Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Espécie rara de Madagáscar considerada extinta

Uma espécie de ave muito rara, que não era avistada há mais de 25 anos, foi declarada extinta. De acordo com o grupo de conservação da Natureza BirdLife International, o mergulhão do Alaotra, apenas encontrado em algumas zonas da ilha africana de Madagáscar, desapareceu devido à introdução de peixes carnívoros no seu habitat.

foto BirdLife International/AP
Espécie rara de  Madagáscar considerada extinta
O mergulhão do Alaotra foi avistado pela última vez em 1985

O mergulhão do Alaotra, uma ave de tamanho médio com asas pequenas, era incapaz de percorrer longas distâncias, adoptando, assim, um estilo de vida mais sedentário em lagos e pequenas lagoas.

Apesar do longo período de tempo decorrido sem avistar um exemplar da espécie, os investigadores estavam reticentes em anunciar a extinção do mergulhão do Alaotra, devido ao habitat remoto e dificil de investigar em que este vivia.

"Não queriamos declará-lo extinto e dar-se o caso de se avistar um desses pássaros passados dois anos", explicou Martin Fowlie, porta-voz da BirdLife International. No entanto, após uma busca intensiva feita em 2009, a falta de sinais de existência da ave não deixou margem para dúvidas.

O grupo ambientalista culpa a introdução de peixes carnívoros no lago Alaotra, onde viviam as aves, e o excesso de redes piscatórias pela extinção do mergulhão.

"Não há mais esperança para esta espécie", declarou Leon Bennun, director da BirdLife International. "É mais um exemplo de como a acção humana pode ter consequências imprevistas".

A BirdLife International tem alertado, nos últimos tempos, para o perigo que correm actualmente as aves que vivem nas chamadas zonas húmidas, devido à poluição e erosão de que os seus habitats são alvo.

JN

Sem comentários: