Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Primeira pagina - parte 1

Cem tribos continuam por descobrir no mundo

Cem tribos continuam por descobrir no mundo
Foi encontrada uma nova tribo no parque de Kugapakori Nahua Nanti, na selva amazónica do Peru. Este é um dos 15 grupos indígenas do Peru que vivem em auto-isolamento.

"É inacreditável que em pleno século XXI ainda haja populações que estejam à margem do mundo globalizado." O espanto do ministro da Cultura do Peru deve-se à descoberta de uma nova tribo no parque de Kugapakori Nahua Nanti, na selva amazónica do país. Mas a admiração de Juan Ossio será ainda maior por este ser apenas um dos 15 grupos indígenas do Peru que vivem em auto-isolamento e que nunca foram contactos pela "civilização". Segundo organizações internacionais no terreno, em todo o mundo, estima-se que cerca de cem tribos rejeitem contactos com o exterior. Estas são as pessoas mais vulneráveis do planeta.
Tal como a maioria dos grupos que ainda são desconhecidos, também o agora encontrado tem de fugir dos madeireiros e dos colonos que invadem o seu território. As provas da sua existência foram recolhidas durante uma expedição que durou mais de ano e meio - entre Janeiro de 2009 e Setembro deste ano - do Instituto Para o Desenvolvimento dos Povos Andinos, Amazónicos e Afro-Peruanos: lanças, flechas, recipientes de casca e bolsas feitas de fibra vegetal.

Os expedicionários, que criaram cinco postos de controlo nas fronteiras do parque, realizaram ainda vídeos e tiraram fotografias aos nativos e a pequenas cabanas feitas com ramos de palmeiras, estas já conhecidas das autoridades a partir de outros estudos.

Mas mais do que base para investigações, os postos de controlo visam sobretudo evitar que a reserva seja invadida por pessoas sem autorização, como madeireiros ou simples locais. Como aconteceu em Outubro na região de Madre de Dios, na fronteira com o Brasil, quando os indígenas feriram com uma lança um adolescente de 14 anos que invadiu o seu território.

Mais de um ano antes, novo exemplo dos perigos da colisão dos dois mundos, mas agora de sentido contrário: uma tribo peruana teve de fugir para o Brasil para escapar ao avanço dos exploradores de madeira.

"Todas estas pessoas enfrentam ameaças terríveis." A organização não governamental Survival International (Sobrevivência Internacional) alerta que, se nada for feito para as proteger, "estas tribos correm o risco de desaparecer completamente". Desde logo porque não têm imunidade contra as nossas doenças, o que, aliado à destruição do seu território, leva a Survival International a rotular estas populações como as mais vulneráveis do planeta.

"Tudo o que sabemos sobre estes indígenas isolados indica que eles procuram manter esse isolamento. Nas raras ocasiões em que são vistos, eles fazem questão de mostrar que querem ficar sozinhos", revela a ONG que luta pela preservação do território e estilo de vida de tribos em todo o mundo.

O que explica, por exemplo, a reacção de tribos como a que foi descoberta no ano passado, também na fronteira entre o Peru e o Brasil, que se mostrou hostil para com os invasores.

Entre as 15 comunidades peruanas que se mantêm complemente incontactáveis nas regiões mais remotas da selva amazónica estão as tribos cacataibo, isconahua, matsigenka, mashco-piro, mastanahua, murunahua, nanti e yora.

DN

Decidiu perder peso depois de se ver gordo no Street View

Um britânico de 56 anos decidiu perder peso depois de se ter visto muito gordo numa imagem do Sreet View, a ferramenta do Google que fotografa várias cidades.

Bob Mewse pesava cerca de 134 kg quando se viu na fotografia, mas agora pesa 89 kg. Perdeu, portanto, 45 kg após a sua decisão, conta o «Telegraph».

«Eu fiquei em choque quando vi aquela foto. Eu estava enorme. Já estava a pensar perder peso há algum tempo, mas depois de ver aquela imagem eu sabia que tinha de fazer alguma coisa», contou.

TVi24

Computador no colo afecta qualidade do esperma

Utilizar o computador portátil no colo pode afectar a qualidade do esperma. O alerta é feito num estudo da State University of New York e publicado na revista «Fertility and Sterility».

O coordenador do estudo, Yelim Sheynkin, diz, citado pelo jornal brasileiro «Folha de São Paulo», que há pouco a fazer para resolver este problema. A única coisa a fazer é trabalhar com o portátil em cima da mesa.

Os autores do estudo mediram a temperatura do escroto de 29 jovens que trabalhavam com os portáteis sobre os joelhos. Mesmo com a utilização de um suporte para computador, os escrotos dos jovens sobreaqueciam com grande rapidez. Ora, esse sobreaquecimento não é saudável para a qualidade dos espermatozóides.

«Depois de apenas dez ou 15 minutos, a temperatura dos escrotos já está acima do que consideramos seguro. Mas os homens nem percebem», disse Yelim Sheynkin.

A anatomia humana está preparada para que os testículos estejam a uma temperatura mais baixa do que a do restante organismo. Por isso mesmo, eles ficam fora do organismo e não dentro. Essa diferença de temperatura é fundamental para a produção do esperma e fica ameaçada com o calor produzido pelos portáteis, quando utilizados no colo.

O aumento de um grau na temperatura do escroto é suficiente para prejudicar a qualidade do esperma. E não é só o calor produzido pelo funcionamento do computador que se torna prejudicial. Trabalhar com o portátil sobre os joelhos exige manter as pernas imóveis e fechadas. Depois de uma hora nessa posição, os cientistas constataram que a temperatura dos testículos sobe 2,5ºC.

TVi24

Casal diz «sim» pela 83ª vez e tenta bater recorde

Uma mulher australiana e o marido casaram este sábado pela 83ª vez, ficando a 17 passos de concretizar o desejo de realizar uma centena de cerimónias matrimoniais.

Como participantes num concurso irlandês que os acompanha na sua renovação de votos à volta do mundo, Mark e Denise Duffield-Thomas voltaram a dizer «sim» numa piscina de Queensland, na Austrália, igualando-se ao número máximo de casamentos celebrados por um casal registado pelo Guiness, informou a FOX.

O jovem casal, que atou o nó em Agosto do ano passado no Reino Unido e voltou a repetir a cerimónia numa praia australiana, ganhou o prémio «Ultimate Job in The World» (o emprego mais insólito do mundo,em português) numa competição organizada por uma empresa irlandesa.

Desde a vitória, o casal tem renovado votos em sítios como masmorras, grutas, lagunas cheias de tubarões e ruínas de igreja privada de um eremita.

Mais de 1 500 pessoas concorreram para o mesmo «trabalho»

TVi24

Brasil: Tiririca escreveu mal nove em cada dez palavras do ditado

O palhaço Tiririca, o deputado federal mais votado nas eleições brasileiras, poderá ter de realizar novamente o teste de alfabetização para provar que sabe ler e escrever, requisitos necessários para assumir o cargo.

Depois de ter errado nove em cada dez palavras do ditado que realizou na quinta-feira, o Ministério Público Eleitoral anunciou que vai apresentar recurso para que seja submetido a uma nova prova.

«Em situações análogas, o Tribunal Superior Eleitoral considerou que seria alfabetizado quem acertasse 30 por cento de um teste. Eu não vi 30 por cento de acerto no ditado, disse o promotor Maurício António Ribeiro, citado pela Lusa. «De dez vocábulos que escreveu, ele errou nove».

Aloísio Sérgio Rezende Silveira, o verdadeiro nome de Tiririca, foi votado por 1,35 milhões de eleitores e tomará posse a 17 de Dezembro, independentemente da sentença que seja tomada pelo Tribunal Regional Eleitoral.

Depois dessa altura, caberá ao Supremo Tribunal Federal analisar o processo.

TVi24

Primeira pagina - parte 2

Vingança em noite mágica com quatro 'olés' à portuguesa

Vingança em noite mágica com quatro 'olés' à portuguesa
Ronaldo abriu o baile, Nani dançou e a equipa humilhou  a campeã do mundo e da Europa. Paulo Bento conquistou o povo

Uma noite mágica, sublime e inesquecível da selecção portuguesa que humilhou a equipa espanhola, "apenas" a campeã do mundo e da Europa. O resultado final foi 4-0, mas podia ter sido 5-0, não fosse o árbitro francês ter invalidado (mal) uma obra-prima de Cristiano Ronaldo. A goleada à rival Espanha, com quem houve muitos encontros e desencontros em tantos séculos de história, foi a melhor forma de assinalar o Centenário da República.

Mais. A vitória esmagadora e a exibição da equipa das quinas acabou com o fantasma recente de uma equipa coitadinha que tinha de ter todas as cautelas para não perder. Foi assim no Mundial 2010, em que Portugal foi eliminado pela Espanha. Aliás, Ronaldo pareceu mesmo querer vincar essa ideia ao iniciar o jogo a toda a velocidade, com malabarismos e fantasia que irritaram especialmente Sergio Busquets, que parecia vir com indicações para lesionar a estrela portuguesa... afinal há um Barcelona-Real Madrid no dia 29.

Só que nem isso tirou força à selecção que chegou ao intervalo a vencer por 1-0, graças a um golo de Carlos Martins, após mais uma pequena maravilha de CR7. Uma vantagem merecida, apesar de os espanhóis terem tido boas oportunidades para marcar. Não o fizeram e, no segundo tempo, sem o cérebro Xavi e o génio de Iniesta, os campeões do mundo perderam o rumo. É verdade que Ronaldo também ficou no balneário, mas Paulo Bento deixou em campo Nani, que motivado pelo 24.º aniversário, destroçou o que restava da armada espanhola, bem acompanhado por Moutinho e Postiga. O avançado do Sporting aproveitou um passe do extremo do Manchester para marcar de calcanhar a Casillas. Fabuloso!

Seguiu-se mais um de Postiga e a fechar outro de Hugo Almeida, perante os olés que tornavam cada saída de Portugal para o ataque um pesadelo para o guarda-redes Casillas, que não contou com a namorada Sara Carbonero junto à baliza. Foi um final apoteótico a merecer estádio cheio, tendo ficado a certeza que Paulo Bento já reconquistou o povo após dois anos de angústia.

Veja o vídeo do golo anulado a Cristiano Ronaldo:


Veja aqui os golos de Portugal
 
 
 
 
 
DN

Demitida por ter «seios demasiado grandes»

Uma norte-americana, Amy-Erin Blakely, de 43 anos, alega ter sido demitida por os seus seios serem «grandes demais».

De acordo com o jornal «Telegraph», o patrão disse-lhe para esconder os seios por serem demasiado grandes. Era «demasiado sensual» para ser promovida.

Os colegas afirmaram que não se conseguiam concentrar no trabalho, pelo que foi avisada para esconder os seios. Amy-Erin Blakely disse que sempre se vestiu de forma profissional, que era uma funcionária exemplar e que nunca tinha sido repreendida.

«Eu só pedi para ser julgada pelos meus méritos. Em vez disso, eu era julgada pela minha aparência e pelo tamanho dos meus seios», disse a norte-americana.

Amy-Erin Blakely tem um processo em tribunal contra a companhia.

TVi24

Taxa de desemprego sobe para 10,9%. Novo recorde

A taxa de desemprego em Portugal subiu para 10,9%, no terceiro trimestre do ano, um novo valor recorde.

O número de desempregados passou a barreira das 600 mil pessoas, o valor mais alto desde que há registo, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Trata-se de uma subida de 1,1 pontos percentuais face ao período homólogo e de 0,3% pontos face ao segundo trimestre do ano.

O valor compara com os 10,6% registados no último trimestre e com os 9,8% assinalados no mesmo período do ano passado. Esta taxa - agora registada - é a mais alta desde o início da série do INE, que começa em 1998.

Há agora mais de 609 mil desempregados no País, mais 11,3% do que há um ano. Em relação ao trimestre anterior, o acréscimo é de 3,3%.

Já a população empregada cifra-se em 4 963,6 mil pessoas, menos 54 mil do que há um ano e menos 28 mil face aos três meses anteriores.

Ministra mantém meta para este ano

A ministra do Trabalho reagiu entretanto a estes valores, considerando que a taxa não implica uma revisão da meta para 2010 e lembrou que o crescimento neste período é habitual. «Neste momento, não», afirmou a ministra, quando questionada pela Lusa sobre se o aumento de 0,3 pontos percentuais na taxa de desemprego do segundo para o terceiro trimestre implica uma revisão das metas para 2010, que são de 10,6 por cento.

«Vamos ver o comportamento até final do ano, [até porque] os dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional mostram que houve uma queda das entradas no desemprego em Outubro, e a conclusão que tiramos, ao longo do ano, é que existe alguma volatilidade na forma como o desemprego evolui positiva e negativamente, [por isso] é prematuro dizer que vamos rever as metas», afirmou a ministra do Trabalho.

Desemprego de longa duração continua a subir

De acordo com o INE, a taxa de desemprego dos homens foi de 9,6% e a das mulheres chegou aos 12,4%. Ambas subiram, face ao trimestre homólogo [0,5 e 1,8 pontos respectivamente] mas apenas a das mulheres aumentou face ao trimestre passado.

Os mais jovens e os portugueses com mais de 45 anos continuam a ser os mais afectados por este flagelo. Houve um aumento «do desemprego de indivíduos com 45 e mais anos [20,6 mil indivíduos] e dos jovens entre os 25 aos 34 anos [18,8 mil]», explica ainda o INE.

Também o desemprego de longa duração subiu 33,9% face ao período homólogo, enquanto o número de pessoas inscritas há menos de um ano caiu 7,6%.

Por regiões, o Norte continua a liderar com uma subida [do desemprego] de 13,2% e o Algarve regista um acréscimo de 12,8%.

Apesar de a taxa ter atingido um valor histórico, a subida foi a menor observada nos últimos dois anos entre o segundo e o terceiro trimestres.

De acordo com os dados do INE, a taxa de desemprego entre Julho e Setembro aumentou 0,3 pontos percentuais face ao trimestre anterior, quando em 2009 a variação tinha sido de 0,7 por cento e em 2008 de 0,5 por cento.

Em termos homólogos, a taxa de desemprego aumentou 1,1 pontos percentuais no terceiro trimestre deste ano e 2,1 pontos percentuais em igual período de 2009, enquanto em 2008 tinha recuado 0,2 pontos percentuais.


TVi24

Descobertas três novas espécies de anfíbios

Descobertas três novas espécies de anfíbios
Biólogos procuravam outro sapo e foram surpreendidos pela descoberta.


Uma equipa de biólogos que procurava na floresta tropical do Oeste da Colômbia sinais de algumas rãs que há muito não eram avistadas acabaram por encontrar três novas espécies até agora desconhecidas. "Uma inesperada recompensa, que demonstra uma vez mais a extraordinária biodiversidade que caracteriza as florestas tropicais" da América do Sul, comentou o líder da expedição, Robin Moore, especialista em anfíbios da organização Conservation International, que promoveu a missão.

A equipa, que incluía também cientistas colombianos da Fundacion ProAves, esteve em Setembro e Outubro nas regiões colombianas de Chocó e Antioquia, no âmbito do programa "À procura das rãs perdidas", lançado pela Conservation International, para tentar localizar cerca de uma centena de espécies de anfíbios que poderão estar à beira da extinção ou mesmo já extintas. As equipas distribuíram-se por 19 países e a Colômbia foi um deles.

Durante mais de uma semana, o grupo liderado por Robin Moore vasculhou as florestas do Oeste do país, mas não obteve qualquer resultado.

"Depois de vários dias à procura do sapo-de-bico Rhinella rostrata sem sucesso, o moral da equipa estava muito em baixo", contou Robin Moore. "No entanto", sublinhou, "encontrar estas três novas espécies foi como uma injecção de adrenalina".

Para o investigador, identificar três novas espécies em tão pouco tempo é sobretudo uma demonstração da "incrível biodiversidade destas florestas relativamente inexploradas e da sua importância para a conservação".
Dois sapos e uma rã constituem o tesouro que a equipa trouxe da Colômbia.

Os dois sapos são de bico, um deles do género Rhinella. O outro, que mede quatro centímetros e tem uns olhos raros, de um vermelho brilhante, não está ainda identificado.

A rã, do género Silverstoneia, pertence a um grupo de rãs que produzem toxinas (veneno) na pele e que já forneceram muitos químicos úteis para a farmacopeia humana. Esta espécie vive junto aos cursos de água e tem cores vivas, nomeadamente nas patas traseiras, que são de um vermelho intenso.

Antes desta tripla descoberta na Colômbia ontem anunciada pela equipa, o programa da Conservation International já tinha resultado, nos últimos dois meses, na detecção de três anfíbios que se julgavam extintos. São eles uma salamandra do México, que foi descoberta em 1941 e não era avistada desde então; uma rã da Costa do Marfim que não se via desde 1967, e uma outra do Congo, que se julgava desaparecida desde 1979.

DN

Advogado de Bruno apanhado a fumar 'crack'

Advogado de Bruno apanhado a fumar 'crack'
Ércio Quaresma, que defende o antigo guarda-redes do Flamengo no caso da suposta morte de Eliza Samudio, admitiu que foi viciado na droga.


Ércio Quaresma, o advogado de Bruno, antigo guarda-redes do Flamengo, foi apanhado num vídeo difundido pelo jornal brasileiro do SBT a fumar 'crack'.

Ércio concedeu uma entrevista ao jornal "O Dia" onde confessou que foi viciado naquela droga. E resolveu admitir o vício porque sabia que mais tarde ou mais cedo o vídeo seria difundido por uma televisão brasileira.
No vídeo, o advogado de Bruno (antigo guarda-redes do Flamengo que se encontra detido e é suspeito de ter morto a ex-amante Eliza Samudio), aparece numa favela de Belo Horizonte a consumir droga e a falar com um traficante.

Ércio Quaresma, de 46 anos, está a fazer um tratamento com o psiquiatra Ronaldo Laranjeira. E juntos estão a escrever um livro chamado "Bico na Lata" que fala precisamente sobre a luta contra o vício do 'crack'.

Veja aqui o vídeo:



DN

Advogado de Bruno apanhado a fumar 'crack'

Advogado de Bruno apanhado a fumar 'crack'
Ércio Quaresma, que defende o antigo guarda-redes do Flamengo no caso da suposta morte de Eliza Samudio, admitiu que foi viciado na droga.


Ércio Quaresma, o advogado de Bruno, antigo guarda-redes do Flamengo, foi apanhado num vídeo difundido pelo jornal brasileiro do SBT a fumar 'crack'.

Ércio concedeu uma entrevista ao jornal "O Dia" onde confessou que foi viciado naquela droga. E resolveu admitir o vício porque sabia que mais tarde ou mais cedo o vídeo seria difundido por uma televisão brasileira.
No vídeo, o advogado de Bruno (antigo guarda-redes do Flamengo que se encontra detido e é suspeito de ter morto a ex-amante Eliza Samudio), aparece numa favela de Belo Horizonte a consumir droga e a falar com um traficante.

Ércio Quaresma, de 46 anos, está a fazer um tratamento com o psiquiatra Ronaldo Laranjeira. E juntos estão a escrever um livro chamado "Bico na Lata" que fala precisamente sobre a luta contra o vício do 'crack'.

Veja aqui o vídeo:



DN

GNR recupera duas toneladas de castanhas roubadas

A GNR de Bragança recuperou duas toneladas de castanha roubadas de um armazém e identificou os alegados autores do furto. O produto do roubo poderia render, pelo menos, cerca de dois mil euros, avança aquela força de segurança, citada pela Lusa.

A castanha estava já armazenada em sacas, numa aldeia do concelho e pronta a ser comercializada, quando foi furtada de um armazém em Santa Comba de Rossas. Os suspeitos do furto são três jovens, dois deles menores, com idades de 16, 17 e 19 anos, de acordo com informação divulgada pelas Relações Públicas da GNR de Bragança.

A GNR teve conhecimento do furto na manhã de terça-feira e, no mesmo dia, os militares do núcleo de investigação criminal e do posto territorial de Bragança recuperam os dois mil quilos de castanha.

De acordo com a fonte, este tipo de crime ocorre com alguma frequência nesta época do ano que coincide com a apanha da castanha, um dos produtos agrícolas mais rentáveis na actualidade.

Os indivíduos foram constituídos arguidos, ficando sujeitos apenas à medida de coação mais leve, o Termo de Identidade e Residência.

TVi24