Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

sábado, 10 de outubro de 2009

BOA SORTE PARA A SELECAO DE PORTUGAL

FORCA PORTUGAL

Abusou a filha e agora tem pena suspensa...



O Tribunal de Paredes condenou, ontem, sexta-feira, um homem, de 38 anos, a cinco anos de prisão, com pena suspensa, por três crimes de abuso sexual contra a filha, de 11 anos. O homem não esteve presente na leitura do acórdão.


O caso remonta ao período entre Julho e Setembro de 2007. António encontrava-se sozinho em casa com a filha, no dia em que a menina fazia 11 anos. O tribunal deu como provado que o homem entrou no quarto da filha, nesse dia, e despiu-a, vindo mesmo a mostrar os órgãos genitais. A criança, confrontada com a atitude do pai, fugiu para outra parte da casa e fechou- -se, evitando qualquer contacto com o homem.


Dias antes, tinha havido uma outra tentativa de abuso sexual, e também dessa vez, a menina conseguiu resistir aos intentos do progenitor.


Finalmente, em Setembro, uma terceira tentativa foi perpetrada contra a criança, tendo o pai chegado ao pormenor sórdido de ejacular defronte da menina que conseguiu fugir. Só que, desta vez, a criança foi pedir auxílio a casa de uma vizinha, a quem contou o sucedido.


Rapidamente, as autoridades foram alertadas para a situação tendo o indivíduo sido identificado pela GNR e detido pela PJ do Porto. Ficou impedido de contactar a filha e sujeito a apertadas apresentações periódicas no posto policial mais próximo da residência onde passou a viver. É que a mulher (mãe da criança) ao ser confrontada com os factos relatados pela filha, pediu o divórcio, que obteve.


Ao longo de várias sessões de audiência de julgamento, todas à porta fechada, e com pedido de exclusão de publicidade, por parte do tribunal, o homem referiu várias vezes não se lembrar dos actos cometidos.


Por ordem do tribunal, o arguido foi sujeito a exames médicos do foro psicológico, vindo a ser considerado imputável, embora lhe tenha sido diagnosticada uma limitação cognitiva.


O indivíduo estava acusado de três crimes de abuso sexual e de um crime de coacção sexual sobre menor, não tendo sido provado este último crime.


Na rápida leitura da sentença, a juíza Ana Paula Oliveira, que presidiu ao colectivo, classificou o caso como "grave" e sublinhou a coragem da menina ao relatar os factos. Aliás, o tribunal considerou mesmo "consistente" o depoimento da menor, que relatou objectivamente os vários episódios.


Além de ter sido condenado a cinco anos de prisão com pena suspensa, o arguido está impedido de exercer o poder paternal por igual período. A trabalhar em Espanha, vive longe da família. A advogada de defesa, Sandra Martins, só vai decidir se apresenta ou não recurso da decisão judicial, após a leitura do acórdão.



«Não mereço o Prémio Nobel da Paz»...


«Honrado e profundamente surpreendido», mas com vontade de continuar a unir o mundo em torno de objectivos comuns que possam resolver os principais desafios do século. Barack Obama falou pela primeira vez depois do anúncio da atribuição do Nobel da Paz link externo.


Garante que não era esta a forma como esperava acordar hoje, mas rapidamente voltou à realidade, depois da filha Malia lhe ter lembrado que o pai tinha recebido a notícia no dia em que Bo, o cão de água português que os Obama adoptaram, comemora o primeiro aniversário. Sasha, a outra filha, aproveitou o momento para reclamar mais atenção: «Temos um fim-de-semana prolongado à porta». «É bom ter filhos para manter as coisas numa certa perspectiva», desabafou Barack.


«Não vejo como reconhecimento das minhas conquistas, mas como uma afirmação da liderança americana em nome das aspirações de ajudar as pessoas e todas as nações. Para ser sincero, não sinto que mereça estar na companhia de figuras tão transformadoras que foram honradas com este prémio. Homens e mulheres que me inspiraram e que inspiraram todo o mundo devido às suas causas», frisou.


«Sei que, durante a história, o Prémio Nobel da Paz, não foi usado para honrar apenas conquistas específicas, mas também como forma de incentivar algumas causas. É por isso que irei aceitar este prémio como um apelo à acção, um apelo a todas as nações para confrontar os desafios comuns do séc. XXI. Estes desafios não podem ser cumpridos por um só líder ou nação e é por isso que a minha administração tem feito um esforço para estabelecer uma nova era de compromisso em que todas as nações têm de assumir a responsabilidade de um mundo que procuramos», alerta.


Novas formas de usar a energia


Obama define problemas concretos: «Não podemos tolerar um mundo em que as armas nucleares alastram a mais nações, em que o terror de um holocausto nuclear possa colocar em perigo mais pessoas. É por isso que começamos a tomar medidas concretas para perseguir um mundo sem armas nucleares. Todas as nações têm o direito de ter energia nuclear limpa, mas as nações têm a responsabilidade de demonstrar as suas intenções pacíficas».


A questão ambiental não foi, por isso, esquecida. «Não podemos aceitar a ameaça crescente das mudanças climáticas, que poderão prejudicar para sempre o mundo que passaremos para os nossos filhos. Semeando conflito, fome, ameaçando as costas e esvaziando cidades. É por isso que todas as nações têm de partilhar responsabilidades para transformar a forma como usam a energia.


Obama também acredita num futuro de maior tolerância, citando o caso de Israel e Palestina, onde é necessário encontrar soluções concretas para uma vida em paz.
Mas, a realidade é bem dura e o líder americano sabe que tem uma responsabilidade acrescida. «Sou o Comander in chief de um país que é responsável por acabar uma guerra e trabalhar num outro campo ante um adversário que directamente ameaça o nosso povo e os nossos aliados. Também estou ciente de que o mundo ainda enfrenta o impacto de uma crise económica global, que deixou milhões de americanos à procura de emprego. Estas são preocupações com que me confronto todos os dias em nome do povo americano».



O trabalho tem de ser partilhado, porque será impossível acabar com as armas nucleares durante a sua Presidência, durante a sua vida. «Sei que estes desafios podem ser cumpridos , desde que sejam reconhecíveis como desafios que não têm de ser cumpridos por uma pessoa ou uma nação sozinhos. Esta guerra não está dependente dos esforços da minha administração, mas dos esforços corajosos de pessoas em todo o mundo».


Obama acredita na paz, fala dos protestos no Irão, da resistente birmanesa Aung San Suu Kyi, dos soldados americanos que continuam a morrer no Afeganistão, dos «homens e mulheres em todo o mundo que sacrificam a sua segurança e a sua liberdade, muitas vezes a sua vida, pela paz».

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Uma das vítimas, vereadora do PS em Nelas, era a mandatária da coligação PSD-CDS/PP...


Primas e amigas, uma delas advogada, foram ontem, quinta-feira, a Viseu fazer uma escritura. No regresso a Nelas, à hora do almoço, o piso escorregadio da EN 231 originou o despiste do ligeiro. Embate com camião foi fatal para ambas.


O acidente ocorreu cerca das 12.40 horas, ao quilómetro 7.8 da EN 231, no sentido Viseu/Nelas, numa curva perigosa junto à aldeia de Oliveira de Barreiros.


Segundo uma fonte dos bombeiros, a chuva que caiu intensa durante a madrugada e manhã, associada ao piso sujo com óleos acumulados, poderão ter originado o despiste do Renault Clio em que seguiam as duas mulheres.


"O veículo ligeiro invadiu a faixa contrária e chocou de frente com pesado de mercadorias que circulava no sentido Nelas/Viseu. A frente ficou esmagada debaixo da cabina do camião", relatou a mesma fonte.


As duas vítimas mortais foram transportadas pelos bombeiros para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Viseu.


O condutor do pesado de mercadorias, Alexandre Silva Matos, de 30 anos, funcionário da empresa Feifil, também proprietária do camião, saiu ileso do acidente. Mas teve de ser transportado ao Hospital de S. Teotónio por ter ficado em estado de choque.


Para facilitar as operações de socorro às vítimas, e a limpeza do piso, a Brigada de Trânsito procedeu ao corte da EN231, junto a Oliveira de Barreiros, até às 17.30 horas. A circulação alternativa fez-se pela freguesia de Silgueiros.


A morte de Natália Coelho e da prima Maria Clara Coelho Moreira causou consternação geral em Nelas, concelho de onde eram naturais, trabalhavam e residiam.


Além de conhecida advogada, a condutora do veículo que se despistou era também vereadora eleita pelo Partido Socialista (PS) na Câmara Municipal de Nelas. A meio do mandato desvinculou-se do partido sem deixar no entanto a vereação.


Actualmente, Natália Coelho era mandatária da coligação PSD-CDS/PP [encabeçada pela social democrata Isaura Pedro que preside à autarquia], às eleições autárquicas do próximo domingo no concelho de Nelas. Integrava ainda, em terceiro lugar, a lista da mesma coligação à Assembleia Municipal.


A notícia da morte de Natália Coelho levou os partidos concorrentes às eleições em Nelas a suspenderem ontem, de imediato, todas as acções de campanha programadas.


"Nelas perdeu uma grande mulher. O nosso concelho está de luto e a nossa campanha eleitoral terminou", declarou ao JN Isaura Pedro visivelmente emocionada.


Reunido ontem, às 16 horas, o executivo camarário decretou dois dias de luto municipal em homenagem à autarca. E à prima que a acompanhava, Maria Clara Coelho Moreira, mãe de um jovem da JSD também ele deputado na Assembleia Municipal de Nelas e recandidato a este mesmo órgão.


Na sede de campanha do PS, a tarde de ontem também foi de luto.


"Logo que tivemos conhecimento do que aconteceu, decidimos suspender de imediato todas as iniciativas, inclusive a saída do jornal. A solidariedade está acima das questões partidárias", revelou Armando Carvalho, cabeça de lista do partido à Assembleia Municipal.


Os funerais das vítimas estão marcados para as 17 horas de hoje. O de Natália Coelho em Folhadal, e o de Clara Coelho em Canas de Senhorim, ambos no concelho de Nelas.

Flu Google Trends fornece uma actualização sobre a propagação da doença em 30 países em todo o mundo...

Mapa Flu Google Trends


Conhecer a evolução da incidência da Gripe A e os seus sintomas já é possível através de buscas na internet. É desta forma que funciona o Google Flu Trends, um serviço do motor de busca que oferece dados actualizados sobre a propagação da gripe em 30 países do mundo.


Com esta abordagem, a tecnologia do Google pode detectar epidemias de gripe antes dos outros sistemas porque estima a actividade do vírus praticamente em tempo real.


«Este é um modelo estatístico que nos permite observar a evolução em tempo real a doença», diz Isabel Salazar, directora de marketing de produto do Google em Espanha. Assim, a ferramenta realiza pesquisas aos utilizadores Google sobre os sintomas da gripe de modo a estimar o número de casos num determinado país.


O Flu Google Trends porém, não faz diferença entre gripe A e a sazonal. Em Espanha não permite acompanhar o desenvolvimento de comunidades autónomas, o que é possível em outros países, como a França.


«A ferramenta funcionou bem na América, pois apresentou em uma ou duas semanas, os dados oficiais», diz a responsável espanhola.


Flu Google Trends foi lançado há dois anos e decidiu seguir a evolução da gripe, porque é uma das doenças mais comuns que tem consequências em todo o mundo, e por isso é um serviço com um público-alvo global.


A ferramenta oferece ainda um mapa do mundo com a evolução por cor cores da gripe em cada país, e outra página em que se pode observar um gráfico que mostra se a gripe está a aumentar ou a diminuir, podendo ainda comparar com a evolução existiu em anos passados.

Camião-cisterna explode à porta da empresa. ..

Uma explosão ocorrida ao final da tarde desta quinta-feira na zona industrial da Varziela, em Vila do Conde, provocou um morto e sete feridos, um deles em estado crítico. Os restantes apresentam queimaduras ligeiras.


A vítima mortal é Albino Gomes, de 47 anos, residente em Gião, Vila do Conde, e que na altura do acidente conduzia o camião-cisterna que explodiu, pertencente à empresa Safetykleen, Solventes e Gestão de Resíduos, SA, adiantou o presidente da Câmara de Vila do Conde, Mário de Almeida. O trabalhador deixa mulher e filhos.


Veja o vídeo amador com as primeiras imagens link externo


Mário de Almeida acrescenta que «o acidente ocorreu pelas 18:40, quando o camião estava a chegar e a estacionar, tendo ocorrido a explosão por motivos ainda não esclarecidos». Esta foi a informação que o autarca recolheu junto dos responsáveis da empresa.


De acordo com a mesma fonte, alguns dos feridos não são funcionários da empresa, e estavam apenas a passar na rua, uma artéria com várias fábricas e armazéns, sobretudo de produtos chineses.


O incêndio propagou-se, de imediato para o interior dos três armazéns da empresa. Dezassete carros, 15 ligeiros e dois pesados, que se encontravam estacionados na rua arderam por completo.


As explosões contínuas foram ouvidas a mais de dois quilómetros e só ao fim de duas horas, cerca das 20:40, as chamas ficaram dominadas.


«Cenário dantesco» podia ter sido «muito pior»


Mário de Almeida admite que o «cenário dantesco» a que assistiu podia ter sido «muito pior», caso as chamas se tivessem propagado aos sete silos com 30 mil litros de combustível.


A maior parte dos funcionários da empresa, que emprega cerca de 30 pessoas, já tinha saído na altura do acidente.


«Vi pessoas a arder»


Daniel Ramos, um fornecedor da empresa acidentada, estava no interior da Safetykleen quando se deu a explosão: «Estava no armazém ouvi um estrondo enorme e fujo logo para o exterior. Vi pessoas a arder», relata.


Chegado ao exterior viu também vários carros a arder. «O meu tinha os vidros todos estilhaçados e os pneus começavam a arder». «Peguei no carro e fugi dali».


A área não vai ser limpa até sexta-feira de manhã, altura em que a Polícia Judiciária irá tomar conta das investigações.


Os feridos foram transportados para os hospitais de São João, Pedro Hispano e Póvoa.


De acordo com o director-geral da empresa, Pedro Pinheiro, a firma possui alvará para o transporte de resíduos industriais perigosos, acrescentando que nunca teve problemas em 12 anos de laboração.


No local estiveram 123 elementos de 10 corporações de bombeiros da região, com 39 veículos, e várias ambulâncias, assim como duas Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação (VMER).


quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Sondagens finais...

Portugal deveria ser um Pais?

60% votaram que Portugal deveria ser Monárquico.

Republicano
2 (40%)
Monárquico
3 (60%)


Com o crime a aumentar. A pena de morte seria uma boa ideia?

75% disseram SIM a Pena de Morte.

Sim
12 (75%)
Nao
4 (25%)


Qual e a cidade mais perigosa?

22.7% disseram que Viseu e a cidade mais perigosa do Distrito.
12.6% disseram que Santa Comba Dao e a cidade menos perigosa do Distrito.
A cidade de São Pedro do Sul não esta incluída porque na altura era Vila.

Viseu
27 (22.7%)
Lamego
20 (16.8%)
Tondela
22 (18.5%)
Santa Comba Dao
15 (12.6%)
Tarouca
17 (14.3%)
Mangualde
19 (15.1%)

O aquecimento do Planeta Terra será?

79% disseram que e um Ciclo Climático.


nossa culpa
10 (22%)
ciclo climatico
35 (79%)

Confusão com dirigentes do PND aconteceu depois do líder madeirense ter abandonado o local...


É mais um incidente com dirigentes do PND em inaugurações de Alberto João Jardim na Madeira. Esta quarta-feira um dos actos oficiais do Presidente Regional da Madeira no Funchal acabou com confusão, ânimos exaltados e violência física. Tudo aconteceu depois do líder madeirense ter abandonado o local. Imagens do testemunham o acontecimento.


Incidentes em inauguração de Alberto João Jardim


Desta vez o acto oficial de Jardim aconteceu sob a protecção de seguranças privados, segundo a Lusa. Recorde-se que o dirigente madeirense afastou a sua segurança policial depois de terem ocorrido incidentes entre a população e dirigentes do PND que criticavam as «inaugurações eleitoralistas de Jardim».


Jardim faz queixa-crime contra a PSP


Na altura, o líder da Madeira criticou a actuação da sua segurança e dispensou a sua presença, afirmando que não estavam a garantir a ordem pública.


Esta quarta-feira, apenas cinco minutos depois de Jardim ter abandonado a inauguração, ao local chegou uma delegação de dirigentes do PND que pretendiam manifestar-se contra as «inaugurações eleitoralistas» do líder madeirense. Os dirigentes do PND manifestaram-se também contra o alegando «desrespeito pelo princípio da neutralidade e imparcialidade em época de eleições» pela entrada no recinto da inauguração lhes ter sido negada.


Apesar de a zona estar vedada, um dos dirigentes do PND aproveitou uma brecha e correu para o local, mas foi agarrado e colocado fora das barreiras de forma violenta, revela a Lusa. Outro dirigente acabou por ser agredido por um indivíduo que estava junto dos seguranças.


A saía Jardim «desautorizou» a Polícia quando esta tentava impedir que elentos afectos à JSD se manifestassem contra elementos do PND. «Abram os cartazes que estou mandando. (...) Sou eu que estou mandando. Ó senhor Guarda está a ouvir o que estou a dizer, estou a mandar, portanto não chateie ninguém», afirmou.


Jardim presidiu esta quarta-feira à inauguração de três infra-estruturas, que representaram um investimento total na ordem dos seis milhões de euros.

Guarda-redes do Real compete com vários nomes de peso...

Alemanha-Espanha


No primeiro jogo sem Cristiano Ronaldo, o Real Madrid saiu derrotado da visita a Sevilha. Os «merengues» sofreram a primeira derrota da época (2-1), mas o desfecho até podia ter sido bem pior, não fosse a grande exibição de Iker Casillas. O guarda-redes do Real fez inúmeras defesas, mas uma delas é absolutamente monstruosa.


Digerido o momento, coloca-se uma questão pertinente. Esta intervenção de Casillas merece entrar na galeria das melhores defesas de sempre?


Ainda nesta quarta-feira, Gordon Banks falava ao jornal AS sobre um voo espantoso no Mundial de 1970, negando o golo a Pelé. «Recordo-me mais disso do que vencer o Mundial de 66. Jairzinho cruzou a bola, Pelé estava na linha de penalty. Saltou muito, muito alto. Atirei-me na diagonal, para trás, e dei uma palmada para cima. Lembro-me de ouvir Pelé gritar golo e até o vi a levantar os braços», brinca o guarda-redes.


Gordon Banks conquistou o seu espaço, como poderá ver nesta compilação das melhores defesas por instinto de sempre. Decidimos acrescentar uma intervenção, não por instinto, mas por ousadia. Higuita, o inimitável Higuita, surpreendeu os ingleses num encontro amigável, em 1995.


Veja as 12 defesas, pense em outras do género e deixe a sua opinião:


quarta-feira, 7 de outubro de 2009

A ver se agora e de vez...


O Governo lançou, no início deste mês, um novo concurso para a construção da auto-estrada entre Viseu e Coimbra. A empreitada inclui também a conclusão do IC12 entre Mangualde e Canas de Senhorim e ainda um troço de 17 quilómetros do IP3, localizado no concelho de Santa Comba Dão, onde estão localizadas as obras de arte que necessitam de ser reparadas.


Em conferência de imprensa, os deputados do PS eleitos pelo círculo de Viseu mostraram-se muito satisfeitos com a publicação do concurso em Diário de República. José Junqueiro explicou que "apenas oito dias depois da vitória nas Legislativas, o Governo cumpre a promessa feita aos viseenses", garantindo que "em 2010 haverá obra no terreno, mesmo contando com o período de discussão pública".


O também líder da Federação Distrital adiantou que se trata de um concurso internacional, cujo prazo de entrega de propostas termina dentro de pouco mais de um mês, mais concretamente, no dia 16 de Novembro, pelas 17h00.


Acrescentou ainda que as regras do novo concurso evitam que se verifique uma situação como aquela que se registou no primeiro concurso em que as propostas quase que duplicavam o valor base.


"Trata-se de uma boa notícia para a região, para Viseu, para Mangualde e todos os outros municípios abrangidos pelo corredor da nova ligação", concluiu José Junqueiro, sublinhando que a obra não teria avançado caso o PSD tivesse ganho as eleições do passado dia 27 de Setembro.



Viatura ter-se-á despistado na passagem por um lençol de água...

Ambulância


Um homem e uma mulher sofreram esta terça-feira ferimentos na sequência do despiste de uma viatura da corporação dos bombeiros de Soure, na via rápida que liga Coimbra à freguesia de Taveiro.


Fonte dos Bombeiros Sapadores de Coimbra adiantou que do acidente ficaram feridos o tripulante da ambulância, e a doente que era transportada, esta «com alguma gravidade. Possivelmente com traumatismo encefálico».


A ambulância regressava, cerca das 14:45, com a paciente para um lar de terceira idade de Vila Nova de Anços, depois de uma consulta em Coimbra.


Segundo a mesma fonte, a ambulância terá entrado em despiste na passagem por um lençol de água que se encontrava na via, e capotou.

Período de seca pode terminar se nos próximos meses os níveis de precipitação aumentarem...

Pastagens estão a «morrer» no Alentejo - Foto Nuno Veiga/Lusa


O Verão terminou com cerca de 96 por cento do território em situação de seca meteorológica, porém, o Instituto de Meteorologia indica que é necessário aguardar pelas chuvas de Outono e Inverno para concluir se o futuro vai ser «difícil».


O presidente do Instituto de Meteorologia, Adérito Serrão afirma que «não é ainda uma situação que podemos antecipar como muito difícil, pois tudo depende agora da precipitação do Outono e Inverno», avançou à Lusa o, comentando a «Análise Climatológica do Verão de 2009», revelando ainda ter havido um agravamento da situação de seca.


O Verão climatológico, que inclui os meses de Junho, Julho e Agosto, acabou com 96 por cento do território continental em situação de seca, sendo que 34 por cento estava em seca severa, 37 por cento em seca moderada e 25 por cento em seca fraca.


Para Adérito Serrão, estes dados são o resultado de uma Primavera quente e com menos chuva do que o habitual e também de um Verão quente que, embora chuvoso em algumas zonas do país, não trouxe os níveis de chuva que permitissem tirar o país da situação de seca.


O responsável esclarece ainda que neste momento «tudo depende agora da precipitação, mas para já não é uma situação meteorológica preocupante». A seca pode ainda ser evitada se a mãe natureza for generosa com as chuvas de Outono e Inverno.

ONU alerta que são necessárias medidas urgentes...

Alentejo - Foto Nuno Veiga/Lusa


Quase 70 por cento do planeta Terra será afectado pela seca em 2025, segundo as previsões do grupo da ONU de combate à desertificação, informa o Folha Online.


«Se não conseguirmos solucionar este problema da Terra, em 2025 quase 70 por cento dela estará muito afectada», disse Luc Gnacadja, secretário da ONU, esta sexta-feira, durante uma conferência em Buenos Aires, Argentina.


Pedindo um compromisso político das grandes potências mundiais, Gnacadja advertiu ainda que «é preciso um acordo verde» nas zonas mais secas do mundo.


Actualmente, pelo menos 41 por cento do planeta é afectado pela seca, sendo que o processo aumentou consideravelmente ¿ entre 15 e 25 por cento - desde 1990. Estes são dados de um relatório sobre a situação climática mundial, apresentado durante esta conferência.

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Situação começou em Outubro do ano passado...


A Polícia Judiciária de Coimbra deteve, quinta-feira, um homem suspeito da prática do crime continuado de abuso sexual de crianças. A vítima foi uma sobrinha, com 10 anos.


O caso verificou-se em Carregal do Sal, alegadamente resultando da conjugação de um conjunto de factores. O tio, de 38 anos, pintor da construção civil, actualmente em situação de desemprego, teria, exactamente pelo facto de estar sem trabalho, bastante tempo e disponibilidade, o que acabou por lhe permitir uma proximidade crescente com a menina, então com 10 anos. Com efeito, coube-lhe a ele a tarefa de assiduamente ir buscar a sobrinha à escola, ficando com ela até que os pais chegassem.


Este facto, concertado com a ausência da mulher do pintor da construção civil, deu ainda espaço, de acordo com fonte ligada à investigação, da responsabilidade da Directoria do Centro da Polícia Judiciária, a que tio e sobrinha ficassem bastante tempo juntos. Uma proximidade que se foi estreitando, sendo "notória a empatia entre ambos". Daí a "tudo o resto" foi um "pequeno passo". O tio, adianta a mesma fonte, empenhou-se em "seduzir a menina" e esta acabou por se "apaixonar pelo tio".


O relacionamento entre tio e sobrinha acabou por culminar com a prática de relações sexuais consumadas, que terá começado em Outubro do ano passado, altura em que a menina ainda tinha 10 anos, e ter-se-á mantido, com um carácter sistemático, até há cerca de um mês. Isto porque a relação de cumplicidade e afectiva entre ambos tornou-se tão "visível", que um familiar, desconfiando que o pior estava a acontecer, acabou por denunciar o facto, desencadeando a intervenção das autoridades. Quanto aos pais, apesar da "evidência da situação", terão agido de forma crédula relativamente ao tio da menina, tendo como certa a "impossibilidade de existir" algo de mais próximo e físico entre ambos.


O alerta para a situação desencadeou a intervenção célere da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Carregal do Sal e conduziu à institucionalização da criança, o que aconteceu há pouco mais de um mês.


Todavia, o afastamento que o facto de a menina ter sido colocada numa instituição ditou, não "arrefeceu" os ânimos do tio que, segundo apurámos, terá procurado, das mais variadas formas, exercer pressão no sentido de se aproximar da criança.


As autoridades não excluem, de resto, a possibilidade de um cenário de rapto e subsequente fuga, alegadamente ponderado pelo homem.


A PJ começou a investigar o caso há cerca de 15 dias e, após a reunião dos necessários elementos de prova, procedeu à detenção do suspeito, que não tem antecedentes criminais, na passada quinta.


Foi presente a Tribunal, para primeiro interrogatório e encontra-se, por ordem do juiz, em prisão preventiva.



Dados relativos a 2007 ainda não contemplam impacto da crise. Portugal deverá voltar a cair no ranking internacional...

Euro


Portugal desceu para 34º lugar no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano da Organização das Nações Unidas (ONU), tendo caído uma posição face ao ano passado.


Os indicadores económicos são aqueles em que Portugal mais se afasta das médias da União Europeia e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), e ainda não contabilizam o impacto da crise internacional.


Por exemplo, se na União Europeia, em média, o Produto Interno Bruto (PIB) per capita atinge os 29.956 dólares (20.508 euros) e na OCDE os 32.647 (22.343 euros), em Portugal fica-se pelos 22.765 dólares (15.589 euros) por habitante.


O relatório deste ano, que se refere a dados de 2007, ainda não contempla o impacto da crise financeira mundial. Por essa razão, a ONU admite que Portugal corre o risco de, nos próximos anos, descer ainda mais posições no ranking.


Portugal está assim, desde 2005, numa espécie de «primeira divisão» no que respeita grupo os países com desenvolvimento humano muito elevado, nas últimas cinco posições desta tabela.


Mas nem tudo é negativo. A esperança média de vida é o indicador em que Portugal mais se aproxima das médias europeias e da OCDE. A Europa fica nos 79 anos, quando em Portugal a esperança média de vida se situa nos 78,6 anos.

Seis passageiros com ferimentos graves, mas não correm risco de vida...


Um autocarro de passageiros despistou-se, ao início da tarde desta segunda-feira, nas Furnas, em São Miguel, nos Açores.


O comandante dos Bombeiros Voluntários da Povoação disse que há 16 feridos, sendo que seis estão em estado grave: «Mas não correm risco de vida.»


«O autocarro estava tombado lateralmente e com a frente virada para o lado contrário ao que viajava, pelo que deduzimos que terá capotado», contou o comandante Pedro Miranda.


A mesma fonte acrescentou que uma das passageiras, médica de profissão, foi a primeira a socorrer os feridos. «O socorro foi rápido e fácil, os passageiros estavam relativamente calmos, tendo em conta a situação. Naturalmente, aqueles que inspiravam cuidados estavam mais ansiosos», especificou.


Os feridos mais graves foram transportados para o hospital de Ponta Delgada, enquanto os dez feridos ligeiros estão a ser atendidos no Centro de Saúde da Povoação.


O autocarro despistou-se por volta das 13h00 locais (14h00 em Lisboa). «A polícia está no local a falar com o motorista e alguns passageiros para tentar perceber o que se passou», concluiu.

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Ultrapassagem mal calculada deverá ser motivo do choque...


Um acidente na EN125, junto a Tavira, fez este domingo oito feridos, quatro dos quais crianças.


O choque frontal entre três ligeiros terá sido provocado por uma ultrapassagem mal calculada.

Cantora deu à luz um menino. Vai chamar-se Marcelo...


A cantora Ivete Sangalo, de 37 anos, deu à luz na sexta-feira um menino no Hospital Português, em Salvador. O parto foi de cesariana e o bebé vai chamar-se Marcelo.


Ivete chegou ao hospital às 18:00 de sexta-feira com o namorado e pai da criança, Daniel Cady. Um pouco antes, a cantora escreveu um post no seu Twitter para avisar os seus fãs que estava na hora de dar à luz.


Este domingo de manhã a cantora acenou para os fãs do seu quarto.

Momentos de aflição até ao resgate dos dois feridos...


Imagens da queda de uma avioneta na Covilhã.


Neste vídeo podem ver-se as primeiras tentativas das equipas de socorro de encontrar o aparelho e resgatar os feridos.

Os discos da fadista ainda são os que mais vendem no estrangeiro...


Dez anos após a morte, Amália Rodrigues continua bem presente na memória dos portugueses. A fadista é, por exemplo, o nome da música portuguesa que mais vende no estrangeiro.


Na rua, os portugueses recordam-na com saudade. Os fados que cantou continuam a ecoar na rua do Carmo, em Lisboa, onde parte da sua discografia se encontra acessível a quem passa.


A sua voz viverá para sempre. No teatro, um musical de Filipe La Féria encheu as salas do Politeama, em Lisboa, e nos palcos, o fado renascido em canção pop - o projecto Amália Hoje - é um sucesso de vendas, encontrando-se desde a data do seu lançamento, a 27 de Abril, no top nacional de músicas, boa parte do tempo em primeiro lugar. No cinema, o filme arrastou milhares ao grande ecrã para verem a história da sua vida, uma interpretação protagonizada por Sandra Barata Belo, que posteriormente foi passada em série televisiva.


Amália Rodrigues morreu no dia 6 de Outubro, com 79 anos. Mas os seus fados e a sua voz continuam bem presentes.



Clique para ver o vídeo sobre o desaparecimento de Amália Rodrigues


link externo

domingo, 4 de outubro de 2009

Relatório indica que o fenómeno cresceu no último ano...


A corrupção aumentou em Portugal no último ano. A conclusão é do relatório da transparência internacional, uma organização não-governamental.


Num total de 180 países investigados, Portugal desceu quatro lugares na lista dos menos corruptos, ocupando agora 32ª posição.


A Somália é o país mais corrupto, enquanto Dinamarca, Nova Zelândia e Suécia são os menos corruptos.

«Phishing» é cada vez mais frequente em Portugal...


Os roubos de dados bancários através da Internet são cada vez mais frequentes em Portugal.


Esta fraude, conhecida como «phishing», permite aos piratas acederem a dados confidenciais para depois roubarem avultadas quantidades de dinheiro.


Em Portugal, em apenas nove meses, estes ataques aumentaram 600 por cento e a PJ acredita que, durante este ano, serão roubados 10 milhões de euros.


PJ, DECO e especialistas são unânimes: nunca revele os seus dados bancários através da Internet.