Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

sábado, 19 de junho de 2010

Jornalista pode ir para a prisão por filmar Sarkozy. Veja o vídeo

Augustin Scalbert é jornalista do site independente francês «Rue 89». Em Junho de 2008 publicou na sua página um vídeo de Nicolas Sarkozy em que o presidente se mostrava enfadado com várias coisas antes de uma entrevista à estação televisiva «France 3».

Agora, volvidos dois anos, o jornalista enfrenta um processo judicial e pode ser punido com cinco anos de prisão e 370 mil euros de multa por ter divulgado as imagens. No vídeo de cerca de oito minutos vê-se Sarkozy a ser mal-educado com um técnico, a comentar o afastamento de um jornalista e solicitando uma pergunta específica aos entrevistadores.

O exagero da acusação está a gerar contestação entre a classe. «Para mim, esta moldura penal só pode explicar-se por pressões exercidas por Nicolas Sarkozy sobre a France 3, para obrigar-me a revelar as fontes», declarou Scalbert à saída do tribunal. Já o seu director, Pierre Haski, considera que este acto judicial tem «um doce perfume a vendetta presidencial contra um jornalista independente».

Uma outra pessoa está acusada neste processo interposto pelo grupo estatal de televisão. Trata-se de um técnico da France 3, Christian Humbert, que foi acusado de roubo enfrenta uma pena de três anos de prisão e 450 mil euros de multa.

TVi24

Sem comentários: