Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

sábado, 10 de julho de 2010

10-07-2010 Mundial 2010

Mundial 2010: conheça a previsão do polvo Paul

O famoso polvo «vidente» previu que a selecção vencedora do Mundial vai ser a Espanha, adianta a «Sky News». O animal, que acertou todos os resultados dos jogos da Alemanha, já tomou uma decisão relativamente ao jogo mais esperado da competição.

Desta vez, o polvo escolheu o mexilhão da caixa com a bandeira da selecção espanhola, ignorando a Holanda. Em relação ao terceiro lugar no Mundial, Paul escolheu confiantemente a Alemanha, que vai jogar com o Uruguai.

No entanto, o polvo está a ser confrontado com séria concorrência no que toca a previsões: um periquito de Singapura, chamado Mani, que já acertou todos os quartos-de-final.

O pássaro já se tornou uma celebridade local com as suas previsões e no que se refere à final, as convicções divergem das do polvo. Mani previu que a vencedora será a Holanda.

Resta agora esperar para ver qual dos animais acertou na previsão.


Holanda vs Espanha



Uruguai vs Alemanha



TVi24

Primeira pagina 10-07-2010

Frequentadores da mata do Fontelo já não se aventuram a andar sozinhos


Considerada por muitos um local calmo e tranquilo, a mata do Fontelo tem sido, ultimamente, palco de actos de vandalismo. O mais recente aconteceu na madrugada da passada segunda-feira, quando pedras de grandes dimensões foram arremessadas contra o único café do local.
Apesar de não ter o hábito de frequentar muitas vezes o Fontelo, Amélia Cruz refere que apenas o faz para passear com os filhos e ver uma das aves que atrai mais pessoas à mata - os pavões. "Opto por zonas mais abertas e sempre nas horas em que há mais movimento. A partir das 20h00, em tempo de Verão, já teria algum receio cá vir", adianta, sublinhando: "sempre que cá venho, nunca venho sozinha".
A mesma opinião é partilhada também por Helena Oliveira, que adianta com convicção: "sozinha não ponho cá os pés". Helena costuma deslocar-se à mata amiúdes vezes, uma vez que há no local um parque infantil, onde tem por hábito levar os seus filhos. Mas também opta pelas horas em que o local é mais movimentado. "Costumo vir sempre de manhã cedo", esclarece.
Cátia Almeida adora a mata, por ser um local onde pode "fazer exercício, passear e ler". Explica que, ultimamente, anda mais vezes acompanhada. "Não tenho receio, mas agora com os últimos acontecimentos, quase nunca me deixam vir sozinha", conta.
A densa vegetação é um dos aspectos que mais assusta quem frequenta o Fontelo. "Como isto tem vegetação, é fácil atacar as pessoas, pois há sítios muito escondidos", conclui Cátia Almeida, uma opinião partilhada também por Helena Oliveira que deixa um reparo: "deviam limpar a mata e fazer mais descampados".
O sossego, que ajuda a aliviar o stress, e o ar fresco, são os motivos que levam Alfredo Cavaleiro até este 'pulmão verde' da cidade. Mas apesar de ainda o frequentar, Alfredo recorda com saudade tempos antigos. "Antes, deslocava-me cá muito mais vezes, numa altura em que ainda não havia vandalismo", enfatiza. Hoje em dia, não por medo, mas pelo facto de gostar de uma boa companhia, explica que "são mais as vezes em que venho acompanhado do que sozinho".

Mais policiamento
"Deviam tomar mais medidas e colocar alguns polícias a vigiar", sugere Amélia Cruz, que apenas os vê por ali quando há jogos de futebol". Acrescenta que "podiam aproveitar melhor o espaço, pois como mais movimento, o local seria menos perigoso".
Também Helena Oliveira acredita que algumas medidas não fariam mal nenhum, entre as quais "vedar devidamente a mata e colocar algum policiamento".
Esta frequentadora do espaço sugere ainda mais actividades, nomeadamente para idosos, enquanto Alfredo Cavaleiro pensa que a reabertura do parque de campismo, com a devida vigia, traria mais dinamismo à mata e acabaria por favorecer também o sector turístico.

DV

Cantinho dos Animais Abandonados acolhe cerca de 400 cães e gatos


O Cantinho de Animais Abandonados de Viseu (CAAV) é uma associação sem fins lucrativos que recolhe cães e gatos abandonados que são tratados, desparasitados e vacinados.
Segundo Ana Vaz, responsável pelo CAAV, já nem é preciso ir às ruas para encontrar animais abandonados, pois as pessoas acabam por deixa-los lá à porta. "Ainda há dias, passaram aqui dois jovens a altas horas da noite, pararam uma carrinha de caixa aberta, tiraram uma casota e dois valentes cães, deixaram-nos aqui à porta e foram-se embora", relata, estupefacta.
Ana Vaz alerta para a responsabilidade que exige a adopção de um animal de estimação. "Antes de adoptarem um animal, as pessoas devem pensar duas vezes. Não faz sentido nenhum estar a adoptar e três ou quatro meses depois deitar fora. É um ser vivo que necessita de cuidados básicos", explica, acrescentando ainda que "agora, aparecem com frequência cães de apartamento, animais de raça, que depois de andarem pelas ruas e em caixotes de lixo, nos aparecem completamente maltratados", relata com desagrado.
Para prevenir o abandono, são oferecidas diversas opções aos donos, desde hotéis a instituições, que cuidarão dos animais enquanto o dono estiver fora. "As pessoas podem deixar aqui os animais. Basta, para isso, avisarem-nos com 48 horas de antecedência e depois procedemos à análise de cada caso. Há pessoas que precisam de se ausentar e não têm possibilidade de pagar, nesses casos cuidamos dos animais sem qualquer custo", esclarece a responsável, que explica ainda que, em termos de custos, fica por cerca de um euro por dia, valor que pode chegar até aos cinco euros. "É um valor simbólico, apenas para ajudar com a alimentação e a despesa de cada box, onde fica o animal", esclarece.
A responsável pelo Cantinho dos Animais revela ainda outra solução, principalmente para as pessoas que morem em vivendas.
"O dono vai de férias, pode deixar o cão na vivenda, só precisa de nos deixar a chave do portão e todos os dias deslocamo-nos lá para ver como está o animal e dar água fresca e comida", uma hipótese que se revela boa para o animal "porque permanece no seu habitat" e para o dono, "pois afasta ladrões, uma vez que a presença de um animal acaba por assustar quem vá com más intenções".
O CAAV recebe apenas apoio da parte da Câmara Municipal de Viseu, apoio esse que, pelo menos, garante que o vencimento das três funcionárias que lá trabalham esteja garantido ao fim do mês.
Contudo, Ana Vaz explica que não é suficiente para tudo. "Só em termos de alimentação, campanhas de esterilização, luz, vacinas… o que recebemos não chega para tudo, era preciso muito mais", diz, referindo ainda que com tantas empresas na zona de Viseu, "nunca se lembram do Cantinho… só quando lhes aparece lá um cão à porta é que se lembram que existimos", remata.

DV

Tornados e tsunamis assustaram populações a sul do País

Tornados e tsunamis assustaram populações a sul do País

Madrugada com vários fenómenos meteorológicos que estão a ser estudados.

O Instituto de Meteorologia (IM) está a investigar uma série de relatos de tornados e tsunamis a sul do País. Nenhum dos acontecimentos está ainda confirmado pelo organismo, mas a instabilidade atmosférica que está a verificar-se foi considerada normal pela meteorologista Ilda Simões.

Um fenómeno com características semelhantes às de um tornado foi registado ontem de manhã perto de Ferreira do Alentejo, tendo as rajadas de vento forte provocado a queda de árvores e arrancado diversos telhados de habitações e instalações agrícolas.

Ao DN, Ilda Simões disse que a situação teve origem em correntes de ar descendente provocadas pela formação de nuvens convectivas numa vasta região do Sul de Portugal e Norte de África.

"É fenómeno meteorológico com rajadas de vento semelhantes às de um tornado, com a diferença de se tratar de correntes descendentes". Uma situação propiciada pelas altas temperaturas , como a existência de ar "muito seco" a baixa altitude, e que resultou na queda de dezenas de árvores, muitas delas arrancadas pela raiz.

Entre as 10.00 e as 11.00, a circulação automóvel esteve interrompida ou condicionada em diversas estradas. O vento provocou a queda de um cabo de alta tensão que provocou um incêndio rural, próximo da localidade de Odivelas.

Já entre Lagos e Algeciras, o susto veio do mar, provocado por "um tsunami meteorológico". As oscilações de maré chegaram aos 40 cm, mas o fenómeno passou despercebido à maioria das pessoas. "O barco estava praticamente sem água. O incrível é que eram 09.30 da manhã e a maré deveria estar a subir até às 12.40" recordou, nervoso, José Venâncio, que esperava por passageiros para descer o rio, em Silves. "A maré inverteu. Em vez de continuar a correr para Silves, começou a descer para Portimão até o barco ficar a seco", corroborou Mário Pinto, que estava a bordo. A situação prolongou-se por dez minutos, até que a água começou a regressar: "vinha com uma velocidade de marés vivas e não com a esperada".

O investigador Óscar Ferreira, da Universidade do Algarve, explicou este "tsunami meteorológico": "Foi uma variação da pressão, em Sagres, associada à passagem de uma frente que terá estado na origem deste conjunto de ondas."

Poeiras arrastadas para Portugal

Ontem de manhã uma poeira cobria os carros sobretudo no Sul do País e no horizonte era possível observar uma linha amarela. Este fenómeno foi explicado num comunicado da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade de Lisboa. "Está-se sob a ocorrência de um fenómeno ou evento natural de poluição atmosférica. Neste caso, trata-se do transporte de longa distância de ar proveniente de regiões áridas, como os desertos do Norte de África, com partículas e poeiras em suspensão". A poeira deverá manter-se por mais quatro dias.

DN

Bruxelas quer subir idade da reforma até aos 70 anos

Bruxelas quer subir idade da reforma até aos 70 anos

Comissão Europeia sugere alargamento aos 67 até 2040 e aos 70 anos até 2060.

A Comissão Europeia quer que os Estados membros subam progressivamente a idade da reforma até aos 70 anos em 2060, medida indispensável para evitar a ruptura dos sistemas de pensões e a sustentabilidade das finanças públicas. Bruxelas apresentou ontem o Livro Verde para Um Sistema de Pensões Europeu Adequado, Sustentável e Seguro, cuja discussão prossegue até 15 de Novembro.

A reforma do sistema português foi considerada um exemplo. "Portugal é um exemplo. Houve uma reforma do sistema de pensões ainda antes da crise económica, o que reforçou as finanças públicas do país", disse o comissário europeu para o Emprego. Em Portugal, a idade de reforma é aos 65 anos, mas, com a introdução do factor de sustentabilidade (que tem em conta a esperança média de vida), quem quiser manter o valor da pensão tem de trabalhar mais. Este ano, a alternativa é trabalhar mais dois a cinco meses, consoante a carreira contributiva. Portugal teve, assim, "maior capacidade para enfrentar os novos desafios", disse Lászlo Andor.

Espanha e Alemanha aprovaram no início do ano pacotes de austeridade que sobem a idade da reforma para os 67 anos.

O comissário alertou que, "até 2060, o número de reformados na Europa deverá duplicar em relação ao número daqueles que financiam as suas pensões", situação que considerou "pura e simplesmente insustentável". Para o comissário, as opções "resumem- -se a ter pensionistas mais pobres, contribuições para a pensão agravadas ou mais pessoas a trabalhar mais e durante mais tempo".

Segundo dados da Comissão Europeia, por cada cidadão europeu com mais de 65 anos havia, em 2008, quatro pessoas em idade activa (15-64 anos). Rácio que deverá atingir os dois para um até 2060. "Se as pessoas, que cada vez vivem mais anos, não permanecerem mais tempo empregadas", os sistemas de pensões terão dificuldades em dar "reformas adequadas" ou poderá ocorrer um "aumento insustentável" das despesas, diz o Livro Verde. O executivo comunitário insiste que, "com as tendências actuais, é evidente que a situação não é sustentável".

Visão diferente tem o responsável da UGT, que acredita que a sustentabilidade do sistema nacional está assegurada. "O que está em causa é fazer um levantamento da situação dos diferentes países que dirá que em Portugal, com a reforma introduzida há uns anos com acordo tripartido alcançado em concertação social, está garantida a sustentabilidade financeira dos próximos 20 ou 30 anos, a não ser que haja um cataclismo", diz João Proença. Carvalho da Silva, da CGTP, diz que "é uma contradição profunda do sistema" que perante o aumento da esperança de vida seja necessário manter as pessoas activas por mais tempo quando as práticas patronais e do Governo são de correr as pessoas para fora do mercado de trabalho".

DN

Primeiros meses do ano foram os mais quentes desde 1880

Os cinco primeiros meses deste ano foram os mais quentes desde 1880, quando começaram a ser registadas sistematicamente as temperaturas, informa um relatório do norte-americano Centro Nacional de Dados do Clima.

Entre Janeiro e Maio, as temperaturas combinadas da terra e dos oceanos estiveram 0,68 graus Celsius acima da média do século XX, indicou, por seu lado, o Instituto de Meteorologia, citado pela agência de notícias France Presse.

Em particular os meses de Março, Abril e Maio registaram temperaturas nunca antes atingidas e uma média de 0,73 graus Celsius acima do século passado.

Só o ano de 1998 teve igual número de meses (três: Fevereiro, Julho e Agosto) com temperaturas recorde.

Foi também em 1998 que se registaram, nos cinco primeiros meses do ano, as temperaturas mais elevadas antes do recorde do presente ano.

Desde o início do ano, o planeta aqueceu sobretudo no Canadá, no Norte dos Estados Unidos, no Sul da Gronelândia, no Norte de África, no Sudoeste Asiático, na Sibéria e no Sul da Austrália.

Em contraste, as temperaturas atingiram valores mais baixos do que o normal no Sudeste dos Estados Unidos, na Ásia Central e na Europa Ocidental, tendo a Alemanha tido, este ano, o mês de Maio mais frio desde 1991.

Também em Maio, o gelo do Árctico derreteu 50 por cento mais rápido do que o normal para aquele período do ano, assinalou o Instituto norte-americano.

As informações sobre o aquecimento global nos primeiros cinco meses do ano surgem no dia em que, por Portugal, os termómetros registam temperaturas na ordem dos 40 graus Celsius.

As previsões do Instituto de Meteorologia português apontavam para os 42 graus em Santarém, 40 em Setúbal, Évora e Beja e 39 em Lisboa.

TVi24

Partes do corpo de Eliza foram dadas a cães rottweiler

"Estamos muito chocados com a monstruosidade que foi este crime", disse hoje, quinta-feira, o delegado responsável pelo caso do desaparecimento da ex-amante do guarda-redes do Flamengo, Bruno Fernandes.


Partes do corpo de  Eliza foram dadas a cães rottweiler
Chegada de Bruno à Divisão de Homicídios

Podemos concluir que Eliza está morta", declarou o delegado Edson Moreira, chefe do departamento de investigações de Minas Gerais.

Com base em depoimentos, o delegado afirma que Bruno ficou com Eliza Samudio o tempo todo e demonstrava tranquilidade.

A polícia ouviu a versão de um primo do jogador, de 17 anos, que confessou ter participado no desaparecimento de Eliza e também acompanhou as buscas na casa do ex-polícia Marcos Aparecido dos Santos, proprietário da casa em que estaria o corpo da mulher.

O ex-polícia seria o responsável pela execução, morte e desaparecimento da jovem.

"Verificamos que grande parte da versão (contada pelo adolescente) é verdadeira", declarou Moreira ao referir que 80 %do que foi contado à polícia é verídico.

Na versão contada, "o Bruno estava dentro da casa, via a mulher com a cabeça estourada e acompanhou-a, segundo testemunhas, para o seu sacrifício, para a sua morte. E era o mais tranquilo de todos", descreveu o delegado com base nas alegações e depoimentos.

"Eliza foi executada por asfixia mecânica. O indivíduo (o ex-polícia), teria estrangulado e morto Eliza, livrando-se depois do corpo. O menor mencionou que havia vários cães de raça rottweiler, aos quais teriam sido dadas parte do corpo de Eliza para se alimentarem", afirmou Pinto.

O futebolista Bruno e seu amigo Luiz Henrique Romão, conhecido como Macarrão, também suspeito do desaparecimento, já foram transferidos para o complexo penitenciário de Gericinó, no Rio de Janeiro.

Se for condenado por sequestro e lesão corporal, Bruno Fernandes poderá ter uma pena de 17 anos de prisão.

Acusação de homicídio mesmo sem corpo de Eliza

A Polícia Civil de Minas Gerais, no Brasil, explicou que mesmo que o corpo de Eliza não seja encontrado, os suspeitos serão acusados por homicídio e ocultação de cadáver.

"A materialidade do crime está indirectamente comprovada", disse o delegado Edson Moreira, da Delegacia de Homicídios.

“Fazendo um cruzamento das provas temos depoimento e declarações que indicam o homicídio", acrescentou o delegado Wagner Pinto, em referência ao sangue de Eliza encontrado no veículo de Bruno, uma prova considerada fundamental.

Jogador diz desconhecer o desaparecimento de Eliza

Ao deixar a sede da Divisão de Homicídios na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, onde ocorreu o depoimento do jogador do Flamengo, o advogado disse que Bruno negou ter conhecimento do desaparecimento de Eliza, de 25 anos.

Bruno Fernandes entregou-se à polícia do Rio de Janeiro ontem. Já hoje, a direcção do Clube do Flamengo decidiu suspender o seu contrato até que sejam concluídas as investigações policiais.

O futebolista já estava afastado da equipa, mas continuava a treinar e a receber o salário. Pelo contrato previsto até 2012, Bruno recebe cerca de 150 mil reais (65 mil euros) por mês.

Na chegada de Bruno e do seu amigo Macarrão à Divisão de Homicídios houve confusão. Foram recebidos por uma multidão e sob os gritos de "assassinos".

Em Minas Gerais, a Justiça também confirmou a prisão de Dayanne Rodrigues do Carmo Souza (mulher de Bruno), Flávio Caetano de Araújo (amigo de Bruno), Wemerson Marques de Souza (o Coxinha, amigo de Bruno), Elenilson Vitor da Silva (administrador do site de Bruno) e Sérgio Rosa Sales Camelo, também envolvidos no caso.

As buscas pelo corpo de Eliza têm sido feitas numa lagoa em Ribeirão das Neves, no Estado de Minas Gerais, perto da propriedade do jogador.

Da relação de curta duração com o guarda-redes do Flamengo nasceu uma criança. O jogador terá tentado impedir que a gravidez fosse concluída mas não teve sucesso. O bebé vive com a família de Eliza.




JN

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Primeira pagina 09-07-2010

Detecção rápida é essencial para combate eficaz dos fogos


Vasco Costa tem 55 anos, dos quais mais de 20 passados como vigilante no posto 33-04, localizado em Chãs de Tavares, no concelho de Mangualde. Com recurso aos binóculos, aquele que é um dos mais experientes vigias existentes na região, consegue detectar fogos desde Vila Nova de Paiva até Oliveira do Hospital, além de ter uma vista privilegiada sobre as Torres da Serra da Estrela e grande parte do distrito de Viseu.
"Isto é uma grande pasmaceira, mas também já chorei aqui no cimo da torre ao ouvir as pessoas aflitas com o fogo a chegar às suas casas", confessa Vasco Costa ao Diário de Viseu, garantindo que só tem medo da trovoada, altura em que tem ordens - dadas pela Guarda Nacional Republicana, por ser a entidade à qual cabe a gestão da vigilância e prevenção dos fogos florestais - para descer e se afastar do posto de vigia.
Na memória ainda está um raio que acertou no antigo posto e que deixou marcas na pedra de granito que lhe servia de base. O novo posto, construído em 2007, tem um pára-raios, mas mesmo assim prefere não arriscar.
Vasco Costa conhece quase de cor os nomes de todas as localidades que consegue avistar, graças aos muitos anos de experiência. Trata-se de uma mais-valia muito importante quando chega a altura de contactar a Equipa de Manutenção e Exploração da Informação Florestal (EMEIF) da GNR, para que esta depois avise o Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS) para que este mobilize os bombeiros para o combate.
O entusiasmo e a motivação que o vigilante demonstra durante a conversa com o nosso Jornal é contagiante, não sendo fácil de acreditar que em Janeiro já está a ligar para a GNR a perguntar quando é que abrem os postos de vigia.
Foi essa motivação e também a experiência que levou a GNR a contratar directamente os 80 homens e mulheres que este ano prestam serviço nos 20 postos em três turnos diários de oito horas. "O ano passado foram recrutados desempregados e a experiência não correu bem. Faltava a mais-valia da motivação e do conhecimento do terreno", explica o major Paulo Fernandes, do Gabinete de Relações Públicas do Grupo Territorial de Viseu da GNR.
Por essa razão, este ano 70 por cento dos vigilantes já têm experiência, sendo os restantes 30 por cento compostos por pessoas indicadas pelos primeiros e por cidadãos que se foram inscrever na GNR.

Responsabilidade
muito grande
Viseu é actualmente um dos distritos com a maior mancha florestal do país, pelo que o major Paulo Fernandes admite que o peso da responsabilidade é muito grande. O que explica que todo o dispositivo dos Núcleos de Protecção do Ambiente, que existem em cada um dos cinco destacamentos distritais do distrito, estejam, nesta altura do ano, empenhados a 100 por cento na prevenção e no combate aos fogos florestais.
O responsável da GNR referiu ainda que o esforço feito pelas várias entidades envolvidas na prevenção e no combate dos fogos florestais no sentido de esclarecer as pessoas sobre os perigos que algumas das suas atitudes podem ter, nomeadamente, quando fazem queimadas, está a ter frutos.
"As pessoas, principalmente o público-alvo - os agricultores, os pastores e os caçadores - começam a respeitar a legislação", assegura.

DV

Os 10 países mais felizes

Dinamarca está em primeiro lugar

Dinamarca lidera a lista, segundo o estudo da Gallup. Sete europeus estão entre os dez primeiros.

Será que o dinheiro traz felicidade? Foi para tentar responder a esta pergunta que uma equipa da Universidade de Ilinóis, nos EUA, pegou nos dados da sondagem mundial da Gallup sobre felicidade e rendimentos, provando que afinal uma pode não ser sinónimo de outra. Um inquérito que revela também quais são os países mais felizes do mundo.

"O estudo mostra que tudo depende de como definimos felicidade, porque se olharmos para a satisfação com a vida, como avaliamos a nossa vida como um todo, vemos uma grande relação em todo o mundo entre rendimentos e felicidade", disse o professor e psicólogo Ed Diener. "Contudo, é chocante ver quão baixa é a correlação dos rendimentos com os sentimentos positivos e a sensação de diversão".

O mesmo especialista revelou ao site LiveScience que enquanto a satisfação com a vida reflecte se as pessoas estão a alcançar os seus objectivos a longo prazo, e nesse caso, o dinheiro traz felicidade, os sentimentos positivos surgem das coisas momentâneas. Quanto gozamos a vida, medido através do riso e das gargalhadas, depende mais das necessidades sociais e psicológicas do que do dinheiro. No final, Diener lembra: "Apesar de ser verdade que ficar mais rico nos vai tornar mais satisfeitos com a nossa vida, poderá não ter contudo o impacto grande que pensávamos no desfrutar da vida."

O inquérito da Gallup foi feito entre 2005 e 2006 a 136 mil pessoas de 132 países. Os inquiridos foram convidados a dar um número às suas vidas. Zero significava a pior vida possível e dez a melhor. Além disso, tinham que responder a algumas questões sobre o que tinham vivido no dia anterior, desde o facto de se sentirem respeitados a terem algum familiar ou amigo com quem contar.

No final, surge a lista dos países mais felizes do mundo. A liderar está a Dinamarca, com um índice de 7,7, o mesmo da Finlândia. O primeiro país não europeu (há sete europeus nos dez primeiros) surge em quinto lugar: é a Costa Rica. Apesar de ter um PIB que é quase dez vezes inferior ao da Dinamarca, surge com um índice muito próximo, de 7,6. Os outros dois países não europeus são Canadá (7,5, em sexto) e Nova Zelândia (7,4, em oitavo).

"Algumas das posições dos países são de facto surpreendentes, pelo menos se pensarmos no dinheiro como única forma de riqueza", referiu Diener. "Como é que países médios em termos de rendimentos, como a Costa Rica, se saem tão bem? E, pelo contrário, porque é que nações relativamente ricas, como a Coreia do Sul, ficam aquém do esperado?", questiona. Para o psicólogo, a resposta é simples: "Deve-se à qualidade das relações sociais."

DN

Octogenária morreu à espera do INEM

Após um almoço num restaurante na zona Falperra em Braga, Elvira Ferreira sentiu-se mal e os familiares chamaram o INEM. Foi a PSP de Braga que “convenceu” o INEM a deslocar-se à Falperra mas quando chegou já era tarde, porque a senhora morreu.

Era um dia perfeitamente normal. O calor abrasador que se fez sentir no domingo passado na capital minhota, levou a família Ferreira a optar por um “giro” refrescante no monte da Falperra. Almoçaram por lá e, no fim do repasto, quando desciam de carro a estrada que liga o Sameiro à cidade, via Falperra, Elvira Ferreira, de 84 anos, começou a sentir-se mal disposta.

“Paramos o carro, pois a minha mãe apresentava sinais de ritmo cardíaco fraco, vómitos, inconsciência e falta de ar”, explica ao JN Manuel Francisco Ferreira. Após estes sinais e preocupados com o estado de saúde de Elvira, um familiar da idosa decidiu chamar o INEM. “Telefonamos para lá às 14.46 horas e explicamos o que estava a passar. Do outro lado da linha, e após uma bateria de perguntas e música, ignoraram por completo a situação de emergência e como se isto não bastasse desligaram o telefone na cara”, conta Manuel Ferreira, que voltou a telefonar para o INEM mas desta vez nem sequer atenderam.

Entretanto uma patrulha da PSP de Braga que por ali passava viu o aparato e a aflição da família Ferreira face ao agravamento dos sintomas de saúde da idosa. ?A Polícia ficou estupefacta com a situação, ficando incrédulos com a atitude do INEM?, relata o filho de Elvira. Um agente da PSP pegou no seu telemóvel e, após alguma espera (15 minutos), comunicou com o INEM. ?Após 30 minutos do telefonema do agente da PSP a ambulância chegou?, disse ao JN Manuel Francisco Ferreira, em tons de revolta e indignação.

Entre o primeiro contacto, por parte dos familiares da idosa, e a chegada da ambulância do INEM decorreu mais de uma hora e Elvira Ferreira acabaria por falecer no local. O filho da idosa conta ainda que, aquando da primeira chamada, contactaram outros familiares que estavam em Ofir, Esposende, que fica sensivelmente a 43km da Falperra e mesmo assim chegaram primeiro que a ambulância de Braga. “Se o INEM tivesse agido de acordo com o que seria de esperar talvez eu ainda tivesse a minha mãe comigo. Agora pergunto: foi por saberem a idade da senhora? Foi porque estava muito calor para saírem do fresquinho? Foi por não ser presidente da República?”, questiona Manuel Francisco Ferreira, que classifica o socorro e os serviços prestados pelo INEM de “miseráveis”.

O INEM, contactado pelo JN, afirma que o primeiro pedido de ajuda a dar entrada no CODU, a propósito deste caso, surge às 15.07 horas, onde foi “reconhecida a gravidade da situação”. Em comunicado, esclarece ainda que às 15.13 horas foram accionados uma ambulância do INEM e a VMER do Hospital de Braga, tendo esta chegado ao local às 15.16 horas (ou seja, 30 minutos após o primeiro alerta dado pelos familiares).

No entanto o INEM esclarece que “o 112 é comum a várias situações, como por exemplo, assalto, roubo, incêndio, etc., e é atendido, em primeira linha, por uma central da PSP que apenas canaliza para o INEM as chamadas que à saúde digam respeito. Poderá aí ter ocorrido a situação descrita na denúncia, não sendo por isso imputável ao INEM”, refere o comunicado. O INEM alega que respondeu, de imediato, ao pedido de socorro.

JN

Ladrão rouba um carro e pede resgate por ele

Um ladrão roubou um carro em Florianópolis, no Brasil, e talvez não contente com o fruto do roubo, devolveu-o ao dono após dois dias, noticia o R7.

No entanto, não foi uma simples devolução, mas sim uma espécie de pedido de resgate. Se quer voltar a ver o carro, tem de pagar 1800 euros.

O assaltante acabou por receber apenas 500 euros e antes de poder extorquir a restante quantia, foi preso.

O homem negou todo e qualquer envolvimento no «sequestro» e consequente pedido de resgate e disse à polícia que «só estava a tentar ajudar».

TVi24

Liga: veja o calendário completo para a época 2010/11

Conheça o calendário completo para a Liga, época 2010/11. A competição arranca a 15 de Agosto de 2010 e termina a 15 de Maio de 2011.

CALENDÁRIO DA LIGA 2010/11:


1ª jornada (15/08/2010);

16ª jornada (16/01/2011)


Rio Ave-Nacional
Marítimo-V. Setúbal
Sp. Braga-Portimonense
P. Ferreira-Sporting
Naval-F.C. Porto
Beira Mar-U. Leiria
Benfica-Académica
Olhanense-V. Guimarães


2ª jornada (22/08/2010);

17ª jornada (23/01/2011)


V. Setúbal-Sp. Braga
Nacional-Benfica
V. Guimarães-Rio Ave
U. Leiria-P. Ferreira
Académica-Olhanense
F.C. Porto-Beira Mar
Portimonense-Naval
Sporting-Marítimo


3ª jornada (29/08/2010),

18ª jornada (06/02/2011)


Rio Ave-F.C. Porto
Nacional-V. Guimarães
Sp. Braga-Marítimo
P. Ferreira-Portimonense
Naval-Sporting
Beira Mar-Académica
Olhanense-U. Leiria
Benfica-V. Setúbal


4ª jornada (12/09/2010);

19ª jornada (13/02/2011)


V. Setúbal-Beira Mar
Marítimo-P. Ferreira
V. Guimarães-Benfica
U. Leiria-Nacional
Académica-Naval
F.C. Porto-Sp. Braga
Portimonense-Rio Ave
Sporting-Olhanense


5ª jornada (19/09/2010);

20ª jornada (20/02/2011)


Rio Ave-Académica
Nacional-F.C. Porto
V. Guimarães-U. Leiria
P. Ferreira-Sp. Braga
Naval-V. Setúbal
Beira Mar-Marítimo
Olhanense-Portimonense
Benfica-Sporting


6ª jornada (26/09/2010),

21ª jornada (27/02/2011)


V. Setúbal-P. Ferreira
Marítimo-Benfica
Sp. Braga-Naval
U. Leiria-Rio Ave
Académica-V. Guimarães
F.C. Porto-Olhanense
Portimonense-Beira Mar
Sporting-Nacional


7ª jornada (03/10/2010),

22ª jornada (06/03/2011)


Rio Ave-Marítimo
Nacional-Portimonense
V. Guimarães-F.C. Porto
U. Leiria-Académica
Naval-P. Ferreira
Beira Mar-Sporting
Olhanense-V. Setúbal
Benfica-Sp. Braga


8ª jornada (24/10/2010),

23ª jornada (13/03/2011)


V. Setúbal-V. Guimarães
Marítimo-Naval
Sp. Braga-Olhanense
P. Ferreira-Beira Mar
Académica-Nacional
F.C. Porto-U. Leiria
Portimonense-Benfica
Sporting-Rio Ave


9ª jornada (31/10/2010),

24ª jornada (20/03/2011)


Rio Ave-Sp. Braga
Nacional-V. Setúbal
V. Guimarães-Portimonense
U. Leiria-Sporting
Académica-F.C. Porto
Beira Mar-Naval
Olhanense-Marítimo
Benfica-P. Ferreira


10ª jornada (07/11/2010),

25ª jornada (03/04/2011)


V. Setúbal-Rio Ave
Marítimo-U. Leiria
Sp. Braga-Beira Mar
P. Ferreira-Nacional
Naval-Olhanense
F.C. Porto-Benfica
Portimonense-Académica
Sporting-V. Guimarães


11ª jornada (14/11/2010),

26ª jornada (10/04/2011)


Rio Ave-P. Ferreira
Nacional-Marítimo
V. Guimarães-Sp. Braga
U. Leiria-V. Setúbal
Académica-Sporting
F.C. Porto-Portimonense
Olhanense-Beira Mar
Benfica-Naval


12ª Jornada (28/11/2010),

27ª jornada (17/04/2011)


V. Setúbal-Académica
Marítimo-V. Guimarães
Sp. Braga-Nacional
P. Ferreira-Olhansense
Naval-Rio Ave
Beira Mar-Benfica
Portimonense-U. Leiria
Sporting-F.C. Porto


13ª jornada (05/12/2010),

28ª jornada (01/05/2011)


Rio Ave-Beira Mar
Nacional-Naval
V. Guimarães-P. Ferreira
U. Leiria-Sp. Braga
Académica-Marítimo
F.C. Porto-V. Setúbal
Portimonense-Sporting
Benfica-Olhanense


14ª jornada (19/12/2010),

29ª jornada (08/05/2011)


V. Setúbal-Sporting
Marítimo-Portimonense
Sp. Braga-Académica
P. Ferreira-F.C. Porto
Naval-U. Leiria
Beira Mar-V. Guimarães
Olhanense-Nacional
Benfica-Rio Ave


15ª jornada (09/01/2011),

30ª jornada (15/05/2011)



Rio Ave-Olhanense
Nacional-Beira Mar
V. Guimarães-Naval
U. Leiria-Benfica
Académica-P. Ferreira
F.C. Porto-Marítimo
Portimonense-V. Setúbal
Sporting-Sp. Braga


TVi24

quinta-feira, 8 de julho de 2010

08-07-2010 Mundial 2010

Mundial de Futebol - Africa do Sul / 2010

Alemanha 0 - 1 Espanha

Primeira pagina 08-07-2010

15 milhões investidos em unidades para deficientes e idosos do distrito


A ministra do Trabalho e da Solidariedade Social, Maria Helena André, presidiu ontem, no Governo Civil de Viseu, à cerimónia de assinatura do financiamento de 15 projectos aprovados no âmbito do Programa Operacional de Potencial Humano (POPH).
O montante global de financiamento destes projectos, em 12 municípios do distrito de Viseu, ascende a cerca de 15 milhões de euros, de acordo com a ministra, e visa o investimento em infra-estruturas de unidades que dão apoio a deficientes e idosos.
Santa Comba Dão, Moimenta da Beira e Castro Daire são alguns dos municípios com instituições abrangidas pelo POPH, assim como Cinfães, Castro Daire, Resende e Mortágua. No total, os projectos irão permitir o aumento da capacidade para mais 534 novos lugares.
Com a assinatura destes protocolos pretende-se "mais protecção social para os nossos cidadãos", explicou o governador civil Miguel Ginestal.
Já a ministra disse ter "a clara consciência que os equipamentos sociais são fundamentais para apoiar as famílias", explicando que o principal objectivo é evitar o isolamento e a solidão, apoiando a socialização.
Maria Helena André frisou também que se está a dar respostas que "a necessidades que ainda não têm respostas, mas estamos também a criar postos de trabalho", estando previstos 222 novos postos de trabalho no distrito.
"Consideramos que são fundamentais para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, as possibilidades das famílias e, sobretudo, para responder às necessidades das pessoas mais fragilizadas da sociedade e que merecem uma atenção especial. Daí que não haja, da parte do Governo, qualquer desinvestimento nesta matéria, antes pelo contrário", enfatizou.
De acordo com a ministra, a nível nacional, há mais de 200 respostas aprovadas na área da deficiência que, no final, colocarão à disposição 4.000 novos lugares.
Para os idosos, serão criados 5.600 novos lugares, com um financiamento público superior a 80 milhões de euros.
Reforçou ainda a importância da parceria das diferentes instituições. Isto porque, o Estado sozinho não conseguia, as autarquias sozinhas não conseguiam, as instituições sozinhas não conseguiam".
O POPH está inscrito no Quadro de Referência Estratégico Nacional e visa estimular o potencial de crescimento da economia portuguesa, propondo-se ao alargamento da rede de equipamentos sociais.
O programa foi criado com o objectivo de melhorar o acesso e a qualidade dos serviços prestados aos cidadãos e à comunidade, dispondo-se ainda a combater a pobreza e a exclusão social e a aumentar a capacidade instalada em equipamentos sociais.
O POPH resulta de uma parceria entre o Governo, as autarquias e as instituições do sector social.

(*) - Aluna da Escola Superior de Educação em
estágio no Diário de Viseu

DV

Rosto de Jesus em campo húngaro

Um britânico, utilizador do Google Earth, afirma ter descoberto a face de Jesus num campo na Hungria, noticia o «Daily Mail».

«Não sou um fanático religioso que anda à procura de imagens de Maria ou Jesus em todo o lado, mas isto é óbvio», afirmou Zach Evans, de Southampton.

Zach contou que andava na internet a pesquisar um destino de férias quando fez a espantosa descoberta.

Antes desta, outras descobertas foram feitas, como a face de Jesus num cano, num ferro de passar a roupa, numa garrafa e numa frigideira.


Imagens de Jesus Cristo

TVi24

A Rússia tem o primeiro cão mergulhador

Um cão é o novo recruta de uma equipa de mergulhadores russos. Boniface, da raça Dachshund, já tem um uniforme, uma máscara e está a ser treinado pelo dono, informa a agência AP.

O dono, Sergei Gorbunov, é mergulhador profissional e apercebeu-se que o cão ficava triste por ser deixado no barco.

Boniface começou a ser treinado em piscinas e agora já está acostumado a mergulhar no mar.

«Acreditamos que a experiência é um sucesso, porque Boniface está confortável debaixo de água», contou o dono.

TVi24

Mulher sabe se um homem é virgem através da orelha

A vietnamita, Pham Thi Hong, de 54 anos, especialista em medicina tradicional chinesa, garante que consegue saber se um homem é ou não virgem através da sua orelha. A notícia é avançada pelo jornal brasileiro «Globo». Pham garante que o segredo está nuns pontos vermelhos: quando o homem tem relações sexuais, nem que seja uma vez, estes desaparecem.

A sua teoria tornou-a famosa no seu país e há três jovens que lhe devem a liberdade após serem acusados de violação. Depois de os analisar, a médica conseguiu convencer as autoridades a investigar a possibilidade de estarem perante falsas declarações das vítimas que, mais tarde, se comprovaram.

No entanto, nem todos acreditam neste «radar». Mesmo muitos dos seus colegas, especialistas em medicina chinesa, têm dúvidas sobre esta teoria. Em declarações ao canal de televisão norte-americano «CBS», Pham explica que percebeu a existência dos pontos vermelhos «após muitos anos de experiência. Quando um homem é virgem tem um ponto vermelho atrás da orelha. Após uma relação sexual a marca desaparece», concluiu.

TVi24

Dança de soldados israelitas irrita palestinianos

As imagens de seis soldados israelitas a dançar coreografados durante uma patrulha em Hebron, na Cisjordânia, estão a causar polémica, em Israel.

Os militares da unidade naval do Exército israelita combinaram terminar os três anos de serviço militar fazendo um vídeo musical, gravado em plena zona história da Cisjordânia. Planearam, terão treinado e executaram na perfeição a coreografia, apesar de armados e equipados com coletes à prova de bala, durante uma patrulha nas ruas daquela cidade histórica


Os soldados bailarinos fizeram sucesso na Internet, mas só até os oficiais terem decidido abrir uma investiagação disciplinar. "Trata-se de uma brincadeira de vários soldados. Claro, que preferíamos que não o tivessem feito e que não tivesse chegado à Internet. Mas ao mesmo tempo, o vídeo mostra que os soldados são seres humanos e, neste caso, muito jovens”, disse um oficial do exército, em declarações ao “El Mundo”, que ainda assim duvida que o número tenha sido feito durante uma patrulha.

Após a gravação, os militares colocaram o “hit” no You Tube, com o título “Rock the Casbah em Hebron”, para assim propagar o talento pela rede. Só mais tarde se aperceberam do erro, quando a dança de despedida foi interpretada por alguns cibernautas como um gozo aos palestinianos. "É uma piada à ocupação”, lê-se entre as reacções. Os soldados decidiram retirar o vídeo e informar os superiores.

Depois de retirado, o vídeo foi novamente publicado por um outro utilizador, que mudou o título da dança dos militares para "É fácil rir da ocupação quando se é o ocupante”.

O assunto voltou, hoje, terça-feira, aos media internacionais, no mesmo dia em que o presidente norte-americano, Barack Obama, e o primeiro ministro israelita, Benjamin Netanyahu, se reúnem na Casa Branca, tendo como um dos principais temas de agenda o reinício do diálogo directo entre palestinianos e israelitas.

JN

quarta-feira, 7 de julho de 2010

07-07-2010 Mundial 2010

Mundial de Futebol - Africa do Sul / 2010

Uruguai 2 - 3 Holanda

Primeira pagina 07-07-2010

Repeses já tem campo relvado


É um sonho tornado
realidade para o clube
e para a própria freguesia de Repeses. O estádio Montenegro Machado
já tem relvado sintético
e os jogadores têm agora condições únicas para continuarem a dar asas aos seus próprios sonhos. O Repesenses vive dias
de festa e o Diário de Viseu acompanhou ontem
a inauguração de um
'presente maravilhoso', como referiu o presidente do clube, António Lopes

Está inaugurado o novíssimo relvado sintético do estádio Montenegro Machado, em Repeses. Era um sonho antigo, trazido já desde 2004, mas só agora foi possível concluir as obras e torná-lo no 'orgulho' do clube, agora com condições mais consonantes com o seu estatuto na formação de jogadores.
Na cerimónia de inauguração, que começou com a bênção das instalações pelo pároco da freguesia, José Pedro Matos, estiveram presentes vários representantes de instituições e associações do concelho, como José Alberto Ferreira, da Associação de Futebol de Viseu, José Pais Ferrão, presidente da Junta de Freguesia de Repeses, João Caiado, presidente do Conselho Executivo da Escola Secundária de Repeses e presidente do conselho de arbitragem da AF Viseu, Fernando Ruas, presidente da Câmara Municipal de Viseu, Guilherme Almeida, vereador do Desporto da CM Viseu, entre outros.
No habitual tempo de discursos, o presidente do clube, António Lopes, agradeceu profundamente o esforço de junta e autarquia para que esta obra fosse hoje realidade.
"Este sintético é um presente maravilhoso e, finalmente, os jogadores do Repesenses não vão mais saborear o pó e a lama no Montenegro Machado. O clube está de parabéns e se recebeu este presente é porque tem mérito e o merece. Estamos muito agradecidos a várias entidades, especialmente à Câmara Municipal e à Junta de Freguesia de Repeses e prometo que tudo faremos para que haja mais e melhor desporto em Repeses e na cidade de Viseu".
Já o presidente da junta de freguesia local, José Pais Ferrão, evocou António Vieira para lembrar a importância desta obra.
"Lembro uma frase de António Vieira quando diz que para falar ao vento bastam palavras, para falar ao coração são necessárias obras". O autarca acrescentou ainda que a obra custou cerca de 500 mil euros e foi toda ela financiada, em conjunto, pela junta de freguesia e pela autarquia.
Por seu lado, Fernando Ruas, mais uma vez, criticou a ausência de jornais e televisões de âmbito nacional, acabando depois por invocar a importância do Repesenses enquanto clube 'formador'.
"Este é um compromisso que vem desde 2004 e nunca fizemos marcha-atrás neste projecto de sentido único. É com alegria que inauguramos hoje [ontem] este espaço pois recordo-me de, em criança, todos os clubes da cidade jogarem num único espaço, o Fontelo. Hoje as coisas são, felizmente, bem diferentes e aqui está a prova. O Repesenses nem precisa de nos mostrar mais nada. O seu passado fala por si e fez mais pelos jovens do que alguns clubes maiores fizeram pelos das suas localidades".
A festa terminou com a estreia do sintético pelas várias equipas de formação do clube que realizaram algumas 'peladinhas' entre si.

DV

Lobisomem cantor rock

Yu Zhenhuan, de 33 anos, é um cidadão chinês que sofre de uma doença rara- hipertricose lanuginosa congénita- que lhe cobre 96% do corpo (41 pêlos por cm2) , vulgarmente conhecido como "síndrome do homem-lobo".


Lobisomem cantor  rock

Este chinês, registado no livro dos Recordes "Guinness" como o homem mais peludo do Mundo, decidiu fazer depilação a laser para tentar solucionar o seu problema. Os especialistas não estão seguros da eficácia do tratamento, já que uma criança na Índia, Pruthviraj Patil, com a mesma doença, foi submetida ao tratamento sem êxito, porque os pêlos voltaram a crescer.

Desde a Idade Média existem apenas 50 casos registados de pessoas com esta enfermidade, tendo todas apelidos pejorativos, como "Mulher-Urso, o Homem das Cavernas, Homem-Lobo", etc. A maioria deles passaram a sua existência como atracção de circos e de feiras, dada a estranheza que provocavam.

Apesar desta condicionante, Yu Zhenhuan, que se auto-intitula de "King Kong", por ser "odioso mas com um coração frágil e delicado", é uma estrela de rock na China, usando o peculiar aspecto a seu favor. Tem dois discos no mercado, "Still Loving You" e "You´re my lead role".

As suas qualidades artísticas foram também expostas na televisão, onde em criança era protagonista na série "As aventuras do rapaz peludo", e já em adulto, fazia de macaco na popular série "Journey to the West".

Nos Jogos Olímpicos de Pequim foi também quem levou a tocha olímpica. Esta fama valeu-lhe também o casamento com uma modelo chinesa, bastante mais nova do que ele.

Antes de começar o tratamento, o chinês afirmou que gostava de ter nascido vários anos antes, "quando o excesso de pêlo era considerado sinónimo de masculinidade"; a obedecer ao silogismo, essa não lhe faltaria.

A doença não condiciona meramente o aspecto físico, traz também vários problemas, nomeadamente a nível auditivo e respiratório, dada a concentração de pêlo.

Actualmente existem mais três casos mediáticos desta doença, um menino de 13 anos, na Índia, e dois irmãos mexicanos, Victor e Gabriel Ramos Gomez.

JN

Vodca com sabor a peixe... mas é salmão

Há batatas fritas com sabor a presunto e água com sabor a chá verde. E a partir de agora há vodca com sabor a salmão defumado.

A ideia vem da terra de Sarah Palin, Wasilla, no Alasca, conta o G1.

A norte-americana Alaska Distillery resolveu lançar no mercado este novo sabor com o objectivo de propor sabores exóticos para cocktails, nomeadamente para o Bloody Mary.

Vodca com sabores não é novidade, já que uma empresa de Seattle lançou há meses uma vodca de bacon.

No Alasca prometem não se ficar por aqui e nos próximos tempos vão chegar ao mercado outros sabores exóticos.

TVi24

Cientistas mostram interior de cobra a digerir um rato

Cientistas dinamarqueses estão a desenvolver um projecto de exploração da anatomia animal e, através de exames de alta tecnologia, revelaram o interior de uma cobra a digerir um rato, informa a BBC.

Depois de ter comido o rato, a piton de cinco quilos foi anestesiada e os cientistas usaram a técnica de tomografia computorizada e ressonância magnética para estudar os órgãos do réptil.

A ressonância mostrou o desaparecimento do rato, a expansão do intestino da cobra, a vesícula biliar a diminuir e o aumento do volume do coração em 25 por cento, que os cientistas relacionaram com a energia necessária para a digestão.

A piton precisou de 132 horas para fazer a digestão completa do roedor. Este tipo de cobras pode comer o equivalente a 50 por cento do próprio peso.

«Este predador jejua durante meses e então come uma grande refeição», afirmou Henrik Lauridsen, do departamento de Zoofilia da Universidade de Aarthus.


TVi24

"O bebé é parecido com o Ronaldo"

"O bebé é parecido com o Ronaldo" (COM VÍDEO)

A notícia caiu que nem uma bomba: Cristiano Ronaldo foi pai de um menino nascido a 17 de Junho, dois dias depois do jogo com a Costa do Marfim. Segundo revelou a irmã Kátia ao DN, o jogador "está muito feliz". O bebé, que terá sido concebido através de uma barriga de aluguer, "tem olhos e cabelos castanhos como o Cristiano".

"Ele está muito feliz, claro! Quem é que não fica feliz com os filhos?" Foi com estas palavras que Kátia Aveiro revelou ao DN, ontem à tarde, na sua loja na Marina de Vilamoura, no Algarve. A irmã mais nova de Cristiano Ronaldo não escondeu a felicidade pelo facto do internacional português ter sido pai, uma notícia avançada na madrugada de sábado pelo próprio jogador na sua página de fãs do Facebook e que apanhou o mundo de surpresa, tendo revelado que o primeiro filho do jogador do Real Madrid nasceu "a 17 de Junho, estava o meu irmão na África do Sul". Fazendo contas, o futebolista foi pai dois dias depois do empate com a Costa do Marfim e quatro dias antes da goleada à Coreia do Norte, encontro no qual marcou um golo.

"O bebé é parecido com ele, se bem que ainda é muito pequenino para que se perceba bem as suas feições. Não é verdade que seja louro de olhos azuis, tem olhos e cabelos castanhos como o Cristiano", disse Kátia Aveiro, avançando ainda que o filho de CR9 "é muito calminho, só come e dorme". Mãe de Rodrigo, de nove anos, e de Dinis, de quatro meses, a irmã do jogador disse também que os sobrinhos de Cristiano Ronaldo "estão muito felizes" com a chegada de mais um membro à família.

O nome do filho de Cristiano Ronaldo permanece, por enquanto, no segredo dos deuses, mas Kátia garantiu ao DN que será oficialmente anunciado pelo próprio Ronaldo, "assim que regressar de Madrid" onde foi, durante dois dias, tratar de assuntos profissionais. Nem a irmã Kátia Aveiro nem a agente Bárbara Vara quiseram adiantar o nome do bebé, mas a RTP anunciou ontem que tem o mesmo nome do pai, Ronaldo, mede 53 centímetros e pesa 4,3 quilos.

Depois da selecção portuguesa ter sido eliminada pela espanhola do Mundial de Futebol, que decorre até dia 11 na África do Sul, Ronaldo viajou imediatamente para o Algarve, onde esteve com o filho, antes de rumar a Madrid. "Ele viu-o assim que terminou a sua participação no Mundial. Já o vimos todos e ele está connosco", explicou Kátia.

Como já foi dito, a família do futebolista está de férias na casa que Ronaldo adquiriu recentemente num condomínio privado, em Vilamoura, e pede privacidade: "Tínhamos dispensado a segurança privada do condomínio mas já percebemos que a curiosidade que o bebé desperta é muita", desabafou Kátia ao DN, acrescentando que "vão voltar a requisitar esse serviço".

Ao que o DN apurou, o bebé terá sido concebido, através de uma barriga de aluguer, no final do Verão passado em San Diego, nos EUA, onde Ronaldo esteve a passar férias. Foi também nessa altura que o jogador foi visto na companhia de Paris Hilton, uma das mais conhecidas socialites norte-americanas, numa festa privada em Los Angeles, Califórnia. E foi precisamente nos EUA que estiveram, recentemente, as irmãs e a mãe do jogador mais caro da história do futebol (94 milhões de euros). Kátia, Elma e Dolores Aveiro deslocaram-se ao país de todas as oportunidades para tratar dos procedimentos legais e foram elas que trouxeram para Portugal o filho de Ronaldo, que deverá ter cerca de um mês.

A notícia de que Ronaldo já é pai caiu que nem uma bomba na imprensa portuguesa e internacional, acabando mesmo por gerar algumas dúvidas quanto à sua veracidade. Kátia Aveiro foi peremptória: "A notícia é verdadeira, mas ele não quer falar sobre isso. É a vida pessoal dele e quando ele quiser, ele fala". Recorde-se que Ronaldo anunciou que tinha sido pai de um menino através do Facebook. Na noite de sábado para domingo, perto da 01.00, Ronaldo escrevia "É com muita alegria e emoção que informo ter sido recentemente pai de um rapaz". Mais: o jogador fez questão de deixar claro que gostaria de manter intocáveis tanto a sua privacidade como a do filho. "Sobre este assunto não prestarei quaisquer outras informações, pedindo a todos que respeitem o meu direito à privacidade (e o da criança), ao menos numa matéria tão íntima".

Quando anunciou no Facebook que foi "recentemente pai", Ronaldo deixou também bem claro que será ele a ter a custódia do rapaz. "Por acordo com a mãe, que prefere manter o anonimato, o meu filho ficará confiado à minha guarda exclusiva", anunciou.

Já em Junho, no programa Alta Definição, da SIC, Cristiano Ronaldo deixou no ar a vontade de ser pai, chegando mesmo a afirmar, durante essa sua primeira entrevista para uma televisão portuguesa desde que joga pelo Real Madrid, que o momento poderia chegar mais depressa do que se poderia pensar. Uma afirmação que não levantou qualquer suspeita, uma vez que o futebolista do Real Madrid terá conseguido manter o segredo no círculo familiar e de amigos mais próximos.

DN

terça-feira, 6 de julho de 2010

Primeira pagina 06-07-2010

Cristiano Ronaldo anuncia que é pai

Cristiano Ronaldo  anuncia que é pai
Imagem do facebook de Cristiano Ronaldo com a mensagem onde anuncia a paternidade

Cristiano Ronaldo surpreendeu os fãs, esta noite, ao anunciar, na sua página oficial do Facebook, que foi pai.

"É com muita alegria e emoção que informo ter sido
recentemente pai de um rapaz.", escreve o atleta.

Numa mensagem escrita em inglês e português, Ronaldo revela que o bebé vai estar sob a guarda exclusiva do jogador. No entanto, Cristiano não revela o nome da mãe.

"Por acordo com a mãe, que prefere manter o
anonimato, o meu filho ficará confiado à minha guarda exclusiva", acrescenta.

A mensagem revela ainda que não vai ser dada mais nenhuma informação sobre o assunto e pede a todos que que respeitem a privacidade de Cristiano e do filho.

O site oficial do jogador está a ser inundado com mensagens de alegria dos fãs, que não esperavam esta notícia.

JN

Banhos de Lama estão de novo na moda

Banhos de Lama estão de novo na moda

Foi caçado quase até à extinção, mas o javali está de volta... graças às reservas de caça. Não se sabe ao certo qual o número exacto, mas os especialistas dizem que deverá ter triplicado nos últimos 20 anos. E é frequente vê-lo a chafurdar na lama nas terras do Alentejo.

Quando o javali mergulha na lama e se ouve dizer que está a chafurdar, a expressão pode sugerir um comportamento pouco ortodoxo, pelo menos, aos olhos dos humanos. Mas o que mais parece um fetiche das horas vagas, ou seja, quando não está a comer, é bem mais do que isso. O javali precisa dos banhos de lama como se de uma necessidade fisiológica se tratasse. E até nas relações com o resto da comunidade desta espécie, mesmo à hora de acasalar, o ritual perfila-se como "sublime".

A primeira função destes curiosos, se bem que aparentemente pouco higiénicos, banhos de lama visa regular a temperatura do corpo desta espécie, sendo das poucas que não transpiram, devido ao tipo de glândulas sudoríparas atrofiadas. Sobretudo nos meses de Verão, o animal chega a atingir temperaturas corporais elevadíssimas, quase incompatíveis com a sua própria sobrevivência, ameaçada de uma fatal desidratação, que já se encarregou de roubar algumas vidas.

João Vilela já sentiu na pele o desespero de "javalis em brasa", como os adjectiva, quando no Verão de 2005, na sequência de uma seca feroz e perante temperaturas de 40 graus, se deparou com quatro animais deitados sobre melancias, melões e tomates esmagados numa pequena quinta de que é proprietário na Vidigueira. Num trabalho de equipa, derrubaram uma cerca, com perto de dois metros de altura para chegarem às hortifrutícolas.

"É verdade que estavam a comer também, mas percebia-se que a sua intenção era refrescarem-se, porque se deitavam no chão, procurando com o corpo criar alguma lama com o sumo dos frutos", recordou, tendo ficado a saber depois que alguns vizinhos da zona - onde a espécie abunda - assistiram a cenários idênticos, justamente porque a falta de água deixou a serra do Mendro (entre Vidigueira e Portel) completamente seca.

Além deste quadro mais radical, os banhos de lama têm ainda um papel de relevo nas relações sociais entre os javalis, funcionando mesmo como sedução (ou será afrodisíaco sexual?) na época do cio, levando a que a partir de Novembro apenas os machos adultos vão "chafurdar" na lama, para garantirem a manutenção dos respectivos odores corporais, com recurso à criação de uma camada de barro bem agarrada ao pêlo.

Os historiadores falam de um animal muito antigo, que vai muito para lá dos anos dourados da banda desenhada em que Obélix não os dispensava na mesa. Muito antes já o javali era desenhado pelos homens das cavernas, não só pelo sabor suculento, mas também porque representava agressividade, bravura e rapidez.

Pode não parecer, levando em conta os mais de 100 kg de peso, mas este animal atinge velocidades loucas, correndo em linha recta, e é um exímio nadador, o que lhe permite cruzar ribeiros à procura de comida, utilizando a força do focinho para derrubar cercas e até levantar pedras cravadas no solo. É aqui que este peculiar apreciador de lacraus encontra alimento, graças ao seu olfacto e audição apurados.

DN

Rapaz de 12 anos faz 70 quilómetros a pé pela libertação do pai

Um rapaz de 12 anos percorreu 70 quilómetros a pé para reclamar a libertação do pai, o sargento Libio Martinez, que é o mais antigo refém das FARC, sequestrado antes do nascimento do filho.

Johan Martinez partiu da cidade de Pasto, capital do departamento de Narino, na fronteira com o Equador, acompanhado por cerca de 60 familiares e amigos.

Na chegada a Ancuya, os participantes desta marcha assistiram a uma celebração religiosa no Santuário da Virgem da Visitação, onde rezaram pela libertação do sargento Martinez, raptado pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) num ataque a uma esquadra em Dezembro de 1997, três meses antes do nascimento de Johan.

Libio Martinez, 33 anos, tornou-se o mais antigo refém das FARC desde a libertação, em Março passado, do sargento Pablo Moncayo, raptado ao mesmo tempo.

As FARC têm em seu poder cerca de duas dezenas de membros das forças de segurança, raptados em diversas operações realizadas ao longo dos últimos anos, que pretendem trocar por 500 rebeldes detidos na Colômbia, mas o Governo colombiano recusa satisfazer tal pretensão.

JN

Vodka com sabor a... salmão

Em tempos de crise, já se sabe que é preciso ser-se muito original para se conseguir algum sucesso. Foi o que fez uma destilaria de Wasilla, nos EUA, que inventou uma vodka com sabor a salmão, conta o G1.

Segundo a Alaska Distillery, a ideia é dar um novo toque a outras bebidas, como a «Bloody Mary».

A empresa promete ainda lançar para o mercado novos sabores... no mínimo estranhos.

TVi24

Descoberto novo sistema planetário

Demos então as boas-vindas ao 1RXS 1609, um novo sistema planetário. Há planeta e estrela, tal e qual como no sistema solar.

Novas observações confirmaram que um planeta, com cerca de oito vezes a massa de Júpiter, está mesmo em órbita de uma estrela semelhante ao Sol. A distância entre a estrela e o planeta é cerca de 300 vezes maior que a aquela que separa a Terra do Sol, conta o «Estadão».

A descoberta havia sido anunciada em 2008, por uma equipa liderada por David Lafrenière, então na Universidade de Toronto e actualmente na Universidade de Montréal. Mas, eram necessárias mais observações para confirmar que planeta e estrela realmente compunham um sistema conjunto.

Agora, David almejou a conclusão tão desajada: «Nossas novas observações eliminam a possibilidade de alinhamento casual, e confirma que planeta e estrelas estão relacionados».

A estrela do sistema 1RXS 1609 fica a 500 anos-luz da Terra, num grupo de estrelas jovens. O planeta tem uma temperatura estimada em cerca de 1.500º C. Está tudo explicado no «Astrophysical Journal». link externo

Com esta confirmação, o sistema, classificado como 1RXS 1609, passa a representar um desafio às teorias de formação planetária, por conta de seu afastamento extremo em relação à estrela. «A localização improvável dessa mundo alienígena pode estar a dizer-nos que a natureza tem mais do que uma maneira de fazer planetas», afirma o co-autor Ray Jayawardhana.

TVi24

Caturritas invadem cidades da Europa

Caturritas invadem cidades da Europa

Cientistas espanhóis alertam para necessidade de se controlar a reprodução da ave, antes que se transforme numa praga.

Importada como animal de companhia, a caturrita argentina transformou-se numa verdadeira praga em muitas cidades da Europa. Em Lisboa já foram avistados vários casais, mas Barcelona é a capital europeia com maior número de exemplares - calculam-se que 2500 vivam nos seus jardins, uma colónia que, sem predadores naturais, cresce a um ritmo de 8% ao ano.

De aparência simpática, com uma chamativa plumagem verde e bico amarelo, a Myiopsitta monachus, além de ser extremamente ruidosa, é um invasor que constitui uma ameaça para as aves locais... e até para algumas árvores.

Edificam os seus enormes ninhos, que chegam a pesar 150 kg, no alto das copas, destruindo a vegetação e muitos ramos, que acabam por ceder ao peso e cair, colocando em perigo os transeuntes.

As palmeiras são as árvores preferidas, mas não hesitam em fazer a sua casa em ciprestes, pinheiros ou mesmo em torres de alta tensão.
Antes de se proibir a sua importação, as caturritas argentinas eram muito baratas comparativamente a outras aves exóticas... mas, como são barulhentas e até agressivas, os seus proprietários acabavam por soltá-las. A capacidade de comer quase tudo, desde erva a sementes, frutos e até pão, contribuiu para a sua proliferação.

Especialistas espanhóis alertam que, se não se actuar rapidamente, avançando com programas de erradicação de ninhos, controlo de reprodução ou mesmo de eliminação de algumas aves, a caturrita argentina vai transformar-se numa praga. Eventualmente com perigo para a saúde.

DN

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Primeira pagina - 05-07-2010

Crise ajuda a mobilizar crentes para "encontro" com Deus

Milhares de seguidores das testemunhas de Jeová estão reunidos este fim-de-semana no Multiusos de Guimarães com o intuito de elevar a palavra de Deus e ouvir as interpretações que esta confissão religiosa faz do Livro Sagrado.


Crise ajuda a  mobilizar crentes para "encontro" com Deus

Este é mais um congresso, mas como qualquer outro das Testemunhas de Jeová, será diferente no teor da mensagem a passar aos milhares de fiéis que se juntam para ouvir a palavra de Deus que emana da Bíblia.

Este ano o tema é “Continue achegado a Jeová” e surge numa altura em que os responsáveis desta denominação religiosa entendem que existem na sociedade várias personalidades de relevo académico e mediático que “rejeitam ou menosprezam a crença em Deus”.

A presença massiva neste congresso distrital de crentes das regiões do Minho e Douro Litoral vem reforçar a implantação que os apaniguados das Testemunhas de Jeová têm já na comunidade.

Segundo dados de 2009, participaram na cerimónia mais importante, a comemoração do nascimento de Jesus, em Portugal, mais de 96 mil fiéis.
Durante este congresso, que se divide, por este e pelo próximo fim-de-semana, está prevista a passagem de 10 mil pessoas.

“Estamos cá para servir a Deus e para nos sentirmos bem connosco”, salientou Carlos Gaspar, um dos elementos da organização que justificou a escolha de Guimarães pela necessidade de “misturar os irmãos do litoral e do interior numa troca de experiência e de salutar convívio”.

Ao longo do dia de ontem, sexta-feira, foi possível assistir às primeiras acções, que se centraram na troca de experiências práticas que os ensinamentos do congresso do ano passado proporcionaram no dia-a-dia dos fiéis, e a momentos de reflexão e partilha da Bíblia, havendo inclusive tempo para um almoço sui generis em que cada um traz de casa uma geleira e compartilha com os restantes irmãos.

“É um fim-de-semana de alegria em que falamos daquilo que mais nos diz respeito, que é Deus. Ouvimos a leitura da Bíblia e interpretamos a palavra genuína do Senhor”, destacou Guilherme Almeida.

Este membro da organização do Congresso, onde não há hierarquias, destacou ainda o trabalho social da comunidade que se prende essencialmente em “transformar as pessoas através da palavra”, dando como exemplo a “muita gente que mudou de vida para melhor, porque ouviu a nossa palavra e olhou para a Bíblia com outros olhos”.

JN

Ilha está à venda na Internet

Uma ilha do arquipélago moçambicano das Quirimbas, na província de Cabo Delgado, está à venda na Internet por 900 mil dólares (mais de 700 mil euros), mas o governo local desconhece e os habitantes estão preocupados.

A venda da ilha do Congo, com pouco mais de sete hectares, aparece na página mondinion.com link externo, que dá a localização e explica que está a ser desenvolvida e que foi adquirida em Setembro de 2008.

Segundo a Constituição de Moçambique, a terra não pode ser vendida, mas a verdade é que a ilha do Congo, a hora e meia da costa de Mocimboa da Praia, província de Cabo Delgado, está há semanas à venda.

TVi24

À espera de crias de palanca-negra-gigante na Cangandala

À  espera de crias de palanca-negra-gigante na Cangandala

Investigador luso-angolano lançou projecto para salvar a espécie.

Há oito anos, havia quem garantisse que a palanca-negra-gigante (Hippotragus niger variani), que tem os maiores cornos entre todas os antílopes, e que só existe em Angola, estava extinta. Mas o investigador luso-angolano Pedro Vaz Pinto acreditou que não, que ainda haveria exemplares na natureza. Por isso foi à procura deles e conseguiu encontrá-los. Agora está envolvido num projecto para a sua conservação e num estudo genético para traçar a sua história recente.

A caça durante décadas para obter troféus únicos - cornos que chegam a atingir metro e meio de comprimento -, a guerra civil, a caça furtiva organizada para abastecer tropas e comércios clandestinos, a par de toda a desordem que os combates implicam, poderiam ter ditado o fim da emblemática espécie, menos de cem anos depois da sua descoberta, em 1916. Mas isso afinal não aconteceu e, dois anos depois de iniciar a sua busca no terreno, a equipa de Pedro Vaz Pinto conseguiu finalmente fotografar um exemplar. Foi a primeira imagem obtida em 20 anos, no Parque Nacional da Cangandala (PNC), perto de Malanje, 450 quilómetros a leste de Luanda, um dos dois únicos locais onde existe esta espécie endémica de Angola. O outro é a Reserva Integral do Luando (RIL), a uma centena de quilómetros para sul da Cangandala, entre Malanje e o Bié.

Mas essa primeira fotografia foi apenas o início de uma aventura que pode resultar já este ano nas primeiras crias de palanca-negra-gigante no Parque da Cangandala em muitos anos. "Ficaria desapontado se não tivéssemos crias até Outubro", confessa o investigador.

Pedro Vaz Pinto nasceu em Luanda, há 42 anos, e aos três veio para Portugal. Aqui cresceu e estudou engenharia florestal, no Instituto Superior de Agronomia, mas África foi mais forte. "Voltar a Angola era uma inevitabilidade", diz ao DN.

Voltou em 2000, ainda antes do final da guerra, como especialista em ecologia, para o Parque da Kissama. Depois a palanca-negra-gigante impôs-se. Outra inevitabilidade. "Foi como um íman", explica. "É um animal de uma beleza incrível, muito raro, um ícone do país".

Como investigador da Universidade Católica de Angola, Pedro Vaz Pinto lançou então um projecto para avaliar o estado da espécie. Mas primeiro era preciso perceber se ela ainda existia.

Entre 2003 e 2005 o investigador e a sua equipa percorreram o parque da Cangandala, que tem 63 mil hectares, e perceberam por vestígios indirectos - excrementos e rastos de passagem - que a palanca-negra-gigante ainda andava por ali.

Em 2004 instalaram câmaras ocultas, accionadas por infravermelhos e, no ano seguinte, foram finalmente recompensados. À alegria acabaria, no entanto, por seguir-se um choque e uma sensação de incerteza.

As observações posteriores mostraram que na Cangandala não restava mais do que uma manada com nove fêmeas e nenhum macho. Por causa disso, as fêmeas há muito que estavam a cruzar-se com uma outra espécie completamente diferente, a palanca-vermelha (Hippotragus equinus), que ocorre por todo o país, e a gerar animais híbridos e subférteis.

Estes, em número de 12, suplantavam já os exemplares puros da espécie e eram a demonstração perfeita de como este animal estava à beira do fim.

"Este cruzamento da palanca- negra-gigante é uma situação extrema", explica Pedro Vaz Pinto. "Até hoje", adianta, "era conhecido um único caso de híbrido entre palanca-negra-vulgar e palanca-vermelha, no Parque Kruger [África do Sul] e nós identificámos 12 casos". Sem machos na manada, as fêmeas da Cangandala só poderiam reproduzir-se dessa forma.

Era preciso agir depressa e a única hipótese era encontrar um macho na reserva de Luando e levá-lo para o parque da Cangandala. Mas, em 2008, desconhecia-se virtualmente quantas palancas-negras-gigantes haveria nos 828 mil hectares da reserva, e foi preciso lançar essa busca. Iniciou-se então uma corrida contra o tempo, para tentar salvar esta espécie criticamente ameaçada.

Em Maio e Junho do ano passado, a equipa coordenada por Pedro Vaz Pinto já tinha identificado na reserva de Luando as áreas potenciais da palanca-negra-gigante , mas ainda não tinha encontrado nenhuma manada. Isso acabou por acontecer em Agosto. Ao longo de três semanas, os investigadores conseguiram capturar oito machos. Um deles foi transportado de helicóptero para o parque da Cangandala, os outros foram marcados e receberam sistemas de telemetria para serem monitorizados na natureza.

Entretanto, na Cangandala, o macho de Luando e as nove fêmeas foram isolados em 400 hectares vedados, que serão em breve alargados a três mil. As primeiras crias estarão para nascer.

"Penso que chegámos a tempo", diz Pedro Vaz Pinto, consciente no entanto, de que o perigo ainda não passou. Ao todo, no parque e na reserva, não chegarão hoje a cem as palancas-negras-gigantes. Nos anos 70 do século XX havia cerca de dois mil. Ou seja, de então para cá, desapareceram 95 por cento destes animais.

DN

Portugueses celebram rituais pagãos no Alentejo

Portugueses celebram rituais pagãos no Alentejo

No País, há cem pessoas que acreditam nas forças da natureza e nos antigos deuses. A última cerimónia foi no Alandroal.

É a crença nas "forças da natureza" e o culto aos antigos deuses não judaico-cristãos que une, em Portugal, cerca de uma centena de membros da Federação Internacional Pagã (PFI).

"Temos cem associados embora muito mais pessoas sigam o paganismo e cumpram rituais sagrados", diz ao DN a sacerdotisa Isobel Andrade, formada em História e coordenadora da PFI Portugal - Associação Cultural Pagã conjuntamente com o marido, Thorg Ferreira.

"Acreditamos nas forças da natureza com os seus ciclos da vida e da morte em eterna renovação, no politeísmo e adoramos os deuses antigos", acrescenta Isobel Andrade, pouco depois de ter participado numa cerimónia destinada a evocar a protecção de Endovélico, divindade venerada desde a Idade do Ferro na Lusitânia e cujo culto teve maior expressão durante o Império Romano, tendo sido construído um templo em São Miguel da Mota, Alandroal, em que foram encontradas numerosas estátuas, inscrições e ex-votos (ver caixa).

"Desde 2005 que fazemos celebrações públicas", garante a sacerdotisa. Este ano, o solstício de Verão foi assinalado junto ao altar do antigo santuário da Rocha da Mina, próximo de São Miguel da Mota, no cimo de uma escarpa sobre a ribeira de Lucefecit. "O que vamos fazer não é um simulacro mas uma cerimónia", começa por explicar Thorg Ferreira, apresentando-se como um "seguidor de velhos ritos". A seu lado, outras seis pessoas, vestidas a rigor, cumprem todos os passos que dizem ser "sagrados" e através dos quais pretendem manter "vivo" o culto a Endovélico. "Por Endovélico, aos espíritos do local deste sacrifício", enuncia Thorg, enquanto parte um pão junto ao altar. Um pouco mais atrás, Isobel Andrade, vestida de vermelho, abre os braços. De seguida serão "convocados" os elementos da natureza como o vento e o sol, invocados os antigos deuses pagãos para pedir paz e prosperidade e, finalmente, é aceso o "fogo sagrado", cujas chamas, garante Thorg Ferreira, iluminavam todos os pontos elevados em torno do santuário.

Ao DN, a coordenadora da Associação Cultural Pagã diz que este tipo de cerimónias se realiza ao longo do ano "por todo o País", mantendo "vivas" as antigas religiões e o culto a divindades como Atégina (deusa da fertilidade na mitologia da Lusitânia), Nabia (deusa dos rios e da água) e Endovélico, cujas cerimónias atraem pagãos vindos de vários países do mundo. "Acreditamos no poder deste local", diz Isobel Andrade.

Denominada "Pagani Celtici Solsticium", a iniciativa constituiu o ponto alto do Festival do Endovélico, que decorreu no Alandroal em Junho e que incluiu uma programação turística e científica, incluindo a realização de um congresso para debater as raízes deste culto ancestral.

O presidente da Câmara de Alandroal, João Coelho, diz que a ideia é divulgar a "herança" histórica de um antigo "Deus da natureza e da saúde, património do nosso imaginário colectivo", que constitui um dos "factores identitários" do concelho apesar de "pouco divulgado" a nível nacional. "É o último segredo do Alentejo", explica.

DN

Nova descoberta no tratamento da sida

A possibilidade de introdução de células-mãe no corpo, como forma de assegurar a resistência à infecção por HIV-sida acaba de ser descoberta por investigadores norte-americanos, que publicaram ontem o seu trabalho na revista científica "Nature Biotechnology".

O vírus da Sida ataca as células do sistema imunológico humano pelo apego a certas proteínas específicas, especialmente uma molécula chamada CCR 5. Algumas pessoas possuem uma mutação que impede o surgimento desta molécula, resistindo, assim, ao vírus. Ao remover o gene correspondente à proteína CCR 5 numa uma célula, há pelo menos condições para limitar fortemente os efeitos em pessoas infectadas.

Segundo a France Press, a equipa de Paula Cannon, da Universidade da Califórnia do Sul, que efectuou a descoberta usou dedos "de zinco", uma técnica recente, capaz de atingir com precisão a parte do genoma a "cortar". Os investigadores, que recorreram a ratos, removeram o gene para as células-mãe hematopoéticas (células que causam as células brancas do sangue, mas também glóbulos vermelhos e plaquetas).

O próximo passo é tentar aplicar a técnica em seres humanos. Um estudo semelhante já está em andamento, com o objectivo de modificar as células do sistema imunológico e não as células-mãe.

Esta descoberta ocorreu em vésperas da Conferência de Viena sobre a Sida, que se realiza a 18 de Julho.

JN

Fósseis com 310 milhões de anos em Arouca

Fósseis vegetais com 310 milhões de anos foram descobertos esta semana, em Arouca, onde apesar de referências antigas à existência de exemplares do género, só haviam sido detectadas, até agora, formações de origem animal, escreve a Lusa.

«Descobrimos no vale do Rio Paiva quinze espécies diferentes de plantas, todas do Período Carbónico», revelou esta sexta-feira Artur Sá, coordenador científico do Geoparque de Arouca, espaço que integra a Rede Europeia de Geoparques da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura).

O paleontólogo explicou que «a geologia indicava que isto era uma possibilidade real, mas ainda não tínhamos encontrado nenhum fóssil destes».

«Isto é muito bom a nível científico, porque representa mais uma ocorrência geológica invulgar dentro do Geoparque de Arouca e prova que ainda há muito trabalho a fazer neste território», disse.

As centenas de fósseis vegetais foram descobertas com a ajuda de oito alunos do ensino secundário que, ao abrigo do programa «Ciência Viva no verão», acompanharam Artur Sá em actividades de paleontologia em Arouca.

«Procurámos mais jazidas fossilíferas», acrescentou o coordenador científico do Geoparque, precisando que «o referencial tem sido sobretudo a Pedreira do Valério, em Canelas, mas há outras zonas por explorar».

Jovens de Albufeira, Amarante, Barreiro, Guimarães, Lisboa e Vizela participaram na descoberta dos vestígios de plantas «que são parecidas com os fetos actuais» e estão preservadas em rochas que, em alguns casos, «chegam a ter 15 centímetros de comprimento».

Os fósseis vegetais descobertos vão agora ser estudados a fundo e fotografados, sendo depois objecto de publicação científica e de divulgação na IX Conferência da Rede Europeia de Geoparques da UNESCO, a realizar de 1 a 5 de Outubro, em Lesvos, na Grécia.

TVi24

«O árbitro auxiliar do Espanha-Portugal era o Andrea Bocelli»

A conferência de imprensa Diego Maradona decidiu deixar algumas críticas ao compatriota Hector Baldassi, árbitro do Portugal-Espanha.

«A arbitragem foi má. O cartão vermelho [a Ricardo Costa] foi injusto. Todas as faltas foram a favor da Espanha. Sou amigo do Baldassi (o árbitro era argentino), não deixou Portugal progredir. O golo estava fora-de-jogo. Não quero ser provocador nem agradar aos portugueses, mas o árbitro auxiliar estava atrás do último jogador de Portugal que estava a tapar o Villa. Dizem que o golo do Tévez foi fora-de-jogo. Este também foi. O árbitro auxiliar era o Andrea Bocelli

Essa não foi a única referência de Maradona ao Portugal-Espanha. O seleccionador argentino analisou ainda o momento em que Cristiano Ronaldo dirige um «Assim não ganhamos» ao seleccionador de Portugal. «Se fosse comigo? Chamava o David Copperfield! Que podia fazer? O Carlos Queiroz não estava a jogar. Essas coisas têm de ser faladas antes do jogo», disse Maradona, em defesa do colega de profissão.

Quanto à atitude de Cristiano Ronaldo: «Não o tirava, nessa situação, pois estaria a prejudicar a equipa. É muito bom jogador, e tem de resolver ele, sem precisar de perguntar nada.»

As críticas à arbitragem também mereceram um segundo capítulo, desta vez envolvendo a Alemanha . «O golo que a Inglaterra marcou no último jogo foi tão claro quanto aqueles que lhes foi concedido em 1966», disse Maradona. «O guarda-redes alemão foi muito rápido. Agarrou a bola e pontapeou-a. Isto acontece no futebol, e vai continuar a acontecer, enquanto não forem introduzidas tecnologias. Foi o que aconteceu no lance entre Zidane e Materazzi. O quarto árbitro é que viu. Eu estava como comentador e não vi aquilo acontecer, pois estava a olhar para a bola. Quando o árbitro viu a imagem, teve de expulsar o Zidane.»

TVi24