Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

sábado, 22 de maio de 2010

Primeira pagina - 22 - 05 - 2010

As Maravilhas de Portugal no Mundo - Fortaleza de Mazagão, Marrocos



RTP

"Quando o povo tem fome, tem direito a roubar"

"Quando o povo tem fome, tem direito a roubar"

"Prometer e não cumprir é pecado", diz Belmiro de Azevedo. O patrão da Sonae, que discorda do aumento de impostos previsto no plano de austeridade aprovado pelo Governo, alerta que o Executivo "está a brincar com o fogo" porque "o povo quando tem fome tem o direito de roubar". "Não há outra saída", acrescentou.

Declarações bombásticas do empresário nortenho, que a TVI registou, numa palestra do Instituto Superior de Gestão e na qual Belmiro de Azevedo criticou os grandes investimentos. O líder da Sonae considerou que não só o Estado "não tem dinheiro para grandes obras públicas", caso do TGV ou do aeroporto de Lisboa, como o País não precisa deles. O empresário defendeu que o Governo deveria "promover os pequenos investimentos para gerar emprego".

Sobre o aumento de impostos, garante que "o povo aceitaria se soubesse que esse dinheiro era bem gasto".

O empresário assumiu "discordar totalmente" da medida, até porque, disse, "mais de metade do meu salário são já impostos". E sublinhou: "Não é o que sai do bolso das empresas ou dos consumidores que vai alimentar a criação de emprego."

DN

Um morto e um ferido em "ataque à machadada"

Uma mulher foi morta depois de ter sido “atacada à machadada”, em Santa Comba Dão. O companheiro da vítima, de 33 anos, sofreu ferimentos ligeiros. O alegado homicida, já detido pela GNR, viveria na mesma casa das vítimas, onde também estava uma criança de 9 anos, que não se terá apercebido do sucedido.

O “ataque” ocorreu cerca das 5:00 quando, “por motivos ainda não apurados, um homem de 50 anos, que vivia na mesma casa das vítimas, “atacou a mulher e o companheiro desta”, adiantou fonte policial. “A mulher teve morte imediata enquanto o companheiro sofreu ferimentos ligeiros”. No interior da casa “estava uma criança, de 9 anos, filha das vítimas, que não se terá apercebido do sucedido. O agressor “manteria um relacionamento com a vítima cujos contornos ainda não estão apurados”, adiantou a fonte.

Nesta altura a casa, na Avenida Humberto Delgado, está isolada pela GNR que aguarda a chegada da Policia Judiciária e do Delegado de Saúde para a remoção do corpo, cujo óbito foi confirmado pelo médico dos bombeiros. O ferido ligeiro foi assistido no hospital e ?não inspira cuidados?, revelou fonte médica.

DN

Professora convidada a contar história a TV brasileira

Professora convidada a contar história a TV brasileira

Bruna Real recusou o convite da TV Record. Entretanto, a 'Playboy' condena a decisão da câmara de ter afastado a docente

A professora que posou nua para a Playboy e que foi afastada da escola de Mirandela, onde coordenava as Actividades Extracurriculares (AEC), foi convidada a contar a sua história à televisão brasileira Record, que transmite para 150 países. Mas Bruna recusou, por agora, adiantou ao DN Natacha Loureiro, responsável da TV Record em Portugal. A responsável acrescentou ainda que a jovem de 27 anos não afastou, porém, a ideia de fazer a reportagem mais tarde. "Suscitou o nosso interesse porque no nosso país as modelos que posam para a revista não são discriminadas desta maneira", conclui Natacha.

Entretanto, ontem, a direcção da Playboy fez um comunicado onde considera a atitude da Câmara Municipal de injusta, acusando-a de estar a fazer censura. Isto por Bruna ter sido afastada da escola e enviada para o arquivo da autarquia. Mas, confrontado com as críticas da revista, o presidente de câmara recordou que a docente foi afastada da escola de comum acordo. Aliás, segundo conta, foi a própria a pedir "o afastamento, por se sentir constrangida com o ambiente na escola, onde as fotocópias das fotos na Playboy correm de mão em mão".

Bruna cumpriu ontem o seu segundo dia de trabalho no arquivo municipal tendo feito um horário diferente: trabalhou de manhã e à tarde perfazendo a totalidade das horas (6) correspondentes ao resto da semana, pois, a partir de hoje, vai ausentar-se de Mirandela regressando segunda-feira.

DN

Buscas alargadas ao Douro e com ajuda da Marinha

Buscas alargadas ao Douro e com ajuda da Marinha

Mergulhadores dos Bombeiros de Lamego e inspectores da PJ procedem hoje a buscas no rio Balsemão para encontrar vestígios do carro de Carina Ferreira, a jovem de Lamego que desapareceu a 1 de Maio quando se deslocava para a Régua. Amanhã, a operação estender-se-á ao Douro, com ajuda da Marinha.

s buscas estão nesta altura concentradas por debaixo da ponte de Varosa e um viaduto da A24, sob o rio Balsemão, afluente do Douro, troço de auto-estrada que Carina terá usado naquela noite. Fontes ligadas à investigação disseram ao DN que as buscas têm como propósito encontrar vestígios do Peugeot 106 vermelho, de matrícula 77-23-LP, que Carina conduzia naquela noite e que também se encontra desaparecido.

Amanhã, as buscas terão maior amplitude, incluindo já o rio Douro, e terão a colaboração da Marinha, reforçando assim os meios humanos, inclusive mergulhadores, e técnicos ao dispor dos investigadores.

A busca surgiu depois do rastreamento dos telemóveis da jovem, de 21 anos, ter indicado que a última antena accionada por um dos aparelhos estar localizada nas imediações destes rios.

Já ontem ao final da tarde elementos dos Bombeiros de Lamego percorreram a zona que foi também alvo de buscas realizadas por helicóptero.

Carina Ferreira desapareceu a 1 de Maio, quando fazia o percurso de automóvel entre Lamego e Régua, onde trabalhava, sem deixar rasto.

DN

Escondeu-se da polícia dentro de um caixão

Há quem faça de tudo para conseguir escapar à polícia. A americana Nicole Kelly superou todas as expectativas, ao esconder-se numa funerária, na Pensilvânia, dentro de um caixão.

De acordo com o jornal «Lewistown Sentinel», citado pela Globo, a jovem de 19 anos conseguiu escapar, mesmo estando algemada. Quando entrou na funerária, os polícias perderam-lhe o rasto e usaram de tudo, desde cães a helicópteros, para tentar apanhar a hábil fugitiva.

Horas mais tarde, o proprietário da funerária, Dan Brown, descobriu Nicole dentro de um caixão. De acordo com Brown, a jovem ofereceu resistência e ainda causou danos no caixão, recusando-se a abandonar o brilhante esconderijo

TVi24

Mulher morreu após três dias ao lado do cadáver do marido

Um reformado da GNR que cuidava da mulher e da cunhada, ambas doentes, morreu e ficou três dias em casa sem ninguém saber. Sem remédios nem comida, a esposa acabou também por falecer. Como se não bastasse, o carro do casal desapareceu sem deixar rasto.


Mulher morreu após  três dias ao lado do cadáver do marido
Funcionárias da Confraria de Santa Eulália que encontraram o idoso morto

Os moradores do bairro de Santa Eulália, em Repeses, não se conformam que a mulher e a cunhada do ex-militar da GNR José Oliveira Magalhães, de 70 anos, tenham ficado três dias em casa sem comer, beber ou tomar remédios, julgando que ele estava na cama com gripe, quando afinal já estava morto.

"Na segunda-feira, dia 17, batemos à porta para dar banho à senhora Irene Marques, cunhada do casal. Ela resistiu. Só a muito custo conseguimos entrar. Foi então que vimos a irmã, Adília Marques, mulher do militar, muito debilitada e tombada no chão", relatam Cristina Santos e Sandra Almeida, funcionárias da Confraria de Santa Eulália.

Mulher morreu no hospital

À hora do almoço, quando voltaram ao apartamento para levar alguma comida aos três moradores, esperava-as o pior cenário. "Quando abrimos a porta do quarto para ver se o homem precisava de ajuda, vimos que estava morto em cima da cama", relatam as auxiliares.

O corpo de José Oliveira Magalhães foi levado para autópsia no Instituto de Medicina Legal do Hospital de S. Teotónio, em Viseu. No mesmo dia, Adília das Dores Marques, de 71 anos, a esposa, que sofria de Alzheimer, dava entrada por precaução na mesma unidade hospitalar. Morreu na manhã de terça-feira.

"Tudo indica que o GNR tenha falecido na sexta-feira anterior, uma vez que nesse dia, 14 de Maio, já não foi à Junta de Freguesia de Repeses, como fazia todos os dias úteis, levantar a refeição para a família", disse, ao JN, José Pais Ferrão, presidente daquela autarquia.

Embora presumam tratar-se de mortes naturais, as autoridades policiais estão a investigar as suas causas. E o presumível furto do Ford Focus azul escuro que o casal costumava ter na garagem.

"Só na terça-feira de manhã é que dei conta que a garagem do prédio estava aberta e vazia. O carro até poderia ter sido estacionado noutro local da cidade. Mas, nesse caso, o meu pai teria as chaves consigo", explicou ao JN, o filho José Manuel Magalhães, que vive em Lisboa e já apresentou queixa na PSP de Viseu por furto.

Os corpos de José Magalhães e Adília Marques foram ontem a enterrar em Travanca de Bodiosa, de onde eram ambos naturais.

JN

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Primeira pagina - 21 - 05 - 2010

As Maravilhas de Portugal no Mundo - Basílica do Bom Jesus de Goa, Índia



RTP

Centenas de crianças visitaram ontem o Museu Grão Vasco


Os museus da cidade estiveram ontem de portas abertas no âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Museus. No Grão Vasco, em Viseu, a grande adesão dos visitantes mereceu elogios por parte da direcção que se mostrou contente com o número de visitantes que passou ontem pelo museu.
Ao todo, aproximadamente, 1.200 pessoas visitaram o museu, incluindo vários grupos de crianças de jardins-de-infância e escolas do concelho. De manhã e à tarde, o movimento não parou dentro do Museu Grão Vasco e a algazarra das crianças fez-se sentir em cada sala que paravam para ouvir a explicação do que estavam a observar.
Mas antes de conhecerem as obras de arte, os alunos do Jardim Infantil das Obras de Santa Rita, da Escola Básica 2,3 de Abraveses e das Actividades de Enriquecimento Curricular da Prebenda foram convidados a conhecer os claustros e a participar no atelier hora do conto 'O Museu do Tempo, Métrica das Palavras'.
Nesta actividade, os mais pequenos viram alguns objectos dispostos no recinto dos claustros que, depois, puderam também encontrar nas obras no interior do Museu, como por exemplo, um livro que fazia alusão à leitura ou um baú com as recordações da infância. O objectivo era destacar alguns objectos que iriam estar novamente representados nas obras patentes no Grão Vasco.
Estes grupos da tarde, constituídos por cerca de 300 crianças, passaram por todas as salas, onde foram respondendo às perguntas da guia, que não os deixou desmotivar. Alunos e professores puderam fazer uma visita guiada às 'Seis mais do Museu Grão Vasco', ou seja, seis obras que foram escolhidas de entre as colecções para terem passagem e explicação obrigatórias.
Além das crianças, muitas pessoas não quiseram deixar passar a oportunidade de visitar, não só o Museu Grão Vasco, como os outros museus da cidade. A Casa Museu Almeida Moreira foi igualmente um local escolhido por viseenses e turistas para conhecerem um pouco da história de Viseu e das suas personalidades ilustres.
O capitão Almeida Moreira deixou diversos registos escritos e materiais da sua vida militar, pessoal e artística. Era um homem que apreciava todas as artes e tinha um vasto espólio de pintura e escultura. Estas e outras explicações foram dadas ontem na Casa Museu Almeida Moreira, onde os visitantes também puderam descobrir a biblioteca, as condecorações, a correspondência pessoal e muitos outros pertences do capitão.
Após a visita guiada, foi possível visualizar um filme com imagens de Viseu em 1930, recolhidas por Almeida Moreira, e saborear biscoitos iguais aos que a empregada Gracinda fazia para o capitão.

DV

Foi despedida por se queixar de gorjeta no Facebook

Uma funcionária do restaurante Brixx Pizza, na Carolina do Norte, foi despedida por se queixar no Facebook da gorjeta que um casal lhe deixou, depois de estar três horas no estabelecimento.

Ashley Johnson disse na rede social que os clientes a fizeram estar no restaurante uma hora depois do seu horário de saída e chamou-os forretas, informa o «Telegraph».

O gerente do Brixx despediu-a, uns dias depois, por ter dado mau nome ao restaurante e por violar uma regra da empresa que proíbe trabalhadores de falarem depreciativamente dos clientes.

«Foi culpa minha, mas não fazia ideia que algo, para mim irrelevante, fosse resultar na perda do meu emprego. Fui despedida por causa de um estado no Facebook», afirmou Ashley.

TVi24

Assassinada depois de aceitar emprego falso pelo Facebook

Uma jovem australiana, de 18 anos, foi encontrada morta num rio, no Sul da Austrália, dois dias depois de ter aceite viajar com um homem que conheceu através do Facebook e que a convidou para resgatar animais feridos, informa a BBC.

O principal suspeito da morte de Nona Belemosoff é Christopher James Dannevig, de 20 anos, que, de acordo com a polícia, criou um perfil falso no Facebook no qual dizia ser defensor de animais.

A jovem foi atraída por Dannevig, que lhe ofereceu um emprego e a convidou para participar numa expedição à procura de animais feridos.

A morte da jovem está a chocar a comunidade australiana. Milhares de pessoas já colocaram mensagens na página de Nona no Facebook.

TVi24

Hitler pode ter conseguido fugir

O livro «O exílio de Hitler», do jornalista Abel Basti, divulgou um documento que defende a tese segundo a qual o líder nazi não se suicidou, mas antes terá conseguido fugir para Espanha e depois para a Argentina, refere a EFE.

O documento secreto alemão mostra que o nome do Führer consta da lista de passageiros evacuados num avião que viajou da Áustria para Barcelona, no dia 26 de Abril de 1945. Adolf Hitler pode ter-se escondido, então, em Espanha, durante vários dias, tendo depois viajado para a Argentina.

Recorde-se que, oficialmente, o líder nazi recusou fugir de Berlim a 30 de Abril de 1945 e suicidou-se, tal como a sua amante, Eva Braun. No entanto, os seus corpos nunca foram descobertos.

Para o jornalista argentino, esta versão é uma «farsa» que foi «fabricada» para ajudar Hitler, que era, na altura, considerado uma «peça-chave» para combater o comunismo depois da guerra.

«Não tenho dúvidas de que, quando a Segunda Guerra Mundial estava a acabar, Hitler fugiu da Alemanha debaixo de um escudo protector de sectores do poder ingleses e norte-americanos, os mesmos que o financiaram para que, de um humilde pintor, pudesse chegar a chanceler da Alemanha», disse Basti.

Segundo o jornalista, o «grande segredo» residiu na chegada de um duplo de Adolf Hitler ao local onde este se terá suicidado, no dia 22 de Abril de 1945. «Nesse dia, o verdadeiro Hitler voou para o aeroporto austríaco de Hörsching, com mais oito pessoas, entre elas Eva Braun», acrescentou.

O autor do livro garante que recolheu testemunhos que contam alguns episódios da estadia do chefe nazi em Espanha. Depois, um documento dos serviços secretos britânicos revela que uma caravana de «submarinos nazis partiu dias mais tarde de Espanha e, depois de uma escala técnica nas Canárias, continuou o ser périplo até ao Sul da Argentina», com o aval dos EUA.

«Num desses submarinos viajavam Hitler e Eva Braun», assegurou.

TVi24

Mundial: Alemanha brinca com Portugal e nem o Papa... escapa!

O título Mundial foge à Alemanha desde 1990. Mesmo que, desde aí a equipa tenha chegado à final de 2002 e terminado em terceiro no ano de 2006, o desejo do povo germânico é voltar a trazer para o país a Taça de Campeão do Mundo.

O grupo alemão Basta decidiu, assim, criar uma música que possa inspirar a selecção para o torneio sul-africano. Chama-se «Gimme Hoppe Joachim» [Dá-me esperança Joachim}] e centra-se na figura do seleccionador alemão Joachim Low.

Foi criado, ainda, um vídeo ao estilo da popular série de animação South Park que satiriza várias selecções que também estarão no torneio. Portugal e a figura de Cristiano Ronaldo têm direito ao seu destaque, a ponto de dizerem que é Portugal quem «tem os melhores jogadores».

TVi24


Chinesa recebe nova cara

Uma jovem, de 22 anos, que nasceu sem maxilar superior, fez a primeira cirurgia reconstrutiva deste género.

A deformação grave no rosto com que nasceu Wang Na fez com que os pais, assustados com a criança que tinham feito, a abandonassem quando ainda era bebé.

Mas a sorte esteve do lado da rapariga. Wang foi adoptada por um casal, que nunca desistiu de tentar mudar o destino da nova filha.

Depois de ter sido submetida, durante quatro anos, a várias e dolorosas operações para mudar o rosto, Wang finalmente tem um maxilar.

Agora a jovem vai finalmente poder mastigar sem dificuldade, decerto apenas uma das muitas transformações que esta operação vai trazer à vida de Wang.

Chinesa recebe cara nova

TVi24

Beber urina pode curar várias doenças

A mais recente «invenção» dos chineses, vendida em lojas online, é bizarra e pouco popular. Trata-se de urina de crianças e dizem que pode tratar várias doenças, incluindo o cancro, avança a agência «Xinhua».

De acordo com os vendedores, o poder curativo do produto diminui com a idade da criança, pelo que a urina deve pertencer a meninos com menos de cinco anos. No entanto, os médicos desmentem as propriedades benéficas.

«Beber urina pode causar uma sobrecarga nos rins e no estômago. Além disso, contém substâncias tóxicas, que podem resultar numa deterioração da saúde», afirmam os médicos.

Os vendedores referem que a urina é um produto «verde», colhido fresco e selado em embalagens no vácuo.

«Ponha duas gotas em água morna ou sopa. Mexa antes de beber», pode ler-se nas instruções.

Trinta mililitros de urina custam cerca de 235 euros, numa das lojas online.

TVi24

Bruna concordou sair da escola

Bruna Real, a professora de Mirandela transferida da EB1 de Torre de Dona Chama para o Arquivo Municipal de Mirandela, após ter sido fotografada nua para a "Playboy", terá concordado com a mudança. A docente acordou a transferência de forma a evitar um processo.

José Silvano confirmou, ao JN, que "não há qualquer processo em curso, uma vez que se tratou de uma transferência de funções de comum acordo entre a Câmara e a docente".

Todavia há contradições. A vereadora da Educação tinha dito, na sexta-feira, que iria ser levado a cabo um inquérito, "nomeadamente, um processo de averiguações" sobre o caso, e admitiu que o facto de a professora ter posado nua para a "Playboy" provocou "grande alarido junto da comunidade escolar" e que foi o director do agrupamento que solicitou à Câmara que tomasse uma medida. Já anteontem a jovem de 27 anos havia remetido comentários sobre a sua situação para a altura em que "o processo de averiguações estivesse concluído".

Recorde-se que a professora de Expressão Musical começou, anteontem, as suas novas funções no Arquivo Municipal, onde vai cumprir duas horas por dia, até ao final de Junho, data em que termina o seu contrato. Contactada pelo JN, Bruna Real escusou-se a prestar declarações. A jovem nem sequer quis dizer se tinha gostado do novo serviço.

Professora substituída

Entretanto, a ex-professora foi substituída na escola de Torre de Dona Chama, adiantou, ontem, ao JN, a vereadora da Educação. Gentil Vaz explicou que foi colocado, até 30 de Junho, um docente que já fazia parte da lista de professores que foram candidatos ao concurso para preenchimento das vagas das Actividades Extracurriculares (AEC) e garantiu que "nunca estiveram sem aulas" os alunos do 3º e 4º ano a quem Bruna Real dava aulas.

Entretanto, os apoios a Bruna Real sucedem-se. O director da Playboy Portugal, João Espírito Santo de Araújo, enviou uma nota de imprensa, através da qual não só manifesta apoio à modelo, como tece duras críticas ao Executivo da Câmara de Mirandela por ter afastado a docente. O responsável pela publicação considera a transferência "injusta" e "uma atitude de censura".

Duras críticas

João Espírito Santo de Araújo lamenta também que "num mês em que os portugueses sofrem duras penalizações com a subida de impostos, e em particular numa edição da "Playboy" portuguesa que expõe os contornos duvidosos do caso BPP que lançou milhares de pessoas para o desespero económico (…) o mediatismo recaia sobre uma profissional exemplar e acarinhada que nada mais fez do que participar num ensaio fotográfico".

JN

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Primeira pagina - 20 - 05 - 2010

As Maravilhas de Portugal no Mundo - Capela Dourada, Recife, Brasil



RTP

Executivo aprovou transferência da Loja do Cidadão para centro histórico


O executivo camarário de Viseu aprovou por unanimidade a transferência do balcão de atendimento que a autarquia tem na Loja do Cidadão para o centro histórico da cidade, anunciou o seu presidente, Fernando Ruas.
A deliberação, que foi tomada na reunião da passada sexta feira, já era esperada, depois de, no início do ano, o presidente da Agência para a Modernização Administrativa ter garantido não haver qualquer decisão da tutela relativamente à deslocalização da Loja do Cidadão da Quinta das Mesuras para o centro histórico, como defendem a autarquia, os comerciantes e um movimento de cidadãos.
"Só vamos aguardar o período legal a que estamos obrigados e depois vamos fazer de imediato a transferência do nosso balcão", afirmou Fernando Ruas à agência Lusa.
O balcão da câmara municipal passará para o edifício do espaço intergeracional do centro histórico, que necessita de pequenos arranjos mas que, na opinião do autarca, "ficará ainda com melhores condições" do que tinha na Loja do Cidadão.
"Tenho a garantia de que os nossos conterrâneos ficam melhor servidos", frisou, congratulando-se por a medida ir ainda permitir poupar alguns milhares de euros por ano.
"Nós gastamos mais de 60 mil euros por ano com a Loja do Cidadão", com renda e funcionários, frisou, acrescentando que, pelo menos, poderá poupar o valor da renda.
No que respeita aos funcionários, o balcão da Loja do Cidadão tem três, que Fernando Ruas pensa não serem todos necessários.
Autarquia, comerciantes e um movimento de cidadãos defendem há mais de um ano a deslocalização da Loja do Cidadão para o centro histórico de Viseu, como forma de o revitalizar.
O presidente da Associação Comercial do Distrito de Viseu, Gualter Mirandez, e Fernando Ruas chegaram mesmo a reunir com membros do Governo para abordar esta questão, tendo-se o autarca comprometido a ser a entidade facilitadora num negócio com os bombeiros voluntários que permitiria a transferência da Loja do Cidadão para um edifício que estes têm no centro histórico, mas que nunca se concretizou.


DV

Outros vulcões islandeses poderão acordar

Outros vulcões islandeses poderão acordar

A história mostra que sempre que o Eyjafjallajoekul entrou em erupção, o vulcão Katla, que fica perto e é maior, foi atrás.

O vulcão islandês continua aos soluços e a deixar aviões em terra na Europa. Ontem, cerca de mil voos foram cancelados devido à passagem de mais uma nuvem de cinzas, desta vez em trânsito sobre o Reino Unido. Esta última nuvem ficou a dever-se a um terceiro pico de intensidade na erupção - ocorrido na última sexta-feira - desde que o Eyjafjallajoekul voltou a acordar, a 14 de Abril. Mas há cientistas que acreditam que o pior ainda pode estar para vir, se os vulcões vizinhos, como o Katla, também entrarem em erupção por influência do Eyjafjallajoekul.

Nesta altura, a única certeza é a de que Eyjafjallajoekul não dá mostras de acalmar e, portanto, ninguém consegue prever quando esta erupção poderá chegar ao fim.

Da última vez que este vulcão esteve em erupção, em 1821, o fenómeno manteve-se durante 15 meses ininterruptamente. O mesmo pode acontecer desta vez.

"Não há nenhuma forma de prever quando isto acabará", afirmou à AFP o geofísico islandês Magnus Tumi Gudmundsson, sublinhando que "tem havido uma certa actividade sísmica sob o glaciar [onde está o vulcão], o que significa que o magma continua a subir à superfície".

Neste terceiro pico de intensidade da erupção, registado na última sexta-feira, a concentração de cinzas elevou-se de novo a oito mil metros de altitude, superando em dois mil metros a altitude alcançada pelas cinzas nos dias precedentes, como revelaram os vulcanólogos islandeses.

"Trata-se de uma grande erupção", afirmou Magnus Gudmundsson, sublinhando que é a mais forte na Islândia desde 1918, ano em que o Katla, um vulcão bem maior do que o Eyjafjallajoekul, entrou em erupção.

A possibilidade de o Katla voltar agora a acordar está aliás na mente de todos os vulcanólogos, já que na história das erupções na Islândia, sempre que Eyjafjallajoekul entrou em erupção, o Katla, que dista apenas 30 quilómetros, não tardou em seguir-lhe o exemplo.

A possibilidade de isso acontecer, e de as viagens aéreas na Europa entrarem num longo período verdadeiramente sombrio, é levantada, nomeadamente, pelo vulcanólogo Thor Thordarson, da Universidade de Edimburgo, na Escócia. "A frequência da erupções na Islândia variam entre máximos e mínimos em períodos de 140 anos", afirmou ao The Sunday Times, sublinhando que depois de uma temporada em mínimos "há agora sinais de podermos estar a chegar um pico". Os sinais no terreno parecem dar-lhe razão.

DN

Portugal e Espanha criam equipa para investigar ETA

As autoridades portuguesas e espanholas estão a criar uma equipa conjunta para investigar alegadas actividades da ETA em Portugal, lembrou hoje o ministro da Justiça, Alberto Martins, acrescentando que o objectivo é criar uma "estrutura operacional".

O ministro, que se deslocou de manhã à Escola da Polícia Judiciária, em Loures, para participar na abertura da reunião internacional do Projeto Nexus, um encontro que juntou especialistas na investigação do terrorismo, explicou que a possibilidade de criar uma equipa de investigação conjunta entre Portugal e Espanha já estava prevista no âmbito das convenções da União Europeia, mas ganhou agora mais força face às notícias recentes que deram conta da presença de elementos da ETA em território nacional.

"Havia esta necessidade tendo em conta os últimos acontecimentos da ETA verificados em Portugal. No futuro queremos constituir uma estrutura operacional, limitada no tempo, para uma investigação específica", sublinhou.

Alberto Martins explicou ainda que caberá à Procuradoria Geral da República (PGR) e à Polícia Judiciária (PJ) coordenar as operações com as autoridades espanholas.

Por seu turno, o director nacional da PJ, Almeida Rodrigues, que também participou no encontro, assegurou que a PJ "tem todos os meios disponíveis para combater o fenómeno do terrorismo e que em relação à ETA estará preparada para dar a resposta adequada".

Nos últimos meses foram detidos em Portugal três alegados membros da organização separatista basca que terão tido ligações a uma vivenda em Óbidos onde foi desmantelada em Fevereiro uma célula da ETA e onde foram encontrados centenas de quilos de explosivos.

A ETA é considerada uma organização terrorista pelas autoridades espanholas.

No âmbito da cooperação policial com Espanha, existia já um grupo destinado a operacionalizar os mecanismos de colaboração e troca de informações em vários domínios, cuja primeira reunião ocorreu em Março.

Nesse dia, o secretário de Estado da Segurança (SES) espanhol, António Camacho Vizcaíno, e o secretário geral do Sistema de Segurança Interna (SG SSI) de Portugal, Mário Mendes, revelaram que naquela primeira reunião foram criados dois subgrupos de trabalho, um dirigido à luta contra a ETA e o terrorismo islâmico e outro vocacionado para o combate ao crime organizado transnacional, incluindo máfias da antiga Jugoslávia.

Mário Mendes esclareceu também que até à descoberta da casa de Óbidos onde a ETA guardava explosivos a Polícia portuguesa e a sua congénere espanhola não dispunham de qualquer "informação minimamente credível" sobre as estruturas dos etarras em Portugal.

DN

Artista cria almofada e cobertor em forma de preservativo

Um designer do Estado americano da Pensilvânia criou um conjunto de cobertor e almofada bastante original. O artista, conhecido como Little Elk, inspirou-se numa caixa de preservativos, para criar os objectos à venda na Internet link externo.

O cobertor tem o formato de um preservativo e a almofada assemelha-se ao invólucro do contraceptivo.

Um conceito artístico inovador do americano que diz gostar de fazer criações ousadas.

TVi24

Telemóveis podem ser uma solução para localizar Carina

Telemóveis podem ser uma solução para localizar Carina

Os telemóveis podem ser uma solução para encontrar Carina Ferreira, a jovem de 21 anos que está desaparecida desde dia 1 de Maio às 22 horas, segundo o jornal 24 horas.

As investigações da Polícia Judiciária dependem de um relatório de uma operadora de telemóveis. A PJ quer saber que antenas foram accionadas para reconstruir o trajecto da jovem na noite de dia 1 quando saiu de casa em Lamego para o local de trabalho em Régua.

A jovem tinha dois telemóveis de redes diferentes no dia em que desapareceu. Segundo disse fonte policial ao 24 horas "uma das operadoras já disponibilizou os dados pretendidos. Logo que a outra operadora proceda à entrega dos dados os investigadores poderão fazer buscas no rio Douro".

"Todas as hipóteses estão em aberto" salientou uma fonte ligada ao caso.

Os amigos esperam a toda a hora novidades da jovem desaparecida no grupo criado no facebook "a tua força e a nossa esperança_Carina esta DESAPARECIDA".

DN

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Primeira pagina - 19 - 05 - 2010

As Maravilhas de Portugal no Mundo - Fortaleza de Damão, Índia



RTP

Inter de Mourinho é campeão e faz a dobradinha

José Mourinho conquistou o campeonato italiano, pela segunda vez consecutiva, ao bater o Siena, por 1-0. Milito foi o homem que tornou o sonho realidade, ao marcar o único golo da partida. «Lo Speciale» fez a dobradinha, já que conquistou também a Taça de Itália. Resta agora saber se conseguirá o «triplete». Para isso terá de vencer a final da Liga dos Campeões, frente ao Bayern Munique.

O português ganhou, mas a tarefa não fácil. O Inter entrou na partida decidido e até foi capaz de criar oportunidades atrás de oportunidades, mas a pontaria não estava mesmo afinada. Os desperdícios dos homens de Milão sucederam-se. Milito, Balotelli, Etoo e Motta viram Curci negar-lhe o golo bastantes vezes até ao minuto 57.

A situação agravou-se com a notícia de que a Roma vencia o Chievo, logo o Inter estava obrigado a ganhar - em caso de igualdade pontual o «scudetto» pertenceria aos romanos. Vucinic e De Rossi esboçaram o que parecia ser uma reviravolta no campeonato, ao marcarem os dois golos com que a Roma bateu a equipa de Verona.

Aos 57 minutos, Milito achou por bem intervir na história do Calcio 2009/10. Javier Zanetti pegou na bola, passou por três jogadores do Siena, passou para Milito que, na cara de Curci, desviou a bola para o fundo das redes. Estava feito o golo que daria o campeonato ao Inter de Milão e a José Mourinho.

Ricardo Quaresma viu o jogo da bancada. O extremo não esteve sequer no banco. Já Gonçalo Brandão, do Siena, entrou ao intervalo.

A difícil temporada dos «nerazzurri» parece ter o final mais feliz possível. Primeiro a Taça de Itália, depois o campeonato. Resta a final da Liga dos Campeões, frente ao Bayern de Munique, no Santiago Bernabéu. Se Mourinho conseguir conquistar esse troféu, esta época, que dizem ser a última época do português em Milão, será fechada com chave de ouro.

FICHA DE JOGO:

SIENA: Curci; Rosi, Terzi, Cribari (Gonçalo Brandão, 46m) e Grosso; Codrea (Reginaldo, 80m), Ghezzal e Vergassola; Ekdal, Jajalo e Maccarone (Calaió, 54m)
Suplentes: Ivanov, Malagò, Jarolím e Larrondo.

INTER: Júlio César; Maicon, Materazzi, Walter Samuel e Zanetti; Cambiasso, Thiago Motta (Pandev, 54m) e Sneijder (Chivu, 73m); Etoo, Milito e Balotelli (Stankovic, 58m).
Suplentes: Toldo, Lúcio, Muntari e Mariga.

GOLOS: Milito (57m).

TVi24


O GOLO



OS FESTEJOS





Seis anos de espera por córneas

Seis anos de espera por córneas

Falta de colheita feita nos hospitais leva a que só em Lisboa haja 300 doentes a aguardar a operação.

O tempo de espera para um transplante de córnea é de 69 meses só na região sul, de acordo com dados do Centro de Histocompatibilidade da Região Sul (CHSul). Trata-se de uma cirurgia simples que permite substituir a córnea lesionada por uma saudável, devolvendo a muitos pacientes a visão que tinham perdido. Tudo devido à falta de colheita que é feita em alguns hospitais, admitem os responsáveis.

"Há cerca de 300 doentes em espera real, em Lisboa, porque temos realizado testes duas a três vezes por ano para avaliar a existência de anticorpos e evitar problemas como a rejeição", admitiu ao DN Hélder Trindade, director do CHSul. Aos 300 juntam-se mais cem, de que o organismo não conhece o paradeiro ou evolução clínica, porque não mantiveram contacto.

Dos doentes em lista, que ainda não tiveram resposta nos hospitais em que estão inscritos nem neste organismo, há uns que chegam a esperar dez anos por uma córnea compatível, havendo casos extremos em que não se encontra tecido compatível com o doente.

Nas regiões centro e norte, as unidades hospitalares referem não haver grandes problemas de espera, uma vez que a colheita de córneas é superior à do Sul. Maria João Aguiar, coordenadora nacional das unidades de colheita da Autoridade para os Serviços de Sangue e da Transplantação (ASST), "confirma que em Lisboa se espera demasiado, quando estamos perante uma cirurgia que é fácil e que não tem praticamente casos de rejeição", refere.

Dados da ASST apontam uma colheita, em 2009, de 400 córneas no Norte e 200 em Lisboa. Já os Hospitais Universitários de Coimbra colheram mais de 250 nesse ano.

Além de a região sul ser a que tem menos colheitas, há grande diferenças entre os hospitais: o São José, por exemplo, colheu 164, e Santa Maria apenas 37. "Por isso, há listas de espera altas", frisa Maria João Aguiar. O repto deste ano é que o Santa Maria faça colheita em coração parado: "O hospital já começou a actividade, o que significa que deixa de estar dependente de doentes em morte cerebral." "A córnea era um parente pobre e recorria-se muito a bancos estrangeiros, o que deixou de ser sempre possível por limitações impostas pela directiva europeia. Só se pode recorrer a países europeus ou aos que têm as mesmas regras que nós, como as da ética na doação", diz a responsável.

No Hospital de São João, no Porto, a espera não se sente: "Temos poucos doentes em lista e são operados pouco depois de termos as córneas. Fazemos 20 a 25 transplantes por mês", conta ao DN Raul Moreira.

Morais Sarmento, presidente da Sociedade Portuguesa de Transplantação, diz que o problema "é falta de motivação": "Não há razões para não haver mais colheita. Ainda por cima estamos a falar de casos tão urgentes como os das cataratas, que foram prioridade política."

Além disso, o transplante é a única alternativa para "córneas que perderam transparência e que são substituídas total ou parcialmente", explica o oftalmologista Eduardo Marques, acrescentando que seja em caso de queimaduras, traumatismos, doenças ou cirurgias que lesaram a córnea, o transplante tem se ser feito. Cerca de 20% dos transplantes são feitos em jovens, com ceratocone, doença degenerativa dos olhos.

DN

"Já não há dinheiro" no Reino Unido

O desafio económico que o novo governo britânico enfrenta está reflectido na frase única que consta da carta que o novo secretário do Tesouro recebeu do seu antecessor: "Já não há dinheiro".

David Laws revelou o conteúdo da mensagem hoje, segunda-feira, o mesmo dia escolhido pelo ministro britânico das Finanças, George Osborne, para anunciar que o orçamento rectificativo do governo vai ser apresentado no dia 22 de Junho.

"Quando cheguei ao meu gabinete, no primeiro dia como secretário do Tesouro, encontrei uma carta do meu antecessor [Liam Byrne]. Pensei que se tratava de algum conselho ou recomendações quanto à melhor forma de desempenhar as minhas funções nos próximos meses", contou Laws aos jornalistas

"Infelizmente, quando abri a carta, tratava-se apenas de uma frase que dizia: "Caro Secretário, lamento informá-lo que já não há dinheiro", o que era um esclarecimento honesto, mas menos útil do que estava à espera", acrescentou.

O novo governo britânico formado pela coligação Conservadores-Liberais Democratas, que assumiu o poder após as eleições de 06 de maio, elegeu o controlo do défice como uma das suas prioridade e vai apresentar um orçamento rectificativo a 22 de Junho, exactamente seis semanas ou 42 dias depois da assinatura do acordo de coligação.

O governo de coligação é encabeçado pelo conservador David Cameron, que não conseguiu a maioria absoluta para governar sozinho e escolheu o líder dos liberais democratas, Nick Clegg, para vice-primeiro-ministro.

JN

Padre preso por conduzir «praticamente nu»

Um padre brasileiro de 40 anos foi preso, na madrugada deste domingo, por conduzir bêbado e «praticamente nu». Detenção aconteceu em Ibiporã, a cerca de 390 quilómetros de Curitiba, no interior do Paraná, no Brasil.

Como se não chegassem os copos a mais e a falta de decoro, o padre ainda terá tentado subornar os agentes para não ser preso. É pelo menos o que dizem os polícias, já que o sacerdote nega.

O padre recusou soprar o balão e foi conduzido à esquadra. O advogado já entrou com um pedido de revogação da prisão temporária, que ainda não foi analisado. O advogado garante que o comportamento alterado de sacerdote foi provocado pela mistura de álcool com um medicamento.

«Ele bebeu um pouco de vinho em um casamento que celebrou em Londrina. O padre tinha tomado um anti-depressivo e acabou com uma reacção de confusão», afirmou o advogado citado pelo «Folha de São Paulo».

O advogado justifica ainda a pouca roupa: o padre terá tirado a roupa porque vomitou na batina.

TVi24

Bateu com o carro em fúria contra esquadra da polícia

Uma americana furiosa não encontrou melhor maneira de libertar a fúria e embateu com o carro, por duas vezes, contra uma esquadra da polícia em Memphis, nos Estados Unidos.

Stephanie Vester afirmou que estava zangada, mas o motivo não foi válido e a condutora foi presa, noticia a emissora «WMC TV», citada pela Globo.

De acordo com a polícia, Stephanie bateu com o carro contra a entrada do posto, quando dois agentes se encontravam no local. A mulher em fúria foi detida por tentativa de homicídio e vandalismo.

TVi24

Afluência ao arranque das 'Manhãs Desportivas' surpreende organização


Dezenas de pessoas, na grande maioria mulheres, participaram ontem na primeira das muitas "Manhãs Desportivas", que, até Setembro, se irão realizar no Parque Linear de Santiago. A afluência ao evento, que há vários anos é promovido pela Câmara de Viseu, surpreendeu a organização

O sol apadrinhou o arranque das "Manhãs Desportivas", que, até 19 de Setembro, têm como objectivo promover o exercício físico. Depois de vários dias de frio e chuva, S. Pedro foi amigo e o tempo apresentou-se do seu melhor lado às dezenas de pessoas que se deslocaram ao Parque Linear de Santiago para participarem nas aulas de Pilates, circuito Vivafit e Body Vive.
Entre elas esteve Silvana Rodrigues, de 53 anos, que decidiu participar pela primeira vez, depois de vários anos a observar as aulas, como a própria confessou ao nosso Jornal. A viseense não foi sozinha e participou nas aulas de Pilates na companhia da neta, Tatiana Peres, de 9 anos, e das sobrinhas Ana Rodrigues, de 12, e Daniela Pais, de 11. "Foi muito bom", referiu ela, deixando a garantia de que irá voltar. Quanto à localização, considerou-a "muito agradável".
Tiago Freitas, técnico da Câmara de Viseu, mostrou-se surpreendido com o elevado número de pessoas que compareceram às primeiras aulas, tendo em conta que tanto o local do evento, como a hora do início foram alteradas.
"O ano passado estávamos junto à Cava de Viriato e não havia muita privacidade, aqui há mais espaço, permitindo realizar várias actividades ao mesmo tempo. Além disso, os viseenses já usavam muito este parque para passear ou andar de bicicleta", explicou, acrescentando que a mudança da hora se ficou a dever à vontade dos participantes que, em edições anteriores, lamentaram o facto de as aulas acabarem "em cima da hora do almoço".
Tiago Freitas destacou o apoio dos três parceiros - FFitness, ForLife e Vivafit - que conseguem mobilizar muitos viseenses para as "Manhãs Desportivas". Lembrou ainda que para os mais novos, a autarquia preparou várias acções, ontem estavam montados insufláveis e no próximo domingo está prevista a colocação de um trampolim e de uma cama elástica.

Conhecer Viseu
em bicicleta
Enquanto que a maioria dos participantes das "Manhãs Desportivas" são mulheres, o mesmo não se pode dizer do "Conhecer Viseu em Bicicleta", evento que, como o nome indica, permite aos amantes do ciclismo conhecerem melhor o concelho, e onde participam quase exclusivamente homens.
Esta última iniciativa também arrancou ontem e tem como ponto de partida e meta o Rossio.
Ontem, os ciclistas pedalaram até Repeses na companhia de Joaquim Andrade, ex-ciclista profissional detentor do recorde de 21 participações na Volta a Portugal sem qualquer desistência.
Quanto aos percursos, Tiago Freitas sublinhou que a dificuldade vai aumentando de semana para semana.

DV

terça-feira, 18 de maio de 2010

Primeira pagina - 18 - 05 - 2010

Povos pré-romanos em Portugal-Zoelas

A Tábua dos Zoelas é um texto jurídico realizado sobre uma placa de bronze (32x24 cm). Encontra-se no Staatliche Museem de Berlim.

Os zoelas (em latim, zoelae) era um povo pré-romano da Galécia. Sem ser a sua localização precisa, os testemunhos epigráficos situam-nos na fronteira entre Zamora e Trás os Montes, configurando um dos populi de maior extensão territorial conhecidos da península Ibérica.. Algumas fontes situam-nos especificamente entre os rios Douro e Sabor, com o centro em Mogadouro

Os Zoelas foram mencionados por Plínio o Velho em relação à estima pelo linho que estes produziam:

A Hispânia Citerior tem também um linho de uma brancura extraordinária, pela qualidade das águas do torrente que banha Tarragona, no que se lustra; a sua finura é maravilhosa e é ali onde primeiro descobriram os tecidos de cárbaso. Da mesma Hispânia e hã pouco tempo, veio à Itália o linho dos Zoelas, utilíssimo para as redes de caça; a civitas Zoela é uma da Galécia e está próxima ao Oceano.
Plínio o Velho

Os zoelas são de origem desconhecida, não se sabe se eram autóctones ou Celtas. Segundo Plínio, o Velho, eram um dos 22 populi dos Astures.

Índice

[

Vestígios

Os zoelas estão também referidos em aras encontradas em Bragança, no Castro de Avelãs. Este povo deixou-nos estelas funerárias decoradas com suásticas circulares, simbolizando o Sol, e com desenhos de animais como o porco e o veado.

A Tábua de Astorga

No Staatliche Museem de Berlim conserva-se a denominada Tábua de Astorga ou Tábua dos Zoelas, uma placa de bronze (32x24 cm), de forma quadrangular e coroada por um frontão triangular em cujo interior aparece a data consular.

A Tábua é um texto jurídico que recolhe um pacto de hospitalidade de data não precisada e as suas posteriores renovações datadas nos anos de 27 em Curunda, e 152 d.C. em Astorga, entre dois grupos tribais (gentilitas) do povo dos Zoelas, os Desoncos e os Tridiavos, no que ambas as partes se incluem reciprocamente na "clientela" da outra parte, assegurando-se proteção e fazendo extensivo este pacto aos seus descendentes. O acordo está avalizado entre outros, por um magistrado dos Zoelas.

A seguir indica-se o texto que figura na tábua:

Cquote1.png Sob o consulado de M[arco] Licínio Crasso e de L[úcio] Calpúrnio Pisão, quatro dias antes das k[alendas] de maio, a gentilitas dos Desoncos da gens dos Zoelas e a gentilitas dos Tridiavos da mesmo gens dos Zoelas renovaram o antigo pacto de hospitalidade e todos eles receberam os outros na fidelidade e clientela sua e dos seus filhos e dos seus descendentes. Atuaram: Arausa, filho de Blacaeno, e Turânio, filho de Clouto; Dócio, filho de Elaesso; Magilão, filho de Clouto; Bodécio, filho de Burralo; Elaesso, filho de Clutamo por meio de Abieno, filho de Pentilo, magistrado dos Zoelas. Teve lugar em [a cidade de] Curunda. (Ano de 27 d.C.)

Sob o consulado de Glavrão e de Hormulo, cinco dias antes dos idos de Júlio, a mesma gentilitas dos Desoncos e a gentilitas dos Tridiavos receberam na mesma clientela e pactos a Semprônio Perpétuo, Orniaco, da gens dos Avolgigos e a Antônio Arquio da gens dos Visaligos bem como a Flávio Frontão, Zoela, da gens dos Cabruagenigos. Fizeram-no L. Domício Silão e L. Flávio Severo em [a cidade de] Asturica. (Ano de 152 d.C.)


Wikipedia

Cristiano Ronaldo quase atingido por garrafa em Málaga

Cristiano Ronaldo quase atingido por garrafa em Málaga

Ao chegar a Málaga, o craque português do Real Madrid quase foi atingido por uma garrafa de água, de que se conseguiu desviar a tempo.

Alguém atirou uma garrafa cheia de água a Cristiano Ronaldo, à saída do autocarro que levou a equipa do Real Madrid até ao hotel de Málaga.

No entanto, os reflexos do craque português fizeram-no desviar-se da garrafa a tempo de não ser atingido.

A um ponto do líder Barcelona, o Real Madrid joga amanhã contra o Málaga a última jornada da Liga espanhola.

DN


Protecção ambiental salva bacalhau da extinção

Protecção ambiental salva bacalhau da extinção

É uma prova de que a redução das quotas de pesca, conjugada com outras medidas, pode funcionar. Há três anos, o 'fiel amigo' estava a um passo de sair dos pratos dos portugueses - que o consomem salgado desde o século XV - , mas agora há esperança para o 'Gadus morhua'.

Em 2004, o Fundo Mundial para a Vida Selvagem e a Natureza (uma organização não governamental conhecida pela sigla WWF) alertava para o perigo de, em 15 anos, o bacalhau correr o risco de ficar extinto. Seis anos depois há, contudo, uma boa notícia: o WWF diz que, pela primeira vez numa década, o Gadus morhua está a ser pescado de forma sustentável no mar do Norte, graças às restrições na sua pesca, revela o The Independent.

As quotas de pesca mais redu-zidas e as me-didas empreendidas pelos próprios pescadores resultaram: o número de espécimes adultos (com capacidade de reprodução) subiu de 37400 toneladas, em 2004, para 54 250 toneladas, este ano - um aumento de 52%.

"Os sinais são encorajadores", disse o biólogo marinho Callum Roberts, da Universidade de Iork, ao jornal britânico. "Mas apesar de a tendência estar numa boa direcção, é ainda muito cedo para celebrar", acrescentou. O Conselho Internacional para a Exploração dos Mares, que aconselha a União Europeia, estima que o número necessário para a recuperação é entre 70 mil e 150 mil toneladas. "Essa meta das 150 mil toneladas não reflecte a abundância histórica da população", indicou. Nos anos 1970, havia no mar do Norte 250 mil toneladas de bacalhau adulto.

O sucesso no mar do Norte tem uma razão: os ministros das Pescas europeus cortaram as quotas anuais de forma sucessiva (causando o aumento do preço do bacalhau). Além disso, os pescadores escoceses tomaram as suas próprias medidas: permitiram câmaras de monitorização nos barcos, aumentaram a malha da rede para prevenir a captura de juvenis e permitiram a introdução de um método que permite que o bacalhau escape quando estão a pescar outros peixes. "Não creio que haja algum pescador que pense que podemos continuar a pescar e a pescar", afirmou Tom Harcus, o capitão escocês do Russa Taign, ao The Independent.

Apesar desta recuperação, o bacalhau do Atlântico continua na lista de espécies ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza.

"A recuperação do bacalhau do mar do Norte é uma notícia incrível - desde que se possa manter - e vai providenciar um estímu- lo para todos aqueles preocu- pados com o estado do planeta", escreveu o editor de ambiente do jornal britânico, Michael McCarthy.

DN

"Voltaria a apoiar a minha filha a posar na Playboy"

Mãe da professora que posou para a 'Playboy' defende a filha. Vereadora explica porque tirou Bruna da escola onde estava.

A mãe de Bruna Real, a professora que está a causar polémica por se ter despido para a revista Playboy, falou ao DN e garantiu que está ao lado da filha, desde o início. "Apoiei a minha filha quando ela decidiu fazer a sessão fotográfica para a revista Playboy, não estou arrependida de o ter feito e vou apoiá-la em tudo quanto a mesma necessitar, principalmente neste momento em que mentes perversas vêem maldade onde não existe." Foi assim que Fátima Real, mãe de Bruna, reagiu ao "escândalo" provocado pela divulgação das fotos da Playboy , e que levou esta professora primária a ser afastada da escola preparatória de Torre de Dona Chama, onde coordenava as Actividades de Enriquecimento Curricular (AEC) do ensino básico.

O DN falou também com Bruna Real, que foi passar o fim-de-semana ao Sul do País, e que se recusou a comentar tudo quanto se tem passado em relação à sessão fotográfica.

Bruna Real tem 27 anos, é uma de sete irmãs, filhas de um empreiteiro da construção civil, toda a sua família por parte de mãe e pai vive em Golfeiras, um bairro integrante da cidade de Mirandela. Bruna licenciou-se no Instituto Piaget de Mirandela com excelentes notas. Há dois anos fez o estágio na Câmara Municipal de Mirandela, e no ano lectivo 2009/10, concorreu ao lugar de coordenadora de AEC. Foi uma das vencedoras do concurso e como tal admitida pela câmara, tendo sido colocada em Torre de Dona Chama.

Bruna sempre foi uma rapariga extrovertida, e que vestia com um certo "arrojo". No entanto, foi um rapariga com a cabeça no lugar, tendo como sonho o mundo do espectáculo, contou uma amiga de infância ao DN. "Foi isso que a levou a inscrever-se no concurso de televisão Master Plan", lembra a amiga. Bruna sempre foi considerada pelos colegas "muito à frente" e "às vezes esquecia-se do mundo onde vivia", adiantou-nos um seu familiar, "e o caso mais concreto foi este de se despir para a revista". "Para ela é natural mas para uma grande parte da população é um escândalo", diz o familiar.

Ludmira, 79 anos, é avó de Bruna, recusa-se a falar. No entanto, a expressão é triste e nota-se que enfrenta a reportagem do DN com lágrimas a correr pela face, pede desculpa e afasta-se rapidamente, expressando: "Já estou arrependida de ter aberto a porta."


"Voltaria a apoiar a minha filha a posar na Playboy"

DN

Vídeo no telemóvel denunciou abusos

A Polícia Judiciária (PJ) de Braga está a investigar um alegado caso de negligência e abuso sexual de menores, em Marinhas, Esposende. Dois rapazes, com 8 e 12 anos, foram retirados aos progenitores, depois de terem sido detectados indícios de crime.

Dois irmãos menores, com 8 e 12 anos, terão sido vitimas de negligência e abusos sexuais, na freguesia de Marinhas, lugar de Góios, em Esposende.

O JN apurou que na origem do caso está uma denúncia efectuada numa das escolas de Esposende, após o visionamento de um vídeo que estaria no telemóvel da criança mais velha. No vídeo terão sido identificados os familiares dos dois rapazes, envolvidos com estes em práticas intimas suspeitas.

Após esta denúncia, a GNR e a Polícia Judiciária de Braga, retiraram as crianças aos pais. Os progenitores foram presentes ao Tribunal de Esposende por serem suspeitos de práticas abusivas com os menores, mas desconhecem-se se foram sujeitos a medidas de coacção. Ali corre, no Ministério Público, um inquérito por abusos.

Em Góios, lugar da freguesia das Marinhas, o caso é motivo de conversas entre os populares, no entanto sem causar espanto. Segundo estes, a família já era referenciada na freguesia pela reiterada prática negligente em relação aos irmãos menores, mas sem nunca causar problemas naquela pequena comunidade.

Todos confirmam que se trata de uma família com fracos recursos e com um nível sócio-cultural baixo. O pai dos dois irmãos menores trabalha ocasionalmente em França, na construção civil. A mãe está desempregada, depois de ter trabalhado num empresa têxtil de Barcelos.


JN

Rock in Rio cada vez mais universal

Rock in Rio cada vez mais universal

O Rock in Rio tem vindo, em anos recentes, a ganhar um cariz cada vez mais internacional, tendo, em 2008, sido organizada a primeira edição espanhola do evento, em Madrid. Desde o fenómeno de massas no Brasil à preocupação ambiental em Portugal, o Rock in Rio é, certamente, um festival em mudança.

Elton John, Shakira e Miley Cyrus são, indiscutivelmente, os nomes mais sonantes da 4.ª edição do Rock in Rio Lisboa, que começa já na próxima sexta-feira e conta, para além destes três grandes destaques, com a participação de músicos como Mariza, John Mayer Muse, Motorhead e Megadeth, num cartaz que pretende, nas palavras da organização, "agradar a gregos e troianos".

No fundo, o Rock in Rio está a tornar--se cada vez mais um evento de acção social, associado a diversas iniciativas na área do ambiente e da filantropia.
Se "por um mundo melhor" é o slogan do evento, o Rock in Rio passa das palavras aos actos através de acções como a instalação de painéis fotovoltaicos em 20 escolas do 1.º e 2.º ciclos e a plantação de árvores como parte do projecto Carbono Zero, realizado com o intuito de apagar a "pegada carbónica" deixada pelo festival.

Mas nem só de boas intenções vive o Rock in Rio. Existe agora, para além da vertente social, uma progressiva concepção do festival enquanto um evento de entretenimento, em termos gerais, para além de um evento exclusivamente dedicado à música. Ao que parece, o espaço do Parque da Bela Vista favorece a caracterização da "Cidade do Rock" enquanto um espaço de lazer destinado a atrair, segundo Nuno Sousa Pinto, director de produção do festival, "atrair grandes franjas do público", ou, trocando por miúdos, agradar não só ao público menos exigente em termos musicais, como também a espectadores cujos gostos se insiram em áreas mais "nicho".

No entanto, esta concepção do evento, aliada à preocupação ambiental, é uma evolução recente, sendo que, também devido às circunstâncias da época em que foram realizadas, as primeiras edições do Rock in Rio, organizadas no Rio de Janeiro (Brasil) por Roberto Medina (pai de Roberta Medina), eram principalmente dirigidas à oferta musical. Isto não significa, no entanto, que a música tenha, no Rock in Rio 2010, passado para segundo plano, apenas que a intenção que orientou a elaboração do cartaz é, agora, de uma índole distinta.

Esta distinção prende-se também com assuntos de escala, já que o facto de o Brasil ser um país populoso facilita a adesão em massa a eventos públicos. Foram, na verdade, as três edições brasileiras do Rock in Rio (1985, 1991 e 2001) que o tornaram o maior festival de música do mundo e associaram bandas como os Guns N' Roses ou os Queen à história do Rock in Rio. Na verdade, quando o vocalista Axl Rose reformou o grupo (que entraria em hiato em 1994), passou, inevitavelmente, pelo Palco Mundo do Rock in Rio Lisboa 2008.

Por mera coincidência, foi também em 2008 que o Rock in Rio se expandiu a Madrid (Espanha), demonstrativo da vertente cada vez mais internacionalizada do evento, que transcendeu já os países de língua oficial portuguesa.

DN

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Primeira pagina - 17 - 05 - 2010

Povos pré-romanos em Portugal-Turodos

Os Turodos era um povo ibérico pré-romano que viviam no extremo norte de Trás-os-Montes, Portugal e Galiza.

Wikipedia

Papa: 91 toneladas de lixo recolhidas em Fátima

Noventa e uma toneladas de resíduos sólidos urbanos (RSU) foram recolhidas nos dias 12 e 13 de Maio em Fátima, mais 33 toneladas que na mesma data de 2007, anunciou esta sexta-feira a Câmara Municipal de Ourém.

Os dados provisórios sobre os trabalhos de limpeza e manutenção na peregrinação presidida pelo Papa Bento XVI indicam que foram recolhidas 91,46 toneladas de RSU.

Três anos antes, na peregrinação de Maio comemorativa do 90.º aniversário das aparições da Cova da Iria reconhecidas pela Igreja Católica, a empresa responsável por este trabalho contabilizou 58,66 toneladas de RSU.

Já na recolha selectiva de resíduos, quarta e quinta-feira foram depositadas dez toneladas de papel, plástico e vidro nos ecopontos.

A peregrinação de 12 e 13 de Maio determinou uma recolha suplementar de RSU, além da lavagem e odorização das ruas - que decorreu durante uma semana, adiantou a autarquia, referindo que as cerimónias religiosas obrigaram ainda à existência de «um piquete permanente de identificação e manutenção dos pontos mais críticos» no âmbito da limpeza urbana.

O vereador da Câmara Municipal de Ourém, Nazareno do Carmo, fez à agência Lusa um balanço «muito positivo» da peregrinação, salientando que ao nível dos serviços públicos não houve falhas.

«Conseguimos ter as condições necessárias para uma grande peregrinação», disse Nazareno do Carmo, responsável pelo pelouro Fátima no município, realçando que «todos os serviços corresponderam às solicitações».

O responsável admitiu que existiu algum «desconforto» para residentes, comerciantes e peregrinos face aos «constrangimentos» motivados pela segurança que a presença do Papa obrigou, sublinhando, contudo, que «foram absolutamente necessários» face à «grande concentração de pessoas».

Nazareno do Carmo reafirmou que a preparação da cidade de Fátima para a peregrinação custou cerca de meio milhão de euros, frisando que se tratou, igualmente, da preparação para o centenário dos acontecimentos de Fátima, em 2017.

Até esse ano, o autarca prometeu o esforço da Câmara Municipal para que Fátima seja uma «cidade diferente», numa data em que deseja que aconteça uma nova visita papal.

TVi24

Esfaqueou casal vizinho e barricou-se

Esfaqueou casal vizinho e barricou-se

Uma das vítimas correu risco de vida, mas acabou por estabilizar. Agressor mantinha boa relação com vizinhos.

Um casal de idosos foi esfaqueado na sexta-feira de manhã, em Leiria, por um vizinho a quem prestava apoio. As vítimas ficaram gravemente feridas - o homem chegou mesmo a correr risco de vida - mas, ao início da tarde, já se encontravam estáveis, segundo contou ao DN um dos filhos do casal. O agressor, um homem de 67 anos, barricou-se e m casa após o crime, mas acabou por ser detido após a PSP forçar a entrada na residência.

Ricardo Rodrigues estava em Fátima quando recebeu a notícia de que os pais tinham sido esfaqueados pelo vizinho da frente. O anúncio deixou-o incrédulo já que, garante, não tem conhecimento de episódios de desentendimento entre os pais e o agressor. Aliás, a mãe, Marianela Rodrigues, ajudava frequentemente o vizinho com a gestão da casa. "Ele vive sozinho, e a minha mãe leva-lhe comida, lavava e passava-lhe a roupa a ferro", relatou ao DN Ricardo Rodrigues.

Não são ainda conhecidas as razões que levaram Guilherme, 67 anos, a agredir os vizinhos. O homem cometeu o crime na via pública, junto à Escola de 1.º Ciclo de Arrabalde. Manuel Rodrigues, 70 anos, e Marianela, 66, foram surpreendidos quando saíam de casa, cerca das 09.30.

As autoridades admitem que o agressor não estivesse bem psicologicamente na altura do crime, uma vez que correm relatos de outros episódios em que Guilherme terá demonstrado desequilíbrio psicológico. Contudo, Ricardo Rodrigues disse ao DN não ter conhecimento de que tivessem sido diagnosticados problemas psicológicos ao vizinho dos pais.

Marianela e Manuel Rodrigues foram transportados para o Hospital de Santo André, em Leiria. O homem foi submetido a uma intervenção cirúrgica, para reparar as lesões que sofreu num rim. Chegou a corres risco de vida mas acabou por ser estabilizado e, à partida, deve recuperar dos ferimentos sofridos, embora seja prematuro garantir que as sequelas não sejam graves.

Já a mulher, que nunca perdeu a consciência durante a agressão, foi transferida para o Hospital dos Covões, em Coimbra, devido às lesões sofridas que obrigam a um outro tipo de intervenção médica. Deverá passar por uma cirurgia de reconstrução facial, adiantou

o filho.

Depois de cometer o crime, Guilherme voltou para casa. A PSP mobilizou para o local uma força de agentes preparados para aboradar uma situação deste génerom, já que era desconhecida a forma como o indivíduo iria reagir à abordagem policial.

Os agentes da PSP foram obrigados a forçar a entrada na residência, através de uma janela, já que o homem não respondeu às "diversas chamadas efectuadas".

Ainda assim, fonte da PSP salienta que o agressor não ofereceu resistência às autoridades, entregando-se sem violência, sendo logo algemado. "Entrámos em casa apenas para precaver a integridade física do indivíduo, que podia atentar contra a própria vida", justificou fonte policial.

O homem foi presente a tribunal, onde foi ouvido em primeiro interrogatório judicial. A medida de coacção aplicada não era ainda conhecida à hora de fecho desta edição.

O caso está a ser investigado pela Polícia Judiciária.

DN

Mourinho oferece bilhete a adepto em troca de doação de beneficência

O treinador português do Inter de Milão, José Mourinho, ofereceu um bilhete para a final da Liga dos Campeões de futebol a troco de uma doação para uma instituição de beneficência.

O jovem felizardo foi Paolo Sacco, que hoje, sábado, recebeu o bilhete para a final da "Champions"no centro desportivo Ângelo Moratti. O jogo será disputado no dia 22 de Maio, no Estádio Santiago Bernabéu, entre o Inter e o Bayern de Munique.

Mourinho havia anunciado que iria oferecer um bilhete ao primeiro adepto que estivesse na fila para comprar os ingressos colocados à disposição do clube milanês.

Em troca, o jovem terá de entregar o preço do bilhete – 225 euros – a uma instituição de caridade.

Durante a visita ao centro de estágio do Inter, Sacco conversou com Mourinho e adiantou: "Tenho aqui o dinheiro. Posso dá-lo agora mesmo ao capitão (Javier Zanetti) para a Fundação PUPI".

O argentino Zanetti é o fundador da PUPI, juntamente com a mulher, e a instituição recolhe fundos para o apoio às áreas mais carenciadas da Argentina.

JN

Porca convidada a votar em eleições

Uma porca recebeu uma carta de uma Câmara Municipal do Reino Unido a convidá-la para se registar como eleitora.

O convite foi dirigido a Blossom Grant - o nome da porca - que mora no bairro inglês de Uckfield, avança o jornal «Telegraph».

A correspondência foi enviada por erro nos registos da Câmara de Wealden, que já por várias vezes enviou cartas à suína.

O convite surpreendeu até a dona do animal, Pauline Grant, que garante que Blossom não teria votado no Partido Conservador, o vencedor das eleições no Reino Unido.

«Ela teria escolhido os Verdes. Acho que estes, sim, vão de encontro aos interesses dela», brincou a dona da porquinha.

TVi24

Polícia recupera 20 mil cartas roubadas

As autoridades norte-americanas, de Filadélfia, conseguiram recuperar cerca de 20 mil cartas roubadas, escreve a «BBC». Depois de faltar vários dias ao serviço, em Abril, os seus supervisores foram a sua casa e descobriram milhares de missivas por entregar. Algumas datam de 1997.

As cartas estavam escondidas na garagem da casa do carteiro e foram precisos, segundo o FBI, três camiões para as retirar todas. Nos Estados Unidos atrasar a entrega ou roubar correspondência é um crime grave.

Até ao momento, as autoridades ainda não encontraram o carteiro.

Muitas das cartas estão, finalmente a ser entregues aos destinatários. «Hoje recebi correspondência de 2007», disse um residente local Kevin Carpenter, à estação de televisão «ABC News». «São coisas que precisava, como cheques e documentos», acrescenta.

TVi24

Gravuras rupestres descobertas em Carregal do Sal

O Município de Carregal do Sal tem realizado, nos últimos anos, inúmeros trabalhos de prospecção arqueológica que revelam um Concelho rico em vestígios de diferentes períodos históricos.

A mais recente descoberta – um núcleo de gravuras com motivos de carácter esquemático que podem remeter-nos ao Período Neolítico ou Idade do Bronze - no lugar de Cabris, fica localizada no limite das Freguesias de Oliveira do Conde e Currelos. A descoberta remonta a finais do verão de 2008 e desde então até ao fim de 2009 sucederam-se os trabalhos de campo após o que foi realizado um estudo preliminar agora concluído que revelou que os vários painéis integrantes do núcleo de arte rupestre se circunscreviam e limitavam à pequena plataforma localizada na propriedade de Cabris (Património da Câmara Municipal de Carregal do Sal). A Câmara Municipal, atenta ao valor patrimonial desta descoberta e ao consequente valor cultural e turístico, iniciou, para evitar actos de vandalismo, o processo de preservação das gravuras através dos necessários trabalhos de vedação da propriedade, cuja situação se encontra, actualmente, em vias de conclusão.

Para já, e tendo em conta a importância patrimonial e científica de que se reveste a mais recente descoberta deste núcleo de gravuras rupestres, a Autarquia entendeu dar conta deste achado que, futuramente, culminará no Complexo Patrimonial de Cabris – Núcleo Museológico e que integrará a musealização in situ do Lagar de Varas de Cabris e dos moinhos de água adjacentes do século XIX, o conjunto de gravuras rupestres, o forno de cozer pão primitivo, o lagar escavado na rocha da Época Romana/Medieval e o pequeno imóvel de dois pisos para o centro interpretativo, para além do património natural envolvente proporcionado pela Ribeira de Cabanas.

Noticias de Viseu

domingo, 16 de maio de 2010

Primeira pagina - 16 - 05 - 2010

Povos pré-romanos em Portugal-Túrdulos

Os túrdulos formavam uma antiga tribo tartéssica, que vivia no sul de Portugal, a leste da província do Alentejo, ao longo do vale do Guadiana. Os Túrdulos foram um povo pré-romano assentado entre os vales do rio Guadiana e o Guadalquivir, aproximadamente entre a Oretânia e a Turdetânia. A sua capital foi o antigo oppidum de Ipolka, conhecida como Obulco na época dos romanos, e que se corresponde atualmente com a cidade de Porcuna, em Jaén. Entre outras particularidades, acredita-se que se diferenciavam dos demais povos iberos na língua, supostamente de origem tartésia[carece de fontes?].

Wikipedia

Colegas e familiares emocionados na homenagem aos Ex-Combatentes


"Nós, Santa Comba Dão, também temos os nossos heróis (…) os seus nomes ficarão para sempre gravados na pedra, (…) sinónimo de solidez (…), que nenhum temporal destruirá". Foi desta forma que o presidente da câmara municipal de Santa Comba Dão, João Lourenço, iniciou o seu discurso de inauguração do monumento aos Ex-Combatentes do Ultramar.
As palavras foram especialmente dirigidas aos familiares dos 16 militares santacombadenses que morreram no campo de batalha e que foram a razão da homenagem realizada ontem, Dia do Município.

Para o presidente da Comissão dos Ex-Combatentes do Ultramar de Santa Comba Dão, António Prata, a homenagem "é um grande orgulho", pois a luta por este monumento já vem de há muitos anos e, finalmente, "fez-se justiça".

Da mesma justiça falou João Lourenço: "Justiça para os que ficaram para sempre marcados na Guerra do Ultramar e justiça para os que morreram na Guerra do Ultramar".
"Em Santa Comba Dão discutiu-se muito e discutir-se-á o estilo do monumento, o local e a oportunidade, mas nunca se discutiu a justiça da homenagem que este monumento traduz", frisou o autarca. A este propósito, destacou que o local escolhido não podia ter sido melhor, ou seja, em frente ao Palácio da Justiça para fazer isso mesmo: justiça.

Evocando Camões e Fernando Pessoa, João Lourenço deixou palavras de apreço aos familiares dos militares que partiram e aos combatentes que marcaram presença na inauguração do monumento, salientando o sacrifício de todos nesta "guerra injusta".
"Mas esta constatação não pode, não deve, fazer com que nos esqueçamos dos que lutaram, dos que morreram e dos que regressaram" com "graves mazelas físicas irrecuperáveis" e "problemas psíquicos que a guerra lhes provocou", afirmou.

Reivindicação antiga
António Prata encontrou neste executivo camarário a abertura que não conseguiu há alguns anos, no início da sua reivindicação por um monumento que homenageasse os ex-combatentes.
"Como já tínhamos uma rua dos ex-combatentes, o presidente na altura dizia que tinha outras prioridades em Santa Comba Dão. Mas nós queríamos o monumento, porque era preciso ter os nomes gravados e temos direito a ele", lembrou o presidente da Comissão dos Ex-Combatentes.
Sobre o estilo do monumento, afirmou que nunca viu um tão bonito, e conhece vários em todo o país, pois quando viaja, a primeira coisa que procura é o local da homenagem aos combatentes do Ultramar onde reza pelos colegas que já partiram.
No local onde está agora edificado o monumento, já existiu uma estátua de António Oliveira Salazar (natural do concelho de Santa Comba Dão), o que não incomoda António Prata. Mesmo não sendo apologista do governante, porque podia ter evitado a guerra, defende que o Museu Salazar deve ser mesmo feito na casa do estadista, na freguesia do Vimieiro.

Familiares e colegas
emocionados
Muitos ex-combatentes estiveram presentes nesta cerimónia também dirigida a cada um deles, assim como os familiares dos 16 homens cujos nomes estão gravados no mural. Num gesto simbólico, mulheres, filhos, irmãos, tios e sobrinhos receberam placas com os nomes dos seus entes queridos que morreram a defender a Pátria.
A emoção do momento foi vivida pelos familiares e por todos os que viram os colegas padecer no campo de batalha. Ao serem recordados, fizeram chorar estes homens que regressaram, mas que nunca esqueceram.
Na cerimónia de inauguração estiveram presentes, entre outras entidades, representantes das associações de combatentes e militares de Santa Comba Dão, o governador civil de Viseu, Miguel Ginestal, a Fanfarra dos Bombeiros Voluntários e o Regimento de Infantaria 14 de Viseu, que fez a guarda de honra. A população quis, igualmente, juntar-se a esta celebração e reuniu-se às dezenas em torno do monumento.
Neste dia, ficou uma certeza: "Santa Comba Dão jamais vai esquecer os 16 mártires" que combateram na Guerra do Ultramar. Assim, João Lourenço espera que "este monumento honre a memória dos que caíram no campo de batalha e encha de orgulho os que voltaram".

DV

Mundial2018/2022: Candidatura ibérica é "a mais alegre e mais segura"

Portugal e Espanha entregaram na sexta-feira, na FIFA, o livro da candidatura ao Mundial de 2018 e 2022 de futebol, garantindo ser a opção mais alegre e mais segura.

"O nosso futebol e os nossos governos asseguram à FIFA que não só será bem recebida, como poremos à sua disposição o mais alegre, mais organizado e mais seguro Mundial, e a mais divertida de todas as fases finais que se vão realizar", referiu Ángel Maria Villar, presidente da Federação Espanhola de Futebol (RFEF) e da fundação da candidatura.

De acordo com Villar, "existe uma grande sintonia entre os dois povos, entre os governos e as federações, e também na economia".

"Sabem (quem decide) que os nossos países têm uma experiência organizativa muito importante. Os Governos de Espanha e Portugal apoiam-nos e garantiram todas as condições exigidas", disse Villar, assegurando que "nada vai falhar".

O presidente da FIFA, Joseph Blatter, referiu que a candidatura conjunta de Portugal e Espanha, tal como a da Bélgica e Holanda, vão ter o mesmo reconhecimento que as propostas individuais.

O dossier da candidatura pesa cinco quilos e está dividido em quatro dossiers, um dos quais com 19 capítulos sobre a organização, infraestruturas, segurança e encontro, estando um outro dedicado às cidades e aos estádios.

A candidatura ibérica foi liderada pelos presidentes das duas federações, Villar e Gilberto Madail, apoiados pelos secretários de Estado do Desporto de Portugal e Espanha, Laurentino Dias e Jaime Lissavetzky, respectivamente.

A candidatura ibérica apresenta 21 estádios e 18 cidades, das quais apenas duas são portuguesas, com Lisboa a apresentar o Estádio da Luz e o Estádio José Alvalade e com o Porto a ter o Estádio do Dragão.

A FIFA vai inspcecionar as instalações de Portugal e Espanha de 30 de Agosto a 03 de Setembro, com uma visita que começará em Madrid e passará em Barcelona, terminando no Porto e em Lisboa.

As candidaturas conjuntas de Espanha e Portugal e de Holanda e Bélgica, juntamente com a Austrália, Estados Unidos, Inglaterra e Rússia propõem-se à organização do Mundial de 2018 ou de 2022, enquanto o Qatar e a Coreia da Sul apenas se candidatam a 2022.

Em Dezembro, o Comité Executivo da FIFA vai anunciar quais as candidaturas vencedoras.

JN

Ganhou prémio no casino... mas incêndio queimou-lhe o dinheiro

Aquele que podia ter sido um dia de sonho para um norte-americano do Estado de Nova Iorque tornou-se num dos piores pesadelos da sua vida.

Kenneth Lamoree tinha tido um dia de sorte. O homem ganhou mais de 2.500 euros a jogar num casino, até às três horas da manhã.

A vida corria-lhe mesmo bem. Com o dinheiro ganho, Lamoree podia pagar todas as contas atrasadas e ainda lhe sobravam uns trocos.

Feliz com a vida, o homem foi para casa dormir, tendo sido surpreendido uma hora mais tarde, por um incêndio, que fez com que os seus sonhos se transformassem literalmente, em cinza, informa a Associated Press.

As economias ganhas na noite de sorte foram consumidas pelas chamas do forte incêndio na sua casa, cujas causas estão ainda por apurar.

TVi24

Disse ter sido violada com medo de não ganhar doces

Uma criança de oito anos, que acusava dois meninos de dez anos de a terem violado no ano passado em Londres, confessou quinta-feira em tribunal que afinal a violação não aconteceu, de acordo com a BBC.

A criança afirmou claramente que os meninos não a violaram. Quanto ao motivo da mentira, esclareceu que tinha sido «má» e tinha medo de, por isso, não ganhar doces.

A menina alegava ter sido atacada no oeste de Londres em outubro de 2009. Os rapazes, agora com idades de dez e 11 anos, sempre negaram as acusações.

Ao ser interrogada pela advogada de defesa em tribunal a criança decidiu terminar com a mentira. Admitiu que estava a brincar com os meninos e que se expôs voluntariamente a eles, tirando roupa, enquanto estes também se expunham para ela.

TVi24

Vê o vídeo: Lady Gaga caiu em palco

Lady Gaga caiu em palco enquanto cantava o tema «Telephone». A cantora desequilibrou-se durante um concerto na Alemanha, na cidade de Hamburgo.

O vídeo que foi para à internet demonstra bem a situação, tendo sido filmado pela câmara amadora de um fã que estava presente no momento.

Tal como Lady Gaga, também outras cantoras foram notícia por caírem em palco. Rihanna e Madonna foram algumas delas.

TVi24

Ficou impotente após 34 horas de erecção

O francês Yves Lecompte colocou o médico de família em tribunal, acusando-o de ser responsável pela sua impotência sexual, consequência de uma erecção que durou 34 horas consecutivas.

Yves foi vítima de priapismo, que acontece quando o pénis não recupera a flacidez normal após a erecção, sendo considerado bastante perigoso.

«Na altura sofria de depressão. Tomava medicamentos que já me tinham colocado duas vezes nessa situação embaraçosa. O médico aconselhou-me a relaxar», contou Yves ao «Sudpresse».

O francês consultou o médico de família, depois de dez horas erecto. «Em vez de me mandar para as urgências, mandou-me para casa com um calmante. Na manhã seguinte, depois de 34 horas de erecção, aconselhou-me a ir às urgências», contou.

Yves já não foi a tempo de evitar ficar impotente, no entanto, a operação evitou a amputação total.

TVi24

Professora que posou para a "Playboy" foi afastada dos alunos

Professora que posou  para a "Playboy" foi afastada dos alunos
Foto na Playboy provocou polémica

Gentil Vaz, responsável pelo pelouro da Educação, acrescentou que o contrato da professora, de 25 anos, termina no final de Junho e que a Câmara já decidiu que não vai contratar a docente para o próximo ano lectivo.

A professora é a protagonista de uma produção ousada para a revista Playboy, em que contracena nua com outra mulher. O director do Agrupamento de Escolas da Torre da Dona Chama pediu o afastamento da professora, conforme revela o JN .

Por causa da professora, a revista Playboy esgotou há três semanas em Mirandela, os alunos trocaram fotografias por telemóvel e até fotocópias e os pais ficaram preocupados.

JN