Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

sábado, 9 de janeiro de 2010

EUROPA - Neve e frio continua em todo continente.Vrrrrrrrrrrrrrrr...

Novas quedas de neve levaram a fortes perturbações nos transportes na Europa, incluindo no Reino Unido, onde se verificaram temperaturas siberianas, inferiores a 20 graus negativos.
Desde o início da vaga de frio, em Dezembro, já morreram 24 pessoas no Reino Unido, segundo a contabilidade feita pelos meios de comunicação social locais.
O serviço de meteorologia britânico mantém o alerta de frio para as próximas duas semanas. Na noite passada, os termómetros registaram -22,3º em Altnaharra, uma aldeia escocesa.
Esta sexta-feira, apesar de os principais aeroportos terem estado abertos, dezenas de voos foram cancelados.
A circulação de comboios e automóveis também foi afectada. A companhia ferroviária de alta velocidade Eurostar, por exemplo, reduziu em um terço o seu serviço.

Já em França, a neve privou dezenas de milhares de lares de electricidade, causando ainda atrasos nos comboios e cancelamentos de voos no aeroporto de Lyon. A Direcção-Geral da Aviação Civil francesa já pediu às companhias para anularem, no sábado, 25 por cento das suas ligações para o Aeroporto Roissy-Charles-de-Gaulle, em Paris. 
Cinco regiões e 25 departamentos foram colocados sob alerta.

Em Espanha, todas as regiões, com excepção da Andaluzia, da Extremadura e das Canárias, estão em alerta devido à previsão de novas quedas de neve, ventos fortes e descida de temperatura.

Por sua vez, na Alemanha, onde são esperados -10º, as autoridades aconselharam a população a guardar comida e medicamentos para três ou quatro dias e a não sair de casa, a não ser para o indispensável. O número de sem-abrigo mortos com a vaga de frio aumentou no país para dez.


Na Polónia, a intempérie já matou, desde Novembro, 139 pessoas.

Após numerosos acidentes rodoviários, a República Checa decidiu fechar, durante três horas, a circulação a camiões em duas importantes fronteiras, com a Alemanha e a Eslováquia.

Em Portugal, os 0º previstos para Lisboa durante a madrugada de sábado levaram o Metropolitano a manter as portas abertas aos sem-abrigo nas estações do Marquês
de Pombal, dos Restaurantes e de Arroios.



ANGOLA - Togo atacado por tiros de metralhadora...

Veja o vídeo link externo


A selecção do Togo foi atacada nesta sexta-feira quando se deslocava para Angola, para participar na Campeonato Africano de Nações (CAN) link externo. O ataque foi efectuado a tiros metralhadora, na fronteira de Cabinda com o Congo, por rebeldes da FLEC (Frente de Libertação do Estado de Cabinda).
Até o momento, foi confirmada a morte do motorista do autocarro e ferimentos em onze elementos da comitiva. Raul Danda, deputado independente eleito nas listas da UNITA, revelou que entre esse onze feridos, seis são feridos graves: dois cabindas, três jogadores e um médico.
Rodrigues Mingas, secretário-geral da FLEC, explicou o ataque. «Lamentamos que o autocarro do Togo tenha sido atingido. Nós não atacamos deliberadamente um autocarro cheio de jogadores. Podia ser igualmente o autocarro da Costa do Marfim, ou um autocarro vazio. Estamos em guerra, todas as manobras são permitidas. Angola quer acreditar em paz efectiva em Cabinda, mas isso não acontece», disse

«Fomos atacados como cães», diz jogador
 
Em declarações à à cadeia de televisão francesa Infosport. Thomas Dossevi, avançado do Nantes, contou que a comitiva viveu momentos dramáticos. «Fomos metralhados como cães. Eles estavam armados até aos dentes... estivemos 20 minutos deitados por baixo dos assentos do autocarro», disse.
Dossevi explicou que, perante este ataque, a equipa pondera não disputar o CAN-2010: «Ninguém pensa jogar, não estamos capazes, pensamos acima de tudo na saúde dos feridos, porque havia muito sangue no chão. Não temos mais notícias, a não ser que foram transportados ao hospital.»

Jogo dos Astros adiado devido ao ataque
 
O Togo está incluído no Grupo B, o mesmo da Costa do Marfim, adversária de Portugal no Mundial, do Burkina Faso, orientado pelo português Paulo Duarte, e pelo Gana. Adebayor, jogador do Manchester City e grande estrela da equipa, saiu ileso do incidente.
As quatro selecções irão jogar no enclave de Cabinda, uma das províncias mais ricas de Angola, devido ao petróleo. No entanto, tem sido foco de tensão entre os separatistas da Frente de Libertação do Estado de Cabinda e o Governo de Luanda.
Entretanto, o Jogos dos Astros, que reúne Pelé, Eusébio, Figo, Rui Costa e outros, foi adiado de sábado para terça-feira, na sequência deste caso. A partida será realizada no Estádio da Cidadela, em Luanda.

PORTUGAL - Aprovado na AR do casamento entre pessoas do mesmo sexo...

Portugal e o nono pais a aprovar o casamento a pessoas do mesmo sexo.

A Assembleia da República aprovou, esta sexta-feira, a legalização do casamento civil entre pessoas do mesmo sexo. 

A aprovação aconteceu com os votos a favor do PS, Bloco, PCP e PEV e os votos contra de PSD, PP e duas deputadas do PS (Rosário Carneiro e Teresa Venda, ambas independentes do do Movimento Humanismo e Democracia eleitas pelo PS). Houve ainda a abstenção de sete deputados do PSD.



A noticia ja percorreu mundo.


Sites noticiosos de vários órgãos de informação estrangeiros deram destaque ao tema, de forma especial na Europa.

Em Espanha, os principais jornais destacaram o tema. «Sócrates qualifica a reforma de "momento histórico" no "combate contra a discriminação e a injustiça"», lê-se no «El País», que realça que a nova lei não contemplará a adopção.
O «El Mundo» também assinala este último dado. «Os casais de pessoas do mesmo sexo não poderão adoptar numa medida qualificada como "histórica" pelo Governo»
A palavra «histórica» é também utilizada pelo «ABC» no destaque dado a esta decisão do Parlamento e na forma como foi descrita por José Sócrates. 

No Reino Unido, a BBC destaca a notícia entre as principias do dia: «Parlamento de Portugal passa uma lei para legalizar casamento entre pessoas do mesmo sexo, mas rejeita propostas para permitir que casais homossexuais adoptem».
O «The Guardian» também noticia o tema, mas de forma mais discreta, assinalando que tornará «o país, predominantemente católico, o sexto da Europa a permitir o casamento gay».

Em França, o «Le Monde» também incluiu o asssunto num dos destaques da primeira página do site. «Portugal autoriza o casamento homossexual, mas não a adopção».
Mais discreto é o destaque no «Le Figaro», que assinala que «para ser definitivamente adoptado, o projecto de lei do governo socialista deverá passar pelas mãos do chefe de Estado, o conservador Aníbal Cavaco Silva, que dispõe do direito de veto».

O italiano «La Repubblica» também pega no assunto. «Sim de Portugal ao casamento gay», escreve, realçando também que se trata do «sexto país europeu a adoptar esta medida, que ainda deverá ser promulgada por Cavaco Silva e que não autoriza a adopção». 

Do outro lado do atlântico, o norte-americano «New York Times» realçou a notícia em grande destaque na primeira página, com direito a fotografia. «O Parlamento português passou uma lei permitindo o casamento gay no país mais católico romano, que tem ainda de ser ratificada pelo Presidente, que também pode vetá-la».

Mais a sul e em Português, o site da Globo, o G1, apresentou a notícia entre as principais da primeira página. «Parlamento de Portugal aprova lei que permite o casamento entre gays». O «Folha de São Paulo» também trata o assunto, mas sem grande destaque.

Do outro lado do planeta, ao australiano «The Sydney Morning Herald» o tema também não escapou. Ainda que só na secção de Internacional. «O Parlamento de Portugal aprova uma lei que legaliza os casamentos entre pessoas do mesmo sexo, menos de 30 anos depois do país ter revogado a proibição da homossexualidade», lê-se.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

ELVIS PRESLEY - O rei completario hoje 75 anos...



O rei ainda não foi deposto
Elvis morreu em 1977


Elvis Presley completaria hoje 75 anos, não fora o ataque cardíaco que lhe interrompeu a carreira e a vida em 1977. A morte trágica do cantor norte-americano acabou por engrandecer o mito. Agora, é, de novo, tempo de evocação, com a colectânea que sai neste mês.

Elvis é, sem dúvida, um dos maiores artistas do século XX. Isto mesmo o atestam os milhares de apreciadores do artista espalhados por todo o Mundo. Elvis pode, por vezes, parecer agonizar, mas não morre. O amor ao "rei" continua intocável e o seu 75º aniversário é mais um pretexto para fortalecer esses laços. A reedição de todos os seus discos, anunciada para este ano, e uma colectânea que sairá neste mês em Portugal são apenas um primeiro passo. A marca Elvis continua a ser uma mina de ouro e já terá rendido, de acordo com a revista "Forbes", cerca de 30 milhões de euros.





"É um mito ainda construído em vida, que, depois, se fortalece com a morte. Quando desaparece, de forma trágica, o mito já tinha o seu pedestal", diz, a propósito, José Jorge Letria, autor da biografia "Elvis rei do rock".

Para José Jorge Letria, "Elvis abriu a porta ao rock. Era um artista de palco extraordinário".

Fãs dos quatro aos 60 anos

Também o músico e cantor português Paulo Furtado (que muitos conhecem como Legendary Tiger Man) confessa ter algum fascínio pelo artista norte-americano. "Digamos que a minha relação com o Elvis tem sido de amor-ódio. Mas, nos últimos cinco, seis anos, admito que comprei muitos mais discos dele".

Paulo Furtado diz que sempre ouviu Elvis Presley, mas admite que nem todos as canções são do seu agrado. "As primeiras músicas, aquelas que, de certo modo, tornaram Elvis mais visível para o grande público, eram versões de temas que eram mais interessantes no original".

Contudo, Paulo Furtado reconhece não só o talento do chamado "rei do rock" como sublinha o facto de ser a ele "que se deve o grande empurrão dado ao rock, numa época em que a sociedade norte-americana era bastante fechada e preconceituosa. É impossível não ter respeito e admiração por esse feito".

De igual modo, José Jorge Letria acentua essa vertente inovadora, acrescentando que Elvis "foi um dos primeiros artistas a criar uma imagem de si próprio da qual ficou refém até ao fim da vida. Uma imagem com uma certa componente kitsch, é certo, mas perfeitamente reconhecível passados estes anos todos".

Este fascínio pelo "rei" atravessa gerações e cruza continentes. Mais de 30 anos depois da sua morte, Elvis Presley anima clubes de fãs, um pouco por todo o Mundo. A provar isso está o facto de o sócio mais velho do Burning Star (o clube de fãs português certificado oficialmente) ter 60 anos e o mais novo apenas quatro.

ESTADOS UNIDOS - Têm apenas 12 e 14 anos, mas, depois do roubo, fugiram a uma perseguição policial com cães e helicópteros...

A polícia norte-americana está a procurar duas jovens, supostamente com 14 e 12 anos, que assaltaram um banco, nos subúrbios de Cincinnati, no estado do Ohio, na terça-feira à tarde. De acordo com o jornal «Daily Mail», os funcionários do First National Bank nem queriam acreditar quando as duas meninas se dirigiram ao balcão, anunciando que tinham uma arma e que estavam ali para fazer um assalto. 

De acordo com a polícia, a caixa do banco entregou às assaltantes uma quantia não revelada. Entre as notas entregues estariam notas marcadas, passíveis de serem rastreadas, com o intuito de apanhar assaltantes.
As jovens acabaram por fugir e escaparam mesmo a uma perseguição policial, com cães e um helicóptero.


quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

LONDRES - Fotos da neve...


VISEU - 30 mortes nas estradas do distrito de Viseu em 2009...

Os dados provisórios do Conselho Distrital de Segurança Rodoviária apontam para a ocorrência de 30 mortos nas estradas da região em 2009. No dia em que foi dado a conhecer que em Portugal morreram mais de 700 pessoas em acidentes rodoviários, no distrito o número de mortes, comparativamente
com 2008, mantém-se

Os acidentes de viação nas estradas do distrito de Viseu fizeram 30 mortos no ano passado. Segundo os dados provisórios do Conselho Distrital de Segurança Rodoviária (CDSR), o número de vítimas mortais deverá manter-se igual ao registado em 2008, ano em que morreram 29 pessoas.

O CDSR ainda está a analisar os dados relativamente ao último trimestre do ano, o que, conforme referiu Leonel Gouveia, pode influenciar os dados finais. "O número de vítimas mortais poderá vir a baixar", explicou este responsável, frisando que certa é a redução de vítimas com ferimentos graves. "Em 2008 registaram-se 122 feridos graves, enquanto que no ano que passou o número baixou para 87", disse.

Ainda de acordo com os dados provisórios, as vias mais acidentadas são a EN16, a A25, a EN22 e a EN226. "Estas foram as estradas onde se registou um maior número de sinistros", relatou Leonel Gouveia, lembrando que no distrito, no entanto, não há "pontos negros".
Os dados provisórios não englobam o número total de acidentes, porque enquanto que as vítimas mortais, feridos graves e ligeiros são obtidos de um dia para o outro, através do sistema de antenas e enviados pelas forças de segurança, já os acidentes são difíceis de enviar com o mínimo de rigor.

"Todos os dados estão a ser devidamente analisados, desde a idade dos condutores, aos dias em que há mais acidentes, passando pelo tipo de sinistro e suas causas, para depois ser possível uma melhor actuação por parte das autoridades", ressalvou Leonel Gouveia, recordando que este ano o CDSR deu "especial atenção" aos atropelamentos. "Pela primeira vez vamos ter dados anuais sobre este tipo de sinistro", sustentou.

776 mortes
em todo o país
Os números da sinistralidade rodoviária no distrito acompanham a tendência nacional. Segundo os dados ontem anunciados pela Autoridade Nacional de Segurança Social (ANSR), nas estradas portuguesas morreram 738 pessoas, menos 38 que em 2008, quando se registaram 776 vítimas mortais.
Lisboa, com 79 mortos, Setúbal (75), Santarém (74) e Porto (73) foram os distritos com mais vítimas.
Já os distritos que registaram menos mortos em 2009 foram Portalegre, com nove, seguido de Bragança, com 10.
Os dados da ANSR, também provisórios, mostram também que no ano passado se registou uma diminuição dos feridos graves. Ao longo de 2009, ficaram gravemente feridas 2.567 pessoas, menos 39 que no ano anterior. Por sua vez, os feridos ligeiros aumentaram ligeiramente, passando de 41.327 em 2008 para 42.284 em 2009.
A ANSR também apresentou ontem os dados das Operações de Natal e Ano Novo realizadas pela PSP e GNR, que contabilizam, em conjunto, 27 vítimas mortais e 97 feridos graves.


PORTUGAL - Mestre Pedroto...

Fez ,na sexta-feira, 25 anos que faleceu o homem que ajudou a mudar o futebol português.

Fez na-feira, 25 anos que José Maria Pedroto faleceu. Mas o espírito e a lenda do Mestre perduram no tempo. Há uma marca que a história jamais apagará, uma marca profunda e indelével no crescimento e na afirmação do F. C. Porto e do futebol português.


Mestre Pedroto perdura no tempo
Legado de Pedroto ultrapassa o currículo desportivo

Para a história ficam os títulos como treinador - dois campeonatos nacionais e cinco Taças de Portugal. Mas o legado de Pedroto ultrapassa o currículo desportivo. É visto como um dos melhores técnicos portugueses de sempre, um homem de personalidade vincada, avançado no tempo, movido por uma astúcia e uma inteligência brilhantes. Era um condutor de homens, dotando as equipas de um misto de bom futebol e de uma vontade férrea de vencer. "Sem excelentes artistas não haverá excelentes orquestras", defendia.

Também era um homem de batalhas. Lutou contra o poder centralizado na capital e ajudou a construir o F. C. Porto como protagonista incontornável do futebol português, graças a uma parceria indestrutível com Pinto da Costa, na década de 70 do século passado. Ambos incutiram uma filosofia em que não bastava ter jogadores de qualidade, era preciso mais do que isso. "Os campeonatos não se ganham apenas com bons jogadores. A organização do clube é tão importante, ou mais, como o da equipa de futebol", sublinhava.

Dizia-se que foi ele que acabou com o mito da ponte, a barreira psicológica que levava os jogadores portistas a tremer quando atravessavam o rio Douro, em direcção a Lisboa. Foi sob o comando do Mestre que os dragões quebraram o jejum de 19 anos sem garantir o título de campeão nacional. Até 1977/ /78, um feito que seria repetido na época seguinte. Mas quando chegou às Antas, em 1976, a convite de Pinto da Costa, na altura chefe do departamento de futebol, o clube teve de convocar uma assembleia geral para aprovar o nome de Pedroto, que, em 1969, tinha trocado os dragões pelo Vitória de Setúbal, por divergências com o presidente Afonso de Magalhães.

Pela mão de Pedroto e o cunho de Pinto da Costa, nasce um F. C. Porto mais organizado e capaz de combater os grandes de Lisboa, à custa de um discurso afiado. É aí que nasce a célebre expressão pedrotiana - "roubos de igreja" -, sobre o facto de os poderes da arbitragem estarem enraizados em Lisboa e favorecerem Sporting e Benfica.

Pedroto nasceu a 21 de Outubro de 1928, em Lamego. Foi jogador do Leixões e do Belenenses, clube que trocou pelo F. C. Porto, nos anos 50, à custa de 500 contos (2500 euros na moeda actual), na altura a transferência mais cara do futebol português. Nas Antas, ganhou dois títulos (55/56 e 57/58).

Em 1959, iniciou uma brilhante carreira de treinador, com passagens por Académica, Leixões, Varzim e Boavista, onde conquistou duas Taças de Portugal. Também orientou a selecção nacional. Em 1980, saiu das Antas em solidariedade com Pinto da Costa, contra o presidente Américo de Sá, e treinou o Vitória de Guimarães. Regressou ao F. C. Porto em 1982 e levou a equipa à final da Taças das Taças (1983/84), mas a doença afastou-o do banco no grande jogo de Basileia. Nessa derrota nasceram as grandes conquistas que se seguiram...

MUNDO - Mau tempo...

A neve está a dificultar a vida a milhões de pessoas no norte e centro da Europa. Há zonas onde os transportes públicos estão praticamente paralisados, as escolas fechadas e o trânsito é caótico.

A Polónia, a Alemanha e a Inglaterra são os países mais afectados pelo rigor do inverno. Tempestade de neve no ar... aviões em terra. No aeroporto de Manchester, no norte de Inglaterra, vários voos foram cancelados.

O Reino Unido está mesmo em alerta, por causa das previsões de mais nevões no sul do país e também na região de Londres para as próximas horas. Centenas de escolas estão fechadas em Surrey, East and West Sussex, Gloucestershire, Cumbria, Buckinghamshire, Oxfordshire, West Berkshire, Hampshire, Dorset e Londres.

Os limpa-neves não têm descanso e alguns peões chegam ao limite de ter que usar equipamento de montanha para atravessar a rua.

Na capital da Alemanha, os berlinenses enfrentam temperaturas abaixo de zero. As previsões apontam para mais frio nos próximos dias e mais neve no fim-de-semana. No zoo de Berlim, os ursos polares aproveitam para se sentirem em casa, nem que seja por um dia.

Na vizinha Polónia, as paisagens são mais dignas da Escandinávia. Mas também os Estados Unidos e a Ásia estão a sentir o efeito de um tempo difícil.


quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

MICROSOFT - Office Professional 2010 beta...

Microsoft® Office Professional 2010 Beta

Office Professional 2010 combines all you need to create, edit and share documents from virtually anywhere. You get top-of-the-line tools to run your business and any project efficiently.

MUNDO - 156 Paises cantam...

LONDRES - Neve em 06 de Janeiro 2010

Grande nevão cai desde as 21 horas de ontem em Londres, que ainda não parou.
Desde o principio de Dezembro que começou o frio e vai prolongar pelo menos ate Fevereiro com mais neve esperada e temperaturas para a noite a chegar os 10 graus negativos e de dia os 4 graus negativos. E o pior Inverno desde 1967.
Espera - se para amanha céu limpo mas a partir de Sexta-Feira 08-01-2010 esta previsto mais neve ate Terça-Feira 12-01-2010.
Para lembrar que em 1810 houve 3 meses seguidos sem parar de nevar que foi o pior nevão da historia com temperaturas a chegar aos 25 graus negativos.

Veja o vídeo da neve que esta a cair hoje 06-01-2010 aqui em Londres.


CALIFORNIA - Novo smartphone da Google...

..A Google apresentou esta terça-feira oficialmente o esperado Nexus One, o novo telemóvel da empresa. O aparelho, fabricado pela HTC foi divulgado numa conferência de imprensa realizada na sede da empresa, em Mountain View, Califórnia.

O Nexus One é um smartphone com ecran touchscreen de 3,7 polegadas. Usa o sistema operacional Android 2.1, 512 MB de memória RAM e cartão microSD de 4 GB (expansível para 32 GB), câmara de cinco megapixels, ligação WiFi e rádio. O preço em Portugal deverá rondar os 370 euros.

A Google apresentou ainda a nova loja online, que tem como objectivo disponibilizar uma forma eficiente de ligar os utilizadores aos telemóveis com o sistema Android. A nova loja on-line e respectiva experiência de utilização foram pensadas tendo como foco a simplicidade, garante a empresa.

Através da loja on-line acessível emwww.google.com/phone link externo, os consumidores poderão comprar o Nexus One desbloqueado ou com um plano associado a um dos operadores de telecomunicações associados à Google.

À medida que novos telemóveis chegarem ao mercado através deste novo canal, os consumidores irão beneficiar da possibilidade de fazerem coincidir o telemóvel escolhido com o plano de serviço que melhor responda às suas necessidades. Os preços e os planos de serviços estarão disponíveis no próprio Web site.

Até agora, a Google tem estado atrás da Apple no mercado de smartphones, mas a empresa já tinha feito uma leve incursão ao lançar em 2008 o seu próprio sistema operacional, o Android, já utilizado em diversos modelos de diferentes empresas.

«O Nexus One pertence a uma nova classe emergente de dispositivos apelidados de superphones e vem equipado com um processador 1GHz Qualcomm Snapdragon que o torna tão potente como um computador portátil de há 3 ou 4 anos. Esta é a nossa forma de elevarmos a fasquia sobre o que é possível fazer para melhorar a experiência móvel para os utilizadores» explicou Andy Rubin, Vice-Presidente da área de Engenharia.

«Pretendemos trabalhar com os fabricantes de telemóveis e operadores de telecomunicações para fazer chegar mais telemóveis ao mercado através deste canal global», adiantou.

NASA - Mais cinco planetas...

O telescópio Kepler, da Nasa, detectou pela primeira vez desde que entrou em operação cinco planetas fora do nosso Sistema Solar. O tamanho dos planetas varia de um raio quatro vezes maior do que o da Terra até planetas muito maiores do que Júpiter.

Segundo informação oficial link externo da Nasa, o telescópio, que foi lançado no ano passado para procurar planetas com características semelhantes às da Terra, fez estas descobertas poucas semanas depois de entrar em funcionamento. Os novos planetas receberam os nomes de Kepler 4b, 5b, 6b, 7b e 8b e foram anunciados num encontro da Sociedade Astrónoma Americana, em Washington.

Todos estes planetas circulam muito próximos das suas estrelas principais, seguindo órbitas que variam ente 3.2 até 4.9 dias. Esta proximidade, bem como o facto das suas estrelas principais serem muito mais quentes do que o nosso sol significa que os novos planetas têm temperaturas extremamente elevadas, estimadas entre 1.200ºC e 1.650º C.

«Os planetas encontrados são todos mais quentes do que lava derretida e brilham de tão quentes que estão», disse Bill Borucki, o cientista da Nasa que lidera a missão do Kepler no centro de pesquisas Ames, em Moffett Field, Califórnia.

A Nasa espera que a sensibilidade do Kepler leve à descoberta de planetas não apenas de tamanho semelhante ao da Terra, mas que orbitem em torno dos seus sóis a uma distância mais favorável à existência de vida, onde haja também potencial existência de água na superfície.

ALMADA - Utentes das urgências do Hospital Garcia de Orta, em Almada, desesperam...

As urgências do Hospital Garcia de Orta, em Almada, estão cheias e há utentes à espera de serem atendidos há 20 horas.


terça-feira, 5 de janeiro de 2010

PORTUGAL - Chuva já não dura muito, mas vem aí o frio...


A chuva que tem atingido Portugal nos últimos dias vai manter-se durante esta terça-feira. A previsão do Instituto de Meteorologia aponta para chuva para todo o território nacional e nos próximos dias deverá verificar-se uma descida das temperaturas. Nas regiões do interior, a temperatura mínima deverá mesmo registar valores negativos.

Mas se nos próximos dias, o frio não deverá faltar, a chuva promete parar a meio da semana. A precipitação começa já a diminuir gradualmente a partir de terça-feira.

Esta terça-feira, a zona sul está em alerta amarelo devido ao mau tempo. No litoral é a ondulação do mar que ameaça causar problemas. As ondas deverão chegar aos 5 metros.

Nas terras altas, a maior preocupação é o vento que deverá soprar forte com rajadas.

MUNDO - Crianças adoptadas em «Meninos do Mundo»....

Veja o vídeo da reportagem

Portugal vai lá fora buscar os seus filhos mas deixa que crianças libertas para adopção sejam adoptadas por estrangeiros. Só na Suíça vivem mais de 70 crianças portuguesas que foram adoptadas por cidadãos suíços porque em Portugal ninguém as quis adoptar.
Quem são as nossas crianças adoptadas por estrangeiros? Qual a sua história? Porque não encontram famílias que as adoptem em Portugal? Porque é que cada vez mais casais portugueses vão ao estrangeiro adoptar os seus filhos? Como se podem ler as incongruências dos números da adopção?

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

GOUVEIA - Acto de vandalismo está a ser investigado pela PJ...

Cinco viaturas foram destruídas pelo fogo em Vinhó, concelho de Gouveia. O alerta foi dado aos Bombeiros Voluntários de Gouveia cerca das 06:20, após os automóveis terem sido vistos a arder na via pública.

Segundo uma fonte da GNR disse à agência Lusa, «ninguém deu conta de nada» e as viaturas já estavam irremediavelmente queimadas quando chegaram ao local onze elementos dos BVG, apoiados por três viaturas. O caso está já a ser investigado pela Polícia Judiciária da Guarda.


GAIA - «causa biológica»