Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

"Viseu tem todas as condições para encarar futuro com optimismo"


A ministra do Ambiente e do Ordenamento do Território elogiou o trabalho desenvolvido pela autarquia viseense, dizendo que o concelho "tem feito um caminho bem claro no sentido da melhoria" e admitiu ter ficado admirada com o efeito que o Programa Polis teve na requalificação da cidade

A ministra do Ambiente e do Ordenamento do Território, Dulce Pássaro, esteve ao fim da tarde do sábado passado em Viseu, onde foi recebida no Salão Nobre dos Paços do Concelho no âmbito da inauguração da 618.ª edição da Feira de S. Mateus, que ocorreu ao início da noite.
A governante aproveitou a cerimónia para elogiar as opções que a Câmara Municipal de Viseu tem vindo a tomar no que diz respeito ao desenvolvimento da cidade e do concelho, afirmando que o município "tem feito um caminho bem claro no sentido da melhoria", ao mesmo tempo que também admitia que "nem tudo possa estar bem".
Na sua opinião, o bom momento que se vive em Viseu deve-se muito às suas acessibilidades e à sua centralidade, ficando "perto de tudo", além do aproveitamento das suas potencialidades.
Admitiu ainda que só agora, como ministra, se apercebeu da importância que a intervenção levada a cabo no âmbito do Programa Polis em diversas cidades do país, incluindo Viseu, teve na reabilitação das urbes. "Portugal está hoje bem mais atractivo", sublinhou, acrescentando que "Viseu tem todas as condições para encarar o futuro com optimismo".
No que diz respeito à Feira de S. Mateus, explicou a todos os presentes no Salão Nobre que nunca imaginou um dia vir a inaugurar uma das festas mais importantes da região. "Venho cá com muito gosto e não por obrigação", garantiu, e recordou as visitas à Feira Franca quando era mais nova, revelando que as suas raízes são beirãs por ser natural de Oliveira do Hospital, a pouco mais de 60 quilómetros da capital da Beira Alta. "Era um dia em grande, em que toda a família se deslocava a Viseu. Nunca pensei estar aqui no exercício das minhas funções como ministra", admitiu.
"Espero que esta feira, que já existe há mais de seis séculos, continue a ser a montra daquilo que se produz na região e daquilo que tem para dar ao país", finalizou.

Polis centrado na feira
O presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas, lembrou que a ligação entre a Feira de S. Mateus e o Ministério do Ambiente é bem mais forte do a maioria das pessoas possa imaginar, recordando que o Campo de Viriato - recinto onde se realiza o evento - foi uma das principais zonas onde a autarquia interveio no âmbito do Programa Polis, não só através da requalificação de todo o espaço, mas também do Rio Pavia que passou a correr de forma mais livre através da cidade.
O autarca destacou ainda a importância que a Feira Franca - como também é conhecido aquele certame multisecular - tem no concelho e na região, considerando que o dia da inauguração do evento é um dos mais importantes do município, sendo apenas superado pelo feriado municipal.
Foi também desta forma que justificou a realização de uma festa numa altura difícil em que centenas de bombeiros combatem fogos não só na região, mas também por todo o país.
"Trata-se do ex-líbris mais importante da nossa terra. Uma amálgama de actividades de que todos os viseenses devem sentir orgulho", referiu Fernando Ruas, acrescentando que "não há ninguém que não se reveja na Feira", mesmo aqueles que criticam a programação e a forma como a iniciativa é levada a cabo.
O presidente da autarquia elogiou ainda o trabalho levado a cabo pelo gestor-executivo da Expovis - empresa que organiza a Feira de S. Mateus - nos últimos 25 anos, agradecendo a dedicação de Jorge Carvalho e da sua equipa para levar a efeito um evento com as dimensões que tem o certame, lembrando que a azáfama começa muito antes do dia 14 de Agosto (dia da inauguração" e prolonga-se para lá do dia 21 de Setembro (dia de encerramento).

DV

Sem comentários: