Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Bem-Vindos a Soccer City

Bem-Vindos a Soccer City

É neste bairro de Joanesburgo, na África do Sul, que se encontra o estádio onde decorreu o primeiro jogo do Mundial de futebol de 2010 e onde decorrerá a final. O equipamento teve que ser remodelado para responder às exigências da FIFA e um "evento planetário".

A sede da inauguração e final do Campeonato do Mundial de futebol de 2010 situa-se em Joanesburgo, na África do Sul, e é o maior estádio africano. Foi alvo de uma remodelação total da autoria do consórcio Boogertman & Partners e Populous, de forma a cumprir com as normas actuais da FIFA para o evento planetário.

Situado perto do Soweto, bairro onde habitam cerca de 40% da população de Joanesburgo, o estádio tem albergado importantes acontecimentos históricos e desportivos. A começar pela sua própria edificação, em 1986, fruto da vontade de dirigentes locais, tendo sido um dos poucos estádios africanos a cumprir as normas da FIFA . Foi palco, em 1996, da final da Taça das Nações Africanas, em que a selecção nacional se sagrou campeã, mas também do discurso de Nelson Mandela após a sua libertação, em 1990, ou do funeral do activista político assassinado Chris Hani, em 1993. O Estádio FNB, actualmente apelidado de Soccer City (Cidade do Futebol), é um dos elementos de identidade cultural da história recente sul-africana.

A intervenção consistiu na criação de mais um anel superior, elevando assim de 80 000 para 88 958 o número de lugares sentados. Foram ainda criadas mais duas cabinas de executivos, novos vestiários, o número de camarotes aumentou de 85 para 184, a cobertura foi ampliada e foram colocados holofotes normalizados. Foi também criada uma nova fachada, que reveste todo o recinto e confere identidade ao estádio.

Para além de resolver todos estes pressupostos funcionais, o colectivo sul-africano de arquitectos - que venceu o concurso público internacional - enfatizou a dimensão histórica do estádio e foi buscar inspiração à cultura e ao simbolismo africanos.

Assim, o estádio foi revestido de uma nova fachada, ovalada e biselada, de forma a assemelhar--se a um calabash, uma cabaça/vaso africano, objecto ritual que comporta fogo no seu interior, e que o júri entendeu ser a melhor representação possível do continente africano, algo que o associa e distingue de todos os outros. Este objecto é universalmente associado à mistura de povos e culturas que povoam a África.

Para além da forma, a própria fachada do estádio é revestida a painéis sobrepostos feitos à base de materiais argilosos e de terra, que representam o mosaico das múltiplas expressões africanas e a forte ligação ao solo.

Toda esta profusão destes matizes e cores térreas e forma acabaçada é acentuada pela iluminação nocturna, que, ao contrastar com os painéis em terra, resulta na ilusão de o estádio ter fogo no seu interior , assemelhando-se assim ao calabash ritual primitivo.

Pleno de dramatismo e simbolismo e com uma presença dominante na paisagem de Joanesburgo, é este o palco do encontro do mais importante encontro de nações e de futebol do momento.

DN

Sem comentários: