Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

sábado, 29 de maio de 2010

Português inventa «FlickrShow» e ganha 100 mil euros (vídeo)

Aos 26 anos, Pedro Melo Campos triunfou na final europeia do concurso App Star da Vodafone com a aplicação FlickrShow, depois de ter vencido a edição portuguesa, o que lhe permite acumular um prémio de 100 mil euros.

A aplicação «permite a pesquisa e o visionamento de imagens do Flickr, através do telemóvel, com recurso a critérios de busca como palavras chave, nome de utilizador, cores predominantes e localização, detectada através do módulo de GPS do telemóvel», esclarece a Vodafone, numa nota de imprensa.

Em declarações à agência Lusa, Pedro Melo Campos, engenheiro informático no Porto, contou que tudo começou quando alinhou num concurso anterior da operadora para promover uma nova plataforma de aplicações e alguns novos telemóveis - não venceu, mas estava no caminho certo.

«Apesar de não ter ganhado esse concurso, conheci algumas pessoas ligadas à criação de aplicações para telemóveis e, sendo freelancer, comecei a fazer trabalhos com elas e a desenvolver algumas aplicações para vários modelos, incluindo para a nova plataforma da Vodafone, o que me deu alguma experiência», recordou.

«Entretanto, abriu este concurso e eu fiz uma aplicação e submeti», revelou, explicando que, nessa primeira fase do concurso, «um júri nacional definido pela Vodafone escolheu a aplicação vencedora».

A segunda fase foi a nível europeu, tendo participado aplicações de oito países em que a Vodafone está instalada - Alemanha, Grécia, Irlanda, Itália, Holanda, Espanha, Portugal e Reino Unido - e onde o novo serviço vai estar disponível.

Na final europeia, o vencedor foi escolhido pelo público online, tendo o FlickrShow sido o mais votado até sexta-feira, o que valeu a Pedro Campos um prémio de 75 mil euros, montante a somar aos 25 mil euros obtidos na fase nacional.

TVi24


Sem comentários: