A cadeia sueca de mobiliário e decoração Ikea está a recolher mais de três milhões de estores vendidos nos Estados Unidos da América e no Canadá, depois de um bebé de 18 meses quase ter morrido estrangulado pela corda que serve para abrir e fechar.
A comissão norte-americana para a segurança do consumidor, em parceria com as autoridades canadianas, anunciou na sexta-feira, que estão a ser recolhidos todos os estores vendidos nas lojas Ikea dos EUA ao longo de mais de 11 anos, entre Janeiro de 1998 e Junho de 2009.
A decisão de recolher todos os produtos foi tomada após um menino de ano e meio, residente no estado do Massachussets, quase ter morrido sufocado por uma das cordas, no passado mês de Fevereiro. Os estores em causa não dispõem de um mecanismo de tensão, esclarece a marca, no seu site.
“Os consumidores devem parar, imediatamente, de usar estes produtos, salvo indicação contrária”, recomenda a comissão americana, segundo a agência France Presse.
Por sua vez, a cadeia sueca colocou um aviso na versão norte-americana do seu site, onde, por norma, informa o cliente de outras recolhas de produtos que vieram a revelar-se perigosos ou defeituosos.
Até ao momento, a Ikea já recolheu cerca de 1,3 milhões de estores, entre Novembro de 2008 e Outubro do ano passado, na sequência de acidentes semelhantes. Um deles foi fatal para uma criança de um ano, em Connecticut, em Abril de 2008.
Estima-se que morre uma criança por mês num acidente doméstico deste género, nos EUA.
JN
Sem comentários:
Enviar um comentário