Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

sábado, 19 de junho de 2010

Ruas pede "inflexibilidade" a agentes da Polícia Municipal


O aumento da falta de civismo por parte dos automobilistas no que diz respeito ao estacionamento na cidade, levou ontem o presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas, a pedir "uma actuação a doer" aos agentes da Polícia Municipal (PM).
Na reunião descentralizada do executivo municipal com as Juntas, levada a cabo na freguesia de Orgens, o edil rejeitou as críticas feitas por alguns comerciantes do Centro Histórico, que acusam a PM de 'caça à multa', e assegurou que já pediu ao comandante para que os homens sejam "inflexíveis" e "intransigentes".
O autarca fez ainda referência a um blogue, em que são mostradas inúmeras situações de estacionamento ilegal registadas na cidade, admitindo que tem de concordar com os autores. "Custou-me ver o conteúdo do blogue, mas admito que o estacionamento está a ficar caótico", referiu.
Fernando Ruas revelou que recentemente solicitou uma reunião com os comandantes da GNR, PSP e PM - à qual faltou apenas o da PSP, que enviou o comandante da Esquadra de Trânsito em seu lugar - durante a qual apontou alguns dos locais mais problemáticos do concelho.
"Ninguém consegue andar de carro entre o Rossio e a Rotunda Cibernética sem pisar o traço contínuo, porque é obrigado a desviar-se dos carros estacionados em segunda fila", sublinhou, indicando a Avenida Alberto Sampaio, a Avenida Infante D. Henrique (junto à Igreja Nova), a Praça D. Duarte, a zona envolvente da Sé e a Rua D. Duarte, entre outras.
Centro Histórico
sem carros

O presidente do município admitiu ainda a hipótese de repetir a experiência de retirar os automóveis, com excepção dos veículos dos residentes, do Centro Histórico.
O objectivo é o de avaliar o impacto dessa medida no comércio, com Fernando Ruas a adiantar que acredita que possa ter efeitos positivos nos negócios. "As pessoas não fazem compras dentro do carro. É muito mais fácil ver as montras sem a preocupação de se desviar das viaturas que vão passando", referiu.
Um Centro Histórico sem carros não é uma novidade em Viseu. Há poucos anos, mais concretamente em 2007, o município realizou uma primeira experiência, impedindo a circulação na parte mais antiga da cidade, mas na altura ainda não havia funicular (só entrou em funcionamento no ano passado) e estacionamento no Campo de Viriato (já que decorria a Feira de S. Mateus).

Autarca não reconhecia
comandante na rua
Fernando Ruas lamentou ainda a indisponibilidade do comandante da PSP de Viseu para reunir com ele. "Ainda não tive uma reunião de trabalho com ele. Sempre que lhe é feito o convite, manda um subalterno", revelou o presidente da Câmara. Sem querer criticar a postura do actual responsável da Polícia, o autarca admitiu que já houve comandantes "mais disponíveis".
"Estou à espera do voo seguinte, por estarem de passagem, e acabam por não sentir a cidade como sua", disse, acrescentando que era capaz de não o reconhecer na rua, se andasse à civil.

DV

Sem comentários: