Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Clegg aceita aliança com trabalhistas...

Clegg aceita aliança com trabalhistas

Grupo parlamentar liberal-democrata vai ser decisivo em caso de coligação

O líder dos liberais-democratas, Nick Clegg, admitiu na terca-feira uma aliança governamental com os trabalhistas, após as eleições de 6 de Maio, primeiro colocando como condição a ausência de Gordon Brown no Executivo, para seguidamente aceitar a continuação do actual primeiro-ministro.

A mais recente sondagem, realizada pelo instituto ComRes para o diário The Independent e para a ITV News, concedia 32% aos conservadores de David Cameron - em queda desde o fim de semana - e 31% aos liberais-democratas, que continuam a subir nos inquéritos da ComRes. O partido de Clegg está a recolher os índices mais elevados desde 2004, quando o instituto iniciou sondagens.

Os trabalhistas continuam abaixo dos 30%, registando apenas 28% de intenções de voto. Contudo, atendendo à natureza do escrutínio, uninominal e maioritário a uma volta, ainda assim, o partido de Gordon Brown teria o maior número de deputados: 268. Os conservadores teriam 238 e os liberais-democratas limitar-se-iam a 112. Assim, este grupo parlamentar seria determinante para a formação de maiorias.

Se a cooperação com os trabalhistas era dada como inevitável, Clegg hesitou sobre as suas modalidades. Primeiro, domingo, naquelas que foram consideradas afirmações arrogantes, o líder liberal-democrata admitiu disponibilidade para trabalhar com os trabalhistas, desde que estes não obtivessem a maioria de deputados, ficando em terceiro lugar no voto popular. Em seguida, segunda-feira, manteve a tese de cooperação com os trabalhistas, mas vetando a continuação de Gordon Brown como primeiro-ministro. Finalmente, ontem, assumiu uma atitude de maior humildade, dizendo que "não será um problema" trabalhar com o actual líder trabalhista. "Não é a mim mas aos eleitores que cabe decidir como será constituído o próximo Governo", afirmou à BBC.

Estas declarações levaram os conservadores a desencadearem uma barragem de críticas a Nick Clegg, equacionando o voto nos liberais-democratas como um voto pela continuidade de Brown no Governo.

Uma outra sondagem, YouGov-The Sun, confirma o primeiro lugar dos conservadores (33%), a segunda posição par o partido de Clegg (29%) e o terceiro lugar para os trabalhistas (28%).

DN

Sem comentários: