Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Primeira pagina


Sexo Neandertal afectou sistema imunitário dos humanos


O facto de os nossos ancestrais terem mantido relações com os seus «primos» evolutivos introduziu genes que ainda ajudam o Homem actual

O acasalamento entre neandertais e outro grupo antigo chamado Denisovans, seus «primos» evolutivos, afectou o sistema imunitário do ser humano. Esses relacionamentos acabaram por introduzir genes que nos ajudam a lidar com vírus até aos dias de hoje, avançam cientistas num estudo publicado na revista «Science».

O estudo da influencia das relações entre ancestrais no actual genoma humano já não é novo. Investigadores já tinham concluído que os acasalamentos pré-históricos eram responsáveis por até 4por cento do genoma humano moderno. Este novo estudo, adianta a BBC, identifica trechos de ADN derivadas dos nossos antepassados distantes. 

Em causa, o HLA (antígeno leucocitário humano), conjunto de genes que desempenham um papel importante na defesa contra invasores externos ao organismo, como vírus. Os autores do estudo dizem que as origens de alguns genes HLA de classe 1 são prova de que os neandertais se cruzaram com os Denisovans.



TVi 24

Choveu dinheiro numa auto-estrada da Holanda


Quem pensou que estava a ter uma visão ao ver chover notas de euros, enganou-se. De facto, elas voavam e caíam no chão como chuva. O insólito aconteceu na muito movimentada auto-estrada 2 nos arredores de Maastricht, na Holanda. Veja o vídeo.

Na segunda-feira, uma carrinha de valores deixou, literalmente, fugir notas de euros. O dinheiro espalhou-se pela auto-estrada e provocou o caos. Os automobilistas, entusiasmados com a dança esvoaçante das notas, estacionaram os carros na berma e correram atrás delas.





Um repórter holandês, que passava na A2 naquele momento, afirmou ter visto as pessoas a correrem para apanhar o dinheiro e a levarem os bolsos cheios para os carros.
Segundo uma mensagem postada no Twitter pela polícia da província holandesa de Limburgo, "por breves momentos choveram notas".
Não ficou apurada a quantia que voou da carrinha de valores, nem o que provocou o incidente.

JN

Homem preso por morder uma cobra

Um americano natural de Sacramento, na Califórnia, foi detido por ter mordido uma cobra de estimação e ter deixado o animal seriamente ferido.






A polícia foi chamada ao local convencida de que o homem é que tinha sido atacado. Mas afinal foi precisamente o contrário. A cobra, entretanto, foi operada e está a recuperar do ataque - levou 15 pontos no ferimento. De acordo com o veterinário, ficou gravemente ferida e perdeu algumas costelas, mas acabou salva pela cirurgia.
O autor da agressão referiu que não se lembrava do incidente e admitiu que estava sob o efeito do álcool. "É algo bizarro. Estava embriagado e fiquei louco", confessou David Senk, de 54 anos, à CNN, acrescentando que não sabe como a cobra lhe foi parar às mãos.

DN

Jovem urina no tribunal em frente ao juiz

Um adolescente de 17 anos urinou num caixote de lixo durante uma audiência em tribunal.





A situação deixou o juiz visivelmente irritado. Corey Webb, de 17 anos, estava a ser julgado por disparar sobre um polícia durante uma tentativa de fuga de um centro de detenção juvenil no Texas. Sem que nada o fizesse prever, o jovem dirigiu-se ao caixote do lixo e fez as suas necessidades. O juiz repreendeu e avisou-o que estava a incorrer num comportamento inapropriado.


DN

Levantam carro e salvam homem de morrer queimado.

Um grupo de pessoas ajudou a libertar um motociclista que tinha ficado preso debaixo de um carro em chamas após um acidente.






Brandon Wright, de 21 anos, ficou preso debaixo de um BMW num acidente que envolveu a sua mota, segunda-feira, no Estado americano de Utah.
Tanto o carro como a mota pegaram fogo. De imediato, várias pessoas aperceberam-se do perigo da situação e levantaram o carro para impedir que Brandon morresse queimado.
Transportado para o hospital em estado relativamente grave, Brandon acabou por sobreviver e já agradeceu às pessoas que lhe salvaram a vida.

DN

Chanel Tapper tem a maior língua do mundo


Americana tem a maior língua do mundo com 9,75cm

Chanel Tapper tem a maior língua do mundo, com 9,75 centímetros, e por isso entrou para o Livro dos Recordes do Guinness de 2012.

Tapper estuda na Califórnia, Estados Unidos da América, tendo a sua língua o dobro do tamanho médio do órgão.
Numa entrevista ao Guinness a norte-americana afirmou que tinha oito anos quando descobriu que a sua língua era grande. Mas a recordista vê com alegria a sua grandeza.
Channel Tapper está consciente do tamanho da sua língua. "Eu nasci com a língua assim" conclui.

DN