Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

sábado, 17 de abril de 2010

Primeira pagina - 17 - 04 - 2010

Alunos juntaram 45 toneladas de equipamentos electrónicos...


Esta acção decorre até 4 de Maio, no âmbito da 2.ª edição do projecto 'Escola Electrão 2010', iniciativa da Amb3e - Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos. O ano passado, a Escola Mariana Seixas ficou classificada em 3.º lugar, na área de volume de resíduos recolhidos.

José Carlos Silva, professor de Electrónica e coordenador do projecto na escola, esclareceu que "este é o resultado da recolha de resíduos em 60 das 80 empresas e instituições de Viseu e concelhos vizinhos que colaboram com a Escola Profissional Mariana Seixas". Apontou que "ainda há trabalho a fazer e compromissos a assumir!"

Revelou ainda que "a recolha de resíduos eletrónicos e elétricos começou a ser feita em 16 de Outubro do ano passado, com a colaboração de alunos e funcionários da escola". E fez uma confidência: "Tal como a selecção tem uma música para a incentivar, nós também temos uma: a canção 'Hey You', de Madonna!"

Luís Neves, aluno do 2.º ano e um dos participantes na actividade, referiu que "intervenções como esta são importantes para sensibilizar os alunos e a comunidade em geral para a necessidade de se preservar o meio ambiente".

Adiantou, por outro lado, que "é igualmente uma forma de convívio", uma vez que "promove a união de toda a escola", que se "vê integrada num projecto comum, em prol não só da comunidade escolar, mas também da sua área envolvente".
Daniel Silva, estudante do 3.º ano, frisou, por seu turno, que o "evento é muito importante para alertar as pessoas para a preservação do ambiente, que deve ser deixado o mais incólume possível às gerações vindouras".

Indo mais longe na sua análise, referiu que "a acção serve igualmente para ajudar a dar uma ideia do país junto da União Europeia", enquanto do ponto de vista interno pode ser aproveitado para divulgar os projectos da escola". Presente na acção estiveram, além de Rui Santos, director da Escola Profissional Mariana Seixas, Ricardo Vidal, da Interecycling, e Abreu Ferreira, director da Gestão de Resíduos da Amb3e, que deu a conhecer o trabalho desta associação sem fins lucrativos, que entregou 'O Ponto Electrão' - e que vai estar à disposição de pessoas e empresas até 4 de Maio, na escola.

DV

Tornado em Lisboa...

Um mini-tornado causou na quarta-feira estragos na zona das Olaias, em Lisboa. «Há telhados arrancados e casas inundadas», disse ao tvi24.pt o sub-chefe Marques, do Regimentos de Sapadores Bombeiros de Lisboa.

«Na zona do bairro Belo Horizonte foram atingidas as coberturas de cinco prédios, tendo os telhados ficado danificados», adiantou o responsável dos bombeiros.

«Havia mais telhas que ameaçavam queda eminente e estão a ser retiradas», explicou, acrescentando que «estão a ser verificadas as condições de habitabilidade dos edifícios».

O sub-chefe Marques afirmou ainda que «não há dados sobre feridos

A mesma fonte adiantou que no local, além dos bombeiros, está uma equipa da Protecção Civil, a Polícia Municipal e o Vereador do pelouro da Protecção Civil.

A Protecção Civil Municipal confirmou também ao tvi24.pt que recebeu um pedido de ajuda para a zona das Olaias, no qual referiram «tectos que voaram», e que enviou uma equipa para o local.

Os ventos fortes causaram estragos avultados na Escola Básica Integrada Patrício Prazeres: vidros partidos, árvores derrubadas, coberturas arrancadas. De tal forma que a escola deverá ficar encerrada até segunda-feira.

TVi24





Países do Rio Nilo - Egito e Sudão - Uma viagem na eternidade ...

Parte 1


Parte 2


Viseu Cidade Viriato

OCDE "aponta Portugal como exemplo a seguir"...

OCDE "aponta Portugal como exemplo a seguir"

Portugal "é visto como o exemplo a seguir no desenvolvimento da investigação científica", afirmou hoje à agência Lusa, em Paris, o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, José Mariano Gago.

Mariano Gago participou, na terça feira, num seminário da Organização de Cooperação e Desenvolvimento Económicos (OCDE) dedicado à análise da "excepção portuguesa" em termos de crescimento da investigação científica e tecnológica.

O ministro mostrou-se satisfeito com o interesse dos especialistas internacionais da OCDE e pelas sugestões de um seminário onde o caso português foi abordado com "reconhecimento, admiração e espanto".

"Seria interessante ponderar a criação de programas, eventualmente com a colaboração da indústria, para mudança de ramo de licenciados em áreas de muito baixa produtividade directa", adiantou Mariano Gago sobre propostas saídas do seminário.

A sugestão, "que pode ser um instrumento de política para os próximos anos", partiu da OCDE e do presidente da empresa Novabase, Rogério Carapuça, também membro do Conselho Científico da Fundação Ciência e Tecnologia (FCT), que integrou a delegação portuguesa.

A ideia é que "com um complemento da formação da cultura que tinham adquirido, os jovens licenciados muito mais facilmente se poderiam inserir no mercado de trabalho qualificado".

Todos os números confirmam uma "explosão na área da Ciência e Tecnologia em Portugal nos últimos anos", salientou Mariano Gago, sublinhando que a evolução é tanto mais significativa quanto "Portugal tinha, há trinta anos, níveis de subdesenvolvimento científico generalizado".

"Portugal é hoje um país com uma balança de pagamentos tecnológica positiva, de há três anos para cá, e que exporta serviços em áreas como as tecnologias de informação, telecomunicações, gestão financeira, energia ou estudos técnicos", referiu.

Praticamente todo (97 por cento) o investimento de Portugal na Agência Espacial Europeia (ESA) é recuperado por empresas portuguesas, adiantou Mariano Gago, como exemplo de que o aumento da massa crítica da investigação, no sector público e privado, produz resultados concretos no tecido económico.

A OCDE reconhece também Portugal como um país atraente para os investigadores estrangeiros, "e não apenas de países menos desenvolvidos mas sobretudo de pessoas com origem em países onde a Ciência e Tecnologia está muito avançada", acrescentou.

"É também surpreendente a ligação desta evolução recente com a chegada de novas classes e grupos sociais à educação superior em Portugal após 1974, nomeadamente a generalização do ensino para as mulheres e a sua entrada na investigação", frisou o ministro.

Quase metade (44 por cento) dos investigadores no activo em Portugal são mulheres, o que ultrapassa em muito as médias dos países da OCDE, acrescentou.

O ministro salientou também que a Ciência e os cientistas gozam em Portugal de um prestígio fora do comum noutros países da OCDE, como notou, durante o seminário, um especialista francês ao referir-se à "retracção do interesse" dos jovens pelas áreas científicas.

"O desenvolvimento científico, de forma tão sistemática, só é possível porque a população portuguesa acredita nele. Exige que existam jovens que estudem Ciência, que os pais queiram que eles estudem e que a sociedade acredite", afirmou Mariano Gago.

DN

Bife e bitoque vão ficar mais caros...

Bife e bitoque vão ficar mais caros

O preço da carne de vaca deverá disparar nos próximos meses, devido aos efeitos do Inverno rigoroso nos Estados Unidos e da recessão económica mundial, revelou ontem o Financial Times.

Isto significa que, dentro de muito pouco tempo, saborear um tradicional bitoque ou comer um hambúrguer numa qualquer cadeia de fast food sairá mais caro aos portugueses.

De acordo com o Financial Times, que cita dados do Departamento de Agricultura norte-americano, desde Dezembro de 2009 o preço da carne de vaca já aumentou 25%. Este aumento, apontado pelo jornal como o maior dos últimos 30 anos, é um efeito directo da quebra - pelo terceiro ano consecutivo - do número de cabeças de gado disponíveis para a produção alimentar.

Além das dificuldades resultantes da crise económica mundial que enfrentam os produtores de bovinos, o sector foi ainda fortemente prejudicado pelas vagas de frio que assolaram os Estados Unidos durante o último Inverno, adianta o Financial Times.

O jornal alerta ainda para a possibilidade de esta escalada nos preços não se limitar apenas à carne de vaca. Segundo a edição de ontem do jornal, é esperado que este aumento se estenda também aos preços das carnes de porco e de frango. Esta previsão, adianta o FT, é justificada com a inevitável queda na procura de carne de vaca , aliada à crise que estes sectores também atravessam.

DN

Norte e centro da Europa com espaço aéreo fechado...

Norte e centro da Europa com espaço aéreo fechado

O vulcão na Islândia criou duas colunas de cinza que cobrem a Escandinávia e a Grã-Bretanha. O espaço aéreo foi encerrado no norte e centro da Europa e os aviões que já tinham descolado estão a ser mandados regressar.

Reino Unido, Dinamarca, Noruega, Suécia e Alemanha são alguns dos países que já decidiram encerrar o seu espaço aéreo devido às nuvens de cinzas provenientes da erupção de um vulcão na Islândia.

Os serviços de controlo aéreo britânicos anunciaram ter decidido encerrar totalmente o espaço aéreo britânico a partir das 11:00 TMG (12:00 em Lisboa) e "pelo menos" até às 17:00 TMG (18:00 em Lisboa).

Durante esse período, "não será autorizado nenhum voo no espaço aéreo britânico, à exceção de situações de emergência", indicou o National Air Traffic Service (NATS, controlo aéreo).

Hoje de manhã, cerca de uma centena de voos foram anulados em Heathrow, o aeroporto mais movimentado do mundo, e cerca de 150 em Gatwick.

Na Dinamarca, e depois de um anúncio de que o espaço aéreo sobre o Mar do Norte estava encerrado a todo o tráfego, as autoridades anunciaram entretanto que todo o seu espaço aéreo vai estar encerrado a partir das 16:00 TMG (17:00 em Lisboa).

A companhia aérea escandinava SAS suspendeu todos os voos da Dinamarca para a Noruega, Escócia e norte de Inglaterra.

O aeroporto de Bruxelas informou entretanto, num comunicado, que "há fortes possibilidades de aeroporto ser forçado a parar todas as operações hoje".

Na Islândia, no entanto, o tráfego aéreo não está a ser perturbado, e os voos com partida ou destino Reiquejavique estão a fazer-se com normalidade, segundo as autoridades aeroportuárias islandesas.

O vulcão, no glaciar Eyjafjllajokull, no sul da Islândia, registou na quarta-feira a segunda erupção em menos de um mês. Devido à erupção vulcânica, cerca de 800 pessoas foram retiradas do sul da país.

DN


Pelicano ataca genitais de comentador em directo...

Um pelicano atacou um especialista de aves, durante um programa ao vivo, no canal de televisão FOX2.

O animal atrevido não resistiu a dar umas bicadas nos genitais do perito convidado pela estação televisiva para comentar uma invasão de pelicanos em St. Louis, no estado americano do Missouri.

A ave foi trazida ao programa pelo próprio especialista em pelicanos, mas ao que parece o animal não gostou do passeio e resolveu agradecer a visita desta forma menos simpática.

TVi24


Ilha Presidencial: Chávez, Lula e companhia «perdidos»....

Nem com a criação de guerrilhas da censura, Hugo Chávez, presidente venezuelano consegue apanhar esse veículo de comunicação que é a Internet. É como tentar apanhar moscas com os dedos.

A rede link externo é o pequeno ecrã que permite a divulgação de uma nova série de aventuras, inspirada no «Lost» (Perdidos), mas sem dramatismos. Só gargalhadas. Com os presidentes da Venezuela e da Bolívia como personagens principais. Mas, não faltam o presidente americano, Barack Obama, o presidente brasileiro, Lula da Silva ou o Rei Juan Carlos de Espanha. Senhoras e senhores, apresentamos a Ilha Presidencial link externo

Os dois venezuelanos, autores da sátira, Juan Andrés Ravell e Oswaldo Graziani querem fazer o mundo rir, mas também alertar para a situação política naquele país da América Latina.

Rir é garantidamente fácil. Chamar a atenção também não é difícil. O trailler já foi visto quase 230 mil vezes no You Tube. E, do primeiro para o segundo episódio, o número de fãs cresceu e muito. Cerca de 70 mil viram o episódio piloto. O segundo já vai em mais 130 mil exibições.

Parece que o êxito está garantido. Com este elenco, matéria-prima para os argumentos também não falta. O Dallas que se cuide ou pode perder o trono de «série que nunca mais acaba».

Talvez agora Chávez e Juan Carlos estejam de acordo e digam a Juan ou Oswaldo «por que no te callas?».

TVi24

Brasil já festeja oitavo lugar no mundo...

Brasil já festeja oitavo lugar no mundo

A Economist Intelligence Unit (EIU) anunciou, numa das suas últimas edições, que o Brasil é já a oitava economia do mundo - o que muitos especialistas diziam que só ocorreria dentro de algumas décadas. Não é de estranhar, assim, que o país tenha um saldo da balança comercial positivo em 18,3 mil milhões de euros, reservas de 180 mil milhões de euros e uma perspectiva de crescimento de 5% nos próximos anos.

Os dados são todos positivos: em 2009, o Brasil exportou 113 mil milhões de euros e importou 94 mil milhões de euros, o que lhe gerou um saldo positivo de 18,3 mil milhões de euros; o país, que na década de 1980 foi considerado incumpridor com os credores externos e teve de pedir ajuda ao Fundo Monetário Internacional (FMI), dispõe agora nos seus cofres de reservas de 180 mil milhões de euros - um pouco mais do que a sua dívida externa. Portanto, não depende de terceiros para ir em frente, motivo pelo qual foi recentemente considerado a oitava maior economia do mundo pela Economist Intelligence Unit (EIU).

A KPMG fez uma pesquisa mundial e concluiu que os empresários brasileiros são, no momento, os mais optimistas do mundo. Os mais entusiastas dizem que não só as reservas de petróleo estão a crescer mas que, se no futuro a grande commodity for a água potável ou a geração de oxigénio, o Brasil também estará em boas condições, graças à floresta amazónica.

A história recente do país foi atribulada. De 1964 a 1985, o Brasil viveu sob regime militar. Depois veio a hiperinflação, com taxas de até 900% ao ano e, em 1992, ocorreu a saída do presidente Collor de Mello, obviamente com reflexos negativos na economia. Em 2002, quando o Presidente Lula ganhou, gerou-se algum pânico, pois temia-se que o ex--metalúrgico aplicasse normas radicais do (seu) Partido dos Trabalhadores (PT), o que não aconteceu. Lula, que nos comícios falava em punir bancos e renegar a dívida externa, enviou uma mensagem de paz, ao colocar como presidente do Banco Central o economista Henrique Meirelles, ex-presidente mundial do Bankboston - o que serviu como garantia de que não iria afrontar a comunidade financeira local e externa.

A britânica EIU afirma que as políticas bem-sucedidas adoptadas pelo Governo contribuíram para a sua recente ascensão. "Mas, por detrás da performance brasileira há também deficiências, como uma economia ainda fechada, o que, por acaso, surgiu como vantagem durante a crise mundial, mas que no longo prazo tende a pesar negativamente", detalha a EIU. Mas a euforia é tão grande que Lula chegou a afirmar que o país vive a melhor fase desde a proclamação da República, em 1889.

O Presidente do Brasil quer um lugar no Conselho de Segurança da ONU para o país e até já viajou ao Médio Oriente para tentar fazer do emergente país sul-americano um mediador relevante da crise entre árabes e judeus, além de líder na América do Sul. Enquanto não faz parte do G-8, o Brasil procura levantar a voz em fóruns como o G-20. Uma prova da nova força brasileira está nas suas empresas gigantecas, como a Petrobras e a empresa mineira Vale.

Em razão do bom momento, Lula foi reeleito em 2006 e hoje está com 80% de popularidade, o que é raro, após mais de sete anos de Governo. Para o ministro da Fazenda, Guido Mantega, a conjuntura internacional ajudou até 2008, mas, com a crise, o Presidente Lula acertou, ao reduzir impostos - sobre carros e máquinas de lavar - e ampliar o investimento público. Com isso, em 2009, ano de crise mundial, o Brasil decresceu apenas 0,2% e, para 2010, a sua economia deve crescer 5,2%. A previsão oficial é de que vai crescer acima de 5% nos próximos anos.

Num ponto, economistas de todos os matizes concordam: o Brasil deveria aproveitar a actual fase de vacas gordas para fazer uma sólida reforma tributária e racionalizar a cobrança de impostos, para estimular um crescimento sustentado. Outra reforma urgente é a trabalhista: hoje, um patrão que contrata um empregado por 300 euros paga outros 300 euros ao Governo, para uma série de impostos e fundos. Isso desincentiva as contratações e estimula a informalidade no trabalho.

Com o seu estilo informal, Lula afirmou: "As razões do sucesso da economia brasileira e da sua menor exposição aos efeitos da crise financeira global foram a expansão da oferta de crédito e a ampliação do mercado interno, por meio de políticas de distribuição de rendimentos. Éramos uma economia capitalista sem capitalismo", diz.

DN

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Primeira pagina - 16 - 04 - 2010

Novo comandante da GNR "com expectativas elevadas"...


"A minha intenção foi a de realizar uma visita de cortesia ao senhor governador e mostrar-lhe a minha disponibilidade para em qualquer altura tratar dos assuntos que tenham a ver com a segurança das populações", referiu no final aos jornalistas.
"É uma responsabilidade grande substituir um camarada e amigo como o coronel Amaral Dias. A minha esperança é só a de ser capaz de cumprir as expectativas das pessoas que depositaram a confiança em mim para o desempenho deste cargo", adiantou, questionado sobre a sua nova tarefa. "Esta não é a minha primeira experiência como comandante deste nível na Guarda e as preocupações que tenho nesta altura são exactamente a de ter capacidade para ser capaz de resolver todos os problemas com os quais me irei deparando, com a certeza de que iremos fazer o melhor para que a segurança das populações seja garantida", acrescentou.
Quanto à falta de efectivos na GNR de Viseu, o tenente-coronel Seixas explicou que foi treinado para "gerir todos os meios que temos".
"As pessoas podem ficar com a garantia de que nós em todo o momento iremos fazer tudo o que for possível para que consigamos estar sempre onde seja necessário, nem que para isso seja preciso algum esforço", sublinhou.


No que diz respeito à sua "adaptação" ao distrito de Viseu, lembrou que esta é já a sua terceira estadia em Viseu. "Em 1990 fui colocado como adjunto do Comando da Companhia, depois tive de sair e voltei dois anos depois para assumir o Destacamento Territorial de Lamego. É com muito gosto e com expectativas elevadas que assumo agora o cargo de comandante do Grupo, para cumprir mais uma vez com a dedicação que puder", finalizou.

DV

O Sentido do Gosto - Panna Coppa em copinhos...



RTP/Mandala

Michael Bublé actua em Novembro em Portugal...

O músico canadiano Michael Bublé estreia-se ao vivo em Portugal com um concerto a 2 de Novembro no Pavilhão Atlântico, em Lisboa. Veja o vídeo da interpretação de "Fever.

Os bilhetes serão colocados à venda no sábado, revelou a promotora Ritmos & Blues.

Lisboa entra assim na longa digressão internacional de "Crazy Love", o álbum que Michael Bublé, o menino bonito do jazz vocal, de 34 anos, lançou em Outubro de 2009.






A "Crazy Love Tour" começou em Março e inclui quase uma centena de actuações até Lisboa, passando pelos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Alemanha, Itália e França.

Michael Bublé editou o primeiro álbum, "First Dance" em 1996, ainda antes de assinar qualquer acordo com uma editora discográfica.

O primeiro grande êxito surgiu em 2003 com o álbum homónimo, num registo entre a pop e o jazz, revisitando standards e temas pop rock, como "Fever", "Put your head on my shoulder", "Crazy little thing called love" e "Kissing a fool".

Influenciado por Tony Bennett, Frank Sinatra, Dean Martin e Harry Connick Jr, Michael Bublé já vendeu desde então mais de 25 milhões de discos em todo o mundo, e conquistou vários prémios Juno, Emmy e Grammy.

"Crazy love", o álbum que o levará a Lisboa, apresenta versões de temas como "Cry me a river", "Georgia on my mind" e "All of me".

JN

Disfarçaram-se de ovelhas para fugir à polícia...

Vários reclusos decerto já deram voltas e voltas à cabeça a tentar descobrir a melhor maneira de fugir da prisão e não serem apanhados pela polícia. Dois presos argentinos conseguiram arquitectar o plano ideal, avança o «La Nacion». Fugiram da prisão de alta segurança de Buenos Aires e arranjaram um estratagema inédito para não serem descobertos. Resolveram mascarar-se... de ovelhas.

A última pista que a polícia teve dos fugitivos, identificados como Maximiliano Pereyra e Ariel Díaz, foi dada por um pastor que se deparou com os homens cobertos de peles de ovelha a pedir-lhe comida e cobertores.

Os foragidos são procurados por cerca de 300 polícias, incluindo até helicópteros, no entanto, até agora ainda não conseguiram apanhar as «ovelhas tresmalhadas».

TVi24

Falta de água pode levar a conflitos em 2025...

A «União para o Mediterrâneo» quer evitar que cerca de 290 milhões de pessoas do mediterrâneo tenham acesso limitado à água, em 2025, situação que pode originar conflitos na região, nomeadamente entre Turquia e Iraque que partilham as águas de um mesmo rio.

O alerta foi dado hoje pela ONU durante a conferência euro-mediterrânica sobre a água, que decorre em Barcelona. Trata-se do primeiro grande desafio da recém-formada «União para o Mediterrâneo».

A estratégia para evitar a situação de conflito e garantir o abastecimento de água passa pela poupança de água em cerca de 25 por cento do que se consumiu em 2005, até 2025.

Os compromissos assumidos na conferência incluem também a preservação dos recursos hídricos, uma melhoria da sua gestão, a salvaguarda da saúde pública, a erradicação da pobreza e da origem dos problemas de exclusão nesta região.

A reunião tem como objectivo aprovar um documento que garanta o abastecimento de água às populações em toda a bacia, num momento de expansão demográfica e em que os efeitos das alterações climáticas se fazem sentir, e conta com a presença da ministra do Ambiente, Dulce Pássaro.

No entanto, nem todos os Estados concordam com a estratégia. É o caso da delegação israelita, que se opõe a que se faça referência aos territórios ocupados.

Mas a ministra do Ambiente e dos Assuntos Rurais de Espanha, Elena Espinosa, que presidiu à abertura da conferência sobre a água, manifestou-se esperançosa de que as diferenças sejam superadas.

O secretário-geral da «União para o Mediterrâneo», Ahmad Masa`deh, afirmou que cerca de 50 projectos estão a ser desenvolvidos e salientou que o debate sobre a água não pode ser de natureza local, devendo envolver a ONU, a Liga Árabe e o Conselho de Ministros Africano.

Já o secretário para os Assuntos Europeus francês, Pierre Lollueche, alertou para o facto de as tensões sociais sobre os recursos hídricos na região do Mediterrâneo serem agravadas pelo aumento da procura turística internacional, juntamente com a redução das chuvas e o aumento das temperaturas.

TVi24

Peru: quebra de glaciar provoca «tsunami»...

O silêncio e a paz dos Andes foram afectados com a quebra de um glaciar do tamanho de quatro campos de futebol.

E, se não bastasse, o impacto da queda do gelo na água do Lago 513, a 200 milhas a norte de Lima, desencadeou uma onda gigante com 23 metros de altura que, sem piedade, subiu as margens e entrou pelas terras, destruindo 50 casas.

Também o abastecimento de água a 60 mil pessoas ficou comprometido.

Foram-se as casas. Infortúnio. Dêem-se graças, ficaram as pessoas. Das seis inicialmente desaparecidas, cinco já foram localizadas. Presente na memória dos peruanos, o terramoto de 1970 que provocou uma avalancha que levou tudo e todos pela frente. Morreram 20 mil pessoas.

Mas, o Peru é albergue para 70 por cento dos glaciares tropicais. O povo olha com receio e descrença para o futuro e para as alterações climáticas.

Em 2009, o Banco Mundial alertou para a hipótese dos cumes de neve não existirem daqui a 20 anos. De acordo com o mesmo relatório, O Peru perdeu 22 por cento dos glaciares nos últimos 35 anos.

TVi24

Italiana de 12 anos foi escrava sexual em Portugal...

Italiana de 12 anos foi escrava sexual em Portugal

É a única menor da lista de 84 casos de tráfico de seres humanos no ano passado.

Francesca, com apenas doze anos, foi trazida de Itália para Portugal para ser explorada sexualmente. Foi salva por uma vizinha da casa de alterne onde a menor estava a ser escravizada. A senhora ligou para a Linha de Emergência Social e a GNR entrou em acção. Os suspeitos ainda não foram identificados pela força de segurança e por isso Francesca ainda está no nosso país. Encontra-se a viver num centro de acolhimento para vítimas de maus tratos. É a única menor na lista de 84 seres humanos traficados no ano passado, segundo Manuel Albano, coordenador nacional do plano de combate ao tráfico de seres humanos. "O que não quer dizer que seja o único caso de exploração sexual de menores, mas sim o único sinalizado", explicou ao DN.

Segundo dados a que o DN teve acesso, foram 84 os casos sinalizados (em investigação) em 2009 relativo a tráfico de seres humanos. E destes, a polícia conseguiu descobrir o que sucedeu em 41 situações, identificando os agressores e as vítimas.

Das 84 vítimas, 19 são homens, e as restantes são mulheres, sendo que a maioria trata-se de casos de exploração sexual, seguidos de exploração laboral e para coacção para prática de furtos.

Maria, de 28 anos, é outro dos casos registados em 2009. A brasileira foi obrigada a viver numa casa de alterne numa cidade do Norte de Portugal durante alguns meses. Da sua terra natal viajou para a Europa pela primeira vez no início do ano passado. Antes de chegar a Lisboa, passou pelo Leste e por Espanha.

Na segunda metade do ano passado, uma rusga feita no "local de trabalho" imposto salvou-a da vida de pressão e isolamento a que foi submetida. Maria foi seduzida por um relacionamento amoroso que acabou, mal saiu do Brasil.

As vítimas de tráfico são, na sua maioria brasileiras (44%) -33 casos - seguidas de 18 portuguesas e 12 romenas (ver infografia em baixo). Sendo que esta exploração foi consumada nos centros urbanos do País na maior parte dos casos.

Dos 19 registos em que os homens foram as vítimas, o Relatório de Segurança Interna (RASI ) deste ano registou o caso de um homem de 60 anos, português, levado para Espanha para exploração laboral . Segundo o mesmo documento, as mulheres e homens foram aliciados para "aventuras e relacionamentos amorosos", "propostas de trabalho irrecusáveis" e "ofertas para conclusão de estudos".

"Estas vítimas estavam a ser sujeitas a muita pressão e viviam em locais isolados sem grande comunicação", explica Manuel Albano. "E estavam integradas em redes que podem ser mais ou menos estruturadas, mas em Portugal a maioria são redes mais familiares", acrescenta a mesma fonte. "Geralmente existe mais do que um indivíduo envolvido no processo do tráfico", explica ao DN Joana Wrabetz, directora do Observatório do Tráfico de Seres Humanos.

O RASI relativo a 2009 explica ainda que os agressores registados são a maioria portugueses, seguidos de "romenos brasileiros, búlgaros, ucranianos e eslovacos".

Alguns dos casos de exploração sexual foram detectados através de rusgas a bares de alterne. "As forças e serviços de segurança fazem regularmente operações de fiscalização a estabelecimentos nocturnos", diz Joana Wrabetz.

No ano passado, oito elementos da máfia romena "Nicolae" foram também condenados por associação criminosa, tráfico de pessoas e lenocínio. O cabecilha foi sentenciado com 14 anos de prisão. Os dois portugueses envolvidos na rede, donos das pensões, saíram com pena suspensa por dois anos. Os sete agressores chegaram em 2003 da Roménia e traficaram 23 mulheres, três menores, que rendiam cerca de 200 euros por dia.

DN

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Primeira pagina - 15 - 04 - 2010

Criança de três anos anda na corda bomba...

Na China, uma menina de 3 anos anda numa corda bamba suspensa a nove metros por cima de um recinto onde estão seis tigres siberianos num Jardim Zoológico da província de Jiangsu.

Os animais estiveram sempre com atenção e Zhang Xiaoyan, do grupo de artes performativas para crianças de Jiangxi, só depois de três tentativas conseguiu completar o caminho e atravessar os 130 metros de comprimento sem cair. O vento dificultou sempre a sua actuação.

A menina faz este tipo de acrobacias desde que tinha um ano de idade, mas, mesmo assim, confessou ter medo de ser mordida pelos animais. O espectáculo foi cancelado depois de ser alvo de críticas.

TVi24

O Sentido do Gosto - Tamboril Confitado em Azeite Negro...



RTP/Mandala

Papa com bigode à Hitler em cartaz vandalizado...

Papa Bento XVI

Os cartazes dedicados à visita do papa Bento XVI a Malta, que irá decorrer sábado e domingo, foram vandalizados e as autoridades da ilha reforçaram o dispositivo de segurança, informa a Lusa.

Nos grandes cartazes, que foram colocados pelas autoridades de Malta para dar as boas vindas ao pontífice, foram pintados na figura de Bento XVI bigodes ao estilo de Adolf Hitler, numa alusão ao ingresso do religioso durante a adolescência na juventude nazi, e a palavra pedófilo, noticia a imprensa de Malta.

Os três cartazes foram retirados e substituídos por novos outdoors, mas as autoridades receiam que possam surgir outras acções de contestação à visita do Papa.

Por precaução, as autoridades da ilha do Mediterrâneo - que é um dos países mais católicos do mundo ao considerar o aborto e o divórcio ilegais -, decidiram reforçar o dispositivo de segurança da visita de Bento XVI, que deverá chegar a Malta sábado à tarde, referiu a mesma notícia.
Esta é a primeira deslocação ao estrangeiro do Papa desde que foram divulgados vários casos de pedofilia no seio da Igreja católica. A deslocação a Malta é particularmente sensível porque também existem denúncias de abusos sexuais por parte de membros do clero deste país.

Cerca de 45 sacerdotes estão a ser investigados por alegados abusos contra menores, nomeadamente alunos de um orfanato católico de São José, em Santa Many. Algumas vítimas já anunciaram a intenção de organizar uma manifestação e outros actos de protesto durante os dias da viagem.

Depois de Malta, Bento XVI visitará Portugal entre 11 e 14 de Maio.

Veja aqui o vídeo



TVi24

Homicída em série mata seis adolescentes à paulada...

Homicída em série mata seis adolescentes à paulada

Um pedreiro de Góias confessou ter assassinado seis adolescentes à paulada depois de os ter violado e mostrou às autoridades onde enterrou os corpos.

Segundo avança hoje o Globo.com, um pedreiro de Góias, no Brasil, confessou ter assassinado seis adolescentes à paulada, em Luziânia, em Goiás, após os ter violado. "Eles reagiram na hora que eu tentei matar eles. Eu matei todos a paulada", disse.

Admar Jesus da Silva, de 40 anos, que já teria cumprido pena por crime de pedofilia, foi detido pelas autoridades este sábado.

O homicida, após confessar o crime, levou as autoridades até uma fazenda em Luzitânia, indicando-lhes o local onde enterrou os corpos dos seis adolescentes: Diego (13 anos), Paulo Victor (16), George (17), Divino (16), Flávio (14) e Márcio Luiz (19), adianta ainda o Globo.com.

O caso, que teve repercussão nacional, remonta ao final do ano passado, quando começaram a desaparecer os adolescentes num bairro pobre da região. A polícia federal, que já investigava o pedreiro há dez dias, terá conseguido prender finalmente o homicida devido à descoberta de um telemóvel de uma das vítimas que estaria na posse de um parente seu.

Segundo o Globo.com, Admar Jesus da Silva teria atraído os adolescentes através de ofertas de dinheiro.




DN

Centro Social de Prime lançou fundações do pavilhão multiusos...

Prime já tem um parque infantil e futuramente terá um pavilhão multiusos, dois equipamentos que fazem parte do Parque Desportivo Maria Luísa Ermida. A inauguração do parque e o lançamento das fundações foram feitas ontem pelo presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas, e pela homenageada que deu nome ao Parque.

O Centro Social de Prime é o mentor da obra que será feita com a ajuda da autarquia, da Junta de Freguesia e da população. O presidente do Centro Social, Francisco Oliveira, disse ao Diário de Viseu que o projecto já foi pensado em 2002 e, desde então, a direcção tem trabalhado para conseguir concretizar este objectivo. "As fundações vão ser feitas por nós, aos fins-de-semana, vai ser feito aos poucos e gostaríamos de o acabar num futuro não muito longínquo", espera Francisco Oliveira, referindo que também há a hipótese de se candidatarem aos programas de desenvolvimento regional para obtenção de fundos. Os trabalhos seguintes serão executados por uma empresa de construção.

No total, o pavilhão vai custar cerca de 400 mil euros e irá servir não só a população de Prime, como também "a região". O pavilhão multiusos tem como finalidade a promoção de eventos culturais, a realização de exposições e conferências. Com este projecto, o Centro Social de Prime pretende, igualmente, promover o desporto para deficientes: "Temos uma vontade muito forte de disponibilizar este espaço para que as pessoas com deficiência possam praticar desporto", afirmou. Além disso, a ideia é fazer parcerias com associações para que possam utilizar o espaço e desenvolver as suas actividades.

Fernando Ruas considerou que este era um dia histórico para Prime, pois estes equipamentos vão dar resposta às necessidades da população. E manifestou um desejo: "Espero que não demore muito tempo a ser construído para eu poder vir à inauguração".

Maria Luísa Ermida, 83 anos, emprestou o nome à obra e disse estar "feliz e realizada por ter contribuído para alguma coisa boa". Apesar de não ter vivido em Prime, herdou uma capela que tem sido utilizada há séculos por toda a comunidade e sem quaisquer custos. O presidente do Centro Social frisou que tinham "o dever de lhe dedicar esta obra".

DV

Chávez recruta «exército» de crianças para produzir propaganda...

Hugo Chávez apresenta a sua nova arma para combater os media privados e o mundo. Armados da palavra e farda verde, juraram na segunda-feira, em Caracas, lutar contra «a mentira e a desinformação».

São os Comandos da Guerrilla Comunicacional. São jovens entre 13 e os 17 anos de escolas públicas de Caracas. Os primeiros 75 de um grupo que promete crescer, já que se vai tratar de actividade extra-curricular, equivalente a quatro horas lectivas.






Durante quatro meses, este grupo recebeu formação para produzir vídeos e spots de rádio, difundir mensagens através de telemóveis e Internet e tudo o que permita difundir o «socialismo». Os pequenos guerrilheiros já contam com um blogue, páginas no Facebook e no Twitter e conta no Gmail, curiosamente, criações de cidadãos do inimigo nº1, os Estados Unidos.

Blogue da Guerrilla Comunicaional link externo

Página da Guerrilla no Facebook link externo

A chefe do Governo Distrital de Caracas, Jacqueline Faría, explicou que o treino destes jovens se baseia em ver as emissões das televisões privadas e reconhecer as mensagens capitalistas. De seguida, devem fazer um relatório com a forma mais eficaz de combater essa mensagem anti-socialista, conta a Associated Press.

No site do Goberno Bolivariano de Venezuela, Faría acrescenta que «a ideia é formar os jovens para que se encontrem preparados perante alguma situação que possa acontecer no país, em que se pretenda silenciar os meios de comunicação, e assim eles possam sair para as ruas e informar a comunidade e a instituição».

A relação do presidente venezuelano com os meios de comunicação que lhe são críticos é muito tensa. Em 2002, após a reeleição de Chávez os media formaram uma aliança para não permitir que Chávez voltasse ao poder. Há três anos, o verniz voltou a estalar quando Hugo Chávez não renovou a licença à Radio Caracas Televisíon. Por sua vez, a Globovisíón, queixa-se de perseguição pelos organismos estatais. As restantes três estações de TV privadas assumem uma posição neutra.

Nos últimos seis anos, Hugo Chávez tem multiplicado a sua presença nos media, através da criação de rádios, canais de televisão e portais da Internet.

No final do juramento, os jovens guerrilheiros desfazem a formatura, lançam os bonés ao ar e abraçam-se. A Venezuela pode descansar. Estará, no futuro em boas mãos. Assim pensa o ministro da Educação. Hector Navarro diz que estes jovens são uma mais-valia para o futuro que se quer para a Venezuela, ajuda importante para a construção de uma verdadeira democracia.


TVi24

Estado oficializa suspensão da utilidade pública da FPF...

Laurentino Dias

A secretaria de Estado da Juventude e do Desporto oficializou a suspensão do estatuto de utilidade pública desportiva da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), esgotado o prazo de dez dias dado pelo Governo.

O anúncio foi feito pelo próprio Laurentino Dias, na. terça-feira, durante a comissão parlamentar de Educação e Ciência. O titular da pasta disse, também, aos deputados que assinou o novo despacho no dia anterior e que já o enviou para publicação em Diário da República.

De acordo com despacho datado de 19 de Março, a FPF dispunha de dez dias para adequar os seus estatutos ao novo Regime Jurídico das Federações Desportivas, o que não aconteceu. Isto significa «a suspensão de todos os apoios financeiros decorrentes dos contratos-programa de desenvolvimento desportivo celebrados com o Estado, que tenham por objecto o desenvolvimento das suas actividades e o enquadramento técnico das mesmas», não estando incluídos os apoios ao alto rendimento e às selecções nacionais.

TVi24

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Primeira pagina - 14 - 04 - 2010

Britânicos estudam possibilidade de prender o Papa...

Páscoa no Vaticano

Dois escritores britânicos anunciaram que têm a intenção de processar criminalmente o Papa Bento XVI. Em causa, está o escândalo de pedofilia no seio da Igreja Católica, que está a abalar o Vaticano, e no qual, segundo as últimas notícias, o Cardeal Ratzinger pode estar envolvido.

Os escritores Richard Dawkins e Christopher Hitchens são ateus e críticos da religião. Os dois intelectuais informaram que pertendem levar Bento XVI à justiça quer Grã-Bretanha, quer no Tribunal Penal Internacional.
A argumentação jurídica, segundo afirmaram, seguiria a mesma linha da acção que culminou com a prisão do ex-ditador chileno Augusto Pinochet durante sua visita a Londres em 1998. Os dois escritores consideram que o pontífice «não é imune à prisão no Reino Unido» porque, apesar de ser o chefe do Vaticano, não é um chefe de Estado reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU).

«Acredito que a Justiça britânica rejeitará (o argumento de imunidade do papa)», disse o advogado especializado em direitos humanos que representará os escritores, Mark Stephens.

«Se o papa viesse em visita de Estado, normalmente um chefe de Estado teria imunidade soberana. O que defendo é que ele não é um soberano, não é chefe de Estado, por isso não pode se valer dessa defesa», disse.

Dawkins e Hitchens acreditam que podem acusar o Papa de crime contra a humanidade.

A visita que Bento XVI em Setembro ao Reino Unido está a suscitar um coro crescente de críticas e já levou a que mais de 10 mil pessoas subscreveram uma petição dirigida à página electrónica de Downing Street.

TVi24

O sentido do gosto - Peito de pato (magret) com Vinagre de Framboesa...



RTP/Mandala

Quanto tempo demora a deitar abaixo um estádio?...

Recinto dos Dallas Cowboys foi demolido por uma criança de 11 anos.

O Dallas Stadium, o estádio demolido num instante

Foi esta madrugada demolido, por implosão, o Texas Stadium, que foi durante escassos 37 anos (até 2008) a casa da equipa de futebol americano dos Dallas Cowboys (uma espécie de Real Madrid do futebol americano).

Ora o clube construiu entretanto o Cowboys Stadium, um recinto absolutamente fantástico, com capacidade para 80 mil pessoas, que é considerado por muitos o melhor estádio do mundo e que custou cerca de 1,10 mil milhões de euros.

Nesse sentido, e a partir de Maio de 2009, quando o novo recinto foi inaugurado, o Texas Stadium perdeu razão de existência, pelo que se optou pela demolição. Curioso é que foi uma criança de 11 anos que accionou o detonador.

Casey Rogers, assim se chama o adepto dos Dallas Cowboys, ganhou um concurso para provocar a implosão do recinto por uma questão de mérito: iniciou uma instituição de caridade chamada Casey's Heart, para ajudar sem-abrigo como ele já tinha sido.

Confira quanto demorou a reduzir o estádio a pó




TVi24

Plácido Domingo regressa depois do cancro...

Plácido Domingo
Plácido Domingo


Seis semanas após uma operação a um cancro do cólon, o tenor de 69 anos, Plácido Domingo regressará aos palcos na próxima sexta-feira para interpretar a ópera ‘Simon Boccanegra’ de Giuseppe Verdi no La Scala em Milão.

Domingo foi operado no dia 2 de Março em Nova Iorque, na sequência de dores durante a sua actuação no Japão.

Agora recuperado, o tenor voltará a assumir os cargos de direcção-geral da Ópera de Los Angeles e da Ópera Nacional de Washington.

CM


Viseu Cidade Viriato

Google Earth facilita importantes descobertas científicas...

Google Earth facilita importantes descobertas científicas

Uma das mais famosas ferramentas do Google é cada vez mais usada por cientistas.

O Australopithecus sediba, um hominídeo com 1,9 milhões de anos, foi revelado pela comunidade científica na semana passada e marcou um novo passo para um melhor conhecimento da evolução humana. A descoberta, efectuada na África do Sul, foi destacada na revista científica Science, mas demonstrou também o impacto do Google Earth para a investigação em diferentes ramos da ciência - algo que não é novidade há vários anos.

Como forma de complemento, o YouTube disponibiliza os relatos científicos sobre a descoberta (http://bit.ly/9zFOZw.). A locução é feita por Michael Jones, responsável técnico da Google, acompanhado por texto descritivo.

Em Março de 2008, Lee Berger, da Universidade de Witwatersrand (Joanesburgo), começou a usar esta ferramenta da Google - que permite uma visão da Terra a partir de imagens por satélite - para identificar e registar caves e depósitos de fósseis descobertos nas últimas décadas. Nessa altura, estavam marcados cerca de 150 locais que evoluíram para meia centena, um dos quais continha os fósseis do Australopithecus sediba.

Também nesse ano, o geólogo Arthur Hickman usou a aplicação da Google para descobrir uma estrutura circular na Austrália que se revelou ser uma cratera criada por um meteorito, denominada então de cratera Hickman em reconhecimento pelo autor da descoberta.

Ainda nesse mesmo ano e país, Chris Simpson usava o Google Earth quando descobriu uma barreira de corais antes desconhecida. Neste caso, Simpson tinha um olho treinado por já antes utilizar outras imagens por satélite e aéreas para estas tarefas.

Noutro exemplo, ao usar o Google Earth para determinar zonas com altitude e padrões indicados à sua pesquisa, investigadores ingleses descobriram dez novas espécies de camaleões e borboletas no Malawi.

Também usando as imagens por satélite (e observações de campo num total de 8510 animais em 308 locais de pasto), zoólogos da Alemanha e da República Checa tentaram demonstrar manifestações de magnetismo animal e de "magnetorrecepção", no sentido em que as imagens os mostravam posicionados nos terrenos segundo os pólos magnéticos do planeta, virados de norte para sul na sua grande maioria - um fenómeno desconhecido dos tratadores.

Dos animais para os humanos, em 2005 e na cidade italiana de Parma, o informático Luca Mori estranhou a visualização da sua residência no Google Earth, no que veio a revelar-se ser uma antiga villa romana, confirmada por arqueólogos que a dataram com mais de dois séculos.

O Google Earth também tem sido eficaz em descobertas como uma plantação de marijuana em Thurgau (Suíça), colocada estrategicamente no meio de um campo de cultivo de milho, ou na revelação em 2007 de uma base secreta de submarinos nucleares em Dalian, facto que na altura gerou alguma polémica por se tratar de um segredo do Estado chinês.

1. MARSI - trajectos dos voos aéreos para descobrir casos de aviões despenhados; 2. 'Australopithecus sediba', um hominídeo com 1,9 milhões de anos; 3. Imagem outrora descoberta a partir de satélites mais caros (baptizado de 'Cara índia'); 4. A revelação, em 2007, de uma base secreta de submarinos nucleares na China

DN

Homens armados sequestraram seis pessoas e roubaram 700 euros num supermercado...

Dois homens assaltaram um supermercado de Setúbal. Fizeram pelo menos seis reféns e levaram cerca de 700 euros. O assalto durou 10 minutos e foi gravado pelas câmaras de vigilância.





SIC

Fiscal de linha festeja empate do Inter...

Fiscal de linha festeja empate do Inter

No final do jogo entre a Fiorentina e o Inter de Milão, que acabou empatado a duas bolas e custou a liderança do campeonato à equipa de José Mourinho, o assistente Stefano Ayroldi cerrou os punhos e mostrou satisfação pelo resultado.

Segundo avança a edição de hoje do jornal "O Jogo", no final do encontro entre a Fiorentina e o Inter de Milão, que acabou empatado a duas bolas, o fiscal de linha Stefano Ayroldi terá demonstrado a sua satisfação pelos pontos perdidos pela equipa de Mourinho.

Quando os jogadores já se encaminhavam para o túnel de acesso aos balneários, o assistente terá cerrado os punhos enquanto afirmava: "Vamos!, Vamos!". Quem não gostou foi José Mourinho que, ao se aperceber do gesto, foi pedir satisfações a Ayroldi.

Segundo revela "O Jogo", Mourinho terá perguntado ao assistente se ele estava a festejar, ao que Stefano Ayroldi respondeu, "Porquê? Não posso dizer Vamos! Vamos!?"

O director desportivo do Inter, Marco Branca, tentou evitar a polémica afirmando que "talvez (Stefano Ayrodi) estivesse contente com a vitória da Roma, pela Fiorentina, ou apenas pela sua própria prestação",disse. No entanto, conforme adianta "O Jogo", diversos fóruns e blogues italianos apontavam ontem o fiscal de linha como adepto do AC Milan.

Com o empate de ontem frente à Fiorentina, o Inter perdeu a liderança do campeonato para a Roma, que agora está um ponto à frente da formação orientada por José Mourinho.

DN

Político ganha menos de um euro por ano...

O presidente da Câmara de Israel é um milionário do ramo da informática que abdicou do salário.

Quem corre por gosto não cansa. Nir Barkat, presidente da Câmara de Jerusalém, vai todos os dias para o trabalho a pé. Aos 50 anos, não o assustam os dez quilómetros que distam de casa até à Câmara.

E quem trabalha por gosto não custa. Não custa nada ao erário público. Barkat trabalha de graça. Simbolicamente recebe um dólar por ano, menos de um euro. Chega-lhe o dinheiro que amealhou nos anos 90, quando teve visão e fez fortuna ao desenvolver programas anti-vírus para computadores.

Moderno numas coisas, conservador em outras, o edil não reconhece o território palestiniano. Mas essas são outras contas.

TVi24

Ja viu a Daniela Mercury a cantar os Contentores?...



Viseu Cidade Viriato

Passo importante para a manutenção...


O "dérbi dos dérbis" no distrito de Viseu voltou a coroar o Académico. Depois do 3-0 com que a equipa de António Borges 'despachou' o rival na primeira metade do campeonato, agora a receita foi de 2-0, num Fontelo longe do que se esperava, em matéria de público, mas mesmo assim com mais gente que o habitual.
Para este encontro, de carácter decisivo para as duas equipas, embora com objectivos diferentes, os dois técnicos tomaram diferentes posturas. António Borges escolheu o 'onze' mais previsível, à imagem dos jogos anteriores, enquanto António Jesus mexeu, porventura até demais. O técnico tondelense quis surpreender o adversário e colocou Tarzan na ponta direita do ataque, atirando para o banco o argentino Piojo. Na defesa, a recolocação de Diego no seu lugar habitual revelou-se um desastre, tal como o desvio de Abel para o lado direito, que haveria de ser substituído ainda na primeira parte. No jogo táctico, pelo menos nos primeiros 45 minutos, em que se decidiu o encontro, António Borges, sem ter que 'inventar' muito, voltou a 'golear' o colega Jesus.
Mas se o Académico entrou melhor na partida, à 'construção' do resultado não fica alheio o guarda-redes Bruno Sousa. Ao minuto seis, Rui Santos, de regresso ao Fontelo, ganha um livre sobre Luís Carvalho e, na conversão, Marcelo Henrique marcou como quase sempre faz, ao primeiro poste. Ou o Tondela não estudou bem o rival ou 'esqueceu-se'. Bruno Sousa ainda tentou emendar o erro de ter deixado o poste demasiado desprotegido mas quando tira a bola, esta está já dentro da baliza. A reacção do próprio comprova a decisão do auxiliar.
Sem dúvidas, o Académico colocava-se em vantagem mas, antes de Rui Santos entrar em acção, o Tondela de meia distância ia avisando Rui Marcos. Primeiro Ricardo atira à figura do guardião academista e depois Gomes não consegue melhor.
À passagem da meia hora de jogo, com este repartido, o Académico reanimava o ataque. Aos 31', Fernando tenta surpreender de livre mas Bruno Sousa defende para o lado. Na recarga, Guima fez uma espécie de cruzamento-remate para nova intervenção importante do guarda-redes do Tondela.
Pouco depois, o capitão do Académico provou como fez falta nos últimos meses. Arrancada pelo lado direito, finta sobre Diego que fica pregado ao relvado e à saída de Bruno, um 'tiro' cruzado com 'selo' de golo merecido. Golo fantástico de Rui Santos, aliado a uma alegria de jogar que fazia falta ao futebol regional.
O Tondela relembrava o 'filme' do 'João Cardoso' e o Académico procurava aumentar a diferença só que aos 41', Rui Santos não acertou com a baliza, fazendo a bola tirar tinta ao poste direito.
Do outro lado, Vítor Borges, com um remate cruzado, imitava o capitão viseense três minutos depois.

Tondela foi 'presa' fácil
À entrada do segundo tempo, cedo se percebeu que o Académico estava mais disposto a preservar a vantagem do que em procurar 'matar' o encontro. Fez bem, dirão uns, ou mal, dirão outros, sobretudo se pensarmos como seria o resto do jogo caso o Tondela marcasse cedo. Provavelmente o 'ai jesus' que o Académico já por diversas vezes sofreu no Fontelo.
Mas a essa postura dos viseenses não conseguiu encontrar resposta o Tondela que, apesar de ter mais bola, manter o adversário no seu meio-campo e deixar Bruno Sousa como mero espectador durante longos períodos de tempo, nunca soube furar a coesa defesa da casa.
A excepção só aos 73 minutos, quando Ruca, inacreditavelmente sozinho no coração da área, fica com um ressalto e dispara sem nexo apesar de ter a baliza à sua mercê.
Enquanto António Borges foi refrescando o meio-campo como podia (entraram Marco Almeida, Everson e Paulo Gomes), António Jesus meteu a 'carne' toda no 'assador', ao tirar Luís Carvalho e Tarzan para lançar Cássio e Ruca. Em boa verdade, pouco ou nada ganhou com isso, tirando o infernal 'engarrafamento' no ataque.
Quem podia ter aproveitado os riscos do Tondela foi Everson. O brasileiro ficou isolado à frente de Bruno Sousa e depois ficou literalmente estático à espera do corte de Diego. Já antes, Calico esticou-se todo e evitou que Gomes se isolasse na 'cara' de Rui Marcos, seguríssimo como sempre.
Vitória importantíssima para o Académico que assim saltou para o 12.º lugar e está a um ponto dos lugares mais 'calmos' da classificação. Já o Tondela, pode ter dito o adeus definitivo à subida.
Má arbitragem de Raul Valega. Acumulou demasiados erros, mostrou amarelos quando não devia e deixou outros por mostrar, embora sem prejuízo no resultado final.

DV

Messi leva a melhor a Ronaldo....

No rescaldo do jogo mais aguardado do ano em Espanha, jornais de todo o Mundo deram atenção ao duelo protagonizado por Cristiano Ronaldo (Real Madrid) e Messi (Barcelona). Veja o resumo do jogo.





No rescaldo do jogo mais aguardado do ano em Espanha, jornais de todo o Mundo deram atenção ao duelo protagonizado por Cristiano Ronaldo (Real Madrid) e Messi (Barcelona). Veja o resumo do jogo.


Inspirado pelos jogos brilhantes realizados nos últimos tempos, Messi, citado no jornal espanhol “Marca”, afirma que o Barcelona, “se quiser”, é superior a qualquer outro clube. Ontem, sábado, o “Barça” foi mesmo superior ao Real, que levou de vencida com dois golos sem resposta.

O melhor jogador do Mundo marcou um golo e venceu ao anterior ao detentor do “título”, Cristiano Ronaldo, que a “Gazetta dello Sport”, de Itália, considerou uma desilusão no jogo da última noite.

“Magia de Messi garante a vitória no clássico”, titula a CNN, que afirma a incapacidade de Cristiano Ronaldo em conseguir a ajudar a equipa a ganhar aquele que foi considerado como o jogo do título em Espanha.

A “Folha Online” classifica o duelo de ontem, sábado, à noite como “superclássico” e afirma que a equipa catalã deu um “grande passo para conquistar o título”.

“Patrão”, é o epíteto dado ao Barcelona pela “France Footbal”, num jogo que, de acordo com aquela publicação, “cumpriu todas as promessas” da antecipação ao jogo.

No país-natal de Messi, a Argentina, O “La Nacion” escreve que Messi é, por vezes, “a figura”, mas que o jogador é “sempre decisivo”.

JN

terça-feira, 13 de abril de 2010

Primeira pagina - 13 - 04 - 2010

Idoso morre de susto...

João Marques, 74 anos, não sofria de doença cardíaca
João Marques, 74 anos, não sofria de doença cardíaca

Homem de 74 anos estava a cortar um eucalipto, em Braga, quando a árvore caiu na sua direcção.

Um susto pela queda de uma árvore terá causado, sábado, a morte a um idoso, em Morreira, Braga. João Marques, de 74 anos, estava, juntamente com um filho e um genro, a proceder ao corte de um eucalipto, cerca das 10h40, quando o acidente aconteceu.

Avisado pelos familiares, o idoso ter-se-á tentado desviar da árvore que caía na sua direcção e terá caído inanimado. Manuel Ferreira, genro da vítima, contou ao CM que o sogro "não teve sequer um arranhão". terá morrido de ataque cardíaco.

Chamados ao local, os voluntários de Braga encontraram o homem já sem vida. A VMER de Guimarães foi chamada. O óbito foi declarado no local.

CM

O sentido do gosto - Mousse de chocolate ligeira com laranja...



RTP/Mandala

Insultos a jornalista na África do Sul: «Fora daqui! Sacana!»...

A tensão racial sobe de tom na África do Sul. Agora foi um líder do partido do poder que insultou um jornalista numa conferência de imprensa.

A tensão racial na África do Sul está a atingir níveis preocupantes. Julius Malema, líder da juventude do ANC, partido no poder no país, insultou um jornalista da BBC durante uma conferência de imprensa, que depois abandonou o local.

O jornalista confrontou Malema com a vida de luxo por ele usufruída, ao mesmo tempo que condenava a riqueza dos brancos. O líder da juventude do ANC não gostou e respondeu, visivelmente irritado.

«Não venhas para aqui com essas tendências brancas. Aqui não. Podes fazê-lo noutro lado. Aqui não! Se tens uma tendência para minar negros mesmo no teu trabalho, estás no local errado! Estás no local errado! E podes sair. Põe-te a andar!», disse o membro do ANC.

Perante a estupefacção dos presentes na conferência de imprensa, Malema partiu para o insulto. «Lixo é o que tu tens nas calças! Isso é que é porcaria O que tens nas calças é que é porcaria. Ouviste? És um miúdo, não sabes fazer nada», disse.

O jornalista começou a arrumar o material para retirar-se e murmurou que não tinha ido ali «para ser insultado».

«Fora daqui! Sacana!», vociferou, por fim Julius Malema.

A África do Sul recebe o Mundial de futebol dentro de alguns meses e a tensão racial está a subir de tom, causando já a preocupação de vários países.

TVi24

Chefe da PSP detido por bater em juíza com quem já viveu...

Agentes à civil vigiaram encontro para entrega de filha menor, que culminou em violência.

Um graduado da PSP foi detido, sábado, no Porto, por alegadamente ter agredido uma juíza, sua ex-companheira, perante a filha menor de ambos. O caso, em plena rua, foi testemunhado por polícias à civil, que já estavam de prevenção a pedido da magistrada.

Em causa estava o cumprimento de uma decisão judicial para que o elemento da PSP, com o cargo de chefe, entregasse ao cuidado da juíza a filha, de três anos. O casal tinha vivido maritalmente e estaria em litígio há algum tempo por causa da guarda da criança.

Segundo o JN apurou, ficou acordado que o encontro se realizasse na manhã de sábado, na Rua de António Bessa Leite, no Porto. Temendo uma reacção violenta do antigo companheiro, de 46 anos, residente em Coimbra, a magistrada, de 38 anos e a prestar serviço num tribunal do Grande Porto, solicitou à PSP que vigiasse discretamente a entrega, para a eventualidade de algo correr mal. É que já teria havido conflitos anteriores entre o casal.

Assim, agentes da Divisão de Investigação Criminal (DIC) posicionaram-se nas imediações e assistiram a tudo. O graduado da PSP terá adoptado um comportamento agressivo, agarrando a juíza pelo pescoço, antes de a agredir a pontapé. A filha terá ficado em pânico ao presenciar a cena. Os elementos da DIC entraram de imediato em acção e acabaram por deter o colega de profissão.

O incidente gerou alarido na zona, mas foi resolvido em poucos minutos e sem grande aparato. O funcionário de um estabelecimento recordou ter começado por ouvir gritos e, que, pouco depois, deparou com a detenção.

"Vi um homem com as mãos atrás das costas, possivelmente algemado, a ser levado para um carro por dois polícias à civil. Um dos agentes exibiu a carteira ao ser abordado por uma pessoa que o questionou", referiu a mesma fonte, lembrando que, antes da intervenção, os elementos policiais estavam "à espera" junto a uma loja de venda de bicicletas.

Alguns moradores e comerciantes contactados pelo JN disseram desconhecer qualquer tipo de ocorrência, manifestando mesmo alguma surpresa.

O polícia detido recolheu entretanto às celas da PSP, na Bela Vista (Porto), onde permanecerá até ser presente, amanhã, a tribunal. Ao que foi possível apurar, após a detenção, disse estar a sentir-se mal e pediu para ser assistido no hospital.

JN

Uiiiiiiii, esta até a mim doeu!!!!...

Entrada indescritível no campeonato argentino.

É difícil encontrar palavras aceitáveis para descrever a entrada que aqui vos apresentamos. Os primeiros adjectivos que surgem na cabeça são «criminosa», «bárbara» e «brutal». É daqueles casos em que o simples facto de vermos as imagens do lance já nos dá um arrepio na espinha, e levamos a mão à perna, como se tivéssemos sido nós a vítima.

Mas não. A vítima Foi Facundo Bertoglio, jogador do Colón de Santa Fé. Faltavam dois minutos para o final do encontro com o Boca Juniors, quando este jovem médio sofreu uma entrada indescritível de Breitner Bonilla, defesa colombiano. O lance motivou um indiscutível cartão vermelho e também uma reacção indignada por parte dos jogadores do Colón. Bertoglio acabou por ter sorte, já que não sofreu qualquer lesão grave. O desfecho podia ter sido bem pior. «Quando vi o lance na televisão até me assustei», disse a «vítima», dois dias depois do jogo.

Veja as imagens:




TVi24

Jovem de 12 anos acumula dívida de mil euros no Farmville...

Gastou as poupanças e depois utilizou o cartão de crédito da mãe.

Farmville

Os jogos gratuitos do Facebook são uma tentação para muitos, mas para as crianças podem ser um perigo. Que o diga uma mãe inglesa que descobriu que o filho de 12 anos gastou perto de 900 libras (1000 euros) num dos jogos mais populares da rede social: «a quinta», mais conhecida por Farmville.

A notícia é avançada pelo Guardian, que revela que o rapaz gastou a totalidade das suas poupanças, cerca de 300 euros, e ainda foi buscar mais 700 ao cartão de crédito da mãe. A progenitora não quis ser identificada, mas em declarações ao jornal adianta que a empresa detentora do jogo (Zynga) não vai devolver qualquer quantia, assim como a entidade financeira de crédito, a não ser que a mãe apresente queixa contra o filho.

Ainda assim, a mãe não culpa as entidades, assumindo que a culpa é do seu filho, no entanto, afirma que seria recomendável a existência de um filtro que impedisse a utilização de cartões de crédito com o nome de outra pessoa.

O jovem gastou a quantia em apenas duas semanas com funções no jogo que apesar de gratuito, deixa em aberto a possibilidade de comprar dinheiro verdadeiro para que a evolução no jogo seja mais rápida e com mais produtos.

TVi24

Decidiu beber uma cerveja no carro da polícia...

Jovem de 19 anos acabou por ir parar à esquadra.


CERVEJA

Tasha Lee Cantrell não tinha cometido nenhum crime. Tinha uns copos a mais, mas nem ia a conduzir. A polícia mandou parar o carro onde a jovem de 19 anos ia com um amigo e prendeu o condutor com álcool a mais.

Segundo a imprensa local, seguidamente Tasha pediu boleia à polícia de Okaloosa, na Flórida, EUA.

Os simpáticos agentes acederam ao seu pedido mas qual não foi o seu espanto quando ouviram o som de uma lata a abrir-se.

É que a jovem, não contente com o que tinha acontecido, decidiu beber uma cerveja em pleno carro da polícia.

Marcha-atrás feita, os agentes voltaram à esquadra e a jovem de 19 anos passou lá a noite.

TVi24

Mediterrâneo revela primeiros animais que vivem sem oxigénio ...

Está provado. Há animais em locais da Terra que vivem sem oxigénio. Cientistas italianos olharam para o fundo do Mediterrâneo e descobriram três espécies que respiram sem a nossa molécula vital.
Nova espécie de Loricifera que vive sem oxigénio
Nova espécie de Loricifera que vive sem oxigénio


A descoberta foi publicada na revista de acesso livre BMC Biology. As espécies pertencem a um dos filos do Reino animal menos conhecidos, os Loricifera. São seres que mal atingem um milímetro, têm um corpo mole protegido por uma concha especial e que foram descobertos há poucas décadas.

“É um mistério muito grande como é que estes seres vivem sem oxigénio porque até agora pensávamos que só as bactérias pudessem fazer isto”, disse à BBC News Roberto Donovaro, da Universidade de Ancona, em Itália.

O investigador fez parte de uma equipa que na última década realizou três expedições a L’Atalante, uma região na base do Mediterrâneo que fica a 3,5 quilómetros de profundidade e a 200 quilómetros da costa Oeste da ilha de Creta, na Grécia.

Aqui, a base do mar tem uma concentração de sal tão grande que não há espaço para o oxigénio. A molécula vital é necessária para as mitocôndrias - as baterias das nossas células que transformam os açúcares em moléculas energéticas essenciais para todas as funções.

A equipa retirou as três novas espécies de Loricifera da base salina. Apesar de estarem mortas os cientistas verificaram haver evidências de que os indivíduos tinham estado vivos há pouco tempo, para além disso, a outras profundidades com oxigénio estas espécies não existiam.

Um passado sem O2

Mas a prova definitiva apareceu quando os investigadores incubaram ovos de uma das espécies num ambiente anóxico (sem oxigénio) e a larva eclodiu normalmente. Segundo Donovaro, estas espécies representam “uma adaptação tremenda para animais que evoluírem em condições com oxigénio”.

No entanto há discórdia. Um comentário escrito sobre o artigo publicado na mesma revista, dos autores Marek Mentel, bioquímico da Eslováquia e William Martin, um botânico alemão, defende um passado sem oxigénio.

“A descoberta de vida animal em ambientes sem oxigénio dá o vislumbre do que foi boa parte do passado ecológico da Terra, antes do aumento dos níveis do oxigénio marinho em profundidade e do aparecimento dos primeiros grandes animais no registo fóssil, há cerca de 550-600 milhões de anos”, escrevem os autores.

O oxigénio só existe na atmosfera devido à fotossíntese das plantas e as grandes quantidades com que vivemos apareceram antes do início do Câmbrico, há 542 milhões de anos.

O Publico

Até o bebé era usado na encenação das burlas...

Até o bebé era usado na encenação das burlas

Diziam sempre que queriam trocar uma nota de 200 euros. Dois casais, um deles com um bebé, estavam, há dois dias, a usar o mesmo método para burlar funcionários de postos de combustíveis. Primeiro abasteciam a viatura com dez euros de combustível. Já depois de paga esta despesa, dirigiam-se para as lojas de conveniência e pediam para trocar uma nota de 200 euros. O bebé fazia sempre parte da encenação. Quando o funcionário ia dar o troco, as notas eram-lhe retiradas bruscamente das mãos. Tudo rápido, sem recurso a qualquer arma e sempre de cara destapada.

O primeiro caso surgiu, na terça, em Formoselha/Santo Varão (Montemor-o-Velho). O segundo, em Carvalhais/Paião (Figueira da Foz). Foram detidos pela GNR de Montemor-o-Velho, dez minutos após o último assalto. Os suspeitos, com cerca de 30 anos, de nacionalidade romena e com residência na zona de Aveiro, foram ontem ouvidos no Tribunal da Figueira da Foz, comarca onde efectuaram a última burla. As vítimas identificaram os suspeitos. À hora de fecho, eram ainda desconhecidas as medidas de coacção.

DN

Portugal tem 1402 cães perigosos...

Portugal tem 1402 cães perigosos

São 11 518 os cães potencialmente perigosos registados no País, enquanto em 2007 eram apenas 3812

Actualmente existem 1402 cães perigosos no País, havendo a percepção por parte da Direcção-Geral de Veterinária (DGV) de que o rottweiler, logo seguido do pitbull, é - das sete raças classificadas como perigosas (ver caixa em baixo) - a mais procurada pelos portugueses. Já o número de cães potencialmente perigosos é de 11 518, quando há um ano se cifrava em 10 300 e em 2007 em 3812.

Quanto ao número de apreensões efectuadas, ao DN, fonte da DGV disse não existir uma contabilização a nível nacional. "A DGV está a desenvolver um plano de controlo e uma aplicação informática para começar a recolher esses dados", que actualmente são contabilizados autarquia a autarquia.

O DN conseguiu obter o número de apreensões registadas em Lisboa e no Porto, cidades que criaram instrumentos próprios no sentido de apurar dados mais concretos. Para o efeito, a Polícia Municipal (PM) de Lisboa criou a Brigada Especial de Fiscalização Animal (BEFA), em 2008, na sequência de diversos casos de agressões, nomeadamente uma morte provocada por um rottweiler, na Várzea de Sintra, e cuja sentença decretada ao proprietário (ano e meio de pena suspensa e 125 mil euros de indemnização) foi conhecida esta semana.

Só no ano passado, a BEFA apreendeu 36 cães perigosos e potencialmente perigosos, 13 dos quais eram da raça pitbull. Segundo a PM, não tem havido aumento do número de casos de apreensão e as denúncias têm até reduzido. Ao DN, o comandante da PM, André Gomes, atribui este fenómeno ao efeito pedagógico da intervenção da BEFA, bem como as restrições impostas pelo Decreto-Lei 315/ /2009, de 29 de Outubro, que entrou em vigor em Janeiro.

"Os cidadãos estão mais conscientes das suas obrigações. A legislação também não é alheia a este facto. Pensa-se que cumpre efectivamente de forma mais arqueada o princípio da prevenção", afirmou André Gomes.

O comandante não tem dúvidas de que "a pressão conjunta dos instrumentos legais adequados e da fiscalização tem contribuído para estagnar ou reduzir os números". No entanto, diz: "Fomentamos e encorajamos as pessoas a denunciar situações ilícitas que possam pôr em perigo os cidadãos e outros animais."

No Porto, o regulamento para fiscalizar os cães potencialmente perigosos causou alguma polémica em 2007 quando foi aprovado. A autarquia já tinha lançado uma portaria dois anos antes que se revelou pouco eficaz por contemplar apenas coimas. A partir de 2007, a câmara passou a poder avançar com o despejo do inquilino (apenas no caso dos moradores em habitações da autarquia) que se recuse a retirar de casa o animal de que é proprietário. Desde 2006 e até ao final do primeiro trimestre deste ano, foram removidos 74 canídeos considerados de raça potencialmente perigosa de habitações por intervenção directa dos serviços da empresa municipal DomusSocial, que chegou a avançar com três acções de despejo.

Das raças perigosas, a maioria das apreensões diz respeito a cães pitbull (44 animais) e rottweiler (26 cães). O Bairro do Aleixo lidera no número de casos denunciados, seguindo-se o Bairro do Cerco. De acordo com a autarquia, estes cães são utilizados frequentemente em lutas e como recurso ao tráfico de droga.

DN

South Park não perde oportunidade e «goza» com Facebook ...

Episódio emitido esta semana mostra como a vida virtual é mais importante que a real.

O episódio de «South Park», que foi emitido na televisão norte-americana na noite desta quarta-feira teve o Facebook como tema principal. Com o título de «Tem zero amigos», o episódio defende que a vida virtual é mais importante que a real e por isso mesmo é já considerado polémico.

South Park

O episódio de «South Park», que foi emitido na televisão norte-americana na noite desta quarta-feira teve o Facebook como tema principal. Com o título de «Tem zero amigos», o episódio defende que a vida virtual é mais importante que a real e por isso mesmo é já considerado polémico.

A crítica é direccionada à rede social mais popular do mundo. A dada altura, o pai do personagem Stan pergunta ao filho se não gosta dele, já que não o adicionou ao seu perfil do Facebook.

Numa outra cena, uma criança comenta com os seus pais sobre como foi o seu dia, contando apenas aquilo que seus amigos fizeram dentro do Facebook.

A crítica é direccionada à rede social mais popular do mundo. A dada altura, o pai do personagem Stan pergunta ao filho se não gosta dele, já que não o adicionou ao seu perfil do Facebook.

Numa outra cena, uma criança comenta com os seus pais sobre como foi o seu dia, contando apenas aquilo que seus amigos fizeram dentro do Facebook.

TVi24

"Em Abril, águas mil" e os frutos atrasados na árvore...

"Em Abril, águas mil" e os frutos atrasados na árvore

Esta Primavera, a produção de fruta está atrasada duas a três semanas porque as estações do ano estão a fugir aos padrões normais.

Calor até perto do Inverno, chuvas e frio prolongados já em plena Primavera. As estações do ano estão a mudar, o que altera também o calendário em que os frutos começam a aparecer nas árvores. Na Cova da Beira, por exemplo, a produção de cerejas está atrasada três semanas, numa altura em que os agricultores já deviam estar quase a preparar-se para colher o fruto.

Lurdes Carvalho, professora da Escola Superior Agrária de Castelo Branco, acompanha pomares desde 1986 e refere que há cada vez mais anos com condições meteorológicas afastadas do típico clima temperado de Portugal, o que vem trazer consequências nas árvores fruteiras. "O Outono arrasta-se até Novembro ou Dezembro, depois há vagas de frio, com picos de calor" e a chuva que devia cair no inverno "desloca-se para os meses de Primavera e até para Junho."

Como consequência, a floração está atrasada duas a três semanas e aumenta o risco de os frutos não serem tão carnudos e saborosos. Lurdes Carvalho aponta precisamente o exemplo da cereja, fruto típico do distrito na zona da Cova da Beira e a sul da Gardunha. Por ano, na região da Cova da Beira comercializam-se cerca de seis mil toneladas deste fruto que, este ano, deverá chegar cerca de duas semanas mais tarde.

"As condições climáti- cas que se fizeram sentir não foram favoráveis e atrasaram a floração da cerejeira. Aparentemente o ciclo de produção está atrasado cerca de duas semanas, mas isso não quer dizer que haja menos cereja ou durante menos tempo. Teremos é cereja mais tarde e até mais tarde", adiantou ao DN Filipe Costa, da CerFundão, empresa de comercialização da cereja.

Quanto à produção, este engenheiro técnico esclarece que "é absolutamente prematuro fazer prognósticos porque ainda estamos no período do início da floração, mas não sabemos qual será a percentagem de vingamento". "Além disso, como sempre, estamos dependentes das condições climáticas que se façam sentir durante estas semanas e que são fundamentais porque a cereja nesta altura precisa de muito sol e de temperaturas quentes", conclui.

Se estas condições não se reunirem, Lurdes Carvalho alerta que "o consumidor pode sentir que a cereja não corresponde ao que está habituado. Pode não ser tão firme e doce", porque o período de colheita, que antes ia de Abril a Julho, está cada vez mais concentrado em Maio e Junho.

A instabilidade das estações do ano traz os mesmos problemas para outros frutos e todos ficam mais expostos a doenças e deformações, o que acarreta prejuízos. "Se um produtor investe no pomar para ter 100 unidades de um fruto e no final só colhe 20, obviamente que vai sofrer", resume a investigadora. Mesmo a fruta que é colhida está mais sujeita a estragar-se em casa de quem a compra por causa da instabilidade atmosférica no ciclo de maturação.

A instabilidade na meteorologia está também a mudar o mapa dos pomares. Exemplo disso é o desaparecimento dos pomares de maçã do lado sul da Gardunha. "Passaram para norte, onde agora há zonas mais frescas e onde há mais água para o fruto vingar", referiu Lurdes Carvalho. A área de pereira é também reduzida, sobretudo por questões comerciais, mas também por causa dos problemas causados pelo acentuado arrefecimento nocturno. Algumas frutas sofrem, outras adaptam-se melhor. O pessegueiro é das culturas que menos se queixam das variações da meteorologia, assim como a vinha.

DN

Cada vez mais famílias a passar fome em Portugal...



SIC

Seios gigantes quase sufocam namorado durante sexo...

O rapaz debateu-se, mas os 12 quilos de peito foram mais fortes e quase o mataram.

Não há actividade alguma que não implique um certo risco e o sexo não é excepção. Quem o pode afirmar é o namorado de Claire Smedley, que quase não sobreviveu para contar a história. O rapaz viu a vida a fugir-lhe... por entre os enormes peitos da namorada.

Claire contou ao «News of the World» que quase sufocou o namorado durante o sexo com as grandes mamas, que pesam mais de seis quilos cada uma.

Quando o pobre rapaz se começou a debater, a britânica ainda se entusiasmou mais, assumindo que ele estava excitado. Só quando ele se imobilizou por completo é que Claire percebeu que algo não estava bem. Levantou o peito e descobriu que o namorado já não respirava.

A avantajada britânica entrou em pânico e preparava-se para ligar para o serviço de emergência quando o rapaz acordou. Este explicou que tentou bater-lhe no braço para ela o libertar, mas que a intenção foi mal interpretada e que julgou que a sua hora tinha chegado. O susto foi de tal ordem que, três meses depois, o alegre casal terminou a relação.

TVi24

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Primeira pagina - 12 - 04 - 2010...

O maior salto do mundo feito em cima de uma mota...

O australiano Robbie Madison bateu o recorde do maior salto em altura e em distância. Fê-lo na Grécia sobre o canal de Corinto.



RTP

O sentido do gosto - Bife Tartaro...



RTP/Mandala

500 euros valor médio da corrupção em Portugal...

500 euros valor médio da corrupção em Portugal

Câmaras municipais continuam a liderar lista das entidades com mais processos relativos a crimes de corrupção. E na administração central são as forças de segurança

Das duas uma: ou a percepção social da corrupção em nada tem a ver com os processos que, de facto, existe nos tribunais, ou estes apenas conseguem investigar e punir a pequena corrupção. Dados de um estudo - que incidiu sobre uma amostra de 838 processos entre 2004 e 2008- revelam que, na maioria dos casos, o suborno em causa fica-se por valores baixos que oscilam entre os 100 e os 500 euros (ver infografia).

Os números constam do estudo realizado pelo Centro de Investigação e Estudos Sociológicos (CIES) do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE) e pelo Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP). A análise incidiu apenas sobre os processos em curso nos tribunais. Por isso, durante a sessão de apresentação das conclusões que decorreu ontem, houve alguma discussão à volta das chamadas "cifras negras", isto é, dos casos que não chegam ao conhecimento dos tribunais.

Numa análise global ao estudo, o seu coordenador, Luís de Sousa, declarou que o sistema judicial "consegue detectar a corrupção de pequeno porte".

Uma das novidades que a análise dos investigadores trouxe é que, nos actos de corrupção, a iniciativa da abordagem é feita, maioritariamente (52,5%), por quem pretende corromper (o agente activo), e só em 10% dos processos estudados é que o primeiro passo partiu do funcionário público. "Os dados confirmam a percepção generalizada de que o problema da corrupção em Portugal não resulta de uma cultura predadora por parte dos funcionários públicos", concluíram os investigadores. A estes dados acresce o facto de o local da abordagem não ser - como, em tese, faria sentido - o local de trabalho do alvo da corrupção (funcionário), mas sim o do corruptor activo (35,1%).

No período estudado, as autarquias locais surgem a liderar a lista dos organismos públicos onde se verifica mais corrupção, com 68,9% dos processos registados. Seguem-se as empresas municipais e as freguesias. "O poder local é o principal foco de corrupção participada", diz o estudo. Os investigadores adiantam alguns factores: o aumento de volume de negócios e a diversificação de intervenção das câmaras, a desordem e complexidade normativa em vários domínios, como o urbanismo ou o licenciamento comercial, que geram "negociação" interpretativa da lei e da disciplina a aplicar, entre outros.

Para prevenir a continuidade de tais fenómenos, Guilherme d'Oliveira Martins, presidente do Tribunal de Contas, deixou a receita: "É indispensável combater a burocracia e evitar que haja legislação muito complexa. A lei tem de ser clara e, sobretudo, a prova tem de ser fácil."

Na administração central do Estado, a lista é encabeçada por organismos ligados ao Ministério da Administração Interna, sobretudo relacionados com casos de corrupção nas forças de segurança, PSP e GNR.

Em termos de distribuição geográfica, os distritos do Porto (38,5%) e de Lisboa (29,7%) apresentam dois terços dos processo instaurados. O estudo conclui, também, que mais de metade dos casos terminam em arquivamento. E todos com os mesmos motivos: falta de provas.

DN