Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

sábado, 6 de fevereiro de 2010

PORTUGAL - Imprensa, primeira pagina...







UEFA - Portugal confirmado cabeca-de-serie...

A UEFA confirmou esta sexta-feira que Portugal será cabeça-de-série link externo no sorteio da fase de qualificação para o Euro-2012, como Maisfutebol já tinha adiantado em Novembro de 2009. A Selecção Nacional vai, assim, de acordo com o ranking de selecções, integrar o Pote 1, juntamente com a Espanha (detentora do título), Alemanha, Holanda, Itália, Inglaterra, Croácia, França e Rússia no sorteio que está marcado para este domingo para Varsóvia (Polónia).

O sorteio vai definir a composição dos nove grupos, seis dos quais com seis equipas e outros três com apenas cinco, num total de 51 selecções que vão lutar pelas catorze vagas em aberto para a fase final da competição que vai decorrer na Polónia e na Ucrânia. Os jogos da fase de grupos vão decorrer entre Setembro de 2010 e Outubro de 2011.

Qualificam-se para a fase final os nove vencedores de cada um dos grupos e o melhor segundo classificado (neste caso são apenas contabilizados os jogos com o primeiro, terceiro, quarto e quinto). Os restantes segundos classificados disputam um «Play-off» que vai apurar as últimas quatro selecções, desde já marcado para Novembro de 2011.

Distribuição dos potes para o sorteio da fase de qualificação Euro-2012
Pote 1: Espanha, Alemanha, Holanda, Itália, Inglaterra, Croácia, PORTUGAL, França e Rússia.
Pote 2: Grécia, República Checa, Suécia, Suíça, Sérvia, Turquia, Dinamarca, Eslováquia e Roménia.
Pote 3: Israel, Bulgária, Finlândia, Noruega, República da Irlanda, Escócia, Irlanda do Norte, Áustria e Bósnia-Herzegovina.
Pote 4: Eslovénia, Letónia, Hungria, Lituânia, Bielorrússia, Bélgica, País de Gales, Macedónia e Chipre.
Pote 5: Montenegro, Albânia, Estónia, Geórgia, Moldova, Islândia, Arménia, Cazaquistão e Liechtenstein.
Pote 6: Azerbaijão, Luxemburgo, Malta, Ilhas Faroe, Andorra e São Marino.

CHINA - Um taxista chinês acorrenta o filho de dois anos a um poste...

Um taxista chinês acorrenta o filho de dois anos a um poste, para poder ir trabalhar sem medo de o perder, adianta a BBC. Chen Chualiu perdeu a filha de quatro anos no mês passado e declara que acorrentar o filho era a única maneira de garantir a sua segurança.

«Não tenho sequer uma foto da minha filha para pôr num anúncio. Não posso perder o meu filho também», afirmou.

Chen Chualiu sustentou que a mulher, com deficiências mentais, não pode tomar conta das crianças e que não têm direito a uma creche do Governo. «Eu tenho que sustentar a minha família», disse.

Desde que se soube da história, várias pessoas ofereceram dinheiro à família para adoptar as crianças, mas o taxista recusou. Os vizinhos consideram-no um bom homem, que cuida bem dos filhos, acrescentando que muitas pessoas gostariam de ajudar.

O Governo distrital tentou convencê-lo a regressar a Sichuan, terra natal, mas também esta sugestão foi recusada. «Pelo menos aqui posso ganhar algum dinheiro. Se for mandado de volta para a minha cidade natal em Sichuan, não vou ter nada», afirmou.

A falta de creches para filhos de trabalhadores migrantes é um problema que afecta várias famílias, de acordo com um funcionário do distrito de Fangshan.«Este menino chamou a atenção por causa das correntes, mas há muitas crianças de famílias migrantes deambulando pelas ruas de Pequim, que não estão protegidas por nenhuma política do Governo», salientou.

MEXICO - cheias matam 13...

As fortes que chuvas que se fazem sentir na região mexicana de Michoacán causaram desde quarta-feira a morte de 13 pessoas.

Segundo a edição electrónica do jornal mexicano «El Universal», que cita fontes da protecção civil, há ainda centenas de casas destruídas pelas subida das águas e milhares de pessoas afectadas.

Os rios Lerma, Taximaroa e Tuxpan galgaram as margens, atingindo de forma especial os municípios de Tuxpan, Angangueo e Tiquicheo.

O governador da região, Leonel Godoy Rangel, já solicitou que fosse declarado o estado de emergência em três dezenas de autarquias.

O «El Universal» aponta que várias das vítimas mortais são menores de idade, que ficaram presos dentro de casas que foram engolidas pelas águas.

Além de elementos da protecção civil, o exército e a marinha também foram mobilizados para dar resposta a esta situação.

OBIDOS - GNR encontrou «meia tonelada de explosivos»...

A garagem anexa à habitação do Casal de Avarela, em Óbidos, que era alegadamente usada como base da ETA em Portugal tinha armazenados «cerca de meia tonelada de explosivos», confirmou o comandante do Centro de Inactivação de Explosivos da GNR, capitão Hélder Barros.

Saiba quem são os terroristas procurados

A equipa de dez elementos especializadas da Guarda tratou este problema com «total minúcia», isolando a área residencial, ampliando o perímetro de segurança e usando até meios robóticos para lidar com o material explosivo à distância.

VEJA A EXPLICAÇÃO COMPLETA DA GNR (VÍDEO)

No local foram encontrados «explosivos e outros engenhos» que ajudavam à posterior detonação de bombas, dado que «com uma pequena alteração poderiam ser armadilhados». «O material estava armazenado em condições de segurança, por isso não era perigoso, num trabalho claramente de profissionais», esclareceu aos jornalistas presentes no local.

Esta equipa da GNR apenas esteve centrada no tratamento dos explosivos, não teve colaboração espanhola, e a restante investigação na casa foi entregue à Polícia Judiciária.

Parte do material vai ser destruído numa pedreira próxima da localidade e as buscas poderão terminar ainda durante esta sexta-feira.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

PORTUGAL - Imprensa, primeira pagina...











PORTUGAL - Vem ai o mau tempo...

Nove distritos e o arquipélago dos Açores estão hoje sob aviso amarelo devido às previsões do Instituto de Meteorologia (IM) de ocorrência de vento forte, assim como ondas de grande dimensão em toda a orla costeira, escreve a Lusa.

Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Coimbra e Castelo Branco são os distritos sob aviso amarelo, o mesmo acontecendo com todas as ilhas açorianas.

Segundo o IM, o céu apresentar-se-á geralmente muito nublado, diminuindo gradualmente de nebulosidade nas regiões centro e sul, a partir da tarde.

Os aguaceiros fracos irão marcar presença, tornando-se pouco frequentes a partir da tarde, nas regiões centro e sul.

O IM prevê ainda a queda de neve acima dos 800 metros, subindo para os 1000/1200 metros ao longo da manhã.

O vento soprará fraco a moderado (10 a 30 Km/h) de oeste, tornando-se em geral fraco (inferior a 20 Km/h) a partir do final da tarde. Nas terras altas, o vento será forte (35 a 50 Km/h), com rajadas na ordem dos 80 Km/h, diminuindo de intensidade ao longo do dia. A neblina e o nevoeiro matinal irão dissipar-se ao longo da manhã.

No arquipélago dos Açores, as previsões são de períodos de chuva, que passarão a regime de aguaceiros fortes, assim como vento forte a muito forte, com rajadas que poderão ultrapassar os 100 Km/h.

Toda a orla costeira está igualmente sob aviso laranja e amarelo, com a costa ocidental a norte do Cabo Raso a contar com ondas de oeste com quatro metros, aumentando depois para os cinco a 5,5 metros.

A sul do cabo Raso, com aviso amarelo, as ondas de oeste terão dois a três metros, prevendo-se que aumentam para os quatro a cinco metros. A temperatura da água do mar rondará os 14º/16º.

Na costa sul, as ondas serão de sudoeste com dois a três metros e a temperatura da água não deverá ultrapassar os 16º.

Relativamente às temperaturas máximas previstas, Porto deverá atingir 14º, Lisboa 16º, Faro e Ponta Delgada 17º e o Funchal 20º.

LISBOA - Nao e um adeus, mas sim ate logo ROSA LOBATO FARIA...

A actriz e escritora Rosa Lobato Faria, foi aplaudida, esta quinta-feira, depois de o filho ter lido um poema seu na missa realizada na Igreja de Santa Isabel, em Lisboa. Rosa Lobato de Faria morreu terça-feira, na sequência de uma anemia grave

Entre os familiares e amigos que encheram a igreja para assistir à cerimónia fúnebre, oficiada pelo padre José Tolentino Mendonça, contavam-se algumas figuras do mundo da música, como Rui Veloso, Paulo de Carvalho e António Pinto Basto. Também marcaram presença figuras do mundo do teatro, como Maria Rueff, José Wallenstein e Ana Padrão, e da televisão, como Vítor de Sousa, Helena Isabel e Tozé Martinho.

Outras figuras públicas portuguesas também estiveram na cerimónia. Entre elas, D. Duarte Pio, Maria Barroso, Mira Amaral, Catarina Portas, Rui Vieira Nery, Leonor Xavier, Augustus e o editor de Rosa Lobato Faria, Manuel Alberto Valente.

Os restos mortais da escritora, que tinha 77 anos e morreu num hospital de Lisboa onde se encontrava internada, foram em seguida transportados para o cemitério dos Olivais, onde serão cremados em cerimónia privada.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

PORTUGAL - Imprensa, primeira pagina...








O argumento serviu de inspiração ao novo calendário 2010 da agência de modelos Best Models...

Os famosos calendários expostos numa oficina de carros serviram de inspiração à produção do novo calendário Best Models 2010.

Imagina Marisa Cruz e outros modelos sujos de óleo, entre automóveis?

A agência de modelos Best Models imaginou e concebeu o novo calendário a partir desta premissa.

O calendário «Beauty Garage 2010» foi fotografado por Victor Hugo, em Novembro, na garagem «Da-Alta» tendo em conta a ligação que sempre houve entre este local de trabalho e os calendários.

A produção contou com uma equipa de luxo e a participação de manequins de topo, novas apostas e manequins on stay.

A edição deste ano tem a particularidade de não estar ligada a nenhuma marca. Resultado: 12 editoriais de moda diferentes com a envolvência de várias marcas nacionais e internacionais.

Clique na foto abaixo e veja as fotos do calendário:

Veja mais noticias no site da Lux link externo


PORTUGAL/ESPANHA - Apanhada rede de casamentos de conveniência pelas policias portuguesas e espanholas...

As autoridades policiais portuguesas e espanholas detiveram nos últimos dias os responsáveis por uma rede que organizava casamentos de conveniência, incluindo em Gondomar, para obter autorizações de residência na Europa, anunciou a Polícia Nacional de Espanha, esta quinta-feira, escreve a Lusa.

Iniciada há mais de um ano, a operação culminou com a detenção no aeroporto de Lisboa, no dia 25 de janeiro, de um homem suspeito de ser o cabecilha da rede, segundo um comunicado da polícia espanhola.

Cinco outras pessoas foram detidas esta semana em Múrcia, onde, no ano passado, já tinham sido detidas 16 outras pessoas alegadamente envolvidas na mesma rede.

Trata-se, segundo a polícia espanhola, de uma rede de cidadãos do sul da Ásia, nomeadamente do Paquistão e Índia, que organizava casamentos fraudulentos para que cidadãos estrangeiros conseguissem residência na União Europeia.

Através de intermediários, a rede captava potenciais clientes a quem pagavam entre 1000 e 4000 euros para aceitar casar-se com imigrantes em situação irregular.

Os imigrantes, por seu lado, pagavam à rede entre 15.000 e 18.000 euros, em muitos casos pagos nos próprios países de origem. A rede organizava testemunhas, certificados e outros documentos que atestavam a alegada relação do casal.

Inicialmente, os casamentos celebravam-se na região espanhola de Múrcia mas, posteriormente, e dadas as primeiras detenções, os atos transferiram-se para o registo civil de Gondomar.

A polícia espanhola refere ter sido coordenada uma operação conjunta com o SEF e a polícia portuguesa que permitiu a detenção do principal responsável da rede, a 25 de janeiro, em Lisboa.

Os outros foram detidos depois na localidade Torre Pacheco (arredores de Múrcia). Estima-se que a rede tenha sido responsável pela organização de cerca de 200 casamentos fraudulentos

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

PARA RIR - O papel esta preso...

PORTUGAL - Imprensa, primeira pagina...











VILA NOVA DE GAIA - Carro do marido de Sonia Araujo explodiu...

Um automóvel Jaguar explodiu ontem, terça-feira, pelas 21.30 horas na Rua Eng. Adelino Amaro da Costa, em Vila Nova de Gaia. A explosão provocou prejuízos em mais três viaturas.

A viatura ficou praticamente destruída. Era propriedade do empresário Vítor Martins, marido da conhecida apresentadora da RTP Sónia Araújo.


Fogo criminoso destruiu carro do marido de Sónia Araújo
Jaguar após o incêndio

Segundo uma testemunha, a explosão aconteceu segundos depois de um carro (Audi A3) ter arrancado a alta velocidade, quase atropelando uma transeunte.

Outra testemunha, morador num dos prédios vizinhos, confirma que o incêndio teve origem num engenho atirado pelos indivíduos que se faziam transportar no Audi A3.

Ao local acorreram de imediato os Bombeiros Sapadores de Gaia e a PSP. A Polícia Judiciária compareceu no local duas horas mais tarde.



AUSTRALIA - Foste apanhado pa...

Um funcionário do banco australiano Macquarie foi apanhado, num directo de televisão, a ver imagens da modelo Miranda Kerr nua e em poses sensuais.

Segundo o «Huffington Post», enquanto era filmado o comentário económico, no escritório do banco, a câmara apanhava no plano o computador de um bancário, que na fila detrás, se entretinha a ver o seu e-mail e a abrir as imagens que vinham em anexo: nada mais nada menos do que Miranda Kerr como veio ao mundo para a última edição da GQ.

No decorrer do comentário, transmitido em directo esta terça-feira de manhã, o câmara acabou por focar ainda melhor o computador do bancário que ia passando as imagens, sem se aperceber que estava a ser filmado.

Veja o directo de TV:

LISBOA - Faleceu Rosa Lobato de Faria...

A escritora Rosa Lobato de Faria morreu esta terça-feira em Lisboa, aos 77 anos, soube a Lusa junto de fonte da família.

Vídeo: Herman José ao piano a cantar para Rosa Lobato Faria

Rosa Lobato de Faria foi poeta e ficcionista, tendo publicado em 2008 o último romance, «As Esquinas do Tempo». O primeiro romance - «O Pranto de Lúcifer» - foi publicado em 1995.

Corpo de Rosa Lobato Faria vai ser cremado

A escritora nasceu em Lisboa em Abril de 1932. Começou a publicar tarde, aos 63 anos, quando saiu o romance «O pranto de Lúcifer», em 1995, mas a escrita esteve presente na sua vida desde a infância, com a escrita dos primeiros poemas.

Rosa Lobato Faria era «muito alegre», destaca Alice Vieira

O essencial da sua poesia está reunido no volume «Poemas Escolhidos e Dispersos», editado em 1997. Entre os seus romances contam-se «A trança de Inês» (2001), «O sétimo véu» (2003) e «A alma trocada» (2007), além de várias obras para crianças, traduzidas noutros países.

Mário Zambujal: «Rosita era uma mulher de talentos fenomenais»

Esteve várias décadas ligada à televisão, desde que se estreou na RTP como locutora nos anos 1960, tendo integrado como actriz várias telenovelas e séries televisivas.

Como actriz participou, por exemplo, nas novelas «Vila Faia», «Origens» e «Ninguém como tu» e entrou em séries de comédia como «Humor de perdição» e «A minha sogra é uma bruxa».

No cinema entrou recentemente nos filmes «Tráfico» (1998) e «A Mulher Que Acreditava Ser Presidente dos Estados Unidos da América (2003)», ambos de João Botelho.
Escreveu ainda dezenas de letras para canções, muitas delas para festivais da canção.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

EUROPA - Taxa de desemprego em Espanha e o maior...


A taxa de desemprego espanhola continua a ser a maior da Europa, tendo atingido os 17,4% em Março.

A taxa de desemprego espanhola continua a ser a maior da Europa, tendo atingido os 17,4% em Março.

A taxa de desemprego na zona euro atingiu os 8,9% em Março, o valor mais elevado desde 2005, anunciou hoje o Eurostat. Na UE a 27 há agora mais de 20 milhões de desempregados.

Segundo as estimativas do Gabinete Europeu de Estatística (Eurostat), em Março um total de 20,15 milhões de pessoas estavam desempregadas na União Europeia, enquanto que só na zona euro existiam 14,15 milhões de homens e mulheres sem emprego.

A mesma fonte precisa que, em relação ao mês anterior, o número de desempregados disparou em 626 mil na União Europeia, dos quais 419 mil na zona euro.

Deste modo, a taxa de desemprego na União Europeia a 27 subiu para os 8,3% em Março, enquanto aumentou para 8,9% na zona euro, acima do esperado pelos analistas.

No espaço de um ano, o número de desempregados aumentou em quatro milhões na União Europeia e em 2,8 milhões na zona euro, precisa o Eurostat.

A maior taxas de desemprego continua a pertencer à Espanha (17,4%), seguida pela Letónia (16,1%) e Lituânia (15,5%). A taxa mais baixa pertenceu à Holanda, com apenas 2,8%. Portugal apresentou no terceiro mês do ano uma taxa de desemprego de 8,5%, ligeiramente superior à média da União Europeia, mas inferior à média da zona euro.

O Gabinete Europeu de Estatística (Eurostat) revelou ainda que a inflação na zona euro se manteve nos 0,6% em Abril, o valor mais baixo desde que os dados são elaborados.


PORTUGAL - Imprensa, primeira pagina...