Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Primeira pagina


O gato com duas caras mais velho do mundo


Frank e Louie é um gato cinzento com duas bocas, dois narizes e três olhos, e apesar do veterinário - no dia em que nasceu - não lhe ter dado mais que meia dúzia de dias, o gato acabou por completar a dúzia... de anos. Agora é o felino com síndrome de Janus mais velho do mundo, pois poucos deles sobrevivem até à idade adulta.
Um gato do Massachusetts, nos Estados Unidos, acaba de entrar para o livro do Guinness por ser o gato mais velho do mundo a sofrer de uma raríssima anomalia genética que causa uma duplicação facial. O síndrome é também conhecido como diprosopia.
Sara Wilcox, porta-voz do "Guinness World Records" - Livro dos Recordes -, afirmou que é o "gato Janus que mais sobreviveu", referindo-se à designação que o zoólogo britânico Karl Shuker atribuiu à doença, inspirada no deus romano das transições.
Frank e Louie nasceu no dia 8 de Setembro de 1999. A expectativa de vida de um gato com duas caras não ultrapassa os seis dias. A anomalia acontece nos mamíferos e raramente sobrevivem. Os seres humanos também podem ser afectados.






DN

Austrália: cataratas em que água corre para o céu

São imagens raras e impressionantes as que chegam do sul da Austrália. Devido aos fortes ventos, a água de algumas cataratas em vez de seguir o caminho indicado pela gravidade, dispersa-se em direcção ao céu.

Os fortes ventos, que chegam a velocidades de 120 quilómetros hora, têm-se feito sentir na região, e o impacto das condições meteorológicas é visível nas imagens publicadas pela BBC, que pode ver 
aqui
.

Se o vento inverteu o fluxo das cataratas a sul de Sidney, enviando toneladas de água para o céu, na metrópole, nas últimas 24 horas, do céu já choveu quase o equivalente ao que costuma ser a precipitação de um mês inteiro na cidade, nesta época do ano. 

A BBC salienta que os fortes ventos também estão a agitar a água do mar e os surfistas já foram avisados para a formação de ondas com podem chegar aos 5 metros. 



TVi24

Cão morde tubarão


Desta vez foi o tubarão que ficou registado como vítima de uma mordidela
Num encontro imediato entre dois cães e alguns tubarões é de esperar o pior para... os tubarões! Na Austrália acontecem vários ataques a pessoas por ano, mas, desta vez, o ataque tem o tubarão como vítima, pois um dos cães não deve ter gostado de estar a partilhar o mar e mergulhou para morder um tubarão, que rapidamente fugiu


DN

Um pedaço de ADN que nos chegou dos Neandertais


Estudo de investigadores canadianos mostra que populações de origem sub-sariana não têm essa informação genética
O enigma durava há dez anos, desde que um grupo de investigadores da Universidade de Montreal, no Canadá, coordenado por Damian Labuda, isolou um bocado de ADN (informação genética) no cromossoma X que parecia diferente. Isso intrigou os investigadores porque aquele pedacinho aparentava ter origem numa população mais arcaica.
O mistério resolveu-se agora. Aquele bocado de ADN é hoje partilhado por todos os grupos humanos de todos os continentes, à excepção dos que têm origem na África sub-sariana. Ou seja, é uma herança genética directa dos homens de Neandertal, o que confirma que houve cruzamento - e descendência - entre os Homo sapiens e os Neandertais.

DN

Abelhas interrompem jogo no Brasil

O Goiás empatou a dois golos com o Vila Nova (2-2), depois de ter vencido o primeiro jogo por 1-0, e vai disputar a final do Campeonato Goiano de futebol, frente ao Atlético-GO. O duelo ficou marcado pela invasão de um enxame de abelhas.

Com meia-hora decorrida, o árbitro sentiu necessidade de interromper o jogo, ao perceber que as abelhas ocupavam uma parte da baliza do Goiás. Os bombeiros de serviço utilizaram um extintor para resolver a situação.

O enxame, refira-se, ensaiou novas investidas na etapa complementar, desta vez em menor número. O jogo terminou com o empate, a tentativa de invasão dos jogadores do Vila Nova ao balneário do Goiás e violência entre adeptos e polícia nas bancadas.






TVi 24