Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

domingo, 25 de abril de 2010

Nick Clegg sob fogo cerrado da imprensa britânica...

Nick Clegg sob fogo cerradoda imprensa britânica

Os jornais ligados aos conservadores atacaram com selvajaria o "terceiro homem" da campanha, o líder liberal

Os jornais que apoiam os conservadores (Tories) começaram a atacar o líder dos liberais-democratas, Nick Clegg, cuja evolução nas sondagens, ao longo da semana, ameaça o que parecia ser uma vitória conservadora nas legislativas de 6 de Maio. Ontem, a violência foi de tal ordem que um dirigente trabalhista, Peter Mandelson, veio em defesa do adversário, acusando os conservadores de "campanha de difamação".

No próprio dia do decisivo segundo debate na TV (ver peça ao lado), os títulos reflectiam um bombardeamento cerrado. O Daily Telegraph fazia as acusações mais sérias. O líder dos liberais, antes de dirigir o partido, teria depositado dinheiro de doações privadas na sua conta bancária. Clegg negou as alegações e prometeu apresentar provas de que não cometeu qualquer irregularidade.

O Daily Express classificou as ideias do dirigente liberal sobre imigração de "loucura" e o Daily Mail acusava Clegg de fazer um comentário que não passava de "insulto nazi". Em relação a este caso, o líder liberal ironizou, afirmando que passara depressa de futuro Winston Churchill para nazi. Mas os comentários sobre as suas posições europeias são provavelmente desfavoráveis. O Daily Mail escrevia que Nick Clegg é um "admirador sem vergonha de um projecto europeu que despreza a soberania britânica".

Estes textos levaram um dos ministros mais poderosos do Governo, Peter Mandelson, a acusar os conservadores de fabricarem uma campanha contra os liberais, adiantando que estes métodos já foram usados no passado contra os trabalhistas. "As histórias de imprensa que vimos hoje [ontem] saíram do manual de truques sujos dos tories. Isto nasceu do pânico e [pretende] atingir Clegg. Acho que [os conservadores] estão errados. As pessoas vão ver neste exercício aquilo que ele é", explicou Mandelson.

Os ataques surgem numa altura em que as sondagens dão ligeira vantagem nacional aos conservadores. Paradoxalmente, os números podem traduzir-se na vitória dos trabalhistas, devido à subida do terceiro partido, que em vários inquéritos nacionais aparece à frente. Dado o sistema eleitoral, Clegg, que subiu dez pontos percentuais numa semana, não deixará de ficar em terceiro lugar em número de deputados, mas num parlamento sem maioria, o que levará a negociações de coligação, presumivelmente entre trabalhistas e liberais.

DN

Sem comentários: