So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

sábado, 12 de maio de 2007

HELP FIND MADELEINE McCANN

The CEOP Centre is working with Portuguese Police to help find Madeleine McCann who has been missing for a number of days from a holiday apartment in the Algarve.





If you have any information please call Portuguese Police direct on 00351 282 405 400 or call Crimestoppers on 0800 555 111.
Por favor ajudem-nos a encontrar esta menina.
Se têm informações por favor contactem00 351 282 405 400
Nos ayuden a encontrar a esta niña. Se tienen informaciones, contacten el00 351 282 405 400

To download a copy of the Madeleine McCann campaign poster please click here.

Para fazer o download do poster da campanha para encontrar Madeleine McCann, por favor clique aqui.

Para bajarse una copia del poster de la campaña de Madeleine McCann, cliquen aquí.

Pour télécharger une copie de l’affiche publicitaire de Madeleine McCann, veuillez cliquer ici.




Madeleine Mc Cann aniversario


From Armindo tavares
West Hendon , London

Madeleine Mc Cann is 4 years old today and she will be without her family.
HAPPY BIRTHDAY MADELEINE, I hope they find you as soon as possible.
I beg to the ones who took you away, please tell us where Madeleine is.



From Isabel Primo
West Hendon , London

Happy birthday Madeleine! I am portuguese and i live in your country but my heart and soul are with you, your brother and sister and your parents.
I AM PRAYING FOR YOU SINCE THE DAY YOU DESAPEAR.
I know that my country is doing all they can to help to find you wherever you are.
Happy Birthday to you and hope your mum and dad will be strong till ther end.

See you



From AOL

Parents in Madeleine birthday plea
The parents of missing Madeleine McCann marked their daughter's fourth birthday on Saturday with a simple plea: "Please keep looking, please keep praying."
more
---------------------------------------------------------------------------------------
Por favor deixe uma mensagem de apoio para a familia de Madeleine.
Leave a word of support to Madeleine parents

sexta-feira, 11 de maio de 2007

A Dinastia Filipina

Depois de Filipe II de Espanha ter ocupado Portugal em 1580, a ilha Terceira nos Açores estava controlada pelo António Prior do Crato, que pensava, só ele, em alianças com a Inglaterra e França. Em 1582 uma expedição francesa para o estabelecer nos Açores foi derrotada, e em 1589 falhou uma tentativa inglesa para tomar Lisboa, liderada por Drake e Jonh Norris.

Mas ainda que António morreu em Paris em 1595, o verdadeiro símbolo da independência Portuguesa não era o prior do Crato mas o próprio rei Sebastião I. O povo português recusava-se a acreditar na sua morte e nutria uma fé messiânica pelo seu regresso, afirmando alguns que o tinham visto em 1600 em Veneza.


3ª Dinastia - Casa de Áustria

Filipe I " O Prudente" ( Filipe II de Espanha)1580-1598

Filipe chegou a Lisboa e foi aceite como Rei Filipe I (1580-98) pelas cortes em Tomar (1581). Garantiu a autonomia Portuguesa, por considerar a união como uma
união pessoal, da mesma forma que tinham feito Isabel e Fernando com Castela e Aragão, indicar só Portugueses para a administração, convocar as cortes com frequência, e ser acompanhado por um conselho Português em Madrid.

Filipe I, nasceu em 1527 filho de Carlos V e de Isabel de Portugal. O seu primeiro casamento foi em em 13 de Novembro de 1593 com D. Maria Manuela de Portugal, filha de D. João III e de D. Catarina. Morreu em1598. Casou depois em 1554 com Maria Tudor, raínha de Inglaterra que faleceu em em 1558 . Casou depois com Isabel filha do rei de França e de Catarina de Médicis que morre em 1568. Volta a casar com Ana de Áustria ilha de Maximiliano II. Ana de Áustria morre em 1580.

Cortes de Tomar

Assembleia convocada por Filipe I em 1581 com vista a fazer-se jurar rei de Portugal pelos três estados do reino. Em troca, o monarca comprometia-se a manter e respeitar os foros, costumes e privilégios dos portugueses.

O mesmo aconteceria com os ocupantes de todos os cargos da administração central e local, assim como com os efectivos das guarnições e das frotas da Guiné e da Índia.

Era o princípio da monarquia dual, que vigoraria sem grandes alterações até cerca de 1620. Nas cortes, estiveram presentes todos os procuradores das vilas e cidades portuguesas, excepção feita às açorianas, fiéis ao rival derrotado de Filipe II, D. António, prior do Crato.


Calendário Gregoriano - Em 24 de Fevereiro de 1582,o Papa Gregório XIII, pela sua Bula Inter Gravissimas ordenava a reforma do Calendário, para um ano trópico de 365,2425 dias.

Filipe II " O Piedoso" (1598-1621)- Filipe III de Espanha

Esta garantias foram, no entanto, esquecidas por Filipe II ( III de Espanha 1598-1621) e completamente violadas por Filipe III (IV de Espanha, 1621-40).

Os ressentimentos dos Portugueses contra o governo Espanhol aumentaram pela falha desses reis em visitar Portugal, e indicarem Espanhóis para os assuntos Portugueses, e a diminuição do comércio consequente das guerras estrangeiras da Espanha, e no aumento dos impostos para pagar essas mesmas guerras.

Em 1624 os holandeses tomaram a Baía no Brasil, mas foram expulsos numa expedição Portuguesa e Espanhola (1625). Mas em 1630 ocuparam Pernambuco e as suas terras do açúcar, que mantiveram quase uma geração.


Visitou Portugal no final do seu reinado, em 1619, e quis assistir aqui a touradas e autos de fé. Casou com D. Margarida da Áustria, também conhecida por Margarida de Gratz ou Graetz, de quem nasceu o seu sucessor. Governou Portugal e a Espanha desde 1598 até 1621.
O Amazonas passa a domínio Português

Imensa zona florestal de cerca de 5 milhões de Km2. A maior parte da amazónia situa-se no Brasil mas também faz parte de outros países como a Venezuela, Colômbia, Peru, Equador e Bolívia. Esta enorme mancha florestal é composta por zonas de floresta virgem, tornando-se numa importante reserva ecológica conhecida como o pulmão do mundo.Indissociável da história da amazónia está o seu rio, o Amazonas, que, desde cedo, despertou o interesse dos europeus, nomeadamente dos espanhóis e portugueses. Os primeiros europeus que o alcançaram foram provavelmente marinheiros espanhóis. Sabe-se que os portugueses chegaram ao estuário do amazonas por volta de 1503, uma vez que este foi assinalado nas cartas de J. Reinel e Lopo Homem.

Em 1616 foi construído pelos portugueses o Fortim do Presépio, tendo estes começado, a partir de então, a ocupar esta zona.

Filipe III " O Grande" (1621-1640) - Filipe IV de Espanha


O golpe final, foi o plano de Conde Duque de Olivares (1640), de usar tropas portuguesas contra os Catalães que estavam igualmente descontentes. Duas revoltas Portuguesas, em 1634 e 1637, não chegaram a ter proporções perigosas, mas em 1640 o poder militar Espanhol ficou reduzido pela guerra com a França e a revolta na Catalunha.

O ministro Francês, Cardeal de Richelieu, tinha agentes em Lisboa, e encontrou um líder em João II, duque de Bragança, neto da duquesa Catarina (sobrinha de João III), cujas reclamações ao trono tinham sido vencidas em 1580 por Filipe II de Espanha.


Aproveitando-se da vantagem da falta de popularidade do governador, Margarida de Sabóia, Duquesa de Mantua e do seu secretário de estado Miguel de Vasconcelos, os líderes do partido da independência conduziram uma revolução nacionalista em 1 de Dezembro de 1640. Vasconcelos foi praticamente a única vítima; as guarnições espanholas saíram para Espanha; e em 15 de Dezembro de 1640 o duque de Bragança foi coroado rei como D. João IV ( 1640-56).

D. Filipe III (IV da Espanha) casou com D. Isabel de Bourbon, filha do rei da França. Depois de viúvo, não sendo já rei de Portugal, casou em segundas núpcias com D. Maria Ana da Áustria.

Proxima semana Dinastia de Bragnca

Tabuaco em destaque






Tabuaço é uma vila portuguesa no Distrito de Viseu, Região Norte e subregião do Douro, com 1 780 habitantes(2001).
É sede de um município com 133.9 km² de área e 6 501 habitantes (2004), subdividido em 17 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Sabrosa, a leste por São João da Pesqueira, a sueste por Sernancelhe, a sudoeste por Moimenta da Beira e a oeste por Armamar.
Cerca de 25% da população trabalha no sector terciário, mas a agricultura continua a ser o sector com maior peso, cerca de 56% da população activa. Entre os produtos de maior importância económica, destaca-se o vinho e o artesanato.

Facto

Gentilico – Tabuacense
Area –133.9 km2
Populacao-6 501 hab (2004)
Densidade Populacoinal- 48.6 hab/km2
Numero de freguesias -17
Fundacao do municipio (ou foral)-
Regiao- Norte
Subregiao –Douro
Distrito- Viseu
Area Urbana – Comunidade Urbana do Douro
Antiga Provincia- Tras-os-Montes e Alto Douro
Feriado Municipal- 24 de Junho
Site oficial-
http://www.cm-tabuaco.pt/
Endereco de correio electronico-


As freguesias de Tabuaço são as seguintes:


Demografia Historica















Proxima semana Trancoso