma manada de vacas em Waake, Alemanha. De acordo com a EFE, Freddy, o pequeno javali, vive há sete semanas com as vacas.

O fazendeiro, Bodo Bertsch, não sabe de onde o javali veio.

Aconteceu um caso muito parecido em 2007, na França, de acordo com o site do jornal «der Spiegel».

TVi24

Califórnia elege democrata morta para o Senado

Jenny Oropeza, a falecida senadora democrata da Califórnia venceu a reeleição para o Senado do Estado por uma margem confortável, superando republicano John Stammreich, 58% para 36%.

Oropeza faleceu em 20 de Outubro, tarde demais para substituí-la nas urnas na eleição para o 28º. Distrito do Senado.

A campanha foi dura, azeda e polémica, com republicanos a acusarem democratas de uso ilegal de fundos. Os democratas desmentiram e contra-atacaram. No meio, Oropeza morre¿ mas é eleita.

Jenny Oropeza tinha sérios problemas de saúde e acabou por morreu devido a complicações provocadas por coágulo sanguíneo que se desenvolveu no abdómen a partir de Maio. Oropeza, de 53 anos, já tinha sido tratada com sucesso a um cancro do fígado em 2004.

Oropeza foi eleita para o Senado em 2006 depois de cumprir seis anos na Assembleia do Distrito. A legisladora ficou conhecida por defender causas ambientais e de saúde, incluindo a legislação que proibida o tabaco em locais públicos, como os parques infantis.

No entanto, devido à doença, acabou por não estar presente na maior parte da sessão do Senado ao longo do ano. A sua popularidade sobreviveu à morte física da Senadora.

TVi24

Há vestígios de água quente em Marte

Depósitos minerais de mais de 3 bilhões de anos encontrados em um vulcão de Marte podem preservar sinais de um ambiente habitável no planeta vermelho.

A partir das observações do satélite Mars Reconnaissance Orbiter, os investigadores chegaram a depósitos minerais de mais de 3 bilhões de anos encontrados num vulcão de Marte que podem preservar sinais de uma ambiente habitável no planeta vermelho.

Pesquisas levaram à identificação de um mineral como sílica hidratada e à determinação do seu contexto. A composição dos depósitos e a localização, nos flancos do cone vulcânico, corroboram para uma evidência: a descoberta em Marte de um ambiente hidrotermal - uma nascente de água quente, informa a Nasa.
Ambientes semelhantes podem ter fornecido hábitats para as primeiras formas de vida na Terra.
«O calor e a água necessários para criar esse depósito provavelmente fizeram dessa uma zona, uma zona habitável», disse J.R. Skok, da Universidade Brown, o redactor principal de um artigo com essas descobertas, publicado na revista Nature Geoscience. «Se houve vida ali, este seria um tipo promissor de depósito para sepultá-la - um necrotério de micróbios», acrescenta.

Nenhum estudo foi capaz de determinar se já houve vida em Marte. Os novos resultados tornam evidente que, em algumas épocas e lugares, o planeta pode ter tido ambientes capazes de sustentar micro-organismos.
O pequeno cone vulcânico ergue-se cerca de 100 metros acima do fundo de uma depressão chamada Nili Patera. A patera, que é o fundo de uma caldeira vulcânica, ocupa cerca de 50 km da região vulcânica de Syrtis Major, na zona equatorial de Marte. Antes que o cone se formasse, fluxos de lava cobriam as planícies próximas. O desmoronamento de uma câmara de magma subterrânea da onde a lava emanava criou a depressão.

Fluxos de lava subsequentes cobriram o chão da Nili Patera. O cone foi construído de fluxos ainda posteriores, aparentemente depois que o magma subterrâneo adquiriu uma textura espessa o bastante para permitir a acumulação de material sob a forma de um cone.

Observações de câmaras do MRO revelaram superfícies brilhantes perto do topo do cone, espalhando-se pelos flancos, e no chão dos arredores. A composição dessas áreas brilhantes foi analisada por um instrumento a bordo do MRO.

A sílica pode ser dissolvida, transportada e concentrada por água quente. A sílica hidratada identificada nos locais mais elevados indica que nascentes de água quente ou fumarolas alimentadas por calor interno criaram os depósitos.

As zonas habitáveis, se existiram, teriam estado dentro ou na periferia das vias condutoras de água quente.

TVi24

Barcelona: ameaça «falsa» de bomba no metro

Um condutor do metro de Barcelona fez uma ameaça falsa de bomba. «Isto é um atentado», disse o condutor. O objectivo era «brincar», mas o pânico ficou instalado entre os passageiros.

De acordo com o «El país», os Transportes Metropolitanos de Barcelona vão abrir um inquérito. A «piada» foi feita com sotaque árabe e através de um megafone.

Vários passageiros contactaram a comunicação social. Uma da passageiras disse que apesar da ameaça, ouviram-se risos, pelo que se entendia que era uma piada.

TVi24