Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Maioria dos portugueses com excesso de peso julga ter o peso ideal...

Cerca de 60% da população com excesso de peso e um terço dos obesos consideram estar no peso ideal . "É a negação da situação, da realidade", diz a nutricionista Isabel do Carmo.

Apenas 15,5% das pessoas com excesso de peso e 28% dos obesos afirmam ter já feito dietas, indica uma análise realizada por uma consultora científica através de entrevistas telefónicas, em 2009, a uma amostra representativa de 1500 pessoas.

A endocrinologista Isabel do Carmo considera muito elevada a percentagem de pessoas que afirmam ter o peso ideal. "É a negação da situação, da realidade", comentou à Agência Lusa.

Em termos globais, o estudo, a que a Lusa teve acesso, estima que mais de 40 por cento dos portugueses tenham peso acima do normal.

Isabel do Carmo salienta, contudo, que o estudo foi realizado com base na altura e peso fornecidos pelos próprios inquiridos: "A tendência é para fornecerem mais altura e menos peso, é uma mentira inconsciente. Penso que são resultados menores do que a realidade".

"Mesmo com este desconto, o quadro é mau e é mais uma razão para as pessoas tomarem medidas e passarem da consciência aos actos. Tomarem medidas em termos de dieta e de exercício físico", aconselha a nutricionista.

Maior obesidade na zona Centro

Segundo o estudo, a região de Lisboa é a que tem maior percentagem de pessoas com excesso de peso (34,7%), mas os níveis mais elevados de obesidade estão na zona Centro, com uma prevalência de 13,7%.

No entanto, as cinco regiões apresentam prevalências semelhantes. Todas têm mais de 30% de população com excesso de peso e a obesidade situa-se entre os 8,3% e os 13,7%.

A diferença entre excesso de peso e obesidade é definida pelo índice de massa corporal (relação entre peso e altura).

Alguém com 1,65 metros e com 70 quilos terá um índice de massa corporal (IMC) de 26, considerando-se que tem excesso de peso. Uma pessoa com 1,70 metros e com 85 quilos é já considerada obesa (com IMC a partir de 30).

Saber comer

Os problemas de peso têm uma correspondência directa com os hábitos alimentares dos portugueses, como demonstra o estudo.

Quase metade dos inquiridos diz tomar um pequeno-almoço ligeiro, quando esta deveria ser a refeição mais importante do dia.

Já ao almoço, 20% consome uma refeição abundante e mais de 80% come de forma moderada ou abundante.

Ao jantar, apenas 30% opta por uma refeição ligeira, como é aconselhado pelos médicos, e há mais de 8% que come de forma abundante.

O estudo que é hoje, terça-feira, apresentado em Lisboa, alerta ainda que a população obesa e com excesso de peso sofre de vários problemas de saúde associados à sua condição física: 37,5% dos obesos tem hipertensão e 16,1% sofre de diabetes.

JN

Sem comentários: