Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

domingo, 23 de maio de 2010

Jornal sul-africano irrita muçulmanos com caricatura do profeta Maomé

As forças de segurança sul-africanas não precisavam de juntar mais uma dor de cabeça àquelas que devem ter por esta altura. O problema da segurança de equipas e adeptos tem sido recorrente ao longo da preparação para o campeonato do mundo e, agora, para alimentar um pouco mais o tema, um jornal publicou um cartoon com uma caricatura do profeta Maomé.

No cartoon, o profeta aparece deitado num sofá de um psiquiatra e acusa os seus seguidores de falta de humor. Ora, os muçulmanos consideram qualquer representação do fundador do islamismo ofensiva. E levam isso bem a sério.

Veja aqui o cartoon do profeta Maomé

Já vimos este filme antes. Em 2005, um jornal dinamarquês também publicou caricaturas de Maomé, que despoletou uma onda de violência. Liberdade de imprensa ou não, eis a questão. Ainda foi feita uma tentativa para impedir a publicação do jornal.

O Conselho Judicial sul-africano está preocupado. O presidente do Conselho, Ihsaan Hendricks, já disse que acha o desenho «altamente ofensivo» e considerou uma irresponsabilidade do jornal Mail & Guardian publicar a caricatura em vésperas do Mundial. A M & G (Mail & Guardian) tem que compreender que ofender a comunidade muçulmana sul-africana é ofender a comunidade muçulmana internacional», acrescentou, em declarações à Reuters.
Na verdade, não é a comunidade muçulmana da África do Sul que preocupa as autoridades, já que num país de 50 milhões de habitantes, 80 por cento são católicos. A Reuters conta que um preso da Al-Qaeda, no Iraque, já lançou o apelo à comunidade islâmica internacional sugerindo um ataque às selecções dinamarquesa e holandesa. No mínimo, uma brincadeira de mau gosto.

Portugal Diario

Sem comentários: