Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

sábado, 21 de agosto de 2010

Novo quartel dos Bombeiros Voluntários poderá estar concluído em Dezembro


O novo quartel dos Bombeiros Voluntários de Viseu deverá estar concluído em Dezembro deste ano, pelo menos, é o que espera a direcção, que visitou ontem as obras na freguesia de Rio de Loba, fazendo-se acompanhar por algumas figuras políticas e militares de Viseu.
"O objectivo desta visita foi trazer cá as pessoas para elas se aperceberem do que é que já está feito", disse Paulo Correia, presidente da corporação, avançando que faltam apenas alguns ajustes para que o quartel esteja praticamente terminado.
Agora, o que está a preocupar, não só a direcção dos Bombeiros como as entidades políticas, é o acesso do quartel ao Itinerário Principal n.º5 (IP5) que não está tão avançado como todos gostariam.
"O presidente da Câmara disse que vai falar com a Estradas de Portugal (EP) e o governador civil também vai dar uma ajuda para que a empresa dê autorização para a construção do acesso", explicou Paulo Correia, acrescentando que "legalmente é possível, só falta a autorização".
Tanto o presidente da Câmara, Fernando Ruas, como o governador civil de Viseu, Miguel Ginestal, mostraram grande preocupação com o referido acesso, uma vez que quando o quartel foi projectado para aquele local, era impensável fazer-se a circulação dos bombeiros pelo interior das aldeias.
Fernando Ruas deixou ontem a garantia de que vai falar "com urgência" com a EP sobre este assunto para que a ligação directa ao IP5 seja feita rapidamente. Quanto à obra, o autarca disse que gostou do projecto desde o início e, agora que se encontra numa fase final, "só melhorou a concepção que tinha dela". "Acho que o local vai ficar espectacular e digno, com amplitude para os Bombeiros fazerem todas as actividades", considerou.
Para o presidente dos Bombeiros, esta seria uma boa prenda de Natal para todos os homens e mulheres que estão ao serviço dos voluntários, e para si em especial, já que é também em Dezembro que termina o seu mandato como presidente, cargo ao qual não se irá recandidatar.
"Gostava de concretizar este sonho que os bombeiros têm há 30 anos e que eu tenho desde que estou na direcção", confessou Paulo Correia, sublinhando que "não é fácil fazer uma obra desta envergadura" e isso só foi possível porque as pessoas "são muito amigas".
No que diz respeito à ligação ao IP5, frisou que não há razão para fazerem a circulação pelo interior das aldeias quando têm o IP5 tão perto. Na opinião do presidente dos Bombeiros, "agora faz sentido que os governantes intervenham neste processo", depois de a associação ter lançado a primeira pedra.
O ideal seria ter os acessos concluídos na mesma altura em que o quartel entrasse em funcionamento. "Faço um apelo forte ao presidente da Câmara e ao governador civil para que se envolvam o mais possível nos acessos porque, se eles não se envolverem, nós não temos capacidades para isso", apelou.
O investimento nesta nova infra-estrutura está avaliado em 955 mil euros, sendo que 70 por cento desse valor é financiado pelo Programa Operacional de Valorização do Território (POVT) e os outros 30 por cento são dados pela autarquia. Os acessos e outros trabalhos são da responsabilidades da associação, fazendo com que o valor total da obra ascenda a um milhão e meio de euros.
"Temos as contas em dia com a Câmara, com o POVT e com o empreiteiro. O empréstimo que fizemos permitiu-nos avançar com o dinheiro e agora o que vamos recebendo dá para ter tudo pago", disse.
Com este novo quartel, os bombeiros terão melhores condições e "quanto mais rápido for executado, mais rapidamente se dão melhores condições aos homens e mulheres que chegam exaustos e têm um sítio em condições para descansar".
Segundo Paulo Correia, o quartel garante "melhor aparcamento e melhor operacionalidade". O tipo de construção permite que, futuramente, o quartel seja ampliado para possível instalação dos Bombeiros Municipais e até do Centro Distrital de Operações e Socorro.
No parque tem capacidade para 16 carros e só falta fazer alguns rebocos e colocar portões. Na outra parte, vai haver camaratas femininas, masculinas e para os piquetes, por forma a não incomodarem quem está a descansar. O espaço vai ter ainda salas de formação.
Na visita promovida pelos dirigentes dos Bombeiros estiveram também presentes o deputado do PSD eleito pelo círculo de Viseu, Almeida Henriques, o presidente da Junta de Freguesia de Rio de Loba, Ramiro Loureiro, o comandante do Regimento de Infantaria 14, Cunha Porto, antigos comandantes da corporação, entre outras individualidades.

Dia dos Bombeiros na Feira de São Mateus
Ontem, a noite da Feira de São Mateus foi dedicada à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Viseu, sendo que a receita total foi entregue à corporação. Paulo Correia elogiou os viseenses por terem sido sempre amigos dos bombeiros, mostrando sempre disponibilidade para ajudar, nomeadamente neste dia.
O grupo escolhido para actuar foi 'Canta Brasil' que, com a música 'É amor', transmite o sentimento que, segundo Paulo Correia, é preciso ter para fazer esta estrutura e para "chegar aos corações dos políticos".
Como já era esperado, o recinto da Feira de São Mateus acolheu milhares de pessoas que, desta forma, contribuíram para uma obra que também podem considerar sua.

DV

Sem comentários: