Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Viseu: roubados 500 kg de explosivos. ETA suspeita

A Policia Judiciária está a investigar o roubo de cerca de meia tonelada de explosivos numa pedreira na região de Nelas, em Viseu, descartando para já qualquer relação com a ETA, disse fonte da direcção da judiciária à Lusa.

A PJ considera que os cerca de 500 quilos de explosivos furtados na madrugada do último domingo eram para venda no mercado paralelo, afastando por agora qualquer relação com o grupo terrorista basco ETA.

O «objectivo era revenderem os explosivos [Gelamonite] e o cordão detonante no mercado paralelo», explicou.

O Diário de Notícias avançou que a Guardia Civil espanhola foi alertada pela PJ, adiantando que está a investigar o caso, não descartando uma «eventual mão espanhola» no roubo.

Ainda segundo o mesmo diário, o ministro do Interior espanhol, Peres Rubalcaba, disse na terça-feira que a investigação «quer apurar se foi um roubo comum ou se tem alguma relação com a ETA», apesar de «não existirem nenhumas informações que, no imediato, associem o roubo à ETA».

A mesma fonte da direcção nacional da PJ confirmou que as autoridades policiais internacionais foram avisadas pela judiciária como «acontece sempre que ocorre um furto de explosivos», porque faz parte «do protocolo internacional de cooperação como medida de prevenção e alerta».

O roubo ocorreu na madrugada de domingo, numa exploração de pedra em Senhorim, tendo os autores arrombado a porta do armazém onde estavam guardados os cerca de 500 quilos deste explosivo comercial.

A Unidade Nacional de Contra Terrorismo daquele serviço de segurança está a colaborar com a Directoria do Centro, de Coimbra, entidade que está responsável por esta investigação.

A Gelamonite é um «explosivo industrial da classe das dinamites» tendo como «composto base Nitroglicol ou Nitroglicerina» utilizado para abrir túneis, rebentamento de pedra, demolições, crateras para os postes de média e alta tensão, explicou à agência Lusa fonte da Polícia de Segurança Pública.

TVi24

Sem comentários: