Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

sábado, 19 de junho de 2010

Aquecimento do Árctico vai causar invernos mais frios

Aquecimento do Árctico vai causar invernos mais frios

Investigador dos EUA diz que o último Inverno, anormalmente frio, já foi resultado da ruptura no clima do círculo polar árctico

O aquecimento do Árctico nos últimos anos está a influenciar a pressão atmosférica no Pólo Norte e a mudar os padrões do vento no planeta. E a Europa, Leste da Ásia e Leste da América do Norte passarão a ter invernos mais frios.

A previsão é do cientista James Overland, da NOAA/Pacific Marine Environmental Laboratory, dos EUA, que explicou o processo na Conferência do Ano Polar Internacional, em Oslo. Nos próximos anos, referiu, a tendência continuada para uma perda rápida do gelo oceânico no Árctico será um factor determinante para uma grande mudança no sistema climático do planeta.

"Há uma combinação de factores, com o impacto da maior concentração atmosférica de gases com efeito de estufa, um período invulgar de calor devido à variabilidade natural, perda de superfície reflectora com a perda de gelo oceânico e alteração nos ventos que causou uma ruptura na estabilidade do sistema climático do Árctico", disse James Overland.

O último Inverno, que foi excepcionalmente frio na Europa e Leste da América, já foi resultado disso, afirmou o cientista.

DN

Sem comentários: