Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

domingo, 15 de agosto de 2010

Lucy usava instrumentos há 3,4 milhões de anos

Lucy usava instrumentos há 3,4 milhões de anos

Hominídeos já utilizavam utensílios 800 mil anos antes do que se pensava.

Os antepassados do homem moderno já utilizavam instrumentos de pedra há 3,4 milhões de anos. Esta é uma novidade que altera radicalmente a visão da ciência sobre Lucy, a avó mais famosa da humanidade, que viveu nessa altura. A descoberta, que faz recuar em mais de 800 mil anos a utilização de instrumentos por parte dos antepassados do Homo sapiens, é publicada hoje da revista Nature.

O Homo habilis, que viveu há 2,5 milhões de anos, foi assim chamado porque usou instrumentos. Isso tornou-se evidente quando se descobriu essa espécie. Mas, mais recentemente, o achado de ossos de mamíferos com marcas de cortes encontrados junto a outros ossos de Australopithecus afarensis (a espécie de Lucy), em Gona, na Etiópia, pôs os antropólogos a pensar. A ligação directa entre ambos os achados acabou, no entanto, por não poder ser estabelecida, pois apareceram também nas mesmas escavações fósseis do género homo. Estes antepassados mais directos poderiam ter sido os utilizadores de instrumentos de pedra naquele contexto.

Agora é diferente. A equipa coordenada pelo paleoantropólogo Zeresenay Alemseged, da Academia das Ciências da Califórnia (EUA), fez um achado incrível na região de Afar, mais uma vez na Etiópia. Os investigadores encontraram ossos de um grande mamífero, datados de há 3,4 milhões de anos, com marcas inequívocas de terem sido percutidos por instrumentos de pedra. O objectivo teria sido retirar a carne do osso e também a medula óssea no interior para as consumirem, explicaram os investigadores.

Esta era a prova que faltava para ficar estabelecido que os Australopithecus afarensis eram afinal utilizadores de instrumentos de pedra.

"A partir de agora, quando imaginamos Lucy caminhando em busca de alimento no Leste africano, vemo-la pela primeira vez com um utensílio de pedra na mão, à procura de carne", afirma Shannon McPherron, do Instituto Max Planck (Alemanha) e co-autor do estudo.

Para o líder da equipa, Zeresenay Alemseged, "esta descoberta faz recuar muito o momento a partir do qual os nossos antepassados mudaram as regras do jogo". E isso, diz Alemseged, permitiu- -lhes explorar "novos tipos de alimentação e novos territórios".

DN

Sem comentários: