Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Aquecimento global pode levar ao aumento de sismos e vulcões...

As mudanças climáticas, como o aumento das temperaturas, podem desencadear erupções vulcânicas e outros incidentes geológicos como sismos e derrocadas, revela uma edição especial da revista «Philosophical Transactions of the Royal Society A», citada pela Lusa.

Num número exclusivamente dedicado aos efeitos geológicos causados pelas alterações climáticas, a revista aponta como possíveis consequências a derrocada de encostas, por causa do derreter da neve e do gelo, o crescimento da actividade sísmica (à medida que pequenos depósitos de gelo alteram a intensidade da pressão em vários locais do mundo) e o aumento da produção de magma graças a mudanças de pressão em vulcões subglaciares, como ocorreu recentemente na Islândia.

Nesta edição da revista britânica, citada pela Lusa, um dos estudos publicados, com base em modelos e observações efectuadas na Islândia, demonstra que a redução das camadas de gelo na superfície dos vulcões alivia a pressão nas câmaras de magma abaixo, permitindo uma maior produção de rocha derretida.

Porém, escrevem os autores, a produção de magma que resulta da redução das camadas de gelo pode levar décadas, ou mesmo séculos, a atingir a superfície.

Mais vulcões e mais sismos

As mudanças de pressão na camada de magma podem também contribuir para mais tremores de terra. À medida que os depósitos de gelo do árctico se tornam mais finos, aliviam a pressão sobre a superfície da terra, enquanto a subida do nível do mar aumenta a pressão nas regiões costeiras de todo o planeta.

Este tipo de alterações «pode ser suficiente para desencadear uma resposta geosférica», escreve o autor de um outro estudo publicado, Bill McGuire, da University College London.

O mesmo investigador assinala que, nos períodos pós-glaciares, o derreter dos lençóis de gelo parece ter provocado uma maior actividade sísmica, graças à elevação de secções da crosta terrestre anteriormente soterradas pelo gelo.

Num outro trabalho, publicado na mesma edição, uma equipa liderada por Christian Huggel, da Universidade de Zurique, analisou falhas recentes em encostas montanhosas no Alasca, Alpes e Nova Zelândia, concluindo que foram «precedidas por períodos quentes fora do habitual».

TVi24

Sem comentários: