Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Otites são uma das doenças mais comuns no verão

Otites são uma das doenças mais comuns no verão

O calor e a transpiração ajudam no aparecimento de certas doenças. As mais comuns são as otites externas, provocadas pela água, as conjuntivites e os problemas de pele. Nesta altura do ano, os médicos aconselham maior cuidado com alimentação e muitos líquidos

A praia ou a piscina podem ser locais perfeitos para um dia de Verão, mas estar dentro de água muito tempo e os mergulhos sucessivos podem estragar umas férias. Foi o que aconteceu à família Simões. "Fomos 15 dias de férias para o Algarve. De manhã fazíamos praia e à tarde, piscina. Basicamente estávamos o dia todo na água", conta Helena. Diogo, de apenas dez anos, já aprendeu a lição. A meio das férias, na última semana de Julho, o inesperado aconteceu: "O Diogo chegou à noite a queixar--se imenso dos ouvidos. Tivemos de chamar um médico ao aldeamento onde estávamos hospedados." Diagnóstico? Otite externa. Para o Diogo, as férias acabaram: os dias eram passados a ver televisão e a contar as horas para tomar os antibióticos.

O Verão e o sol fornecem as condições ideais para o aparecimento de vários problemas de saúde, por causa do calor e da transpiração. São frequentes os problemas de pele, as conjuntivites, insolações, desidratação e intoxicações, além das otites externas.

"Vulgarmente conhecidas por 'otite do nadador', são infecções da pele do canal auditivo externo e decorrem, na sua grande maioria, da excessiva humidade provocada pela entrada de água durante os banhos de praia e piscina, tão generalizados nesta altura do ano", confirma o otorrinolaringologista do Hospital de Santa Maria Paulo Martins. "São mais frequentes em climas quentes e húmidos", completa a otorrinolaringologista Ana Margarida Amorim, que recebe uma média de seis casos, num período de urgência de 12 horas.

As otites externas resultam duma falha dos mecanismos de defesa locais do ouvido externo e são sobretudo de origem bacteriana. "É uma situação que força quase sempre o doente a recorrer de urgência ao otorrinolaringologista e que, pelo seu carácter extremamente doloroso, pode arruinar as férias mais perfeitas", diz o especialista do Santa Maria.

Para prevenir estas situações, Paulo Martins aconselha o uso de tampões para os ouvidos. "Há tampões hidrofóbicos (que repelem a água), facilmente moldáveis e suaves e de venda livre nas farmácias", explica. Já Ana Margarida Amorim é mais moderada: "A utilização de tampões deve ser cuidadosa, por causa da irritação da pele, e, para os mais sensíveis, deve usar-se apenas material hipoalergenico e tampões feitos à medida."

Outras doenças comuns no Verão são os problemas de pele e unhas, como a onicomicose - que atinge 3% dos portugueses. "É uma infecção das unhas por fungos", explica a podologista Ana Oliveira Silva, do Hospital da Luz (Centro da Amadora), uma vez que os pés andam mais desprotegidos nesta época.

E as recomendações são claras: "Devem manter-se sempre limpos e secos, especialmente entre os dedos, de modo a evitar a proliferação de fungos." Secar cuidadosamente a pele e hidratá-la ajuda ainda a evitar problemas como a sudamina (erupção de pequenas vesículas nos bebés) ou a candidíase (infecções cutâneas em pessoas gordas e em zonas como virilhas e axilas). Os especialistas alertam ainda para os cuidados a ter com a alimentação, por causa das intoxicações alimentares e desidratação.

DN

Sem comentários: