Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

domingo, 23 de maio de 2010

Encontradas novas falhas geológicas no Mediterrâneo

Encontradas novas  falhas geológicas no Mediterrâneo
A expedição do CSIC foi realizada a bordo do navio Sarmiento de Gamboa

Foram encontradas novas falhas geológicas na zona do mar Mediterrâneo. A investigação de uma agência do governo espanhol foi levada a cabo durante 30 dias na zona do Mar Tirreno e atribui as novas falhas à convergência da placa téctónica entre Europa e África.

A descoberta é da autoria do Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC), uma agência estatal do governo espanhol, no âmbito da campanhã oceanográfica MEDOC realizada durante 30 dias no Mar Tirreno, perto de Itália.

Segundo os resultados da expedição, presentes no site do CSIC, a região do Mediterrâneo está submetida a um novo regime tectónico, com falhas criadas recentemente e de dimensões ainda desconhecidas.

"A região está submetida actualmente a uma mudança devido aos esforços causados pela convergência da placa tectónica entre a África e a Europa", pode ler-se no comunicado do CSIC. A perigosidade das novas falhas é, também, desconhecida.

A expedição, na qual participaram 36 investigadores e 12 especialistas técnicos, permitiu que se testasse o novo equipamento geofísico do navio Sarmiento de Gamboa. Uma das novidades da campanha é o complemento entre os dados obtidos na investigação geológico do Mar Tirreno e estudos oceonográficos independentes relativos à circulação e mistura oceânica naquela região.

JN

Sem comentários: