Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

domingo, 13 de junho de 2010

Ikea recolhe mais de três milhões de estores perigosos

A cadeia sueca de mobiliário e decoração Ikea está a recolher mais de três milhões de estores vendidos nos Estados Unidos da América e no Canadá, depois de um bebé de 18 meses quase ter morrido estrangulado pela corda que serve para abrir e fechar.

A comissão norte-americana para a segurança do consumidor, em parceria com as autoridades canadianas, anunciou na sexta-feira, que estão a ser recolhidos todos os estores vendidos nas lojas Ikea dos EUA ao longo de mais de 11 anos, entre Janeiro de 1998 e Junho de 2009.

A decisão de recolher todos os produtos foi tomada após um menino de ano e meio, residente no estado do Massachussets, quase ter morrido sufocado por uma das cordas, no passado mês de Fevereiro. Os estores em causa não dispõem de um mecanismo de tensão, esclarece a marca, no seu site.

“Os consumidores devem parar, imediatamente, de usar estes produtos, salvo indicação contrária”, recomenda a comissão americana, segundo a agência France Presse.

Por sua vez, a cadeia sueca colocou um aviso na versão norte-americana do seu site, onde, por norma, informa o cliente de outras recolhas de produtos que vieram a revelar-se perigosos ou defeituosos.

Até ao momento, a Ikea já recolheu cerca de 1,3 milhões de estores, entre Novembro de 2008 e Outubro do ano passado, na sequência de acidentes semelhantes. Um deles foi fatal para uma criança de um ano, em Connecticut, em Abril de 2008.

Estima-se que morre uma criança por mês num acidente doméstico deste género, nos EUA.

JN

Sem comentários: