Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

sábado, 13 de fevereiro de 2010

PORTUGAL - Imprensa, primeira pagina...





























INTERNACIONAL - O morto-vivo...

Aqui há tempos, chegou ao Bishop Auckland FC a notícia da morte de Tommy Farrer. Sensibilizado, o clube decidiu homenagear o seu antigo jogador. Fez o anúncio no programa de jogo e guardou um minuto de silêncio antes da partida do domingo seguinte. Depois, o presidente ligou à viúva para prestar condolências. E ela disse-lhe para ligar mais daí a bocado, que o marido tinha ido só à rua comprar o jornal...

As notícias da morte de Tommy Farrer foram claramente exageradas. Há que dar o desconto. Alguém fez correr a história, e o clube já há muito tinha perdido o contacto com o senhor. Afinal, ele brilhou no «Two Blues», o nome por que é conhecido este clube amador inglês, pouco depois da II Guerra Mundial.

NACIONAL - Neve em Lisboa e Algarve...

As baixas temperaturas aliadas à chuva provocaram, esta sexta-feira, a queda de flocos de neve em zonas onde não neva com regularidade, como o norte de Lisboa e algumas localidades do interior alentejano.

Envie fotos e vídeos para o e-mail da Viseu Cidade Viriato AQUI

Segundo o Instituto de Meteorologia, citado pela agência Lusa, até meio da tarde surgiram informações de queda de «pequenos flocos de neve» na localidade de Dois Portos (Torres Vedras), Alverca, Evoramonte, Vila Viçosa e Vimieiro (Arraiolos).

As previsões da meteorologia apontam para a manutenção das baixas temperaturas, provocadas pela passagem de uma massa de ar polar pelo território.

Por causa das baixas temperaturas o IM colocou oito distritos em aviso amarelo (o segundo menos grave de uma escala de quatro). Os distritos em aviso amarelo por causa das condições meteorológicas são Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco e Portalegre.

Até domingo, as temperaturas em Portugal Continental vão oscilar entre máximas de 11 graus Celsius e mínimas de 6º negativos.

Também por causa das baixas temperaturas, a Protecção Civil emitiu um comunicado a relembrar as recomendações para situações como esta, sobretudo a necessidade de utilizar várias camadas de roupa, evitar actividades físicas intensas e ventilar as habitações quando se utilizam lareiras ou braseiras.


REGIONAL - Distrito da Guarda - Vai ser instalada na Guarda uma unidade de limpeza de neve....


Uma unidade de limpeza de neve vai ser instalada na cidade da Guarda e deverá estar a funcionar a partir de Outubro.

A criação do futuro Centro Municipal de Limpeza de Neve da Guarda envolve a autarquia, a Unidade Local de Saúde (ULS), a Estradas de Portugal e o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS), que se associaram à iniciativa depois de um desafio lançado pelo governador civil Santinho Pacheco, face aos problemas registados este ano nos dias de neve e de gelo.

Santinho Pacheco anunciou que, na semana passada, reuniu em Lisboa, juntamente com o presidente da Câmara, com o ministro da Administração Interna, que deu "luz verde" para o avanço do projecto.

Segundo o governador civil da Guarda, irá ser preparada uma candidatura, de um montante superior a 300 mil euros, a enviar ao Ministério da Administração Interna (MAI), para aquisição de três veículos que ficarão ligados à futura unidade de limpeza de neve.

A componente nacional da candidatura a apresentar ao MAI será dividida pelas quatro entidades envolvidas, explicou, adiantando que será adquirido um equipamento pesado para limpeza de neve, um ligeiro (para intervenção nas artérias da zona envolvente do hospital e nas ruas mais estreitas da cidade) e uma retroescavadora para depositar o sal nos veículos de distribuição.

"Em vez da construção de um silo para o sal, optámos pela aquisição de uma retroescavadora para carregamento do sal e para operar no Verão, nos fogos florestais", justificou.

Segundo Santinho Pacheco, "as viaturas ficarão entregues" à Câmara Municipal da Guarda, acreditando que, quando estiverem a operar, darão "uma resposta mais eficaz" na abertura das vias em dias de neve ou gelo.

"Queremos que lá para Outubro tudo isto já esteja no terreno, para que no primeiro nevão da época 2010/2011 este equipamento esteja a atuar", disse.

Já o presidente da Câmara da Guarda, Joaquim Valente, considerou que esta conjugação de esforços "foi uma boa ideia e uma excelente iniciativa".

Admitiu que com os novos meios de limpeza de neve "ganha-se na rapidez da intervenção" e será dada "uma resposta eficaz" quando neva ou se verifica a formação de gelo na cidade.

Joaquim Valente mostrou-se esperançado que, no futuro, a neve deixe de ser "um obstáculo" para os investidores e passe a ser um "novo produto" turístico, evitando-se que "cada vez que haja um nevão, a Guarda fique parada".

REGIONAL/Distrito de Viseu - Peugeot Citroen de Mangualde com novo veículo ...


A Federação de Viseu do Partido Socialista congratulou-se com o contrato de investimento que vai ser assinado entre o Estado Português e a Peugeot Citroen e que tem por objecto a modernização da sua unidade fabril localizada em Mangualde.
Para o PS de Viseu estas são “boas notícias para Mangualde, para Viseu e para a região e demonstram que o Governo continua a trabalhar no apoio às empresas exportadoras e, consequentemente, no apoio à economia e ao emprego, ao contrário do PSD que está numa rota de colisão com todos os investimentos e com as políticas públicas de apoio aos portugueses, preferindo parasitar nichos de mercado em disputa com os outros partidos da oposição para ver quem se consegue opor mais”.
Esta parceria do Estado, através da AICEP, com a PSA “vai garantir a manutenção da sua actividade em Mangualde, bem como vai contribuir fortemente para que a actividade dos seus fornecedores e das pequenas empresas que lhe estão associadas não corra qualquer risco”.


Trata-se de “um investimento que excede os 21 milhões de euros que prevê alcançar em 2016 de um valor de 2.162,4 milhões de euros e de um valor acrescentado de 155,9 milhões de euros e estamos a falar, também, da manutenção de postos de trabalho”.
Para além da modernização da sua unidade fabril de Mangualde, “este investimento vai viabilizar a produção de um novo modelo de veículos automóveis bem como a melhoria da eficiência dos processos de fabricação”.

LOCAL - Forçada a prostituir-se pelo marido e sogro...


A GNR deteve e constituiu arguidos dois homens, de 33 e 56 anos, suspeitos de lenocínio. A vítima, que se prostitui à beira da EN 229, junto a Cavernães, Viseu, é mulher de um e nora de outro. Os dois são ainda suspeitos de roubar e espancar os clientes.

Há cerca de três semanas que os militares do Posto Territorial e do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) da GNR de Viseu tinham sinalizada a situação. Um caso de alegada violência que estaria a ser exercida, por dois homens, pai e filho, sobre uma prostituta e os clientes que a procuravam num beco da EN 229, entre Viseu e Sátão.

Vítima reside em Águeda

A vítima da exploração dos proxenetas, uma mulher de 33 anos, casada, residente em Águeda, era nada mais, nada menos, que mulher de um e nora do outro. Além de ser conduzida para o local e obrigada a prostituir-se, ainda era "coagida, de forma violenta, a entregar o dinheiro aos dois familiares", relatou uma fonte da GNR.

O tipo de crime e a ausência formal de queixas levou as autoridades a concluírem que a melhor forma de confirmar os actos de violência moral e física por parte dos suspeitos, era a vigilância - explicou o major Paulo Fernandes, do serviço de relações-públicas da GNR de Viseu.

Apanhados a espancar cliente

Os dois homens foram apanhados pelas autoridades, em flagrante delito, anteontem, quando espancavam e roubavam um cliente que se "encontrava em actos preparatórios" para manter relações sexuais com a prostituta.

"Por razões várias, estes homens sujeitam-se a ser espancados e roubados, sem que tomem a iniciativa de apresentar queixa", explica Paulo Fernandes.

Conduzidos ao posto da GNR, os alegados agressores, residentes em Águeda, foram constituídos arguidos por suspeita da prática do crime de lenocínio.

Presentes, ontem, ao Tribunal Judicial de Viseu, ficaram em liberdade sujeitos a termo de identidade e residência até ao seu julgamento.

A GNR apreendeu aos dois arguidos um veículo automóvel. No seu interior, informou o major Paulo Fernandes, foram encontradas várias matrículas falsas, presumivelmente utilizadas noutros tipos de crime.


sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

PORTUGAL - Imprensa, primeira pagina...
























































HAITI - Podera acontecer segunda tragedia...

Presidente da Cruz Vermelha francesa, Jean-François Mattei, alerta para a iminência de "uma segunda tragédia" no Haiti com a chegada da estação das chuvas.

foto AP
"Uma segunda tragédia" iminente no Haiti
Mãe dá banho à filha entre os escombros em Leogane

"Não temos os meios para responder às necessidades dos haitianos atingidos por esta calamidade sem precedentes", disse, referindo-se ao sismo que, a 12 de Janeiro, abalou o país, provocando a morte de mais de 200 mil pessoas.

O forte sismo, de 7,0 na escala aberta de Richter, devastou a capital do país, Port-au-Prince, e as zonas envolventes, instalando o caos no país, que já era a nação mais pobre do continente americano.

"O pior está para vir com a chegada da estação das chuvas, dentro de seis semanas", advertiu Jean-François Mattei, recordando que essa estação "é marcada por chuvas torrenciais, inundações e deslizamentos de terra".

"É preciso colocar em segurança o máximo número de pessoas", afirmou, recordando haver uma estimativa de 400 mil a 1,2 milhões de desalojados.

O presidente da Cruz Vermelha francesa considerou que "muito poucos franceses se mobilizaram" para ajudar os haitianos.

A CRF recolheu 11,5 milhões de euros, enquanto as congéneres norte-americana e canadiana (da Cruz Vermelha) receberam, respectivamente, 160 milhões de dólares (116 milhões de euros) e 116 milhões de dólares (79,5 milhões de euros), disse.

Até ao momento, mais de 600 colaboradores da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho de 22 países foram enviados para o Haiti onde apoiam a Cruz Vermelha haitiana.

foto AP
"Uma segunda tragédia" iminente no Haiti
Crianças brincam num campo de desalojados em Leogane



ACUWEATHER - Piadas sem piada...

O metereologista Jim Kosek, da rede americana Accuweather, levou à letra a comparação feita por Barack Obama acerca das tempestades de neve na costa leste dos Estados Unidos, avança a Globo.

O presidente caracterizou-as de «Snowmageddon», o armagedão de neve, levando o metereologista a entusiasmar-se nas previsões do tempo para esta semana.

O metereologista declarou que a costa leste vai sofrer «uma paralisante e amedrontadora tempestade de neve». Na sua exibição inflamada, aos gritos, previu «queda no fornecimento de energia, voos cancelados e dezenas de milhares, ou milhões, de pessoas afetadas pela neve».

O encerramento da extraordinária previsão do tempo foi marcado pelo suspiro aliviado do metereologista «oh, boy!».

VEJA O VÍDEO:


ETA - A 2 anos em PORTUGAL

A ETA tem uma base em Portugal há já dois anos, segundo diligências policiais a que a rádio espanhola Cadena SER teve acesso.

As autoridades portuguesas e a Guardia Civil referem que Oier Gómez, um dos suspeitos que alegadamente ocupou a vivenda de Óbidos, está referenciado numa outra investigação de Agosto de 2008, quando terá comprado um veículo que depois apareceu em Salamanca com explosivos.

A rádio refere ainda que um dos alvos dos etarras instalados em Óbidos seria o quartel da Guarda Civil em Zahara de los Atunes, pois na casa foram recolhidas fotos, dados de acesso ao edifício e detalhes sobre os turnos dos agentes destacados no local.

A Cadena SER acrescenta que o objetivo da ETA seria transferir um carro armadilhado de Portugal para a zona do quartel, escapando de novo para a base em Óbidos.

Os investigadores referem também que a ligação a Portugal de um dos dois suspeitos é mais antiga do que inicialmente previsto.

Segundo a rádio espanhola as autoridades acreditam que os dois homens em fuga tenham recebido ordens do antigo chefe militar da ETA, Garikoitz Aspiazu (Txeroki) para estabelecerem uma base da organização terrorista basca em Portugal.

As mesmas investigações, citadas pela Cadena SER, sugerem ainda que, além da casa de Óbidos, a ETA pode ter em Portugal outros esconderijos (normalmente conhecidos em Espanha como zulos) onde podem ter mais material.

As pás encontradas na viatura abandonada pelos etarras dias antes da descoberta da vivenda de Óbidos apresentavam sinais de terem sido usadas recentemente pelo que pode haver na zona esconderijos da organização.

Segundo a estação de rádio, as autoridades portuguesas e espanholas admitem que os indícios apontam que tanto Gómez como o outro suspeito a monte, Andoni Zengotitabengoa, já abandonaram Portugal.

A saída do país terá acontecido há cerca de uma semana e o destino dos suspeitos poderá ter sido o País Basco de onde esperam poder depois seguir para França, segundo os dados da investigação citados pela Cadena SER.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

NELSON MANDELA - Parabens pela sua liberdade, fez se justica...

Nelson Mandela festeja 20 anos de liberdade, esta quinta-feira. A data será assinalada numa cerimónia especial na Assembleia Nacional da África do Sul que contará com a sua presença. Madiba (o nome do clã do Transkei ao qual Mandela pertence e pelo qual é respeitosamente tratado no país) será homenageado pelos 250 deputados eleitos no ano passado e pelo chefe de Estado e de Governo, Jacob Zuma.

Queremos saber a sua opinião sobre o líder sul-africano. Deixe o seu testemunho na caixa de comentários no final da notícia

O primeiro presidente negro da África do Sul tem, actualmente, 91 anos de idade e foi detido a 5 de Agosto de 1962, por se rebelar contra o sistema anti-apartheid.

Cumpriu 27 anos de prisão, 18 dos quais na Robben Island e em 1988 foi transferido para o estabelecimento prisional de Victor Verster. Aqui reconquistou alguns direitos, entre os quais, o direito de receber visitas de amigos.

A sua libertação foi ordenada pelo presidente da África do Sul, à época, Frederik Willem De Klerk. Dia 2 de Fevereiro o chefe de estado anunciou a sua decisão ao hemiciclo e nove dias depois, a 11 de Fevereiro de 1990, Madiba regresso às ruas do país que o viu nascer.

O momento foi mesmo transmitido em directo, por várias televisões, em todo o mundo. Na mesma altura, Frederik Willem De Klerk ordenou ainda a abertura de negociações para a transição do país para a democracia, a libertação de outros presos políticos e a legalização de vários partido e sindicatos.

No dia em que foi libertado, Nelson Mandela, falou a todos os sul-africanos. Declarou o seu empenho na reconciliação do país e na procura da paz. Mesmo assim, lembrou que «a luta armada do partido que fundou o ANC podia não ter terminado». Garantiu ainda que o seu objectivo principal era a paz para a maioria negra do país e a busca do seu direito de voto em todas as eleições.

As primeiras eleições multirraciais aconteceram a 27 de Abril de 1994. O ANC, liderado por Mandela, venceu com 62 por cento dos votos. De Maio de 1994 a Junho de 1999 foi o responsável, pela transição do país para uma democracia estável, ganhando o respeito o mundo de todos os países.

Em quatro décadas Mandela recebeu mais de 250 prémios, mas o mais importante foi, sem dúvida, o Prémio Nobel da Paz em 1993. O seu papel na história política da África do Sul e também no Mundo, acabou por ser reconhecida pelas Nações Unidas em Novembro de 2009, quando decidiram que o dia do aniversário de Mandela, 18 de Julho, ia passar a ser conhecido pelo «dia de Mandela» pela sua contribuição na luta pela liberdade.

PORTO vs ARSENAL - Ganhe bilhetes ...


PORTUGAL - Imprensa, primeira pagina...
























































LONDRES - Chuva de neve em 10-02-2010

EMIRATOS ARABES UNIDOS - Um conto das Arabias...

Um árabe descobriu que a noiva escondia barba quando a tentou beijar. Ao levantar o véu constatou, ainda, que era vesga.

A burka e o niqab podem ter a vantagem, da perspectiva machista, de proteger a mulher da cobiça alheia. Mas, antes do casamento, podem ser uma armadilha, especialmente quando a falta da virtude é essencialmente a nível espiritual.

Um embaixador árabe dos Emirados Árabes Unidos descobriu que a noiva era vesga e tinha barba pouco antes do casamento. O adido, cujo nome não foi divulgado, tinha visto a mulher apenas algumas vezes, mas esta, recatada pensaria ele, nunca mostrou o rosto, escondido pelo niqab.

Depois de assinado o contrato do casamento, o embaixador tentou beijar a noiva e foi então que descobriu que a mulher tinha pelos na cara e trocava os olhos. O véu, que serve para cobrir de modéstia as virtudes, escondia a fealdade de corpo e mente, de filha e mãe.

Contou o embaixador a um Tribunal islâmico dos Emirados Árabes Unidos, que foi enganado pela mãe da noiva, que lhe mostrou fotografias de uma irmã, crê-se, uma beldade, dizendo que se tratavam de imagens da filha barbuda.

Desiludido e enganado, pediu a anulação do contrato de casamento e exigiu à ex-noiva o pagamento de cerca de 92 mil euros, montante que diz ter gasto para presentear a ex-futura mulher com roupas, jóias e outros prendas.

O tribunal anulou o contrato mas rejeitou o pedido de compensação financeira, conta o jornal Gulf News.



MOODY'S - Os dois casos não são comparáveis. ..

A agência de notação financeira Moody`s, responsável pela comparação entre as economias portuguesa e grega, ao considerar a 13 de Janeiro que ambas enfrentam um risco de «morte lenta», vem agora dizer que os dois casos não são comparáveis.

Num relatório intitulado «Espanha, Portugal e Grécia: Contágio ou confusão», a Moody`s diz que é preciso distinguir os três casos e analisar cada um separadamente.

«Entre os três países (Espanha, Portugal e Grécia) que têm actualmente as suas contas públicas sob muita especulação no mercado, apenas a Grécia enfrenta desafios significativos», pode ler-se no relatório.

Na análise de 13 de Janeiro, a Moody`s colocava as duas economias no mesmo saco, alertando para a elevada fasquia da produção que era encaminhada para o pagamento dos juros da dívida pública. Desde então, as duas economias viram disparar o risco das respectivas dívidas e a desconfiança dos investidores.

Comparação com Grécia tem gerado desconfiança

As comparações entre as duas economias têm penalizado fortemente Portugal, apesar de as contas públicas portuguesas não estarem numa situação tão grave como a das gregas. As declarações da Moody`s e de outros agentes externos, que colocam os dois casos no mesmo pé (como foi o caso do comissário europeu Joaquin Almunia) têm merecido fortes críticas por parte do Governo nacional, do Presidente da República, do governador do Banco de Portugal e de muitos economistas.

Em reacção às críticas e aos desenvolvimentos a que se tem assistido no mercado da dívida, «no relatório de hoje, a Moody`s reitera a necessidade de separar o risco entre os três países do Sul da Europa», acrescentando que «Espanha, Portugal e a Grécia podem partilhar a mesma moeda, mas não apresentam o mesmo perfil de crédito».

A agência mantém as preocupações em torno dos défices e dívidas públicas elevados
mas reconhece que «os spreads praticados agora para Portugal, Espanha e Grécia, sugerem um perfil de risco mais elevado do que o indicam os ratings atribuídos».

Recorde-se que a Moody`s atribui um rating de Aaa à Espanha, que considera estar «bem ancorado». Já a Portugal, a Moody`s atribui uma notação de Aa2, mas com Outlook negativo, ou seja, está sob «pressão moderada» para uma eventual revisão em baixa. Já a Grécia tem um rating de A2, não comparável portanto com a situação de Portugal. No caso grego, a manutenção da notação depende da capacidade de o governo grego conseguir levar a cabo o «plano ambicioso» de corte de défice que foi apresentado.

A Moody`s lembra que os governos da Zona Euro têm à sua disposição ajudas temporárias dos bancos com o apoio dos respectivos bancos centrais, financiamento por parte de países membros da União Monetária Europeia, e até a assistência pelo Fundo Monetário Internacional (FMI).

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

PORTUGAL - Imprensa, primeira pagina...











PAPA - «já mexe»...

O presidente da Câmara Municipal de Ourém afirmou esta terça-feira que as entidades que estão a preparar a visita do Papa a Fátima, entre 12 e 14 de Maio, «estão perfeitamente habilitadas» a corresponder ao acontecimento.

«Eu acho que não vai haver dores de cabeça, porque, de facto, as entidades estão perfeitamente habilitadas a corresponder à medida da ambição que temos para Fátima», disse Paulo Fonseca no final de uma reunião que juntou representantes de 19 entidades que vão ter intervenção no decurso da primeira visita de Bento XVI ao maior santuário mariano do país, como as forças de segurança, de protecção civil e outras que prestam serviços públicos.

O autarca, que esclareceu não se ter tratado da primeira reunião de trabalho, adiantou que as diferentes entidades começaram «a trabalhar cedo» para garantirem que em áreas como a saúde, a segurança, a sinalização ou o embelezamento de Fátima esteja tudo resolvido até Maio.

Paulo Fonseca explicou que na visita de Bento XVI se pretende dar «uma imagem de eficácia, mas, ao mesmo tempo, uma imagem de modernidade e de acolhimento para garantir que não haja problemas e que toda a gente regresse satisfeita a casa».

Reconhecendo que na peregrinação de Maio ao Santuário de Fátima vai «haver mais gente do que é normal nas peregrinações», o autarca salientou que a preocupação passa por garantir que todas as pessoas tenham assistência se dela necessitarem, sintam segurança, higiene ou conforto, e que o trânsito flua normalmente.

O presidente da Câmara de Ourém referiu que os encontros vão continuar, acrescentando que para quarta-feira está prevista uma reunião no Ministério dos Negócios Estrangeiros «para tratar das questões da segurança de todo o trajecto que o santo padre vai fazer até ao santuário».

Questionado se solicitou apoio ao Governo para as intervenções que o município prevê realizar na cidade de Fátima devido à visita papal, Paulo Fonseca esclareceu: «Nós temos um horizonte de médio e longo prazo e é para esse que eu fui pedir ajuda ao Governo.»

O autarca assegurou ter sentido «um bom acolhimento» por parte do primeiro-ministro «no sentido de garantir que Fátima seja um epicentro da visibilidade do país».

«Muitos custos»

O responsável observou que até Maio «não há tempo para poder organizar concursos para um conjunto de obras» que o município pretende fazer em Fátima, reconhecendo contudo que se pode realizar «um conjunto de intervenções na área urbana», como a sinalização ou a colocação de mobiliário urbano.

Sobre os valores dos trabalhos que a autarquia prevê realizar em Fátima para a peregrinação de Bento XVI, Paulo Fonseca disse apenas que são «muitos custos», exemplificando com a necessidade de arrendar 1500 grades de protecção para ordenação do tráfego rodoviário, com um custo diário de seis euros cada.

GOOGLE - Gigante entra na guerra com o Facebook....

Chama-se Google Buzz e promete baralhar as contas às principais redes sociais, nomeadamente ao Facebook, que tem vindo a ganhar adeptos nos últimos meses. A Google não ficou parada e lançou esta terça-feira uma nova ferramenta integrada no seu serviço do e-mail (o Gmail), que permitirá comentar e partilhar conteúdos online.

A vontade é organizar esta componente das redes sociais, que parecem o sector mais desorganizado da Internet, com conteúdo disperso por vários locais. Com o Buzz será possível congregar o e-mail, o twitter, o Picassa, o Flickr e o Google Reader, para além de ser possível partilhar vídeos e comentários com os amigos.

A Google quer fazer isto de forma muito simples. Mais simples até do que o Facebook, sendo que o serviço estará gradualmente disponível nas contas de Gmail em todo o mundo.

Uma componente importante é a utilização no telemóvel aproveitando os sistemas GPS. A Google pretende que o utilizador perceba o que está a acontecer nas redondezas e isso será possível através do Buzz. Basta instalar a aplicação (iPhone e Android) e escolher a opção «à minha volta» para ver o que todos os utilizadores do Buzz naquela área estão a partilhar com o mundo, como críticas de restaurantes ou até desabafos sobre o trânsito.

VEJA A APRESENTAÇÃO DO PRODUTO FEITA PELO GOOGLE (EM INGLÊS


INTERNET - o perigo à distância de um «click»...

«No Facebook tenho outra foto e outro nome». Catarina tem 9 anos e já percebe a importância de proteger a sua identidade na Internet. Esta terça-feira a escola E.B.1 Narciso Pereira, em Queijas, recebeu uma acção de sensibilização contra os perigos da Internet, desenvolvida pela Microsoft, para assinalar o Dia Europeu da Internet Segura.

João Cerqueira, com 9 anos, diz que esta acção serviu para «aprender a proteger os nomes e as informações pessoais». Da mesma idade, Gonçalo Cesário, disse que está ciente dos perigos mas admite ir à Internet antes de fazer os trabalhos de casa. «Vou com o meu pai e pesquiso coisas que a professora manda», disse.

«As crianças já estão muito familiarizadas com uma série de problemáticas», disse Patrícia Fernandes, representante da Microsoft presente no evento.

Veja aqui a opinião dos especialistas acerca da temática.

Muitos dos alunos com idades entre os 9 e os 10 anos admitem só ir à Net no fim-de-semana e sob o controlo dos pais. No entanto, um estudo efectuado pela Microsoft contraria esta ideia já que 52% dos pais vigiam a utilização que os filhos fazem da Internet contra 49% que não o fazem. Esclarecidos os filhos, é preciso elucidar os pais, e é nesse sentido que vão as próximas acções, revelou Patrícia Fernandes.

Apesar das crianças utilizarem a Internet maioritariamente para jogar, o perigo está à distância de um «click» e nesse aspecto a escola tem um papel importante a cumprir.

«Se não houver por parte da escola, do Ministério da Educação e de outras entidades privadas, preocupação em intervir, obviamente que eles vão por aí a fora», disse o professor José Dinis. «Existe uma componente lúdica e eles mexem sem limites», acrescenta.