Duas pessoas que visitaram o México estão isoladas num hospital escocês.
As autoridades sanitárias do Reino Unido confirmaram hoje dois casos de gripe suína, duas pessoas que visitaram o México e se encontram isoladas num hospital de Airdrie, na Escócia, anunciou a ministra da Saúde do governo escocês, Nicola Sturgeon.
Entretanto, o ministro da Saúde do Reino Unido, Alan Johnson, disse que as autoridades britânicas identificaram até agora 25 casos suspeitos de gripe suína, dos quais apenas três pessoas estão hospitalizadas, disse hoje o ministro da Saúde, Alan Johnson.
Oito deram negativo nos testes ao vírus de gripe suína mas 17 continuam sob vigilância médica, disse o ministro, durante uma declaração aos deputados britânicos, na Câmara dos Comuns.
O nível de alerta não aumentou mas o ministro confirmou terem aumentado os meios de controlo nos aeroportos e postos marítimos para identificar pessoas com sintomas suspeitos.
Passageiros provenientes da Cidade do México estão a ser questionadas dentro dos aviões nos aeroportos de Heathrown e Gatwick sobre eventuais sintomas e locais que visitaram no México.
Mas existem notícias de voos em que não foi feito qualquer controlo a passageiros vindos de férias, nomeadamente de Cancun.
O ministro da Saúde reiterou que as autoridades britânicas têm à disposição antivíricos suficientes para tratar 33 milhões de pessoas, ou seja, metade da população.
"O Reino Unido está a preparar-se para uma pandemia de gripe há cinco anos", justificou.
O director-geral da Saúde, Liam Donaldson, considerou hoje "inevitável a certa altura" que o país registe casos de gripe suína.
"Se conseguirmos identificar cedo e tratar as pessoas e aquelas à sua volta, talvez consigamos reduzir o contágio", acrescentou, em declarações à BBC Radio 4.
Sem comentários:
Enviar um comentário