Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

domingo, 15 de agosto de 2010

Feira de S. Mateus ultrapassa os limites do recinto de festas


Durante cinco semanas, o Campo de Viriato, localizado no ‘coração’ da cidade de Viseu e junto ao Rio Pavia, recebe mais uma edição da Feira de S. Mateus.
Cerca de três centenas de expositores têm vindo a montar ao longo do último mês os seus stands. Ao lado dos vendedores de farturas é possível encontrar artesanato e outros produtos, não só da região, mas de todo o país, sem esquecer as mulheres que oferecem as tradicionais enguias, normalmente servidas com batata cozida e broa.
Quem procurar animação poderá experimentar uma das muitas diversões para crianças e adultos ou então assistir aos espectáculos diários que irão passar pelo palco do recinto.
No entanto, a Feira de S. Mateus há muito que ultrapassou os limites do Campo de Viriato. São vários os eventos que levam o certame até outros locais da cidade e do concelho.
Exemplo disso é o Festival Aéreo, organizado pelo Aeroclub de Viseu. Há mais de quatro décadas que a iniciativa, organizada em colaboração com a Expovis, atrai milhares de pessoas ao Aeródromo Municipal com o objectivo de apreciar alguns dos melhores pilotos do país a realizar manobras alucinantes. Mas há mais: nos últimos anos, a Concentração de Motards, realizada pelo Motoclub de Viseu, tem vindo a abrir--se a um público cada vez mais generalista, com o objectivo de mostrar que nem todos os amantes das duas rodas são ‘feios, porcos e maus’. O tradicional passeio no último dia do encontro é o ponto alto de um evento que se realiza no Fontelo.
Outros exemplos da descentralização da Feira de S. Mateus são os inúmeros torneios desportivos que se irão realizar ao longo dos próximos 40 dias.
O Pavilhão Desportivo do Fontelo receberá o 12.o Torneio Internacional de Andebol, no qual irão participar as equipas do Porto, Sporting, Benfica, Madeira SAD, RK Nexe (Croácia) e Skjern (Dinamarca). Atletas de todo o mundo irão reunir-se no mesmo local para participarem no 16.º Campeonato Mundial de Full-Contact.
No centro histórico, os ciclistas irão provar a sua destreza no Downhill Urbano de Viseu, percorrendo ruas e escadarias estreitas da parte mais antiga da cidade em busca do melhor tempo.
Uma prova que também já faz parte da Feira de S. Mateus e que se realiza um pouco por toda a cidade é a Meia Maratona Internacional de Viseu, organizada pelo Grupo Desportivo ‘Os Ribeirinhos’, que este ano se realiza pela 30.a vez, além de contar também com provas paralelas (mini e caminhada) abertas à população.
Nos próximos anos, os eventos poderão alargar-se a outros espaços, como, por exemplo, ao futuro Centro de Artes e Espectáculos, que deverá ser construído a menos de 100 metros do recinto, e à sede do Orfeão de Viseu, actualmente em obras.

DV

Sem comentários: