Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

terça-feira, 28 de abril de 2009

Portugueses regressam do Mexico tranquilos...


À chegada a Portugal, os cerca de 200 turistas portugueses apareceram tranquilos, bem dispostos e sem sintomas de doença. Nível de alerta sobe para quatro.


Na viagem do México para Portugal, apenas a tosse de uma criança de dois anos perturbou a tranquilidade do voo. “Creio que eram dores de garganta”, desvalorizou um passageiro. “Não havia ninguém com febre, tosse ou qualquer outro sintoma”, argumentou um outro turista português, acabado de chegar de Cancun.


foto Tiago Petinga/LUSA
Portugueses regressam do México sem sintomas de gripe suína

Segundo alguns testemunhos, pelo menos cinco passageiros viajaram com máscara cirúrgica durante grande parte da viagem.


A amostra, colhida através dos directos das televisões à chegada ao aeroporto da Portugal, deixa perceber que os portugueses regressam do México de boa saúde, física e mental. “Não estou preocupado”, no masculino e no feminino, foi as expressões mais ouvida entre os entrevistados, esta manhã, à saída do avião, com proveniência de Cancun.


“Soubemos da gripe pelas conversas com os nossos familiares cá e através das notícias que passavam nas cadeias de televisão internacionais”, conta um português, acabado de chegar da de Cancun, na Riviera Maia. “Lá, era como não se passasse nada”, acrescentou, em declarações à SIC Notícias.


“Só no último dia, antes da partida, nos falaram do assunto no hotel”, contou uma jovem, em fim de viagem de finalistas ao México. “Lá, não houve qualquer alarmismo”, acrescentou, em declarações à RTPN.


Cá, pelo menos à chegada, também correu tudo de forma serena. “A delegada de saúde entrou no avião e explicou os procedimentos em caso de sintomas suspeitos”. Febres altas, tosse frequente e intensa, dor de cabeça, falta de apetite, congestionamento nasal, mal-estar geral são sinal de alerta. “Temos o folheto informativo e o número da linha de saúde. Disseram que vêm buscar-nos a casa se ligarmos”, notou um outro turista, em declarações à SIC Notícias.


A delegada de saúde do Aeroporto da Portela foi ao interior do avião falar com os 228 passageiros que chegaram às 09:17, de Cancún, informando-os sobre a doença e respectivos sintomas.
À chegada, receberam em mãos um panfleto da Direcção-Geral da Saúde com informações e recomendações sobre a doença, incluíndo o número da linha de saúde - 808 24 24 24.


Nível de alerta sobre para quatro


Apesar da traquilidade dos turistas portugueses, a gripe suína está a preopar Governos e cidadãos um pouco por todo o Mundo. A Organização Mundial de Saúde (OMS) subiu, entretanto, para quatro (numa escala até seis) o nível de alerta de pandemia em resposta à epidemia com origem no México, indica a organização na sua página oficial na Internet.


A mudança para nível de alerta quatro indica que a organização determinou que este vírus é capaz de transmissão entre humanos.


A decisão da OMS surge numa altura em que o número de casos, suspeitos e confirmados, de gripe suína tem aumentado em todo o mundo, com as autoridades de saúde a temeram um epidemia de amplitude mundial.


Sem comentários: